A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Clássica da Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Clássica da Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Clássica da Administração
Administração Científica

2 Escola Clássica Origem na Revolução Industrial – necessidades postas:
Rápido desenvolvimento das empresas de forma desordenada. A necessidade: Aumentar a eficiência; Melhorar a administração dos recursos: Evitar desperdícios.

3 Administração Científica Taylor
Escola Clássica Dois engenheiros formaram a base da escola clássica: Escola Clássica Administração Científica Taylor Ênfase na Tarefa Teoria Clássica Fayol Ênfase na Estrutura

4 Administração Científica
Precursor: Frederick W. Taylor ( ) Abordagem: aumentar a eficiência por meio da racionalização do trabalho operário. Utilização de métodos científicos para o estudo dos métodos de trabalho. Racionalização do controle das atividades humanas.

5 Administração Científica - Frederick W. Taylor (1856-1915)
Objetivo: Aumentar a produtividade dos trabalhadores. Através de métodos e técnicas industriais Utiliza o conceito de tarefa para definir o melhor jeito de trabalho – Mais eficiente.

6 Administração Científica - Frederick W. Taylor (1856-1915)
Resultado: Conciliação de utilização de remuneração variável cm padronização de processo. Métodos básicos: Estudo do tempo base. Introdução de padrões diferenciais. Remuneração diferenciada (Pagamento por peça).

7 Administração Científica - Frederick W. Taylor (1856-1915)
Método de trabalho científico: Padronização de ferramentas e equipamentos. Rotina de programação. Cartões de instrução. Estudos de movimento. Seleção dos trabalhadores mais adequados. Garantia de material para os trabalhadores. Introdução de símbolos com índice. Objetivo: Conseguir o máximo dos trabalhadores.

8 Administração Científica - Frederick W. Taylor (1856-1915)
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA: salários altos com baixos custos de produção. aplicar métodos de investigação para determinar qual a melhor maneira de executar tarefas. Os funcionários deveriam ser cientificamente selecionados e treinados, Pessoa certa para a tarefa certa. Clima agradável de trabalho. Administração e Operários trabalhando em equipe.

9 Visão esquemática

10 Administração Científica - Frederick W. Taylor (1856-1915)
COLABORADORES: Frank Gilbreth e Lílian Gilbreth Henry Gantt Hugo Munsterberg Harrington Emerson Henry Ford

11 Administração Científica - Frederick W. Taylor (1856-1915)
COLABORADORES: Henry Gantt Trabalhou com Taylor. Criou: método gráfico de acompanhamento dos fluxos de produção, que acabou se tornando o famoso Gráfico de Gantt (MS project). COLABORADORES: Munsterberg Doutor em Psicologia. Introdução da psicologia na Indústria – ideias: Homens mais capacitados para o trabalho. Definição as condições psicológicas mais favorável ao aumento da produtividade. Introduzir influências desejadas aos interesses da administração.

12 Administração Científica - Frederick W. Taylor (1856-1915)
COLABORADORES: Harrington Emerson Popularizou a administração científica. Introduziu a Administração por objetivos proposta por Peter Drucker na década de 60.

13 Administração Científica - Frederick W. Taylor (1856-1915)
COLABORADORES: Henry Ford Revolucionou a indústria com ideias inovadoras: Participação dos empregados como acionistas da empresa. Aumentou o salário mínimo dos seus empregados. Estabeleceu a jornada de 8 horas de trabalho. O mais importante: Linha de montagem e produção em massa. O CARA ERA UM VISIONÁRIO.

14 Administração Científica - Frederick W. Taylor (1856-1915)
COLABORADORES: Henry Ford Princípios da Produção em Massa Padronização: As peças e componentes eram padronizados e intercambiáveis Racionalização: O produto era dividido em partes e sua fabricação dividida em etapas. Ritmo: Cada operário tem uma tarefa fixa dentro de um processo pré-definido, isto é, existia uma especialização do trabalhador. Em 1908 um Ford T saía por U$ 825,00 dólares. O preço caía todo ano até que na década de 1920 a maioria dos motoristas americanos aprenderam a dirigir o Modelo T.

15 Administração Científica - Frederick W. Taylor (1856-1915)
COLABORADORES: Henry Ford A Linha de Montagem: Os trabalhadores apanhavam as suas peças  As peças foram aos trabalhadores. Os trabalhadores realizavam várias tarefas  Cada trabalhador realiza uma única tarefa (ia a cada carro realizar cada tarefa). Os trabalhadores se deslocavam na linha de montagem  A linha de montagem passou a se movimentar. Tudo isto gerou uma economia de movimento e tempo gerando produtividade crescente.

16 Administração Científica - Frederick W. Taylor (1856-1915)
COLABORADORES: Henry Ford Outras inovações: Sistema de concentração vertical – assumia toda cadeia de valor. Distribuição comercial por meio de agências próprias.

17 Estrutura de apresentação da solução
Relatar o problema: Qual o problema. Quais são as causas prováveis. Apresentação da solução. Relatar a solução: O que vai ser realizado. Fundamentar no princípio da administração científica. Apresentação do resultado esperado.

18 QUESTÃO PROBLEMA Dentro da sua empresa que ideia ou ideias você sugeria para aumentar a eficiência ou produtividade? Fundamenta com base nos princípios da Administração Científica.


Carregar ppt "Escola Clássica da Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google