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Ensino à distância TIC - um conjunto de recursos tecnológicos e computacionais utilizados para tratamento, armazenamento e disponibilização de informação.

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Apresentação em tema: "Ensino à distância TIC - um conjunto de recursos tecnológicos e computacionais utilizados para tratamento, armazenamento e disponibilização de informação."— Transcrição da apresentação:

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2 Ensino à distância TIC - um conjunto de recursos tecnológicos e computacionais utilizados para tratamento, armazenamento e disponibilização de informação. Dada a importância da educação contínua e a falta de disponibilidade para as pessoas frequentarem acções de formação que promovam o seu conhecimento profissional ou pessoal O Ensino à distância surge como uma solução, potenciando a utilização das TIC.

3 “Ensino a distância é a actividade com objectivos de formação que se concretiza encontrando-se o professor e o aluno em lugares geograficamente distantes, e que tem como suporte de comunicação, as Tecnologias de Informação e de Comunicação…” (Rodrigues cit in Melo, 2005).

4 e-learning

5 e-learning: Definição O e-learning é uma forma de ensino a distância, com base nas tecnologias de informação e comunicação; O e-learning é uma forma de ensino a distância, com base nas tecnologias de informação e comunicação; É um método que permite a difusão de conhecimento e desenvolvimento de competências, através de plataformas que utilizam a Internet ou uma intranet como veículo de comunicação entre formadores e formandos. É um método que permite a difusão de conhecimento e desenvolvimento de competências, através de plataformas que utilizam a Internet ou uma intranet como veículo de comunicação entre formadores e formandos.

6 e-learning: Características Utilização de uma rede para disponibilizar conteúdos; Utilização de uma rede para disponibilizar conteúdos; Dinamização da aprendizagem promovendo a participação de todos e motivando-os para o percurso formativo; Dinamização da aprendizagem promovendo a participação de todos e motivando-os para o percurso formativo; Interacção entre o tutor e formando e entre os formandos; Interacção entre o tutor e formando e entre os formandos; Informação disponível em vários formatos; Informação disponível em vários formatos; Aprendizagem individual ou em grupo. Aprendizagem individual ou em grupo. Debug and Deploy Percurso Rede Conteúdos Tutoria activa Interacção

7 Qualquer pessoa, em qualquer parte e em qualquer altura; Qualquer pessoa, em qualquer parte e em qualquer altura; Aprender a um ritmo próprio; Aprender a um ritmo próprio; Maior colaboração e interacção dos formandos; Maior colaboração e interacção dos formandos; Viabilizar a formação a quem não tem possibilidade de ausentar-se do seu local de trabalho; Viabilizar a formação a quem não tem possibilidade de ausentar-se do seu local de trabalho; Economia substancial de custos; Economia substancial de custos; Facilidade de actualização de conteúdos; Facilidade de actualização de conteúdos; Uniformidade dos assuntos. Uniformidade dos assuntos. e-learning: Vantagens

8 Problemas técnicos no acesso à rede; Problemas técnicos no acesso à rede; Aprendizagem solitária; Aprendizagem solitária; Existência de conflitos entre alguns formandos; Existência de conflitos entre alguns formandos; Necessidade de contacto presencial e de auto-motivação; Necessidade de contacto presencial e de auto-motivação; Custo elevados da elaboração de conteúdos; Custo elevados da elaboração de conteúdos; Dificuldade na avaliação dos formandos; Dificuldade na avaliação dos formandos; Existência de algum descrédito por este tipo de formação. Existência de algum descrédito por este tipo de formação. e-learning: Desvantagens

9 b-learning O b-learning é a abreviatura do termo inglês blended, que em termos de ensino se traduz por um processo semi-presencial ou misto. O b-learning é a abreviatura do termo inglês blended, que em termos de ensino se traduz por um processo semi-presencial ou misto. É um modelo de formação misto, que contempla uma aprendizagem online e outra presencial. É um modelo de formação misto, que contempla uma aprendizagem online e outra presencial. Cada vez mais as Universidades adoptam o modelo de b-learning para disponibilizarem alguns dos cursos via Internet. Cada vez mais as Universidades adoptam o modelo de b-learning para disponibilizarem alguns dos cursos via Internet. A presença do aluno em algumas aulas presenciais torna-se determinante. A presença do aluno em algumas aulas presenciais torna-se determinante.

10 b-learning: Vantagens A existência de interacções físicas implica uma maior motivação dos participantes; A existência de interacções físicas implica uma maior motivação dos participantes; O professor assume de novo o papel tradicional, mas usa em benefício próprio o material pedagógico que a informática e a Internet lhe proporcionam para exercer o seu trabalho em duas frentes: como tutor online (tutoria à distância) e como educador tradicional (cursos presenciais). O professor assume de novo o papel tradicional, mas usa em benefício próprio o material pedagógico que a informática e a Internet lhe proporcionam para exercer o seu trabalho em duas frentes: como tutor online (tutoria à distância) e como educador tradicional (cursos presenciais).

11 Perspectiva do Professor Percepção da melhor tecnologia utilizada para o ensino online. Percepção da melhor tecnologia utilizada para o ensino online. Evita a exposição de grandes quantidades de informação. Evita a exposição de grandes quantidades de informação. Permite tirar impressões com colegas no caso de dúvidas. Permite tirar impressões com colegas no caso de dúvidas. Perspectiva do aluno Maior interacção e oportunidade de se conhecerem melhor. Maior interacção e oportunidade de se conhecerem melhor. Reforça a auto- confiança. Reforça a auto- confiança. Feedback em tempo real. Feedback em tempo real. Vantagens da aulas presenciais

12 Concepção de b-learning Adaptado de (Rogers cit in Aleksej, Chris, 2004) Uso da tecnologiaUso da tecnologia Cara a cara (Aprendizagem didáctica, Tradicional) b-learning Tempo dispendido na aprendizagem online Online (Puro e-learning)

13 Formação a distância

14 Ferramentas e Estratégias de Comunicação Síncrona Assíncrona

15 Comunicação e formação Síncrona Decorre de forma simultânea e permite a interacção.

16 Decorre de forma intermitente e com diferença temporal entre os participantes, não é imediata. Comunicação e Formação assíncrona

17  Identifiquem os recursos de comunicação e formação síncrona e assíncrona.  Descrevam as funcionalidades dos diferentes recursos.  Apresentem o trabalho de forma criativa. Audioconferência Chat Trabalhos práticos Trabalho Grupo: Videoconferência Correio electrónico Fóruns Testes Questionários

18 Comunicação e Formação Síncrona Chat Chat Audioconferência Audioconferência Videoconferência Videoconferência Assíncrona Correio electrónico Correio electrónico Fóruns Fóruns Testes Testes Questionários Questionários Trabalhos práticos. Trabalhos práticos.

19 Comunicação e formação Síncrona Chat Chat Audioconferência Audioconferência Videoconferência Videoconferência Decorre de forma simultânea e permite a interacção.

20 Chat Aspectos Positivos Contacto directo e imediato entre formando e formadores; Contacto directo e imediato entre formando e formadores; Contacto entre formandos; Contacto entre formandos; Promove a espontaneidade; Promove a espontaneidade; Simula o ambiente de sala de aula. Simula o ambiente de sala de aula.Dificuldades Baseado em texto escrito; Baseado em texto escrito; Obriga a estar on-line num determinado momento; Obriga a estar on-line num determinado momento; A discussão pode tornar-se caótica. A discussão pode tornar-se caótica.

21 O formador deve: Planear e preparar as sessões; Planear e preparar as sessões; Agendar antecipadamente o chat; Agendar antecipadamente o chat; Definir as regras de participação; Definir as regras de participação; Limitar a duração das sessões; Limitar a duração das sessões; Limitar o número de participantes; Limitar o número de participantes; Respeitar os horários definidos; Respeitar os horários definidos; Manter o chat dentro do tópico definido; Manter o chat dentro do tópico definido; Disponibilizar transcrição da sessão. Disponibilizar transcrição da sessão.

22 Áudio e vídeo conferência Aspectos positivos É um chat “enriquecido”, porque utiliza informação verbal e visual. É um chat “enriquecido”, porque utiliza informação verbal e visual. Dificuldades A nível humano A nível humano (estar em frente de uma webcam). A nível técnico A nível técnico (ligação de banda larga e equipamentos adicionais). Cuidados Especiais Verificar se existem condições técnicas.

23 Decorre de forma intermitente e com diferença temporal entre os participantes, não é imediata. Comunicação e Formação assíncrona

24 Vantagens Os participantes têm oportunidade de estudar, reflectir, procurar informação, redigir e corrigir o que for necessário. Desvantagens Perde o imediatismo e a espontaneidade. Comunicação assíncrona

25 Ferramentas de Comunicação e interacção assíncrona 1. C C oooo rrrr rrrr eeee iiii oooo e e e e llll eeee cccc tttt rrrr óóóó nnnn iiii cccc oooo e e e e l l l l iiii ssss tttt aaaa ssss d d d d eeee dddd iiii ssss tttt rrrr iiii bbbb uuuu iiii çççç ãããã oooo F F óóóó rrrr uuuu nnnn ssss T T eeee ssss tttt eeee ssss,,,, q q q q uuuu eeee ssss tttt iiii oooo nnnn áááá rrrr iiii oooo ssss e e e e t t t t rrrr aaaa bbbb aaaa llll hhhh oooo ssss pppp rrrr áááá tttt iiii cccc oooo ssss....

26 Correio electrónico ou Correio rápido e económico; Um meio bastante utilizado nas formações em regime e-learning; As listas de distribuição possibilitam o envio de uma mensagem para um conjunto de utilizadores.

27 Utilidade do correio electrónico Distribuição pelos formandos da mensagem inicial no curso; Distribuição pelos formandos da mensagem inicial no curso; Distribuição de documentos; Distribuição de documentos; Divulgação de anúncios e avisos; Divulgação de anúncios e avisos; Comunicação individual entre formador e formandos; Comunicação individual entre formador e formandos; Comunicação entre os membros de grupo de trabalho. Comunicação entre os membros de grupo de trabalho. Voltar

28 Fóruns Possibilitam a troca de mensagens, divulgação de informações e discussão de assuntos; Possibilitam a troca de mensagens, divulgação de informações e discussão de assuntos; Permite estruturar, organizar, preservar e manter o registo dos diálogos, discussões e troca de pontos de vista. Permite estruturar, organizar, preservar e manter o registo dos diálogos, discussões e troca de pontos de vista.

29 Tipo de Fóruns de discussão Apresentação dos participantes; Apresentação dos participantes; Brainstorming; Brainstorming; Discussão orientada; Discussão orientada; Discussão livre; Discussão livre; Debates; Debates; Apresentação e avaliação de trabalhos. Apresentação e avaliação de trabalhos.

30 Aspectos a considerar utilização de fóruns de discussão Planear cuidadosamente a utilização do fórum; Planear cuidadosamente a utilização do fórum; Definir e divulgar as regras de funcionamento e utilização; Definir e divulgar as regras de funcionamento e utilização; Acompanhar o andamento do fórum com regularidade; Acompanhar o andamento do fórum com regularidade; Manter o funcionamento do fórum; Manter o funcionamento do fórum; Moderar as discussões e actividades do fórum. Moderar as discussões e actividades do fórum. Voltar

31 Testes, questionários e trabalhos práticos Promovem e avaliam a aprendizagem, a interacção e a construção de conhecimento entre os participantes de cursos.

32 Tipo de actividades Pesquisa na Internet, de forma mais ou menos orientada; Pesquisa na Internet, de forma mais ou menos orientada; Trabalhos escritos; Trabalhos escritos; Discussão no fórum; Discussão no fórum; Trabalhos práticos; Trabalhos práticos; Testes e questionários (avaliação diagnóstica, formativa e sumativa). Testes e questionários (avaliação diagnóstica, formativa e sumativa).

33 A escolha do tipo de actividades e trabalhos deve ser condicionada por: Tipo de curso; Temática; O formato e duração do curso; O número de participantes; O número de horas de trabalho que o formador pode disponibilizar.

34 O formador num curso em e-learning ou b- learning tem de: actuar como organizador e facilitador da participação dos formandos; usar um conjunto de estratégias tecnológicas e pedagógicas necessárias para assegurar uma experiência de aprendizagem.

35  Facilitador de aprendizagens;  Mediador de saberes;  Pedagogia activa centrada no aluno;  Promover a utilização das TIC, integrando-as plenamente no meio educativo.

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40 Algumas plataforma existentes em Portugal Formare (http://www.formare.pt) Formare (http://www.formare.pt)http://www.formare.pt Lotus Learning Space (http://www.lotus.com/home.nsf/tabs/learnspace) Lotus Learning Space (http://www.lotus.com/home.nsf/tabs/learnspace)http://www.lotus.com/home.nsf/tabs/learnspace Luvit (http://www.luvit.com) Luvit (http://www.luvit.com)http://www.luvit.com TelEduc (http://hera.nied.unicamp.br/teleduc) TelEduc (http://hera.nied.unicamp.br/teleduc)http://hera.nied.unicamp.br/teleduc Toolbook (http://www.asymetrix.com) Toolbook (http://www.asymetrix.com)http://www.asymetrix.com ToClass Server (http://www.wbtsystems.com) ToClass Server (http://www.wbtsystems.com)http://www.wbtsystems.com WebCT (http://homebrew1.cs.ubc.ca/webct/) WebCT (http://homebrew1.cs.ubc.ca/webct/)http://homebrew1.cs.ubc.ca/webct/ Blackboard (http://blackboad.net/) Blackboard (http://blackboad.net/)http://blackboad.net/ Docent (http://www.docent.com) Docent (http://www.docent.com)http://www.docent.com

41 Algumas plataforma existentes em Portugal Ecollege.com (http://www.ecollege.com) Ecollege.com (http://www.ecollege.com)http://www.ecollege.com Eduprise.com (http://www.eduprise.com) Eduprise.com (http://www.eduprise.com)http://www.eduprise.com Embanet (http://www.embanet.com) Embanet (http://www.embanet.com)http://www.embanet.com FirstClass (http://www.softarc.com) FirstClass (http://www.softarc.com)http://www.softarc.com Ingenium (http://www.clickelearn.com) Ingenium (http://www.clickelearn.com)http://www.clickelearn.com IntraLearn(http://www.intralearn.com) IntraLearn(http://www.intralearn.com)http://www.intralearn.com Learnframe (http://www.learnrame.com) Learnframe (http://www.learnrame.com)http://www.learnrame.com Saba Software (http://www.saba.com) Saba Software (http://www.saba.com)http://www.saba.com The Learning Manager (http://www.thelearningmanager.com) The Learning Manager (http://www.thelearningmanager.com)http://www.thelearningmanager.com Moodle (http://moodle.org/) Moodle (http://moodle.org/)http://moodle.org/

42 “Não podes ensinar nada a um homem; podes apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo.” Galileu Galilei

43 Bibliografia RODRIGUES, Eloy (2007), O papel do e-formador (formador a distância). Universidade do Minho - Serviços de Documentação: Braga. RODRIGUES, Eloy (2007), O papel do e-formador (formador a distância). Universidade do Minho - Serviços de Documentação: Braga. Sociedade Portuguesa de Inovação (2003), empre-Learning: Promoção de estruturas de e- learning inovadoras, em língua portuguesa, que permitam o aumento de competências e aumentem a empregabilidade. Sociedade Portuguesa de Inovação (2003), empre-Learning: Promoção de estruturas de e- learning inovadoras, em língua portuguesa, que permitam o aumento de competências e aumentem a empregabilidade.


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