A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOPATOLOGIA GERAL- NP1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOPATOLOGIA GERAL- NP1"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOPATOLOGIA GERAL- NP1
EXERCÍCIOS PSICOPATOLOGIA GERAL- NP1

2 1. Numa perspectiva evolucionista, os processos mentais desenvolveram-se nos organismos para permitir uma interação eficaz com o meio ambiente complexo em que viviam. Esta eficácia tem papel fundamental em relação à sobrevivência dos organismos. A interação entre o organismo e o ambiente exterior se dá por meio dos órgãos dos sentidos. Os processos de sensação e percepção correspondem a mecanismos básicos da Psicologia, pois é através deles que a informação ambiental chega ao cérebro. O estudo das sensações e das percepções confunde-se com a própria origem da Psicologia Científica, pois foram estes os primeiros processos psicológicos a serem estudados experimentalmente pela Psicologia Moderna por pesquisadores como Weber, Fechner e Wundt.  

3 Selecione, dentre as afirmações abaixo, as que apresentam formulação correta com relação aos conceitos de sensação e percepção:   A)Sensação se refere ao processo de seleção, organização e interpretação dos estímulos ambientais recebidos; percepção, por sua vez, refere-se à detecção da energia física do ambiente e codificação em sinais nervosos.  B)A sensação depende da percepção, enquanto a percepção independe da sensação. C)Sensação se refere ao processo de detecção da energia física do ambiente e codificação desta em sinais nervosos; percepção, por sua vez, refere-se à seleção, organização e interpretação dos estímulos ambientais recebidos.   D)Sensação se refere às características dos sistemas sensoriais do organismo, enquanto percepção se remete às características do objeto percebido, somente.  E)Sensação e percepção são denominações possíveis para o mesmo fenômeno: de interpretação dos objetos e adaptação do ser humano ao mundo exterior.

4 A emoção é sentida após a percepção da resposta fisiológica.
2-Sabemos que uma das mais antigas controvérsias sobre as emoções se refere ao tempo de nossos sentimentos em relação às respostas fisiológicas que acompanham estas. Myers (2006) aponta três diferentes formas de pensar tal fenômeno, as ditas “teorias sobre a emoção”:   A emoção é sentida após a percepção da resposta fisiológica.   II. A emoção tem dois componentes: a excitação física e o rótulo cognitivo. III. A emoção é sentida concomitantemente à resposta fisiológica.  Fonte: <www. pcsaudavel.com>. Acesso em 22 de nov

5 Assinale a alternativa que corresponde às teorias da emoção explicitadas acima:
Teoria de James-Lange / II. Teoria Bifatorial de Schachter / III. Teoria de Cannon-Bard. Teoria Bifatorial de Schachter / II. Teoria de Cannon-Bard / III. Teoria de James-Lange. Teoria de Cannon-Bard / II. Teoria de James-Lange / III. Teoria Bifatorial de Schachter. Teoria de James-Lange / II. Teoria de Cannon-Bard / Teoria das Emoções de Watson. Teoria da Emoção de Watson / II. Teoria de James-Lange / Teoria Bifatorial de Schachter.

6 3-Leia a afirmação de Myers (2006), em seguida leia o caso descrito e, posteriormente, responda às questões que o seguem: De acordo com Myers (2006, p. 292), “a indicação mais tangível do nosso poder de raciocínio é a linguagem – nossas palavras faladas, escritas ou nossos gestos e as maneiras como as combinamos quando pensamos e nos comunicamos”. Nesse sentido, a combinação de diferentes palavras ou a invenção de novas palavras para descrever novas idéias apontam para a influência do pensamento sobre a linguagem, sendo que a linguagem também influencia o que pensamos, percebemos e lembramos. Desta forma, pensamento e linguagem se entrelaçam. Fonte: Myers, D. G. Psicologia. 7ed. Rio de Janeiro: LTC, p. 292.

7 Imagine a seguinte estória fictícia:
“Uma mãe surda, sem oralidade, e uma criança recém-nascida foram abandonadas em uma ilha sem habitantes humanos, permanecendo nesta por três anos até que fossem resgatadas. Embora ambas tenham sobrevivido, tendo em vista os recursos da mãe para buscar alimentos, a criança não aprendera a língua falada em seu país de origem e se comunicava com a mãe balbuciando e usando a linguagem de sinais de que a mãe dispunha.” 

8 Responda:   É possível dizer que esta criança não apresenta capacidade de raciocínio? Justifique a sua resposta. Por que a criança não desenvolveu a linguagem oral, nessa situação? Explique.

9 4-Leia com atenção as vinhetas clínicas abaixo e assinale a alternativa correta:
I- Cilene vem apresentando, nos últimos 5 anos, diversos episódios de desconforto consigo mesma, vômitos freqüentes, diversas dietas alimentares,recusa alimentar-se, apesar das insistentes tentativas de sua família.Mostra-se angustiada e descrente de que não conseguirá emagrecer, apesar de estar com o peso bem abaixo do ideal, aumento da intolerância pelos ruídos dos que convivem com ela, reage de maneira explosiva,e muitas vezes com atos de violência. II-Dalva, 25 anos, sofreu um seqüestro relâmpago e, após decorridos três semanas, não sente vontade de nada, indiferença afetiva, indecisa, e comportamento evitativo a atividades que relembrem o fato.  III- Isaura, 35 anos, ultimamente vem se vestindo de maneira extravagante e pouco adequada. Fez várias dívidas com seu cartão de crédito. Seduz diariamente o parceiro,e com freqüência aborda alguns homens na rua e convida para sair. Tem dormido pouco e demonstra grande irritabilidade.

10 Do ponto de vista diagnóstico, podemos dizer que:
Cilene apresenta alteração da imagem ou esquema corporal, da afetividade manifestada através de uma irritabilidade patológica e da vontade evidenciada por negativismo freqüente. Dalva apresenta alterações na esfera da vontade e afetividade, demonstrada pela apatia, hipobulia. Isaura utiliza-se da sedução a fim de conter a compulsão patológica (satiríase),e alterações de humor ,vivenciados através de grande euforia.

11 a) Apenas a afirmação I é verdadeira.
b) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras. c) Apenas a afirmação II é verdadeira. d) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras. e) Todas as alternativas são falsas.

12 5-Leia com atenção o caso clínico abaixo:
Janaína tem 25 anos, é publicitária, casada há dois anos com Thomas. Conheceram-se quando tinha 16 anos, começaram a namorar e logo em seguida casaram-se. A vida conjugal, no entanto, não andava bem. Janaína queixava-se à sua mãe que Thomas trabalhava demais, viajava ao exterior com freqüência deixando-a sozinha... Nesse período, Janaína começa a freqüentar um curso de teatro e envolve-se com outro homem. Pensa em separar-se do marido para viver com esse rapaz, mas, ao comunicar seu projeto ao novo parceiro, ele lhe diz que “ela está confundindo as coisas e que, para ele, a união dos dois estava fora de cogitação”. Diante disso, Janaína fica decepcionada e começa a ficar agitada de tal forma que passa a caminhar dia e noite, não conseguindo mais dormir, comer, trabalhar... Certo dia retorna para casa e diz ao marido que irá viver em Marte com o rapaz que conheceu e ter 37 filhos. Fala muito depressa, dizendo, ao mesmo tempo, que “as vozes mandam que ela fuja desse planeta, vozes de alienígenas que infiltraram em sua mente e prenunciam o fim do planeta Terra”. Estes comportamentos persistem e, dois dias após este episódio, Thomas decide conduzi-la a um PS (Pronto-Socorro) mesmo sob protestos da esposa. Janaína entra no consultório médico extremamente agitada,destruindo objetos, alegando que o marido a arrastara até ali pelos cabelos, além de afirmar que todos os pacientes da sala de espera eram hereges condenados à morte.

13 A respeito da compreensão do caso clínico apresentado,e das prováveis alterações das funções psíquicas envolvidas, analise as afirmativas abaixo: I- Janaína apresenta alterações psicomotoras (agitação), alterações na esfera da afetividade (euforia), e da vontade(frangofilia),alterações senso perceptíveis(alucinações visuais, cinestésicas e auditivas) II- Ao acusar o marido de estar “arrastando-a pelos cabelos”, Janaína revela vivências de despedaçamento corporal. Este fenômeno decorre de pensamentos distorcidos, acarretados por prováveis alterações da senso percepção. III- Ao relatar ao marido que irá viver em Marte com o rapaz que conheceu,J. apresenta alterações de memória, definida como ilusões mnêmicas, que consistem em relatos com temas fantásticos que, na realidade, nunca aconteceram.

14 Assinale a alternativa correta:
a) As afirmações I, II e III são verdadeiras.  b) As afirmações I, II são verdadeiras.  c) As afirmações II e III são verdadeiras.  d) As afirmações I e III são verdadeiras. e) Apenas a afirmação II é verdadeira.


Carregar ppt "PSICOPATOLOGIA GERAL- NP1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google