A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saúde Infantil. O que é a Hepatite A Hepatite é uma inflamação no fígado que, dependendo do agente que a provoca, se pode curar apenas com repouso, requere.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saúde Infantil. O que é a Hepatite A Hepatite é uma inflamação no fígado que, dependendo do agente que a provoca, se pode curar apenas com repouso, requere."— Transcrição da apresentação:

1 Saúde Infantil

2 O que é a Hepatite A Hepatite é uma inflamação no fígado que, dependendo do agente que a provoca, se pode curar apenas com repouso, requere tratamentos prolongados, ou mesmo um transplante de fígado quando se desenvolvem complicações graves da cirrose como a falência hepática, ou cancro no fígado, que podem levar à morte. As Hepatites podem ser provocadas por bactérias, por vírus, e também pelo consumo de produtos tóxicos como o álcool, medicamentos e algumas plantas.

3 O que é a Hepatite Existem seis tipos diferentes de vírus da Hepatite (Hepatite A, Hepatite B, Hepatite C, Hepatite D, Hepatite E e Hepatite G). Ao contrário de outras doenças, os doentes com Hepatite crónica podem ter um quotidiano muito próximo do normal, não sendo necessário ficarem inativos ou cumprir dietas rígidas, mas devem conhecer as suas limitações e aprender a viver com a Hepatite.

4 Hepatite

5 O que é a Hepatite B Hepatite B é provocada pelo vírus da Hepatite B (VHB), é a mais perigosa das hepatites mas também é uma das doenças mais frequentes do mundo. Fala-se num número aproximado de 350 milhões de portadores crónicos do vírus. Estes portadores podem desenvolver doenças hepáticas graves, como a cirrose e o cancro no fígado, patologias responsáveis pela morte de um milhão de pessoas por ano em todo o mundo. Contudo a prevenção contra este vírus está disponível através da vacina da Hepatite B que tem uma eficácia de 95%.

6 Hepatite B

7 O Vírus O vírus da Hepatite B (VHB) é composto por ácido desoxirribonucleico sendo o único vírus de Hepatite a possuir ADN. A infeção pelo VHB tem um período de incubação longo, entre as seis semanas e os seis meses. É mais prevalente na Ásia, no Pacífico e na África intertropical, onde se calcula que entre 5% e 20% das pessoas sejam portadoras crónicas.

8 Vírus

9 Os Sintomas Os primeiros sintomas a surgir são a febre, o mal-estar, desconforto, dor abdominal, dor nas articulações e erupções na pele. Passado algum tempo é possível a urina tornar-se escura e as fezes mais claras do que é normal. A Hepatite crónica pode não apresentar quaisquer sintomas específicos, mas por vezes, provoca alguma fragilidade associada a cansaço. Esta Hepatite decorre sem sintomas em 90% dos casos.

10 Os Sintomas

11 Transmissão As duas formas principais de transmissão são o contacto com sangue infetado e as relações sexuais, e a execução de tatuagens e piercings sem material esterilizado. Nos países em desenvolvimento, a transmissão de mãe para filho é também uma forma de contágio, chegando a atingir uma taxa de 90% em algumas zonas desses países. É importante dizer que a Hepatite B não se transmite pelo do suor ou da saliva, logo se percebe que não existe contágio através de um aperto de mão, abraços, beijos ou por utilizar pratos ou talheres de pessoas infetadas.

12 Transmissão

13 Como Prevenir Para prevenir basta evitar o contacto com sangue infetado ou de quem se desconheça o estado de saúde, não partilhar objetos cortantes e perfurantes, utilizar sempre preservativo nas relações sexuais. Estas são algumas das formas de prevenir a transmissão do vírus da Hepatite B.

14 Como Prevenir

15 Vacinação Existe uma vacina contra a Hepatite B que pode ser tomada por todas as pessoas, mas que não tem qualquer efeito em quem á está infetado pelo vírus. Esta vacina é composta por três doses que são administradas através de injeções intramusculares e regista uma eficácia de 95%. Em Portugal, está incluída no Programa Nacional de Vacinação.

16 Tratamento A Hepatite B aguda é tratada com repouso e aconselha- se o doente a não consumir bebidas alcoólicas e alimentos ou medicamentos que possam ser tóxicos para o fígado. Na Hepatite crónica, usa-se o interferão ou o peginterferão durante 6 a 12 meses, mas o tratamento com análogos dos nucleósidos é outra terapêutica utilizada. O tratamento tem uma eficácia de 15% a 46%.

17 Alimentação Os doentes em fase mais avançada da doença (Hepatite B), poderão ter que cumprir uma dieta com restrição de sal. O ideal é seguir uma dieta equilibrada que contemple todos os componentes da pirâmide alimentar. Não é necessário, por exemplo, eliminar as gorduras, mas podem evitar-se os fritos e substituir as gorduras animais por óleo de girassol, soja ou azeite. Os doentes podem tomar café, mas o consumo de álcool é desaconselhado (e proibido durante a fase de tratamento) dado, que pode favorecer a multiplicação do vírus e aumentar o risco de cirrose e cancro do fígado.

18 Fim


Carregar ppt "Saúde Infantil. O que é a Hepatite A Hepatite é uma inflamação no fígado que, dependendo do agente que a provoca, se pode curar apenas com repouso, requere."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google