A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os regimes demográficos Até à Revolução Neolítica – regime demográfico primitivo Da Revolução Neolítica à Revolução Agrícola/Industrial – regime demográfico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os regimes demográficos Até à Revolução Neolítica – regime demográfico primitivo Da Revolução Neolítica à Revolução Agrícola/Industrial – regime demográfico."— Transcrição da apresentação:

1 Os regimes demográficos Até à Revolução Neolítica – regime demográfico primitivo Da Revolução Neolítica à Revolução Agrícola/Industrial – regime demográfico de tipo antigo Da Revolução Agrícola/Industrial aos nossos dias – regime demográfico novo

2 Regime demográfico primitivo A economia recolectora condiciona o crescimento da população. O equilíbrio entre subsistências e número de pessoas tem que ser mantido, para evitar a falta de subsistências e, consequentemente, uma crise demográfica.

3 A caça, a pesca e a recolha de frutos e raízes caracterizam a economia recolectora. Nos estádios mais avançados, a recolha coexiste com formas incipientes de produção agrícola.

4 Regime demográfico de tipo antigo A economia de produção proporciona o aumento da população, mas mantém-se um equilíbrio precário com as subsistências. A demografia de tipo antigo continua dependente dos ritmos naturais. A dependência extrema do homem face à natureza atenua-se, mas não desaparece. Fartura ou fome e, consequentemente, aumento ou diminuição populacional, continuam a depender das condições meteorológicas.

5 O homem passa a estar dependente do ritmo das colheitas. O sedentarismo substitui o nomadismo. As estruturas sociais complexificam-se.

6 A população cresce à medida que novas terras vão sendo desbravadas e esse crescimento serve o propósito das camadas superiores da sociedade, detentoras dos meios de produção. Mais gente equivale a uma maior produção de riqueza e, portanto, a mais impostos.

7 Esta imagem retrata trabalhos agrícolas no campo checo do século XVIII. As formas de produção agrícola pouco mudam, na maior parte do continente europeu, desde a introdução de inovações agrícolas nos séculos XII e XIII. Estas, apesar de importantes, não conseguem originar o salto qualitativo necessário para que ocorra uma Revolução Demográfica.

8 Regime demográfico novo A Revolução Agrícola/Industrial vai libertar o homem (ocidental), dos ciclos da fome. As melhorias técnicas na agricultura vão aumentar exponencialmente a produção das subsistências, acabando com as crises demográficas cíclicas. A dependência do homem face à natureza diminui ainda mais.

9 A Revolução Agrícola interliga-se com a Industrial, modificando as estruturas demográficas: Os campos libertam mãos que as fábricas absorvem. A sociedade urbaniza-se porque as fábricas estão nas cidades.

10 A agricultura industrial

11 Hoje Os excessos cometidos, como a sobreutilização dos solos e dos recursos naturais conduzir-nos-ão a um novo paradigma produtivo e demográfico?

12 Erosão

13 Solos contaminados

14 Agricultura biológica – uma produção sustentada?


Carregar ppt "Os regimes demográficos Até à Revolução Neolítica – regime demográfico primitivo Da Revolução Neolítica à Revolução Agrícola/Industrial – regime demográfico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google