A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciando a Tecnologia da Informação Prof. Msc. Luiz Fernando de Oliveira Silva Maio/2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciando a Tecnologia da Informação Prof. Msc. Luiz Fernando de Oliveira Silva Maio/2009."— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciando a Tecnologia da Informação Prof. Msc. Luiz Fernando de Oliveira Silva Maio/2009

2  Conceitos Básicos TI  Governança de TI  TI e objetivos de negócio  Frameworks/Modelos para TI  Atuação como Gerente de TI  Conclusões Agenda

3  TI – Tecnologia da Informação › É o termo que engloba toda tecnologia utilizada para criar, armazenar, trocar e usar informação em seus diversos formatos. › É um termo conveniente para incluir a tecnologia de computadores e telecomunicações na mesma palavra Conceitos Básicos TI

4  TI – Tecnologia da Informação › Conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação Conceitos Básicos TI

5 O que se quer da TI?

6 A TI necessita desenvolver a sua estratégia de prestação de serviços!!! Tecnologia da Informação

7 Estratégias para TI Processos de TI Serviços de TI Agregar o valor ao negócio Gerenciar Riscos de TI Segurança da Informação Gerenciar Recuperaçã o de Serviços Atender ao Requisitos de compliance Garantir a continuidade do negócio

8 Governança de TI

9  Uma empresa renova seu parque de computadores comprando máquinas: › com processadores velozes › muita memória e › placa de vídeo 3D  Para funcionários que apenas precisam utilizar a internet, trabalhar com pacotes de escritório ou acessar a rede  A companhia fez gastos desnecessários. Comprar máquinas de boa qualidade não significa comprar as mais caras, mas aquelas que possuem os recursos necessários. Exemplo Governança (ou melhor de não Governança)

10  Por outro lado, imagine que uma empresa comprou computadores: › com vídeo integrado à placa-mãe (onboard) e monitor de 15" para profissionais que trabalham com Autocad. › Para esses funcionários, o correto seria fornecer computadores que suportassem aplicações pesadas e um monitor de, pelo menos, 17".  Máquinas mais baratas certamente conseguiriam rodar o programa Autocad, porém com lentidão, e o monitor com área de visão menor daria mais trabalho aos profissionais.  Neste caso, percebe-se que a aquisição das máquinas reflete diretamente no desempenho dos funcionários. Por isso, é preciso saber quais as necessidades de cada setor, de cada departamento, de cada usuário. Exemplo 2 Governança

11  3 pontos fundamentais › Quais decisões devem ser tomadas para garantir um uso e uma gestão apropriados da TI? › Quem deve tomar estas decisões? › Como tomá-las e monitorá-las? Governança de TI

12  Empresas com governança de TI superior tem lucros no mínimo 20% maiores do que as com má governança, considerados os mesmos objetivos estratégicos. Governança de TI

13  O grande desafio do Governante de TI é o de transformar os processos em “engrenagens” que funcionem de forma sincronizada a ponto de demonstrar que a TI não é apenas uma área de suporte ao negócio e sim parte fundamental da estratégia das organizações. Governança de TI

14  COBIT - Control Objectives for Information and related Technology.  ITIL - Information Technology Infrastructure Library  CMMI - Capability Maturity Model Integration  Seis Sigma  PMBOK Project Management Body of Knowledge  eSCM - Service Provider Capability Maturity Model.  BSC – Balanced Scorecard  ISO Código de prática para a gestão da segurança da informação. Frameworks/Modelo de TI

15  De acordo com a revista Info Exame (edição 266):  Entre as 100 empresas que mais investem em TI, › 78% delas utilizam o ITIL - Information Technology Infrastructure Library,ITIL - Information Technology Infrastructure Library › 66% utilizam o PMI - Project Management Institute, que são melhores práticas para gerenciamento de projetos em TI, › 51% utilizam o Cobit, framework dirigido para gestão de TI, que contempla alguns aspectos de auditoria. Frameworks/Modelo de TI

16 Estrutura COBIT

17 Governança de TI e Frameworks Fazer as coisas certas Fazer Certo as coisas Estratégia Processo

18  Sempre procuro levantar as necessidades internas e externas › Internas:  por meio de feedback dos colaboradores  Conhecimento do processo administrativo e gerencial › Externas:  participação em eventos, seminários, congressos  Ouvir os clientes Como ser um Gestor de TI?

19  Alguns exemplos de Atividades Internas › Orientação do desenvolvimento de um sistema para planejamento orçamentário › Desenvolvimento de um sistema para gerenciamento de contratos › Estabelecimento de um processo de contabilização de horas trabalhada por projetos Atuação como Gerente de TI

20  Capacitação  Treinamento de equipe  Métricas  Gerenciamento de Ativos (computadores, redes, servidores) Atuação com Gerente de TI

21  Cássio Dreyfuss, vice-presidente do Gartner, › A diferença entre expectativa e resultado acontece porque o próprio líder da iniciativa não tem uma idéia clara, logo no início, sobre onde está sua empresa e sobre o quer atingir com o projeto. › “Empresas geralmente têm deficiência em métricas. Temos um estilo mais informal e o pessoal geralmente se orgulha de fazer as coisas com um ‘jeitinho brasileiro’. Por outro lado, a gestão moderna está construída em cima das métricas” Atuação com Gerente de TI

22  nca_de_ti_tecnologia_da_informacao/244/ nca_de_ti_tecnologia_da_informacao/244/   rks-e-a-ti/ rks-e-a-ti/  a / a / Links para consulta

23 Obrigado


Carregar ppt "Gerenciando a Tecnologia da Informação Prof. Msc. Luiz Fernando de Oliveira Silva Maio/2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google