A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arraiolos é uma vila portuguesa no Distrito de Évora, na região Alentejo com cerca de 3 329 habitantes. É sede de um município com 684,08 km² de área.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arraiolos é uma vila portuguesa no Distrito de Évora, na região Alentejo com cerca de 3 329 habitantes. É sede de um município com 684,08 km² de área."— Transcrição da apresentação:

1

2 Arraiolos é uma vila portuguesa no Distrito de Évora, na região Alentejo com cerca de habitantes. É sede de um município com 684,08 km² de área e habitantes, subdividido em 7 freguesias. A vila é conhecida pela confecção dos Tapetes de Arraiolos.

3 Bordados ao longo dos séculos, os Tapetes de Arraiolos chegaram até aos nossos dias graças ao trabalho, engenho e arte de várias gerações de bordadeiras que ainda hoje, estão muitas vezes sentadas à porta da rua das suas casas e continuam a criar, ponto a ponto, os desenhos da tradição. Tanto quanto se sabe, tudo começou no séc. XV quando, por ordem de D. Manuel I, várias famílias mouriscas foram expulsas de Lisboa. A caminho do norte de África e do sul de Espanha, algumas viriam a fixar-se em Arraiolos. Face ao bom acolhimento local, os artesãos destes grupos, disfarçados de cristãos-novos, começaram a dedicar-se à manufactura de tapeçaria. E assim nasceram os Tapetes de Arraiolos.

4 A tradição dos tapetes já é muito antiga Os tapetes estão classificados em três épocas. A 1ª época corresponde ao séc. XVII. Os motivos decorativos eram: flor de palmeira, arabescos, palmetas, nuvens, etc. A 2ª época corresponde aos dois primeiros terços do séc. XVIII e os motivos decorativos eram animais e figuras humanas juntamente com elementos florais. A 3ª época corresponde aos finais do séc. XVIII e ao séc. XIX. Os motivos decorativos eram grandes ramagens e motivos florais. Em meados do séc. XIX os tapetes estiveram quase a desaparecer ficando apenas algumas bordadeiras que passaram a técnica de mães para filhas, tornando possível o renascimento desta arte já no séc. XX.

5 Os Tapetes de Arraiolos são bordados à agulha com fio 100% lã, numa tela que pode ser juta ou linho. O bordado de fios contados é executado pelos mesmos processos do século XVII. Executam-se réplicas e criam-se peças exclusivas e personalizadas em qualquer medida, cor ou forma num prazo de 120 dias. Uma bordadeira desembaraçada e com prática precisa de 15 dias para bordar 1 m2. Os materiais aplicados têm garantia internacional e todas as peças são acompanhadas de um certificado de autenticidade.

6 Para uma limpeza perfeita, passe a escova do aspirador várias vezes sobre a área do tapete com 3 ou 4 passagens da escova, e assim já obtém uma limpeza eficaz. Determinados resíduos ou pêlos de animais são difíceis de aspirar. Utilize acessórios apropriados para estas limpezas. Se verificar ainda algum resíduo, passe uma esponja um pouco humedecida. Não passe com o bocal de sucção do aspirador muito próximo das franjas, pois estas podem ser danificadas pelo aspirador.

7 Deve levantar o tapete, pelo menos 2 a 4 vezes por ano. Não tenha o tapete em sítios húmidos, pois pode apodrecer. Se verificar que o tapete está a ser usado mais de um lado, rode-o, assim durará mais tempo. Quando humedecer o chão, deixe-o secar muito bem, antes de voltar a colocar o tapete. Se decidir guardar o tapete, este deve ser enrolado com o bordado para dentro. Embrulhe o mesmo em papel, evite utilizar plástico já que este material não permite que o tapete respire. O papel de Jornal é um bom aliado da naftalina no combate à traça. Deixe o tapete guardado num local seco e arejado que lhe permita respirar.

8

9 Neste trabalho aprendemos que os Tapetes de Arraiolos se fabricam à longos anos, mantendo a tradição, os diferentes desenhos que eram bordados ao longo das épocas, ficámos a saber com que materiais os Tapetes de Arraiolos são feitos e descobrimos que há que ter alguns cuidados com os tapetes.

10 Para realizar este trabalho consultámos os seguintes sites: etes%20de%20Arraiolos.htm Trabalho realizado por: Inês Saiote Madalena C. Sara B. Ines Silva Maio 2008


Carregar ppt "Arraiolos é uma vila portuguesa no Distrito de Évora, na região Alentejo com cerca de 3 329 habitantes. É sede de um município com 684,08 km² de área."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google