A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação de informação a longas distâncias. Transmissão de informação Fonte Receptor Ondas electromagnéticas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação de informação a longas distâncias. Transmissão de informação Fonte Receptor Ondas electromagnéticas."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação de informação a longas distâncias

2 Transmissão de informação Fonte Receptor Ondas electromagnéticas

3 Radiação Electromagnética Transmissão de informação

4 A radiação electromagnética  Propaga-se à velocidade de  km/s  Não necessita de meio material para se propagar  É uma onda transversal  Consiste na propagação de uma perturbação do campo eléctrico e do campo magnético, em planos perpendiculares entre si

5 Espectro electromagnético Transmissão de informação

6

7 1-Compare as radiações IV, visível e UV quanto à energia que transportam. 2-Um laser de He-Ne emite uma luz monocromática em que cada fotão transporta uma energia de 3,16 x J. 2.1 Indique qual a cor da radiação emitida por esse tipo de laser. 2.2 Se colocar no trajecto do feixe emitido pelo laser um filtro que absorve radiações azuis, explique o que observaria num alvo colocado à frente do filtro. 2.3 Determine o comprimento de onda e a frequência deste laser. 2.4 Compare o valor energético deste laser com outro que emite radiação verde. DADOS: c = 3,0 x 10 8 m/s h = 6,7 x J.s 3-Uma abelha pode detectar radiações entre 8,00 x J e 3,64 x J. 3.1 Indique em que zona do espectro vê a abelha. 3.2 As abelhas “preferem” flores azuis ou vermelhas? Apresente uma justificação.

8 Transmissão de informação Sinal Analógico Digital Grandeza física que varia com o tempo, normalmente de maneira suave e contínua. Sequência ordenada de símbolos seleccionados a partir de elementos discretos. Por exemplo, são sequências dos dígitos 0 e 1.

9 Transmissão de informação  conversor A / D  Sinal analógico  Sinal digital  Sinal analógico  conversor D / A

10 Transmissão de informação Efeitos indesejáveis durante uma transmissão: Distorção Interferência Ruído Sinais digitais: O ruído é praticamente eliminado da informação Na transmissão não há perdas de amplitude Pode ser encriptável, ou seja, escondido

11 Transmissão de informação  Para que seja possível a transmissão da informação, é necessário que haja: 1.Sinal que contém a informação 2.Sinal da onda portadora – natureza electromagnética  Os dois sinais combinam-se num processo chamado MODULAÇÃOMODULAÇÃO Amplitude (AM) Frequência (FM)

12 Transmissão de informação Modulação Em Amplitude Na modulação em amplitude (AM), o sinal de informação a transmitir produz variação na amplitude da onda portadora. Na modelação em frequência (FM), o sinal de informação a transmitir traduz variação na frequência da onda portadora. Em frequência

13 Transmissão de informação

14  Vantagens e desvantagens da MODULAÇÃO 1.A presença da onda portadora permite a sintonização pelo receptor. 2.Na modulação AM (informação contida na amplitude), o ruído é adicionado à informação, piorando a qualidade do sinal recebido. 3.Na modulação FM (informação contida na frequência), o ruído não interfere na qualidade do sinal recebido. 4.A modulação FM requer maior largura de banda para transmitir e receber o sinal de informação.


Carregar ppt "Comunicação de informação a longas distâncias. Transmissão de informação Fonte Receptor Ondas electromagnéticas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google