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IV CONFERENCIA DO SECTOR PRIVADO DA REGIÃO NORTE Situa ção dos Transportes na Região Norte Enfase no Transporte de Longo Curso Cuamba, 8 e 9 de Abril de.

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1 IV CONFERENCIA DO SECTOR PRIVADO DA REGIÃO NORTE Situa ção dos Transportes na Região Norte Enfase no Transporte de Longo Curso Cuamba, 8 e 9 de Abril de 2009

2 Contexto da Apresentação (1) Falar do sector de transportes rodoviários não se nos afigura tarefa fácil, particularmente hoje que se abrem novos horizontes de negócios com a conclusão, muito em breve, da ponte da unidade sobre o Rio Rovuma que ligará C. Delgado e a Provincia Tanzaniana de Mtwara e a prevista construção da estrada Montepuez/Marrupa.

3 Contexto da Apresentação (2) A Província de Cabo Delgado possui cerca de 82 mil kilometros quadrados e é habitada por pessoas. Se considerarmos que, pelo menos, ⅓ tem necessidade de viajar e todos devem beneficiar de bens e serviços que o sector de transportes providencia, nomeadamente mercadoria, produtos alimenticios, combustíveis etc, então, estaremos perante uma gritante carência de transporte tanto de longo curso quanto inter- urbano.

4 NOS TRANSPORTES DE LONGO CURSO Apenas existe uma transportadora, o Grupo Mecula, com 8 autocarros de 60 lugares operacionais. A esta juntam- se alguns singulares com um total de 6 autocarros de igual capacidade, oferecendo apenas 840 lugares diários. Apenas existe uma transportadora, o Grupo Mecula, com 8 autocarros de 60 lugares operacionais. A esta juntam- se alguns singulares com um total de 6 autocarros de igual capacidade, oferecendo apenas 840 lugares diários. Nos transportes de longo curso de carga, a situação é ainda mais gritante porque a capacidade não excede 300 toneladas o que leva a que comerciantes de Cabo Delgado se socorram da vizinha Nampula que possui uma capacidade razoável. Nos transportes de longo curso de carga, a situação é ainda mais gritante porque a capacidade não excede 300 toneladas o que leva a que comerciantes de Cabo Delgado se socorram da vizinha Nampula que possui uma capacidade razoável.

5 Como consequência do atras referido… Pessoas e bens são transportadas em carrinhas de caixa aberta modificadas (apesar não de oferecem segurança e comodidade) e/ou em mini-buses de 30 (que são poucos) e de 15 lugares.

6 FACTORES QUE INFUENCIAM O ALTO CUSTO NOS TRANSPORTES DE LONGO CURSO Alto custo e a fraca capacidade financeira para aquisição de viaturas; Alto custo e a fraca capacidade financeira para aquisição de viaturas; Carência de sobressalentes e acessorios, alto custo dos combustíveis e lubrificantes, pneus; e Carência de sobressalentes e acessorios, alto custo dos combustíveis e lubrificantes, pneus; e Mau estado das estradas. Mau estado das estradas.

7 Portanto… O alto custo nos transportes não só deriva da subida de combustíveis, mas também da fraca oferta e factores combinados da conjuntura económica nacional e do mundial.

8 CORREDOR DE MTWARA Oportunidades de negócio e seu impacto na Zona Norte Dadas as condições sócio-económicas, objectivas e particulares que a zona apresenta, caracterizadas por um fraco crescimento e por um empresariado sempre emergente, o Corredor vai nos tranformar em meros consumidores de bens e serviços dos paises da região.

9 Estrategia de potenciação do empresariado da nossa região Envolvimento do empresariado da nossa região nos projectos e programas do Corredor pelos Governos locais, criando assim parcerias com os grandes operadores e financiadores envolvidos no Corredor; Envolvimento do empresariado da nossa região nos projectos e programas do Corredor pelos Governos locais, criando assim parcerias com os grandes operadores e financiadores envolvidos no Corredor; Existe também a necessidade imperiosa do empresariado e a Sociedade Civil da região fazerem parte e conhecerem o dossier do Corredor para dele tirarem o necessário partido; Existe também a necessidade imperiosa do empresariado e a Sociedade Civil da região fazerem parte e conhecerem o dossier do Corredor para dele tirarem o necessário partido;

10 Criação pelo Governo de um fundo de financiamento ao sector, a exemplo do FARE; Criação pelo Governo de um fundo de financiamento ao sector, a exemplo do FARE; Continuação da celebração de acordos para apoio ao sector de transportes, como o actual entre MTC, FEMATRO e BIM, que culminou com o financiamento de 10 autocarros para cada provincia mas que, por razões desconhecidas, a 2ª fase da alocação da restante frota ainda não teve lugar; Continuação da celebração de acordos para apoio ao sector de transportes, como o actual entre MTC, FEMATRO e BIM, que culminou com o financiamento de 10 autocarros para cada provincia mas que, por razões desconhecidas, a 2ª fase da alocação da restante frota ainda não teve lugar;

11 Desenvolvimento de acções de formação Técnico-Profissional em matéria de gestão e administração aos Operadores Rodoviários; Desenvolvimento de acções de formação Técnico-Profissional em matéria de gestão e administração aos Operadores Rodoviários; Reforço do Fundo Rodoviário rotativo de apoio e financiamento aos transportadores de 5 para 10%, através do imposto sobre veículos; Reforço do Fundo Rodoviário rotativo de apoio e financiamento aos transportadores de 5 para 10%, através do imposto sobre veículos; Criação de um mecanismo de facilitação de financiamento através do sistema Leasing; Criação de um mecanismo de facilitação de financiamento através do sistema Leasing;

12 Criação pelo Governo de incentivos para a colocação no Porto de Pemba de um Navio de cabotagem de transporte de combustíveis, e pelo menos um de mercadorias para potenciação da região e redução dos altos preços que influenciam negativamente na vida dos cidadãos; Criação pelo Governo de incentivos para a colocação no Porto de Pemba de um Navio de cabotagem de transporte de combustíveis, e pelo menos um de mercadorias para potenciação da região e redução dos altos preços que influenciam negativamente na vida dos cidadãos; Na Província de Cabo Delgado potencialmente turística, a baixa de preços atrairia mais os turistas, impulsionaria mais a actividade turística e todos sairiamos a ganhar; Na Província de Cabo Delgado potencialmente turística, a baixa de preços atrairia mais os turistas, impulsionaria mais a actividade turística e todos sairiamos a ganhar;

13 Aceleração de instalação da telefonia móvel e da rede nacional da energia em Mocimboa da Praia, integrados nas vantagens e ganhos obtiveis com a conclusão da Ponte da Unidade; Aceleração de instalação da telefonia móvel e da rede nacional da energia em Mocimboa da Praia, integrados nas vantagens e ganhos obtiveis com a conclusão da Ponte da Unidade; Desenvolvimnto de acções pela ANE para que a rede rodoviária se mantenha transitável todo o ano, reparando e/ou construindo estradas, pontes e aquedutos; Desenvolvimnto de acções pela ANE para que a rede rodoviária se mantenha transitável todo o ano, reparando e/ou construindo estradas, pontes e aquedutos; Contrução de infra-estruturas económicas e sociais ao longo do Corredor para servir os beneficiários do mesmo. Estas acções constituem, na nossa modesta opinião, o pilar basilar nas novas oportunidades de negócio que se abrem. Contrução de infra-estruturas económicas e sociais ao longo do Corredor para servir os beneficiários do mesmo. Estas acções constituem, na nossa modesta opinião, o pilar basilar nas novas oportunidades de negócio que se abrem.

14 Pela V. Atenção, Muito obrigado!


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