A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação Curso básico sobre funcionamento dos computadores e Hardware Átila Poll Menezes NTI- Unipampa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação Curso básico sobre funcionamento dos computadores e Hardware Átila Poll Menezes NTI- Unipampa."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação Curso básico sobre funcionamento dos computadores e Hardware Átila Poll Menezes NTI- Unipampa

2 Computador (PC)‏  Definição: É uma maquina que lê dados, efetua cálculos e fornece resultados.

3 Computador (PC)‏   01- Monitor   02- Placa-mãe   03- Processador   04- Memória RAM   05- Placa de rede, Som, Vídeo, Modem/Fax.. :: Componentes Gerais de um computador ::  06- Fonte de Energia  07- Leitor de CD e/ou Dvd’s  08- Disco Rígido (HD) ‏  09- Mouse (Rato)  10- Teclado

4 Computador (PC)‏  Dispositivos de entrada: Coleta de Dados  Dispositivos de Saída: Resultados

5 Computador (PC)‏   01- Monitor (Dispo. De saída) ‏   07- Leitor de CD e/ou Dvd’s (Dispo. De Entrada e Saída) ‏   09- Mouse “Rato” (Dispo. De Entrada) ‏   10- Teclado (Dispo. De Entrada) ‏   Outros Dispositivos de entrada e saída :: Dispositivos de Entrada e Saída ::

6 Computador (PC)‏ :: 01 – Monitor (Dispo. De saída) :: É um dispositivo de saída do computador que serve de interface visual para o usuário, na medida em que permite a visualização dos dados e sua interação com eles

7 Computador (PC)‏ :: :: 07- Leitor de CD e/ou Dvd’s (Dispo. De Entrada e Saída) :: ** este componente é considerado de entrada e ao mesmo tempo de saída por quê?

8 Computador (PC)‏   O mouse, dispositivos que servem para guiar uma seta (cursor) na tela do computador. Tipos de mouse: - o de "bolinha", que usa uma esfera para movimentar o cursor (mais antigo); - e mouse óptico, que faz a movimentação da seta através de laser, dando, inclusive, mais precisão ao movimento. :: 09- Mouse “Rato” (Dispo. de Entrada) ::

9 Computador (PC)‏  O teclado, serve para a digitação, porém, ele também pode ser usado em jogos e em combinações de teclas para acesso rápido a determinados aplicativos. :: 10- Teclado (Dispo. De Entrada) ::

10 Computador (PC)‏   Impressoras (dispo. de saída): Permite obter resultados listados em papel. Podem ser fotos, desenhos, textos, tabelas, etc. Praticamente tudo o que aparece na tela do computador pode ser listado na impressora. :: Outros Dispositivos de entrada e saída ::

11 Computador (PC)‏   Scanner(Dispo. De Entrada): aparelho que faz a digitalização de imagens. A imagem captada pode ser apresentada na tela do monitor. :: Outros Dispositivos de entrada e saída ::

12 Computador (PC)‏ Joysticks e joypads (dispo. De entrada):   Ao serem ligados no PC, podem ser usado para controlar jogos. Existem controles de jogos que lembram armas, manches de avião ou de naves, volantes de carros, etc. :: Outros Dispositivos de entrada e saída ::

13 Computador (PC)‏ Caixas de Som (Dispo. De Saída): :: Outros Dispositivos de entrada e saída ::

14 Hardwares Internos :: Veremos a seguir ::   02- Placa-mãe   03- Processador  - HD (Hard disk) ou Disco rígido;  - Placa de vídeo;  - Outras placas (placa de som, placa de rede, etc.);  - Ainda há o conector da fonte;  - Encaixes das memórias RAM;

15 Hardwares Internos :: 02 - Placa-mãe :: Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalação dos demais componentes de um computador, como o processador, memória RAM,os slots do barramento e o chipset.

16 Hardwares Internos. BIOS - Todas as placas-mãe possuem BIOS (Basic Input Output System). Trata-se de um pequeno software de controle armazenado em um chip de memória ROM que guarda configurações do hardware e informações referentes à data e hora. Para manter as configurações do BIOS, em geral, uma bateria de lítio é usada. Dessa forma, mesmo com o computador desligado, é possível manter o relógio do sistema ativo, assim como as configurações de hardware. :: 02 - Placa-mãe (componente da placa-mãe)::

17 Hardwares Internos :: :: 03- Processador :: É o "cérebro" pois além dele ser o responsável pelo funcionamento do computador, a sua velocidade de processamento é responsável pela velocidade/lentidão das principais tarefas executadas no computador. Cache: Sincroniza a troca de informações entre os periféricos do computador Ex.: Se a sua memória RAM é mais rápida do que o seu HD, o cache ajusta as velocidades de modo que estes dois periféricos consigam trabalhar de modo sincronizado.

18 Hardwares Internos RAM significa Random Access Memory (memória de acesso randômico). Nela, os dados se perdem quando o computador é desligado. Os módulos de memória, também conhecidos como "pentes de memória", são os responsáveis pelo armazenamento dos dados e instruções que o processador precisa para executar suas tarefas. Esses dados são fornecidos pelo usuário e/ou tirados do HD (Hard Disk- Disco Rígido). RAM significa Random Access Memory (memória de acesso randômico). Nela, os dados se perdem quando o computador é desligado. Os módulos de memória, também conhecidos como "pentes de memória", são os responsáveis pelo armazenamento dos dados e instruções que o processador precisa para executar suas tarefas. Esses dados são fornecidos pelo usuário e/ou tirados do HD (Hard Disk- Disco Rígido). :: 04- Memória RAM ::

19 Hardwares Internos   Placa de Som - Responsável pelo som que é escutado no computador. :: 05- Placa de rede, Som, Vídeo, Modem/Fax.. :: Fig. (1) ‏ Fig. (2)

20 Hardwares Internos  O que podemos fazer com uma placa de som adequada. Como o exemplo anterior (Fig. (2)); Ex: Ex:

21 Hardwares Internos .  Placa de Captura de Vídeo: Usada para gravar programas da TV no computador, e também usada para empresas que possuem um vasto monitoramento de segurança através de câmeras. :: 05- Placa de rede, Som, Vídeo, Modem/Fax.. ::

22 Hardwares Internos. Modem - Utilizado para se conectar à Internet, ele disca o número do provedor e se conecta a ele. :: 05- Placa de rede, Som, Vídeo, Modem/Fax.. ::

23 Hardwares Internos   Fonte - recebe energia da rede elétrica (110 ou 220 volts) e gera as voltagens necessárias ao funcionamento dos chips e placas que formam o computador. :: 06- Fonte de Energia ::

24 Hardwares Internos   HD ou Disco rígido - É onde ficam armazenadas as informações (arquivos e programas): quando você "salva um arquivo no HD", é aqui que a informação é mantida. :: 08- Disco Rígido (HD) ::

25 Curiosidade rápida:  Nós vimos o HD (Hard-Disk), é considerado uma memória interna, onde se armazena dados não é?  Mas e se precisarmos transportar esses dados o que fazemos?

26 Memórias removíveis(pen-drive) Cd’s e DVD’s Memória USB Flash Drive ou “Pen-drive” CD’s ou DVD’s Virgens

27 :: Falando em Pen-Drives tem alguns que são até engraçados uma boa maneira de carregar seus dados! ::

28 Pen-Drives

29 Pen-Drives

30 Pen-Drives

31 Pen-Drives

32 Pen-Drives

33 Pen-Drives

34 Hardwares Internos  Hardwares internos: são todos aqueles que estão implícitos dentro dos hardwares externos.  Entre eles estão: placa mãe, processador, HD/disco rígido, memória, BIOS, placa de vídeo, fonte, placa de som, drives de CD- ROM/DVD, modem. :: Revisão do que vimos sobre Hardwares ::

35 Hardwares Internos Mouse; Teclado; Paralela (para impressora); Vídeo (para o monitor) Som (caixas de som, etc); Joystick (para jogos); USB (scanners, câmeras, etc); Seriais (periféricos antigos). :: E todos os periféricos que vimos, a onde ligamos? ::

36 Hardwares Internos  Cabos - são usados para interligar várias partes do computador. Os cabos internos que ficam dentro do computador usados para ligar o disco rígido, drives de CD-ROM, drives de DVD e gravadores de CDs.  Cabos - são usados para interligar várias partes do computador. Os cabos internos que ficam dentro do computador usados para ligar o disco rígido, drives de CD-ROM, drives de DVD e gravadores de CDs. :: E todos esse componentes internos que vimos, como os ligamos? Para que interajam entre si? ::

37 Componentes do Computador A onde colocamos os componentes que vimos? :: Gabinete :: É a torre de computador ou caixa de computador (não confundir com CPU), é uma caixa, normalmente de metal, que aloja o computador. Existem vários padrões de gabinete no mercado. O formato do gabinete deve ser escolhido de acordo com o tipo de placa-mãe do micro, em função de suas medias e necessidades.

38 Bibliografia  http://en.wikipedia.org/, 5 de junho, 2009,.

39 Contato: Contato: Ministrante: Átila Poll Menezes Ministrante: Átila Poll Menezes E-mail: atilamenezes_@hotmail.com atilamenezes_@hotmail.com Mande e-mail’s com algumas idéias de tema para algum futuro curso que seja de sua curiosidade ou mesmo dúvidas ou comentários; Tel. Para contato: (055)91275803 MSN: atilamenezes_@hotmail.com

40 Cursos de informática para escolas do Alegrete http://www.nti.ufp.edu.br/pine/ http://www.nti.ufp.edu.br/pine/ Acesse nosso site, para pegar todo os conteúdos de nossos cursos. Também para ver nosso cronogramas.

41 Agora que já sabe um pouco mais se divirta Agora que já sabe um pouco mais se divirta


Carregar ppt "Apresentação Curso básico sobre funcionamento dos computadores e Hardware Átila Poll Menezes NTI- Unipampa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google