A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 EAD 615 – Gerenciamento de Projetos Introdução à Administração de Projetos Professores: Prof. Dr. Antonio C. Amaru Maximiano Prof. Dr. Roberto Sbragia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 EAD 615 – Gerenciamento de Projetos Introdução à Administração de Projetos Professores: Prof. Dr. Antonio C. Amaru Maximiano Prof. Dr. Roberto Sbragia."— Transcrição da apresentação:

1 1 EAD 615 – Gerenciamento de Projetos Introdução à Administração de Projetos Professores: Prof. Dr. Antonio C. Amaru Maximiano Prof. Dr. Roberto Sbragia Colaboradores: Benedito Décio da S. Camargo Júnior Marisa Villas Bôas Dias

2 2 Roteiro da aula Introdução; Definição de projeto; Projetos e o Gerenciamento de Projetos; Sucesso e Fracasso no Gerenciamento de Projetos; O Ciclo de Vida de Projetos; Project Management Institute e o PMBoK; Visão Geral dos Processos de Gerenciamento de Projetos segundo o PMBoK; Dúvidas e Considerações.

3 3 Introdução A única certeza que temos é que as coisas sempre mudam... Tecnologia Sociedade Mercado Clientes Agentes Provocadores:

4 4 Como sobreviver neste cenário? Empresas buscam Vantagem Competitiva: - Flexibilidade; - Referência; - Custo baixo, - Preço competitivo; - Velocidade; - Qualidade, etc. Para tanto planejam suas Estratégias: Modo como a empresa se orienta (...) e atua em relação ao mercado e aos concorrentes. Projetos são instrumentos da execução de ações estratégicas.

5 5 Produto Idéia O que é Projeto ?

6 6 PMBoK: Um projeto é um empreendimento singular e temporário com o objetivo de desenvolver um produto ou serviço. O que é Projeto ?

7 7 ISO 10006: “Um projeto é um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos”. O que é Projeto ?

8 8 b b A Construção das Pirâmides do Egito b b A Construção da Muralha da China b b A Construção dos Guerreiros de Xi’an de Terracota b b O Projeto Apollo e a Jornada do Homem à Lua b b O Programa Espacial Brasileiro b b O Desfile de uma Escola de Samba b b A Campanha de Vacinação contra a Pólio b b Os Jogos Pan Americanos no Rio de Janeiro b b A ampliação da Calha do Rio Tietê b b Projeto Pomar e a Revitalização do Rio Pinheiros b b Eleições b b Troca de uma Máquina da Linha de Produção b b Mudança Organizacional b b Inovações Farmacêuticas - A descoberta de novos Medicamentos b b O lançamento de um novo produto b b Projetos Sociais diversos b b Projeto de Vida b b etc. Exemplos de Projetos

9 9 Incerteza. Complexidade. Características dos Projetos

10 10 Projeto e Operações Continuadas Projeto Nova Rotina Encerramento do Projeto

11 11 Programa e Subprojetos Programa Projeto 1Projeto 2Projeto 3 Subprojeto 1.1 Subprojeto 1.2 Subprojeto 2.1 Subprojeto 2.2 Subprojeto 3.1 Subprojeto 3.2

12 12 O Gerenciamento de Projetos ganhou popularidade durante as últimas décadas em função de uma série de mudanças significativas no local de trabalho. Por que Gerenciar Projetos ?

13 13 Segundo o PMBoK, o gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para projetar atividades que visem atingir ou exceder as necessidades e expectativas dos stakeholders, com relação ao projeto. O que é Gerenciamento de Projetos?

14 14 Três recursos básicos: Gerente Equipe Plano do Projeto Gerenciamento de Projetos

15 15 Stakeholders (Principais Interessados) Projeto Clientes Sponsor Consumidores Acionistas Parceiros Instituições Financeiras Governo Mídia Fornecedores Equipe do Pr’ojeto ONGs

16 16 Sucesso e Fracasso no Gerenciamento de Projetos PLANEJAMENTO DO PROJETO Escopo Prazo Custo Risco Varíáveis críticas de desempenho:

17 17 Ciclo de Vida de Projetos O conjunto das fases de um projeto é denominado ciclo de vida do projeto.

18 18 Entrega Ciclo de Vida de Projetos Desenvolvimento Idéia Desenho Ciclo de Vida genérico que retrata as fases principais de muitos tipos de projetos

19 19

20 20 PMI – Project Management Institute b Instituição sem fins lucrativos, dedicada ao fomento do ‘estado-da-arte’ em gerenciamento de projetos; b Missão: promover o profissionalismo e a ética na gerência de projetos.

21 21 O Guia do Conjunto de Conhecimentos do Gerenciamento de Projetos (PMBoK, 2000) é uma publicação que representa a consolidação dos conhecimentos necessários ao bom desempenho da gerência de projetos (boas práticas). PMBoK – Project Management Body of Knowledge

22 22 b As Áreas do Conhecimento b Os Processos do Gerenciamento de Projetos Estrutura do Gerenciamento de Projetos segundo o PMI 1. Gerência da Integração de Projeto 2. Gerência do Escopo do Projeto 3. Gerência do Tempo do Projeto 4. Gerência do Custo do Projeto 5. Gerência da Qualidade do Projeto 6. Gerência dos Recursos Humanos do Projeto 7. Gerência das Comunicações do Projeto 8. Gerência dos Riscos do Projeto 9. Gerência das Aquisições do Projeto

23 23 Grupos de Processos do Gerenciamento de Projetos Processos de Iniciação Processos de Planejamento Processos de Controle Processos de Execução Processos de Encerramento

24 24

25 25

26 26

27 27

28 28

29 29 Dúvidas e Considerações

30 30 Bibliografia KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, MAXIMIANO, Antonio C. Amaru. Administração de Projetos: Como transformar idéias em projetos. São Paulo: Atllas, PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge - PMBOK. North Carolina, USA: Project Management Institute, 2000.


Carregar ppt "1 EAD 615 – Gerenciamento de Projetos Introdução à Administração de Projetos Professores: Prof. Dr. Antonio C. Amaru Maximiano Prof. Dr. Roberto Sbragia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google