A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO."— Transcrição da apresentação:

1 Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO

2 Desafios da educação no atual contexto brasileiro

3 [...] 97% das crianças e jovens entre 7 e 14 anos estão na escola mas os 3% que faltam representam 800 MIL CRIANÇAS!!

4 ...menos de 5% das crianças da 4ª série estão plenamente alfabetizadas...

5 ...9 em cada 10 alunos da 8ª série têm dificuldade na resolução das quatro operações matemáticas...

6 ...a cada dois minutos, 01 aluno entre 15 e 19 anos deixa a escola......a cada dia uma média de 752 param de estudar...

7 O Brasil investe metade do que investe o México em seus alunos das primeiras séries do ensino fundamental e cinco vezes menos do que a Coréia do Sul...

8 Como enfrentar este desafio em que os números revelam a situação ‘trágica’ da educação no País? Como contribuir para construir uma educação mais justa, democrática, igualitária e solidária? Como a educação pode transformar a realidade de cada menino e menina deste País? Qual o nosso papel como educadores(as)? O que podemos fazer para enfrentar esta situação?

9 - Toda criança e jovem de 07 a 14 anos na escola; - Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos de idade; - Todo aluno com aprendizado adequado a sua série; - Todo aluno com Ensino Médio concluído até os 19 anos; - Investimento na educação ampliado e bem gerido. Metas do Compromisso Todos pela Educação:

10 Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE Plano de Ações Articuladas - PAR

11 Secretaria de Educação a Distância: missão Atuar como agente de inovação dos processos de ensino- aprendizagem, fomentando a incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e da educação a distância aos métodos didático- pedagógicos das escolas públicas.

12 Programas, projetos e ações da SEED/MEC

13 QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO Direito à Educação Acesso Permanência APRENDIZAGEM

14 Concepção de EDUCAÇÃO Prática social que, em interface com outras práticas, num contexto sócio-político-cultural, contribui para a construção de significados, reforçando ou conformando interesses sociais e políticos (Neder: 2007) ‏

15 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE É aquela que contribui com a formação do sujeito nos aspectos culturais, antropológicos, econômicos e políticos, para o desenvolvimento de seu papel de cidadão no mundo. O ensino de qualidade está diretamente vinculado à TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE = educação emancipadora: pluralista, humanista, contribuir com a construção do papel político do sujeito como instrumento à emancipação, combate as desigualdades sociais e desalienação do trabalhador.

16 Art. 1º O Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, executado no âmbito do MEC, promoverá o uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação nas redes públicas da educação básica. Decreto Nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007 Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo

17 - Infra-estrutura: implantação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com banda larga); - Formação de professores e gestores para o uso pedagógico das TIC nas escolas públicas da educação básica; - Disponibilização de conteúdos educacionais, soluções e sistemas de informações (Portal do Professor, TV Escola, DVD Escola etc). Dimensões de articulação e integração do ProInfo

18 - Formação contextualizada - significativa (busca envolver o cursista na análise e solução de problemas/questões que fazem parte de sua vivência). - Relação ação/reflexão/ação constante. - Uso de tecnologias como meio e não como fim. - Interação dialógica com os conteúdos e diferentes vozes, negociação de sentidos, cooperação na construção do conhecimento e sua aplicação prática no trabalho docente. Programa Nacional de Formação em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado

19 Promover ações de formação continuada que contribuam para: - a inclusão digital de professores e gestores de escolas públicas da educação básica e comunidade escolar em geral; - dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem (para melhorar a aprendizagem dos alunos, promovendo o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos esperados em cada nível/série).

20 Níveis de formação continuada do Proinfo Integrado Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) ‏ Introdução à Educação Digital (40h) ‏ Complementação Local (40h) ‏ Caracteriza-se como formação continuada de professores e gestores escolares

21 Metas do ProInfo Integrado 2008: Formação de professores e gestores dos sistemas públicos de ensino. 2009: Formação de professores e gestores dos sistemas públicos de ensino. 2010: Formação de professores e gestores dos sistemas públicos de ensino. - Previsão de formação de aproximadamente 240 mil professores e gestores escolares. O cálculo da oferta para 2008 foi realizado de acordo com o número de escolas que receberam(ão) os laboratórios do ProInfo em 2007 e 2008 (média de 5 professores por escola = um dos dois cursos).

22 Participantes do Proinfo Integrado - Professores(as) e gestores (as) de escolas públicas da educação básica. As escolas participantes deste processo formativo são aquelas que receberam(ão) em 2007 e 2008 laboratórios com Linux Educacional.

23 Principais ações do Proinfo Integrado -Introdução à Educação Digital (40h): Curso básico para professores e gestores das redes públicas que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores/sistema operacional Linux e recursos básicos da Internet.

24 Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h): Curso que focaliza a utilização pedagógica das TIC em situações de ensino e aprendizagem na sala de aula/escola. Principais ações do Proinfo Integrado

25 Curso de Introdução à Educação Digital (40h) ‏ Objetivo: familiarizar, motivar e preparar os professores para a utilização de recursos básicos de computadores e Internet. Carga Horária: 40 h O tempo de realização deste curso é flexível, podendo os NTE planejarem, conforme a disponibilidade dos professores e dos laboratórios nas escolas, mais de um encontro semanal. Sendo assim, o tempo do curso pode ser reduzido.

26 Curso de Introdução à Educação Digital (40h): Estrutura de implementação Total de horas do Curso Introdução à Educação Digital: 40 horas Opção 2: 2h presenciais e 2h a distância Opção 1: 4h presenciais Organização 4h Carga horária da unidade UNIDADES DE ESTUDO E PRÁTICA

27 Curso de Introdução à Educação Digital (40h): Estrutura Organizacional do Curso (Mapa Conceitual) ‏

28 Curso de Introdução à Educação Digital (40h): Materiais didático-pedagógicos - Orientações ao(a) cursista, contendo informações gerais sobre o Curso; - Unidades de Estudo e Prática (impressos), contendo as unidades de estudo do curso; e - CD-ROM: contendo vídeos, simulações de ambiente Web, textos e outros, relacionados às unidades de Estudo e Prática; - Guia do Formador, contendo orientações aos formadores para o desenvolvimento do curso.

29 Curso de Introdução à Educação Digital (40h): Materiais didático-pedagógicos Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social Unidade 2: Navegação, pesquisa na internet e segurança Unidade 3:Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta Unidade 5: Elaboração e edição de textos (Parte I e Parte II)‏ Unidade 6: Apresentações para nossas aulas Unidade 7: Criação de blogs Unidade 8: Cooperação e interação em rede Unidade 9: Solução de Problemas com planilhas eletrônicas

30 No nosso curso: Discussões sobre tecnologias.  1° Encontro:  Proinfo/MEC;  Conhecendo o computador e seus recursos;  BrOffice Writer;  Organização de arquivos em pastas  2° Encontro:  Navegar pela Internet de forma segura;  Netiqueta  (Expresso);  Importância da navegação em sua vida e na educação.

31  3° Encontro:  Pesquisa no Portal;  Sites de busca;  Buscar conteúdos na página da TV;  Download de vídeos;  Favoritos;  4° Encontro:  BR Office Impress.  5° Encontro:  Planilhas eletrônicas (Calc).

32 Avaliação dos Cursos de Introdução à Educação Digital (40h) e Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h)‏ A avaliação deverá ser processual e continuada, por meio de procedimentos e instrumentos adequados à proposta pedagógica do curso e às necessidades dos cursistas, para garantir o desenvolvimento integrado e contínuo das aprendizagens. A certificação fica a critério de cada Equipe Gestora Local, constituída pela Secretaria Estadual de Educação, Undime Estadual e ATP. No nosso caso: Certificação: PROINFO/MEC.

33

34

35

36

37 Frequência: Para certificação, o cursista deve cumprir a carga horária prevista de 20h nos encontros presenciais e 20h para as atividades à distância. Caso, por motivos maiores, o cursista falte em 01 (um) encontro, este terá o direito de repor o conteúdo e carga horária do mesmo. Para tanto, deverá preencher um Formulário de Abono de Falta, com local, data e assinatura, disponível na página da CAUTEC e enviar, com um documento comprobatório (atestado médico ou outro documento oficial), via fax: , para a Coordenação de Apoio ao Uso de Tecnologia (CAUTEC), no prazo de até 3 dias após o Encontro, para análise e autorização de reposição de conteúdo, de forma presencial. Esta reposição será agendada pelo docente do curso, em data específica, após a liberação da Coordenação. Substituição de Cursista: Somente haverá substituição do cursista caso o mesmo, tenha faltado no primeiro encontro e não justifique a falta no prazo de 3 dias. Nesse caso, sua vaga ficará disponível para o próximo candidato, da lista de espera. Esta substituição se dará apenas no 1º Encontro. A falta de cursistas sem justificativa, nos demais encontros caracterizará desistência e esta vaga não poderá ser substituída.

38 “A tecnologia não será suficiente para democratizar e reconstruir adequadamente a educação. A tecnologia sozinha não melhora necessariamente o ensino e aprendizagem e, com certeza, não trará a superação das agudas divisões sócio-econômicas. Sem recursos apropriados e sem pedagogia e práticas educativas corretas, a tecnologia pode ser um obstáculo ou uma carga para um ensino autêntico e provavelmente pode até aumentar em vez de suplantar as divisões existentes de poder, capital e riqueza”. (Douglas Kellner: 2003) ‏


Carregar ppt "Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google