A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de RC (parte 2) Prof. Eduardo. Fundamentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de RC (parte 2) Prof. Eduardo. Fundamentos."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de RC (parte 2) Prof. Eduardo

2 Fundamentos

3 Uma rede de computadores é formada por um conjunto de dispositivos capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicação.

4 Fundamentos O sistema de comunicação vai constituir de um arranjo topológico os vários dispositivos através de: - enlaces físicos (meios de transmissão) - conjunto de regras com o fim de organizar a comunicação (protocolos)

5 Conectividade Uma rede precisa oferecer conectividade entre um conjunto de componentes. É possível conectar: - uma pequena rede (algumas máquinas) ou - outras redes (e.g. Internet), são projetadas para crescer de modo que tenham o potencial de conectar todos os computadores do mundo.

6 Conectividade A conectividade ocorre, por exemplo: dois ou mais computadores conectados diretamente por algum meio físico. Meio físico  Enlace Enlaces: - limitados a um par de nós (ponto-a ponto) - mais de dois nós podem compartilhar um único enlace físico (acesso múltiplo)

7 Conectividade A conectividade ocorre, por exemplo: Conexão indireta - rede comutada - inter-rede

8 Fundamentos A comunicação de dados é a troca de informações entre dois dispositivos através de algum meio de comunicação. (e.g. um par de fios)

9 Fundamentos Mensagem: é a informação a ser transmitida. Pode ser constituída de texto, números, figuras, áudio e vídeo ou qualquer combinação desses elementos. Transmissor: é o dispositivo que envia a mensagem de dados. Pode ser um computador, uma estação de trabalho, um telefone, uma câmera de vídeo, entre outros. Receptor: é o dispositivo que recebe a mensagem. Pode ser um computador, uma estação de trabalho, um telefone, uma câmera de vídeo, etc.

10 Fundamentos Meio: é o caminho físico por onde viaja uma mensagem dirigida ao receptor. Protocolo: é um conjunto de regras que governa a comunicação de dados. Ele representa um acordo entre os dispositivos que se comunicam.

11 Fundamentos: parâmetros de comparação

12

13 Atividade Definir sucintamente os seguintes itens: 1)Parâmetros de comparação 2)Custo 3)Retardo de transferência 4)Desempenho 5)Confiabilidade 6)Modularidade 7)Compatibilidade 8)Sensibilidade tecnológica * Livro: [SOARES et. al., 1995]


Carregar ppt "Fundamentos de RC (parte 2) Prof. Eduardo. Fundamentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google