A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A QUINTA DISCIPLINA Parte I A

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A QUINTA DISCIPLINA Parte I A"— Transcrição da apresentação:

1 A QUINTA DISCIPLINA Parte I A
Disciplina: Tópicos Avançados em GP Aluno: Paulo Cézar F. de Paiva Professor: Ralph Arcanjo Chelotti DATA: 11/08/2012

2 Sinopse O ser humano, sobretudo nas organizações, tende a analisar as situações sempre de uma forma fragmentada, vendo as partes, sem conseguir analisar o todo. As idéias e ferramentas apresentadas neste livro servem para acabar com a ilusão de que o mundo é feito de forças separadas, as quais não possuem relação entre si. Quando desistirmos dessa ilusão, poderemos construir as organizações que aprendem, onde as aspirações coletivas ganham liberdade e onde as pessoas aprendem continuamente a aprender juntas. Segundo Peter Senge, as empresas mais bem-sucedidas serão as organizações que aprendem.

3 Sinopse A capacidade de aprender mais rápido que a de seus concorrentes pode ser a única vantagem competitiva sustentável (Arie de Geus). Não é necessário ensinar o ser humano a aprender. Isso já é natural desde que nascemos. Isso torna possível a existência das organizações que aprendem por fazer parte da natureza humana. A maioria de nós já participou, em algum momento de nossas vidas, de uma excelente equipe, ou seja, um grupo de pessoas que funcionava de maneira extraordinária em virtude da confiança mútua e da complementação dos pontos fortes que existem de forma diferenciada em cada um de nós.

4 Sinopse Um projeto de sucesso é, via de regra, sempre resultante de uma somatória de tecnologias, qualidades, ou outras características que, quando somadas, se agigantam em sua eficiência. No PENSAMENTO SISTÊMICO somos desafiados a pensar sempre no todo, desafiando-nos a esclarecer e/ou modificar os padrões de maneira efetiva. O DOMÍNIO PESSOAL é a disciplina de continuamente esclarecer e aprofundar nossa visão pessoal, de concentrar nossas energias, de desenvolver paciência e de ver a realidade objetivamente.

5 Sinopse Quanto aos MODELOS MENTAIS, podemos dizer que inclui a capacidade de realizar conversas ricas em aprendizado, equilibrando indagação e argumentação, onde cada um expões e forma eficaz seus próprios pensamentos e estejam abertas à influência dos outros. A CONSTRUÇÃO DE UMA VISÃO COMPARTILHADA leva à uma visão genuína do todo, resultando numa organização onde as pessoas dão tudo de si e aprendem, não porque são obrigadas, mas, porque querem. A APRENDIZAGEM EM EQUIPE começa pelo diálogo, passando pelas disciplinas anteriores.

6 Sinopse É fundamental que se desenvolva em conjunto as cinco disciplinas. Este é o desafio, pois, é mais difícil a integração entre as ferramentas do que a simples aplicação de cada uma delas separadamente. Por isso o PENSAMENTO SISTÊMICO é a quinta disciplina, aquela que integra todas as outras, fundindo-as em teoria e prática.

7 Sinopse Lições aprendidas no jogo da cerveja:
A estrutura influencia o comportamento: Pessoas diferentes, na mesma estrutura, tendem a produzir resultados qualitativamente semelhantes A estrutura dos sistemas humanos é sutil: Nos sistemas humanos, a estrutura inclui o modo como as pessoas tomam as suas decisões, segundo as quais traduzimos percepções, metas, regras e normas em ações. A alavancagem frequentemente vem de novas formas de pensar: deixando o pensamento fragmentado (ou próprio) e adotando uma forma de pensar onde suas decisões afetam os outros.

8 Obrigado! 8


Carregar ppt "A QUINTA DISCIPLINA Parte I A"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google