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DEPARTAMENTO DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA Mestrado em Estudos.

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1 DEPARTAMENTO DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA Mestrado em Estudos de Linguagens Belo Horizonte Dezembro de 2013 Aluna: Sonia Rodrigues Pereira Disciplina: Ambientes Sociotécnicos para Ensino/Aprendizagem de Línguas Profa.: Maria Raquel Bambirra What it All Means ( Cap. 9) Blogs, wikis, Podcasts, and Other Powerful Web Tools for Classroom W ill Richardson (2ed. 2006) What it All Means ( Cap. 9) Blogs, wikis, Podcasts, and Other Powerful Web Tools for Classroom W ill Richardson (2ed. 2006) 1

2 As novas Ferramentas e as novas Pedagogias Qual será o impacto na educação? SA A Sala de Aula rumo novas tendências, irreversíveis: 1ª Tendência  1ª Tendência - A explosão dos conteúdos digitais (old/new) Digitalizaçã ▪ Google – Digitalização : mais de 50 milhões de livros (5 maiores acervos do mundo) ▪“... Is one of the most transformative event in the history of information distribution since Gutemberg” (New York Public Library - CEO Paul LeClerc) ▪ Internet Archive.org – Brewster Kahle (fundador) estimou a digitalização de 500 milhões de volumes da Library of Congress Questão relevanteProfessores Estudantes Questão relevante: E as habilidades dos Professores e Estudantes para a utilização deste conhecimento, destes acervos? 2

3 2ªTendência  2ª Tendência A criação de conteúdos de forma colaborativa é cada vez maior uma vez que qualquer pacote de software oferece ferramentas colaborativas (compartilhamento /estações de trabalho). Microsoft Office: ▪Microsoft Office:várias opções para compartilhamento: planilhas, apresentações, contatos, arquivos, impressoras etc. Web 2.0 ▪ Web 2.0: ferramenta que permite conectar e criar com pares, colaborativamente ▪ Mercado e demandas: alunos que sabem trabalhar de forma colaborativa e compartilhar informações com pares ao redor do mundo tem mais chance de sucesso na vida profissional ▪ As chances para os estudantes: alunos que se relacionam com públicos pequenos (narrow audience) se apresentam em desvantagem no mercado, em relação aos alunos “conectados”, que criam de forma colaborativa para públicos maiores (globalização – wide audience). 3

4 Cenário atual (2006): World Wide Web Cenário atual (2006): Professores adotando blogs e wikis estabelecendo uma conexão com o potencial oferecido pela World Wide Web. A Aula : Web A Aula : não significa mais uma palestra e a Web apresenta um potencial diferenciado para o ensino e a aprendizagem: WeblogsWikis “ Right now, teachers are employing Weblogs and Wikis and the like in ways that are transforming the curriculum and are allowing learning to continue long after the class ends. They are tapping into the potencial of a World Wide Web that is a conversation, not a lecture, where knowledge is shaped and acquired through social process, and where ideas are presented as a starting point for dialogue, not an ending point” (Siemens,2005). 4

5 New Literacies : What is means to be literate?  New Literacies : What is means to be literate? Novos Letramentos : O que significa ser letrado na era da Read/Write Web, das novas tecnologias e da explosão da informação? ▪ Novos Letramentos : O que significa ser letrado na era da Read/Write Web, das novas tecnologias e da explosão da informação? Há centenas de anos atrás ser letrado era ser capaz de ler e escrever. Agora estas habilidades não garantem mais a apropriação, a participação e a produção no ambiente Web (central core abilities no longer enough to ensure understanding). É preciso saber mais do que apenas ler e escrever porque: ① As pessoas podem publicar com facilidade na Internet e assim os “consumidores” da web precisam ser tanto “editores” quanto “leitores”. - ▪Midia impressa (revisão antes da publicação) - ▪ Na Web as facilidades de conexão e publicação eliminam a etapa de revisão. Os estudantes precisam ser consumidores mais ativos e críticos. “Editing, then, means being a critical reader and viewer, not simple accepting what is presented”. 5

6 ② Para tirar vantagem da Read/Write Web: é preciso ser letrado em publicação “publishing”. Os professores precisam ensinar formas, opções e caminhos, que podem viabilizar a divulgação de ideias e produtos na web. ② Para a publicação/divulgação na Web é preciso habilidade para trabalhar no ambiente virtual e de forma colaborativa. ③ É preciso saber como lidar com a informação (consumo) ▪Alunos: demandas X competências : gerenciamento de informações (coleta, armazenamento, pesquisa e recuperação). ▪ Professores: Ensino de um novo letramento - habilidades para criar, sustentar e participar em espaços de trabalho no ambiente digital (segurança, ética e eficácia). ▫ Desserviço ▫ Desserviço: Entende-se como o professor que não ensina o uso de ferramentas e tecnologias da Read/Write Web para o aluno. Dessa forma pode ser o único responsável pelo fracasso do aluno. 6

7 The Big Shifts : As grandes mudanças  The Big Shifts : As grandes mudanças Mudança: direção, atitude,posição,forma... ▪ Mudança: direção, atitude,posição,forma... A sala de aula da “Read/Write Web” é coerente,consistente e lógica: transferência de informação, colaboração, aprendizagem individualizada e ao mesmo tempo participativa. Processo contínuo de criação e compartilhamento de conteúdo entre participantes. Novas tecnologias e novas demandas: ▪Um novo olhar para o curriculum e para o conteúdo, o que implica em fazer acontecer, criar novas e melhores formas de ensinar ▪ Big Shift 1: Open Content Escolas e professores: detentores do conhecimento ensinado na sala de aula. No passado: Textbook (ivro didático) - filmstrip/video – discussão – acervos de bibliotecas públicas - jornais e revistas Nos dias atuais: Google Search, Wikepedia – volume de informações atualizadas.Criação individual e online de livros didáticos, coletâneas de links, listas “annotated reading” ; “open-source-type classrooms”, aggregators e RSS. 7

8 ▪ Big Shift 2: Many, Many teachers, and 24/7 Learning Aumenta o acesso ao conteúdo, a outros professores e a outras culturas: é o compartilhamento de informações, ideias e experiências. É Informação disponível favorecendo a aprendizagem em qualquer lugar e a qualquer hora. Muda a relação tradicional professor (fornecedor) e aluno (consumidor). ▪ Big Shift 3: The social, collaborative Construction of Meaningful knowledge No passado : “Faça o seu trabalho” modelo de não compartilhamento, público restrito, professor avaliava e a produção do conhecimento ficava confinada nos limites dos muros da escola. Nos dias atuais: A Read/Write Web viabilizou o trabalho colaborativo e para públicos maiores (consumidores). As produções, o trabalho do aluno não é algo acabado, mas sujeito a alterações/colaborações extramuros da escola. 8

9 ▪ Big Shift 4: Teaching is Conversation, Not Lecture Ensinar não é ministrar palestras. Ensinar não é ministrar palestras. Ensinar é dialogar: “ Estas são as minhas ideias, o que entendo do mundo...” e assim a empatia com o público oportuniza a escuta e a resposta (alunos participativos). Ensinar é dialogar: “ Estas são as minhas ideias, o que entendo do mundo...” e assim a empatia com o público oportuniza a escuta e a resposta (alunos participativos). “Ideas are presented as the starting point for dialogue, not the ending point” (Siemens, 2002). ▪ Big Shift 5: know “Where” Learning No passado : Saber qual era a resposta, memorizar fatos e fórmulas Nos dias atuais: Na Read/Write Web aprender significa saber onde e como encontrar a informação, com alguns poucos clicks. Cada vez mais distantes dos livros didáticos alunos e professores precisam estar preparados para criar seus próprios textos, a partir de diferentes provedores de conteúdos, tais como blogs e wikis. Importante: critérios x confiabilidade na apropriação e uso de conteúdos. 9

10 ▪ Big Shift 6: Readers Are No Longer Just Readers A Competência do leitor na seleção dos conteúdos que ele vai consumir. No passado: O leitor confiava nos conteúdos impressos que lia (revisão e editoração) No passado: O leitor confiava nos conteúdos impressos que lia (revisão e editoração) Nos dias atuais: O leitor precisa ser crítico o bastante para detectar problemas com os conteúdos disponibilizados na Web (discernimento, habilidade, discussão/debates). ▪ Big Shift 7 : The Web as Notebooks (or Portfolio) The Read/Write Web: fonte de conteúdos para o ensino e aprendizagem. A informação relevante pode ser capturada ou anotada. The Read/Write Web: fonte de conteúdos para o ensino e aprendizagem. A informação relevante pode ser capturada ou anotada. Blogs e Wikis : criados para organizar e salvar “digital ideas”, que podem ser recuperadas a qualquer momento (Web notebooks). Eletronic Learner Portfolios (Webnotebooks): Na visão de educadores uma página ideal para o compartilhamento entre pares, tutores e outros públicos. Eletronic Learner Portfolios (Webnotebooks): Na visão de educadores uma página ideal para o compartilhamento entre pares, tutores e outros públicos. 10

11 ▪ Big Shift 8: Writing Is No Longer Limited To Text ▫ O texto ▫ O texto: habilidade de expressão com palavras escritas no papel A sociedade multimídia: ▫A sociedade multimídia: A TV veiculando ideias, traduzindo e expressando a cultura (literatura em e-books/ livro digital) ▫The Read/Write Web: ▫The Read/Write Web: o conceito de escrita passa pelas novas mídias: audio, vídeos,música, fotografia, códigos (QR code, Java Script...) Rip Mix and Learn: seleciona, corta, combina, produz algo novo e publica. ▪ Big Shift 9 : Mastery Is The Product, Not The Text No passado o melhor aluno apresentava excelência no texto, na nota máxima recebida na prova. Agora, cada vez mais os estudantes desenvolvem a excelência na criação de conteúdos digitais para públicos significativos. Assim “Mastery” refere-se ao aluno que cria/desenvolve um produto, um conteúdo. 11

12 ▪ Big Shift 10: Contribution Not Completion, as the Ultimate Goal Novos Desafios para os sistemas educacionais e professores: Novos Desafios para os sistemas educacionais e professores: ▫O modelo 24/7 demanda mudanças no modelo tradicional: estudo, aprendizagem, atividades e avaliação. ▫O modelo 24/7 demanda mudanças no modelo tradicional: estudo, aprendizagem, atividades e avaliação. □ A Sala de aula da Read/Write Web e a redefinição de “ensinar”. Professores: Novos Atores na The Read/WriteWeb ① Fazem conexões (conteúdos /pessoas/listas de discussão) ②Aprendem para ensinar: produção de conteúdos e novas ferramentas ② Aprendem para ensinar: produção de conteúdos e novas ferramentas ③ Criam blogs, wikis e podcasts e colaboram ④ Atuam como treinadores, aprendem via prática e reflexão, são agentes de mudança. O que isto tudo significa? O que isto tudo significa? É apenas o começo de uma relação radicalmente diferente com a Internet. A longo prazo isso implica em mudanças e inovações que vão afetar a educação, educadores e alunos. O esforço de professores criativos no sentido de inovar e pensar novas formas de ensinar com a Read/Write Web será decisivo nesse processo de mudança. Significa então... Novas Práticas do saber e aprender: palavras, conteúdos, ferramentas e novas tecnologias digitais... What it all means?


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