A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II VESTIBULAR BÍBLICO Aulão – 17 de julho de 2014 Atentar para  Início e final do livro  expressões ou palavras repetitivas  Fazer associações  Avaliar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II VESTIBULAR BÍBLICO Aulão – 17 de julho de 2014 Atentar para  Início e final do livro  expressões ou palavras repetitivas  Fazer associações  Avaliar."— Transcrição da apresentação:

1 II VESTIBULAR BÍBLICO Aulão – 17 de julho de 2014 Atentar para  Início e final do livro  expressões ou palavras repetitivas  Fazer associações  Avaliar situações  Não é necessário memorizar datas – a menos que seja uma data referência (Ex.: “no ano em que morreu o rei Uzias” Is 6.1)

2 II VESTIBULAR BÍBLICO Aulão – 17 de julho de 2014 Atentar para  Não é necessário memorizar a relação dos juízes, a cidade deles e o tempo em que eles estiveram no comando.  Os destaques que o livro dá a pessoas e lugares.  Igualmente, destaque à linguagem.  Características dos inimigos de Israel.  Os elogios ou repreensões.

3 II VESTIBULAR BÍBLICO Aulão – 17 de julho de 2014 Atentar para  A participação divina nas situações.  É possível que, à semelhança dos vestibulares seculares, os editores do vestibular bíblico possam colocar na assertiva informações extras do livro em apreço. Mas tais informações são “enchimentos”, que não comprometem o devido conhecimento que o candidato deve ter.

4 II VESTIBULAR BÍBLICO Aulão – 17 de julho de 2014 Atentar para  Declarações famosas e autores.

5 II VESTIBULAR BÍBLICO Aulão – 17 de julho de 2014 Davi foi um grande herói, que teve um exército inicial formado por homens de vida social problemática (1 Sm 22.2). Com esse exército de desacreditados Davi fez grandes proezas. Houve também um grande guerreiro, registrado no livro de Juízes, que teve seu exército inicial formado por “homens levianos”. Ele se tornou juiz de Israel. Estamos nos referindo a: a)Otniel b)Gideão c) Jefté d)Jair e)Sansão

6 II VESTIBULAR BÍBLICO Aulão – 17 de julho de 2014 Analisando o período dos juízes de Israel, há de se perceber um ciclo de ações na relação entre os israelitas e Deus. Escolha nas letras abaixo a opção que descreve fielmente a sequência de ações. a) O povo pecava, Deus levantava um juiz, Deus abençoava. b)O povo se apertava, Deus providenciava maná, o povo agradecia, Deus multiplicava. c) O povo pecava, Deus castigava, o povo se arrependia, Deus livrava. d)O povo pecava, um povo estranho comandava Israel, Deus abençoava.

7 II VESTIBULAR BÍBLICO Aulão – 17 de julho de 2014 Filho de uma prostituta e, por isso, desprezado por seus irmãos. Porém, pelas habilidades que possuía na guerra, foi convocado para ser juiz de Israel: a)Jefté b)Gideão c)Abimeleque d)Tola e)Sansão

8 II VESTIBULAR BÍBLICO Aulão – 17 de julho de 2014 “Meu coração é para os legisladores de Israel”. Essas palavras são de: a)Dalila b)Acsa c)Débora d) Jael e)Deus

9 II VESTIBULAR BÍBLICO Aulão – 17 de julho de 2014 Líder que incentivou o povo a louvar a Deus: a)Débora b)Josué c)Gideão d)Davi e)Jael

10 II VESTIBULAR BÍBLICO Aulão – 17 de julho de 2014 Há uma expressão comum nos últimos capítulos do livro de Juízes que situa Israel no tempo. Este livro apresenta o povo de Deus no: a)“tempo em que Israel saiu do Egito” b)“Período Intertestamentário” c)“tempo em que não havia rei em Israel” d)“cativeiro babilônico” e)“tempo em que Israel estava no jugo do Egito”

11 II VESTIBULAR BÍBLICO Aulão – 17 de julho de 2014 Temos, em Juízes, o registro do esquartejamento de uma mulher. Considere as declarações abaixo a respeito desse crime e, assim, marque a letra que faz melhor julgamento dessas declarações. I.A morte dessa mulher foi provocada pelo abuso sexual que os homens de Gibeá a fizeram. II.Infelizmente, o marido daquela mulher, pressionado pelos homens de Gibeá que cercaram a casa, foi quem a colocou para fora de casa, para que fosse usada por aqueles homens. III.Deus tomou partido nas tribos de Israel que vieram vingar o ultraje feito ao levita. ANALISANDO as declarações acima, é correto afirmar que: a)Não temos provas concretas da veracidade da declaração I, pois essa declaração foi feita como argumento do marido da mulher perante os israelitas revoltados. b)A declaração II NÃO está correta, pois a Bíblia diz que o senhor da casa saiu fora e propôs àqueles homens que pegassem sua filha virgem e a mulher do visitante, ao invés de cometer a loucura de forçar um homem. c)A declaração III NÃO está correta, pois é verdade que os homens de Gibeá fizeram uma grande loucura em Israel, mas Deus não iria tomar partido numa vingança com sangue. d)Todas as declarações estão indiscutivelmente corretas. e)As declarações I e III estão corretas.


Carregar ppt "II VESTIBULAR BÍBLICO Aulão – 17 de julho de 2014 Atentar para  Início e final do livro  expressões ou palavras repetitivas  Fazer associações  Avaliar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google