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Prof. Leandro Taddeo – Constructive Solid Geometry (CSG) Aula 10.

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Apresentação em tema: "Prof. Leandro Taddeo – Constructive Solid Geometry (CSG) Aula 10."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Leandro Taddeo – Constructive Solid Geometry (CSG) Aula 10

2  Constructive solid geometry (CSG) é uma técnica utilizada em modelagem de sólidos  Geralmente utilizada em computação gráfica 3D  CSG permite que o modelador crie objetos complexos utilizando operadores booleanos para combinar objetos  Facilita a aplicação de operações matemáticas difíceis de serem executadas com malhas poligonais Introdução CSG 2

3  Os objetos sólidos mais simples utilizados para representação são chamados de Primitivas  Exemplos de primitivas: esfera, caixa, cilindro, cone  Objetos mais complexos podem ser construídos a partir de primitivas através da aplicação de operadores booleanos  Exemplos de operadores: união, intersecção, diferença Objetos e Operações CSG 3

4  A união deve ser utilizada quando se deseja combinar dois objetos em um só  É útil também quando se deseja:  Aplicar a mesma textura aos dois objetos  Transformar ambos os objetos com um só comando Operações – União CSG 4

5 Operações – União CSG 5 sphere { 4 texture { T_Glass1 // T_Wood34 } } cylinder { 2 texture { T_Glass1 // T_Wood34 } sphere { 4 texture { T_Glass1 // T_Wood34 } } cylinder { 2 texture { T_Glass1 // T_Wood34 } union { sphere { 4 } cylinder { 2 } texture { T_Glass1 // T_Wood34 } union { sphere { 4 } cylinder { 2 } texture { T_Glass1 // T_Wood34 }

6 Operações – União CSG 6 Exemplos sem união Exemplos com união

7  A operação de merge deve ser utilizada quando se deseja combinar dois objetos em um só, excluindo as partes dos objetos que ficaram internas  É útil para objetos transparentes  Objetos opacos podem ser combinados com a união, pois é uma operação mais rápida Operações – Merge CSG 7

8 Operações – Merge CSG 8 merge { sphere { 4 } cylinder { 2 } texture { T_Glass1 } merge { sphere { 4 } cylinder { 2 } texture { T_Glass1 } union merge

9  A operação de diferença deve ser utilizada quando se deseja remover partes de um objeto, cavando formas nele  O primeiro objeto é aquele de onde serão removidas as partes especificadas por outros objetos que vêm a seguir  Qualquer parte do objeto original que esteja dentro dos outros objetos é removida  A cor da parte removida fica a mesma do objeto que a removeu Operações – Diferença CSG 9

10 Operações – Diferença CSG 10 difference { sphere { 4 texture { pigment {Red} } cylinder { 1.5 texture { pigment {Blue} } difference { sphere { 4 texture { pigment {Red} } cylinder { 1.5 texture { pigment {Blue} }

11 Operações – Diferença CSG 11 UniãoDiferença

12  A textura também pode ser aplicada na diferença Operações – Diferença 12 CSG difference { sphere { 4 } cylinder { 1.5 } texture { pigment {Red} } difference { sphere { 4 } cylinder { 1.5 } texture { pigment {Red} }

13  A operação de intersecção captura todos os pontos que estão contidos em todos os objetos especificados  Diferentemente da diferença, a intersecção “joga fora” a partes do objeto que estão fora da intersecção com os objetos seguintes Operações – Intersecção 13 CSG

14 Operações – Intersecção 14 CSG União Diferença Intersecção

15 Operações – Intersecção 15 CSG intersection { box { texture { pigment {Green} } sphere { 3 texture { pigment {Yellow} } rotate 30*y } intersection { box { texture { pigment {Green} } sphere { 3 texture { pigment {Yellow} } rotate 30*y } Pode-se aplicar transformações geométricas diretamente do objeto resultante

16 Exercício CSG 16


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