A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O S PRIMEIROS SERES VIVOS : Hipótese da Panspermia Cósmica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O S PRIMEIROS SERES VIVOS : Hipótese da Panspermia Cósmica."— Transcrição da apresentação:

1 O S PRIMEIROS SERES VIVOS : Hipótese da Panspermia Cósmica

2 A vida foi trazida à Terra do espaço em meteoritos que abrigavam formas de vida primárias.

3 PANSPERMIA CÓSMICA: A hipótese da panspermia cósmica é uma das hipóteses acerca de como surgiram as primeiras formas de vida no planeta Terra. Essa ideia surgiu pela primeira vez no século V a.c., na Grécia, remontando a autoria a Anaxágoras, e foi colocada novamente em evidência no século XIX por Hermann von Helmholtz, no ano de 1879.

4

5 TEORIA DOS COACERVADOS: Trabalhando independentemente, o cientista russo Aleksander I. Oparin ( ) e o cientista inglês John B. Haldane (1892 – 1964) propuseram na década de 1920, hipóteses semelhantes sobre como a vida teria se originado na Terra. Eles propuseram que os primeiros seres vivos surgiram a partir de moléculas orgânicas que teriam se formado na atmosfera primitiva e depois nos oceanos, a partir de substâncias inorgânicas.

6 A TMOSFERA PRIMITIVA :

7 Vapor de água ( H ₂ 0). AMÔNIA (NH ₃ ) METANO(NH ₄ ) HIDROGÊNIO(H ₂ ) DESCARGAS ELÉTRICAS

8 As descargas elétricas e as radiações eram intensas e teriam fornecido energia para que algumas moléculas presentes na atmosfera se unissem, dando origem a moléculas maiores e mais complexas: as primeiras moléculas orgânicas. É importante lembrar que na atmosfera daquela época, diferentemente do que ocorre hoje, não havia o escudo de ozônio (O 3 ) contra as radiações, especialmente a ultravioleta, que, assim, atingiam a Terra com grande intensidade.

9 As moléculas orgânicas formadas eram arrastadas pelas águas das chuvas e passavam a se acumular nos mares primitivos, que eram quentes e rasos. Esse processo, repetindo-se ao longo de muitos anos, teria transformado os mares primitivos em verdadeiras “sopas nutritivas”, ricas em matéria orgânica. Essas moléculas orgânicas poderia ter-se agregado, formando coacervados, nome derivado do latim coacervare, que significa formar grupos. No caso, o sentido de coacervados é o de conjunto de moléculas orgânicas reunidas em grupos envoltos por moléculas de água.

10

11 E ASSIM SURGIU A VIDA Em determinado momento, reagindo entre si ou englobando moléculas de ácidos nucleicos, surgiram as primeiras formas de vida, extraordinariamente simples.

12

13 H IPÓTESE H ETEROTRÓFICA : Os organismos imersos na matéria orgânica dos oceanos primitivos alimentavam-se diretamente dela. A forma mais simples de obter energia da matéria orgânica é a fermentação, portanto os primeiros seres vivos eram heterótrofos e anaeróbios.

14 O C0 ₂ liberado pela fermentação dos heterótrofos, favoreceu o desenvolvimento de organismos mais complexos que utilizavam CO ₂, luz solar e água para produzir sua própria matéria orgânica e liberando O ₂ para a atmosfera. Surgiram assim os primeiros seres autótrofos.

15 A experiência de Miller e Urey (1953) foi uma experiência concebida para testar a hipótese de Oparin e Haldane sobre a origem da vida. Segundo o experimento, as condições na Terra primitiva favoreciam a ocorrência de reações químicas que transformavam compostos inorgânicos em compostos orgânicos precursores da vida.

16

17 H IPÓTESE H ETEROTRÓFICA : Heterótrofos anaeróbios Fermentação Autótrofos anaeróbios Fotossíntese Heterótrofos e autótrofos Aeróbios


Carregar ppt "O S PRIMEIROS SERES VIVOS : Hipótese da Panspermia Cósmica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google