A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.ª Irislane Figueiredo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.ª Irislane Figueiredo"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.ª Irislane Figueiredo
REDAÇÃO Pré-Enem Prof.ª Irislane Figueiredo

2 OS GÊNEROS E AS SITUAÇÕES COMUNICATIVAS
Gêneros: Referem-se a materializações textuais conforme as situações comunicativas, ou seja, são textos com características funcionais e estilos definidos de acordo com a realização necessária/objetivada. Ex.: piada, bilhete, bula de remédio, carta, lista de compras, aula, edital, notícia, propaganda, editorial, romance, receita, etc. Há, portanto, gêneros textuais no âmbito da fala e no da escrita, e ainda os que se situam nos dois contínuos, como a notícia de jornal televisivo, que é produzido na forma escrita e divulgado na forma oral.

3 OS GÊNEROS E AS SITUAÇÕES COMUNICATIVAS
Cada gênero tem uma intenção/função comunicativa. A essa “função” chamamos “tipo textual”. AS TIPOLOGIAS/SEQUÊNCIAS TEXTUAIS São modos textuais ou sequências linguísticas que caracterizam a materialização do texto (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas, estilo). São 6 as tipologias textuais: Dissertativa/Argumentativa Narrativa (narrar = relatar) Descritiva Expositiva/Informativa Injuntiva/Instrutiva Dialogal

4 TIPO DE TEXTO FUNÇÃO/INTENÇÃO
Argumentativo/Dissertativo Expressar opinião com argumentos que permitam o convencimento do interlocutor Narrativo Relatar histórias reais ou fictícias, situando-as no tempo e no espaço Descritivo Descrever lugares, pessoas ou objetos Expositivo/Informativo Transmitir conhecimento Injuntivo/Instrutivo Orientar ou prescrever comportamentos Dialogal Estabelecer diálogo

5 O Texto Dissertativo Características: Discute um assunto apresentando pontos de vista fundamentados na argumentação (discussão). Recursos: Linguagem referencial, objetiva; evidências, exemplos, justificativas e dados. O que se pede: Capacidade de organizar ideias (coesão), conteúdo para discussão (cultura geral), linguagem clara, objetiva, vocabulário adequado e diversificado.

6 ATIVIDADE 1 Pág Livro Texto & interação (CEREJA e COCHAR) Texto: A cultura da amizade

7 Estrutura do Texto Dissertativo
INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO

8 Estrutura do Texto Dissertativo
Introdução: Apresenta a síntese do ponto de vista a ser discutido (tese). Desenvolvimento: Amplia e explica o parágrafo introdutório. Expõe argumentos que evidenciam posição crítica, analítica, reflexiva, interpretativa, opinativa sobre o assunto. Conclusão: Retoma sinteticamente as reflexões críticas e/ou aponta as perspectivas de solução.

9 Estrutura do Texto Dissertativo
INTRODUÇÃO TÓPICO FRASAL (apresentar o tema) DESENVOLVIMENTO (problematizar o tema) CONCLUSÃO (explicitar a tese)

10 Estrutura do Texto Dissertativo
DESENVOLVIMENTO TÓPICO FRASAL (apresentar argumento 1) DESENVOLVIMENTO (explicação ou exemplificação 1) CONCLUSÃO (análise 1) TÓPICO FRASAL (apresentar argumento 2) DESENVOLVIMENTO (explicação ou exemplificação 2) CONCLUSÃO (análise 2)

11 Estrutura do Texto Dissertativo
CONCLUSÃO TÓPICO FRASAL (retomada da tese) DESENVOLVIMENTO (propostas de intervenção) (mensagem final)

12 RFERÊNCIAS CEREJA & MAGALHÃES. 3. ed. rev. e ampl. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, 2009.


Carregar ppt "Prof.ª Irislane Figueiredo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google