A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sumário Introdução Smart Grid – Tecnologias Smart Grid – Governo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sumário Introdução Smart Grid – Tecnologias Smart Grid – Governo"— Transcrição da apresentação:

1

2 Sumário Introdução Smart Grid – Tecnologias Smart Grid – Governo
Smart Grid – Aneel Smart Grid – Concessionárias (Projeto Piloto) Smart Grid – Pesquisas Smart Grid – EUA e Europa Trabalhos Correlatos Conclusão

3 Introdução

4 Introdução Smart Grid: Definições “A inteligência da rede se manifesta ao fazer melhor uso de tecnologias e soluções para inteligentemente controlar a geração (incluindo baixo carbono), melhor planejar e operar a distribuição existente e habilitar novos serviços de energia com melhorias na eficiência energética” (Conselho Europeu de Reguladores de Energia). “Uma rede de entrega de energia automatizada e amplamente distribuída caracterizada por um fluxo bidirecional de eletricidade e informação capaz de monitorar e responder às mudanças em todos os aspectos desde a geração até as aplicações e preferências individuais dos consumidores” (IEEE Standard P2030)

5 Introdução Smart Grid: Definições “Uso da comunicação e de modernos recursos computacionais para melhorar a eficiência e confiabilidade das redes de transporte de energia e possibilitar a oferta de novos serviços aos consumidores” (EPRI – Electrical Power Research Institute). “Uso de tecnologia digital para melhorar a confiabilidade , segurança e eficiência do sistema elétrico: da geração de grande porte, passando pelos sistemas de distribuição de energia e um número crescente de recursos de geração e armazenamento” (DOE – Department of Energy USA).

6 Introdução Smart Grid: Conceitos 1. Confiabilidade 2. Eficiência 3. Segurança 4. Questões Ambientais 5. Competitividade

7 Introdução Smart Grid: Atributos 1. Auto-recuperação 2. Maior participação dos consumidores 3. Resistir a ataques físicos e cibernéticos 4. Melhoria na qualidade de energia 5. Permitir vários tipos de geração e armazenamento de energia 6. Maior envolvimento do mercado 7. Permitir maior utilização da geração intermitente de energia 8. Interoperabilidade

8 Introdução Smart Grid: Atributos

9 Introdução Rede de Energia Elétrica: Tradicional

10 Introdução Rede de Energia Elétrica: Smart Grid

11 Smart Grid: Arquitetura

12 Smart Grid: Arquitetura

13 Smart Grid: GOVERNO

14 Smart Grid: Governo Participação do Consumidor:
Capacidade de gerenciar o consumidor em tempo real. Evitar o desperdício e melhorar o perfil de consumo. Utilização de fontes geradoras e potencial venda de energia para a rede. Utilização de equipamentos inteligentes nas residências. Redução do valor da fatura. Fonte: Ministério de Minas e Energia.

15 Smart Grid: Governo Vantagens para as distribuidoras:
Maior automatização das operações. Redução de custos operacionais. Melhora nos níveis de qualidade. Atendimento mais rápido e eficaz, aumentando a satisfação do consumidor. Menor tempo de desligamento e faltas, aumentando a receita. Programas de gerenciamento de cargas e energia, com monitoramento em tempo real. Melhor utilização dos ativos e da força de trabalho. Fonte: Ministério de Minas e Energia.

16 Smart Grid: Governo Facilidade para regulação.
Diminuição na discrepância de informações prestadas pelas distribuidoras. Melhora na fiscalização. Melhor controle na base de ativos das distribuidoras. Melhor controle do nível de qualidade (DEC e FEC). Fonte: Ministério de Minas e Energia.

17 Smart Grid: Governo Benefícios para o Pais.
Aumento da confiabilidade e segurança da rede. Criação de emprego e especialização de mão-de-obra. Introdução de mais fontes de energia renováveis, protegendo o meio ambiente. Postergação de implantação de novas usinas. Aumento na satisfação do consumidor e da população em geral. Aumento da produção na indústria. Fonte: Ministério de Minas e Energia.

18 Smart Grid: ANEEL

19 Smart Grid: ANEEL Missão da ANEEL: “Proporcionar condições favoráveis para que o mercado de energia elétrica se desenvolva com equilíbrio entre os agentes e em benefício da sociedade.” P&D e Eficiência Energética (Plano Inova Energia) Iniciativa destinada ao incentivo da inovação e da integração dos instrumentos de apoio disponibilizados pelo BNDES, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) com as seguintes finalidades: Apoiar o desenvolvimento e a difusão de dispositivos eletrônicos, microeletrônicos, sistemas, soluções integradas e padrões para implementação de redes elétricas inteligentes (smart grids) no Brasil; (Seguem outros tópicos) Apoiar as empresas brasileiras no desenvolvimento tecnológico das energias renováveis; Apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento da cadeia de componentes na produção de veículos elétricos e híbridos a etanol, e melhoria de eficiência energética de veículos automotores no País; Aprimorar a integração dos instrumentos de apoio financeiro disponíveis.

20 Smart Grid: ANEEL Temas para Investimentos em P&D: *FA - Fontes alternativas de geração de energia elétrica *GT - Geração Termelétrica *GB - Gestão de Bacias e Reservatórios *MA - Meio Ambiente *SE - Segurança *EE - Eficiência Energética *PL - Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica (SEE) *OP - Operação dos SEE *SC - Supervisão, Controle e Proteção de SEE *QC - Qualidade e Confiabilidade dos SEE *MF - Medição, faturamento e combate às perdas comerciais

21 Smart Grid: Concessionárias (P&D ANEEL e Projeto Piloto)

22 Smart Grid: Concessionárias (P&D ANEEL)
Protótipo de Sistema de Medição Fasorial Sincronizada: Desenvolvimentos e Implementação no Sistema de Transmissão da CTEEP. (FEESC/UFSC e Reason Tecnologia S/A) PMUs – Phasor Measurement Units Processam Fasores de Tensão e Corrente PDCS – Phasor Data Concentrador System Análise de perturbações. Identificação de Oscilações Eletromecânicas pouco amortecidas. 3. Predição de Colapsos de Tensão. 4. Validação de modelos de Simulação. 5. Avaliação de Esquemas Especiais de Proteção 5 Unidades PMUs (1) Unidade de Geração. (2) Instalações de Interligação. (2) Centros de Carga. Fonte: ANEEL.

23 Smart Grid: Concessionárias (P&D ANEEL)
Protótipo de Sistema de Medição Fasorial Sincronizada: Desenvolvimentos e Implementação no Sistema de Transmissão da CTEEP. Fonte: ANEEL.

24 Smart Grid: Concessionárias (P&D ANEEL)
Protótipo de Sistema de Medição Fasorial Sincronizada: Desenvolvimentos e Implementação no Sistema de Transmissão da CTEEP. Fonte: ANEEL.

25 Smart Grid: Concessionárias (P&D ANEEL)
Processo não invasivo de baixo custo para otimização da rotina de inspeção na detecção de furto de energia elétrica. (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP) Medidor de Energia Elétrica Instrumento COMPARAÇÂO Fonte: ANEEL.

26 Smart Grid: Concessionárias (P&D ANEEL)
Processo não invasivo de baixo custo para otimização da rotina de inspeção na detecção de furto de energia elétrica. Fonte: ANEEL.

27 Smart Grid: Concessionárias (P&D ANEEL)
Solução de Comunicação para Smart Grid Utilizando Tecnologia de Rede Mesh. (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC e Praex Technology LTDA) Fonte: ANEEL.

28 Smart Grid: Concessionárias (P&D ANEEL)
Solução de Comunicação para Smart Grid Utilizando Tecnologia de Rede Mesh. Fonte: ANEEL.

29 Smart Grid: Concessionárias (P&D ANEEL)
Sensor Inteligente alerta à concessionária o ponto exato de falta de energia elétrica. (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba, Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC e Grupo Sygma) Fonte: ANEEL.

30 Smart Grid: Concessionárias (P&D ANEEL)
Sensor Inteligente alerta à concessionária o ponto exato de falta de energia elétrica. Fonte: ANEEL.

31 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Minas Gerais • Cidades do Futuro (Cemig) - Cidade de Sete Lagoas/MG Rio de Janeiro • Cidade Inteligente Búzios (Ampla/Endesa Brasil) - Cidade de Búzios/RJ • Smart Grid Light (Light) - Cidade do Rio de Janeiro/RJ Amazonas • Parintins (Eletrobras Amazonas Energia) - Cidade de Parintins/AM São Paulo • Smart Grid (AES Eletropaulo) - Barueri e outras localidades, São Paulo/SP • InovCity (EDP Bandeirante) - Aparecida/SP Fonte: Redes inteligentes Brasil.

32 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Ceará • Cidade Inteligente Aquiraz (Coelce/Endesa) - Cidade de Fortaleza/CE Paraná • Paraná Smart Grid (Copel) - Curitiba/PR Pernambuco • Arquipélago de Fernando de Noranha (CELPE) - Ilha de Fernando de Noranha/PE Fonte: Redes inteligentes Brasil.

33 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Minas Gerais • Cidades do Futuro (Cemig) - Cidade de Sete Lagoas/MG Características do Projeto: Regiões atendidas pelas Subestações Sete Lagoas 1, 2 e 3 Regiões: Sete Lagoas, Santana de Pirapama, Santana do Riacho, Baldim, Prudente de Morais, Funilândia e Jequitibá. Número de Clientes:   Objetivos do Projeto:  Validar os produtos, serviços e soluções inovadoras aderentes à arquitetura das redes inteligentes de energia; Analisar a viabilidade técnica e econômica envolvendo as tecnologias de redes inteligentes; Identificar a aceitação pelo consumidor ; Disseminar o conhecimento envolvendo o público interno e os diversos  agentes do setor em relação ao tema. Fonte: Redes inteligentes Brasil.

34 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Rio de Janeiro • Cidade Inteligente Búzios (Ampla/Endesa Brasil) - Cidade de Búzios/RJ Características: 1ª Fase: Implantação em novembro de 2011. Habitantes. Possui pontos automatizados de média tensão Alto potencial para geração distribuída. Rede com 4 linhas de média tensão. 450 Transformadores (36MVA). 55 GWh/ano de consumo. Fonte: Redes inteligentes Brasil.

35 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Rio de Janeiro • Cidade Inteligente Búzios (Ampla/Endesa Brasil) - Cidade de Búzios/RJ O Cliente possui informações detalhadas para adequar o consumo de acordo com horário e tarifas Especiais. Economia de até 30% na conta de energia elétrica. Fonte: Redes inteligentes Brasil.

36 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Rio de Janeiro • Cidade Inteligente Búzios (Ampla/Endesa Brasil) - Cidade de Búzios/RJ O sistema informa ao consumidor o consumo de energia elétrica de cada aparelho. O cliente pode ligar/desligar os aparelhos de qualquer lugar via celular. Fonte: Redes inteligentes Brasil.

37 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Rio de Janeiro • Cidade Inteligente Búzios (Ampla/Endesa Brasil) - Cidade de Búzios/RJ Todos os equipamentos da rede elétrica estão conectados com comunicação entre os mesmos. Permite o monitoramento em tempo real. Fonte: Redes inteligentes Brasil.

38 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Rio de Janeiro • Cidade Inteligente Búzios (Ampla/Endesa Brasil) - Cidade de Búzios/RJ Conjunto de baterias viabilizam o armazenamento da energia elétrica de fontes renováveis como solar e eólica. Consumindo em horário de pico para evitar sobrecarga no sistema elétrico. Fonte: Redes inteligentes Brasil.

39 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Rio de Janeiro • Cidade Inteligente Búzios (Ampla/Endesa Brasil) - Cidade de Búzios/RJ O cliente pode gerar, consumir e repassar para a AMPLA a energia não consumida. Fonte: Redes inteligentes Brasil.

40 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Rio de Janeiro • Cidade Inteligente Búzios (Ampla/Endesa Brasil) - Cidade de Búzios/RJ O veículo serve de armazenamento de energia móvel ou fornecimento de energia elétrica. Fonte: Redes inteligentes Brasil.

41 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Rio de Janeiro • Cidade Inteligente Búzios (Ampla/Endesa Brasil) - Cidade de Búzios/RJ Iluminação publica sustentável. 1. Luminárias LED. 2. Microgeração eólica. 3. Pontos de luz controlados pela central, ajustando a intensidade da luz a cada momento. Fonte: Redes inteligentes Brasil.

42 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Rio de Janeiro • Cidade Inteligente Búzios (Ampla/Endesa Brasil) - Cidade de Búzios/RJ Educação ambiental da população para o consumo consciente da energia elétrica através de palestras e oficinas de capacitação. Fonte: Redes inteligentes Brasil.

43 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Rio de Janeiro • Smart Grid Light (Light) - Cidade do Rio de Janeiro/RJ Descritivo do Projeto: (i) Implantação de AMI para consumidores, com Corte/Religa integrado; (ii) Automação de CTs-Câmaras de Transformadores de RDS e Religadores de RDA; (iii) Sistemas de Comunicação GPRS, RF e PLC;  (iv) Sistemas MDC (Meter Data Collector)/MDM (Meter Data Management) com Armazenamento de Dados; (v) Integração com Sistema Comercial (Leitura/Faturamento, Cobrança/Corte e Religa) e SCADA;  (vi) Projetos P&D: VE, GD, HAN (aparelhos eletro-domésticos inteligentes), Medidores e Protocolos de Comunicação  Fonte: Redes inteligentes Brasil.

44 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Amazonas • Parintins (Eletrobras Amazonas Energia) - Cidade de Parintins/AM Fonte: ELETROBRAS

45 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Amazonas • Parintins (Eletrobras Amazonas Energia) - Cidade de Parintins/AM Fonte: ELETROBRAS

46 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Amazonas • Parintins (Eletrobras Amazonas Energia) - Cidade de Parintins/AM Fonte: ELETROBRAS

47 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Amazonas • Parintins (Eletrobras Amazonas Energia) - Cidade de Parintins/AM Fonte: ELETROBRAS

48 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Amazonas • Parintins (Eletrobras Amazonas Energia) - Cidade de Parintins/AM Fonte: ELETROBRAS

49 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Amazonas • Parintins (Eletrobras Amazonas Energia) - Cidade de Parintins/AM Fonte: ELETROBRAS

50 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. São Paulo • Smart Grid (AES Eletropaulo) - Barueri e outras localidades, São Paulo/SP Características: Período de Implantação: janeiro dezembro 2015 Consumidores: 84 mil Km da rede: 678 km (primária) Quantidade de SE: 5 Quantidade de alimentadores: 38 Abrangência: Municipios de Barueri, Vargem Grande e Caucaia do Alto Medição: AMI Telecom: RF MESH, PLC, RADIO, WIMIX, Satélite. Fonte: Redes inteligentes Brasil.

51 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. São Paulo • InovCity (EDP Bandeirante) - Aparecida/SP Características: Consumidores: 35 mil Km da rede: 137 km (primária) Quantidade de SE: 1 Quantidade de alimentadores: 6 Abrangência: 100% do município de Aparecida, São Paulo - SP Medição: AMI Telecom: RF MESH, PLC, RADIO, WIMIX, Satélite. Automação: Religadores Automáticos Fonte: Redes inteligentes Brasil.

52 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Ceará • Cidade Inteligente Aquiraz (Coelce/Endesa) - Cidade de Fortaleza/CE  Sistema de Reposição Automática (SRA) para rede de média tensão em 13,8 kV Fonte: Redes inteligentes Brasil.

53 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Paraná • Paraná Smart Grid (Copel) - Curitiba/PR Características: Consumidores: 10 mil Km da rede: 42.4 km (primária) Quantidade de SE: 2 Quantidade de alimentadores: 2 Abrangência: 100% do município de Aparecida, São Paulo - SP Medição: AMI Grupo A telemedido 100% na Copel com Emera + GPRS Grupo B: testes com sistemas Itron e Landis+Gyr Telecom: RF MESH, PLC, RADIO, WIMIX, Satélite. Fonte: Redes inteligentes Brasil.

54 Smart Grid: Concessionárias (Projetos Piloto)
Projetos Pilotos no Brasil. Pernambuco • Arquipélago de Fernando de Noranha (CELPE) - Ilha de Fernando de Noranha/PE Automação (ADA): Reconfiguração automatizada; Localização de Falta; Micro rede com GD; Telecomunicações: Priorização comunicação operacional; Segurança a intrusão; Multi tecnologias para última milha; Geração Distribuída: GD na Baixa Tensão;Prosumer; Proteção a ilhamento; Armazenamento de Energia. Medição: Detecção de fraude; Comunicação p/ consumo econômico (display p/ consumidor);Tele corte e religamento; Integridade das medições; Tarifa diferenciada; Gestão pelo lado da demanda: Ações de Eficiência Energética; Novos Serviços: Abastecimento de veículos elétricos com energias renováveis; Iluminação pública eficiente (LED/Lâmpada Indução com controle); Qualidade de Energia; Fonte: Redes inteligentes Brasil.

55 Smart Grid: Universidades e Empresas

56 Smart Grid: Universidades e Empresas
Siemens: * Siemens adquire a Senergy Sistemas de Medição S/A especializada em medição inteligente e soluções de software de combate às perdas comerciais. * Siemens está trabalhando junto com o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) para desenvolver soluções de smart grid que ajudarão o país a atender às suas necessidades crescentes de energia. * Siemens e CEPEL fornecerão novos sistemas de gestão de energia para o Operador Nacional do Sistema Elétrico. * Siemens inaugura centro de smart grids em Curitiba.

57 Smart Grid: Universidades e Empresas
ABB: *A energia que flui através da rede pode ser aumentada e ter a sua capacidade de reserva integrada utilizando FACTS e a tecnologia HVDC. A capacidade das linhas existentes podem ser significativamente aumentada através da utilização de sistemas flexíveis de transmissão de corrente alternada (FACTS).

58 Smart Grid: Universidades e Empresas
ABB: *Sistemas de monitoramento de amplas áreas (WAMS) mantém o controle sobre os parâmetros críticos do sistema. *Sistemas de supervisão e aquisição de dados (SCADA) analisam condições da rede em tempo real, fornecendo dados para ajustes rápidos do fluxo de energia na rede. *Subestações automatizadas podem reagir imediatamente a falhas e proporcionar uma rápida restauração da estabilidade.

59 Smart Grid: Universidades e Empresas
ABB: *Atualmente, a ABB já oferece tecnologia de medição inteligente doméstica nessas áreas que incorporam módulos suplementares correspondentes para medidores eletrônicos.

60 Smart Grid: Universidades e Empresas
*A EDP no Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, firmou um acordo de cooperação com a Universidade de São Paulo (USP) para o desenvolvimento da tecnologia de redes inteligentes de distribuição de energia. *Light e Cemig investem R$ 65 milhões em smart grid. Dois projetos piloto servirão de campo de prova para os produtos desenvolvidos no programa de P&D da Light e da Cemig. *Lactec e Light assinam contrato no Rio. O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) vai desenvolver um programa de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para implantar redes inteligentes para a concessionária de energia elétrica Light Rio.

61 Smart Grid: Universidades e Empresas

62 Smart Grid: Universidades e Empresas

63 Smart Grid: EUA e Europa e Brasil

64 Smart Grid: Europa, EUA e Brasil
Interesses e vantagens da Smart Grid nas diversas regiões do mundo. Na Europa, a preocupação fundamental é com a integração de fontes renováveis de energia. Nos Estados Unidos, os objetivos principais são, além da conexão de fontes renováveis, o gerenciamento da demanda, a eficiência energética e a segurança da operação. No Brasil, a força motriz para Smart Grid é a confiabilidade da rede e a redução das perdas não técnicas de energia.

65 Smart Grid: Europa, EUA e Brasil
Projetos na EUROPA  1. MODEL CITY MANNHEIM ( ) ALEMANHA Características: Medidores inteligentes para 200 Famílias. Controlador de Energia realiza uso eficiente dos eletrodomésticos. Resultados: Entre 6 – 8% da carga deslocada para períodos de baixa tarifa. Gerenciamento de 0.1kWh de demanda por residência.

66 Smart Grid: Europa, EUA e Brasil
Projetos na EUROPA  1. WEB2ENERGY (EU, ) ALEMANHA Características: Composto por três pilares: Medição Inteligente: O consumidor participa no mercado de energia elétrica. Instalação de Medidores Inteligentes para 200 famílias. Gerenciamento de Energia Inteligente: Integração de pequenos produtores de energia elétrica. Automação de Distribuição Inteligente: Maior confiabilidade no abastecimento de Energia Elétrica.

67 Smart Grid: Europa, EUA e Brasil
Projetos nos Estados Unidos  1. Charlotte, NC - Duke Energy Business Services LLC Smart Grid Project Áreas de atuação: Ohio, Indiana, and Kentucky. Características: Rede de comunicação bidirecional. Medidores inteligentes para 1,4 milhão de clientes. Softwares de gerenciamento de distribuição de energia elétrica Programas de operação dinâmica para a tarifação de energia elétrica Suporte à veículos elétricos. Investimento total: $851,700,000

68 Smart Grid: Europa, EUA e Brasil
Projetos nos Estados Unidos 2. Houston, Texas - CenterPoint Energy Smart Grid Project Características: Rede de comunicação bidirecional. Medidores inteligentes para 2,2 milhão de clientes. Instalação de 550 sensores e chaves automatizadas para proteção da rede elétrica contra distúrbios (ex. desastres naturais) Investimento total: $639,187,435

69 Smart Grid: Europa, EUA e Brasil
Projetos nos Estados Unidos 3. Miami, Florida - Florida Power & Light Company Smart Grid Project Características: Rede de comunicação bidirecional. Medidores inteligentes para 2,6 milhão de clientes. 9 mil dispositivos de distribuição inteligente Equipamentos de monitoramento avançados para 270 subestações Investimento total: $578,347,232

70 Smart Grid: Trabalhos Correlatos

71 Smart Grid: Trabalhos Correlatos
Aplicações de Smart Grid Sistemas de Gerenciamento da Distribuição (DMS) Residências Inteligentes Veículo Elétrico Armazenamento de Energia Subestações Inteligentes Transmissão inteligente Eficiência Energética Geração Distribuída Comunicação e controle Perdas Comerciais

72 Smart Grid: Trabalhos Correlatos
Aplicações de Smart Grid Sistemas de Gerenciamento da Distribuição (DMS)

73 Smart Grid: Trabalhos Correlatos
Residências Inteligentes Artigo Architecture Model Choices for a Smart Grid Home Network IEEE Online Conference on Green Communications

74 Smart Grid: Trabalhos Correlatos
Aplicações de Smart Grid 3. Veículo Elétrico

75 Smart Grid: Trabalhos Correlatos
Armazenamento de Energia Artigos Wide-area Coordinated Control of Large Scale Energy Storage System IEEE International Conference on Power System Technology (POWERCON) Fontes de Energia Renováveis de Diferentes Escalas Estratégias de Controle FrameWork Integração e Coordenação Armazenamento de Energia Elétrica Composite Energy Storage System Involving Battery and Ultracapacitor With Dynamic Energy Management in Microgrid Applications IEEE TRANSACTIONS ON POWER ELECTRONICS Sistema de Baterias : Armazenar alta densidade de energia => Intermitentes Fontes Renováveis Sistema de Ultracapacitos : Armazenar alta densidade de potência => Flutuação da carga

76 Smart Grid: Trabalhos Correlatos
Aplicações de Smart Grid 5. Subestações Inteligentes

77 Smart Grid: Trabalhos Correlatos
Transmissão inteligente Artigo Intelligent Wireless System to Monitoring Mechanical Fault in Power Transmission Lines Electronics, Robotics and Automotive Mechanics Conference

78 Smart Grid: Trabalhos Correlatos
Aplicações de Smart Grid 7. Eficiência Energética

79 Smart Grid: Trabalhos Correlatos
Geração Distribuída Artigo Web Enabled Smart Microgrid Model with Renewable Energy Resources in Bangladesh Power System Proceeding International Conference on Advanced Mechatronic Systems

80 Smart Grid: Trabalhos Correlatos
Aplicações de Smart Grid 9. Comunicação e controle

81 Smart Grid: Trabalhos Correlatos
Perdas Comerciais Artigo Payback Analysis in Identification and Monitoring of Commercial Losses in Distribution Networks International Conference on the European Energy Market (EEM) IED - Intelligent Electronic Devices

82 Perguntas ?


Carregar ppt "Sumário Introdução Smart Grid – Tecnologias Smart Grid – Governo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google