A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho Realizado por: - João Chapouto nº8 11º12

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho Realizado por: - João Chapouto nº8 11º12"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho Realizado por: - João Chapouto nº8 11º12
SOM Trabalho Realizado por: - João Chapouto nº8 11º12

2 Índice Os conceitos de som, som analógico e som digital;
Analógico vrs digital - vantagens e desvantagens Dispositivos de armazenamento de som digital Principais formatos de áudio e os codecs (tipos de codecs, Codec de áudio, codecs sem perdas, formatos de áudio sem perdas, Codecs com Perdas, Formatos de compressão com perda de dados, taxa de bits, Formatos de Áudio Mais Conhecidos. Taxa de Bits ou bitrate, principais categorias Conceitos de WMA, MP3, WAV e outos Software de edição de som (Free, crack, links). Exemplos Principais características de uma placa de som.

3 Os conceitos de som analógico
Todas as vibrações sonoras que ele consegue captar do ar com sua membrana são transformadas em oscilações na voltagem da corrente que ele manda pelo cabo até o amplificador.

4 Os conceitos de som digital
O som digital, ou áudio digital, consiste na representação digital de uma onda sonora por meio de código binário.

5 Analógico vrs digital - vantagens e desvantagens
Vantagens do digital: Eliminação de ruídos indesejáveis; Enorme capacidade de compactação de dados. Vantagens do analógico: Um microfone tem uma membrana que acompanha as vibrações do ar e um circuito que gera uma corrente eléctrica. A tensão ou voltagem dessa corrente varia, oscilando junto com as vibrações da membrana.

6 Analógico vrs digital - vantagens e desvantagens (cont)
Desvantagens do Digital: Nunca representará o som analógico de maneira plena; Desvantagens do Analógico: ruído provocado por arranhões ou acúmulo de poeira;

7 Dispositivos de armazenamento de som digital
Por meios magnéticos. Exemplos: Disco Rígido, disquete. Por meios ópticos. Exemplos- CD, DVD. Por meios eletrônicos (SSDs)-cartão de memória, pen drive.

8 Principais formatos de áudio e os codecs
Codecs sem Perdas Os codecs sem perdas são codecs que codificam som ou imagem, para atingir certa medida de compressão, garantindo que o processo de descompressão reproduz o som ou imagem originais. Quando os dados são descodificados, o arquivo reconstruido é uma cópia idêntica do original. Codecs com Perdas Os codecs com perdas são codecs que codificam som ou imagem, gerando uma certa perda de qualidade com a finalidade de alcançar maiores taxas de compressão. Essa perda de qualidade é balanceada com a taxa de compressão para que não sejam criados artefatos perceptíveis.

9 Principais formatos de áudio e os codecs (Cont)
Taxa de Bits As taxas de bits podem ser divididas em três categorias principais: CBR (constant bitrate) O codec utiliza uma taxa de bits constante em todo a duração do arquivo. Isso significa que em momentos de silêncio provavelmente haverá desperdício de espaço, enquanto que em momentos de muita intensidade sonora haverá perda maior de informação acústica.VBR (variable bitrate) O codec utiliza uma taxa de bits variável, dessa forma otimizando a utilização do espaço, ao permitir maior uso deste para os momentos mais necessários e reduzindo a taxa de bits ao mínimo nos momentos de silêncio. A maioria dos codecs sem perdas utiliza esse formato.ABR (average bitrate) Um tipo específico de VBR que garante que ao final do processo de compressão o arquivo terá uma taxa de bits média pré-definida.

10 Conceitos de WMA, MP3, WAV e outros
O WAV é um formato de padrão de arquivo processadores Intel. É considerado como um formato de áudio simples nos sistemas Windows. É um dos formatos de áudio mais conhecido por conter áudio compactado.

11 Conceitos de WMA, MP3, WAV e outros (Cont)
Windows Media Audio é um formato produzido pela Microsoft que tem grande compatibilidade com o Windows Media Player. Tem um tamanho levemente reduzido em relação a uma música no formato .mp3.

12 Conceitos de WMA, MP3, WAV e outros (Cont)
O MP3 foi um dos primeiros tipos de compressão de áudio com perdas quase imperceptíveis ao ouvido humano. O método de compressão com perdas empregado na compressão do MP3 consiste em retirar do áudio tudo aquilo que o ouvido humano normalmente não conseguiria perceber, devido a fenómenos de dissimulação de sons e de limitações da audição humana.

13 Conceitos de WMA, MP3, WAV e outros (Cont)
m4a é a extensão para arquivos usando o padrão de áudio MPEG-4, ou o popular MP4. Normalmente a extensão para qualquer arquivo MPEG-4 seria "mp4", o qual também é descrito no padrão MPEG-4. A extensão m4a foi tornada popular pela Apple Inc., que iniciou usando a extensão "m4a" em seu software iTunes e nos tocadores portáteis iPod como maneira de distinguir entre arquivos de vídeo e áudio no padrão "MPEG-4".

14 Conceitos de WMA, MP3, WAV e outros (Cont)
Mp4 refere-se especificamente a MPEG-4 Part 14. Um padrão de container de áudio e vídeo que é parte da especificação MPEG-4 desenvolvido pela ISO/IEC A extensão oficial do nome do arquivo é.mp4, por isso é comum vermos o formato ser chamado assim.

15 Software de edição de som (Free, crack, links). Exemplos
Free Áudio Editor: Link: MPTrim: Link:

16 Principais características de uma placa de som.
Conversores ADC e DAC; Resolução das placas de som; Taxa de amostragem; Resposta de frequência; SNR e THD; Sintetizadores e MIDI; DSP (Digital Signal Processor); Canais de áudio; Conexões.


Carregar ppt "Trabalho Realizado por: - João Chapouto nº8 11º12"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google