A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Liturgia – 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Liturgia – 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Liturgia – 2011

2 Fundamento: A missão da Igreja: testemunhar a nova criação que Deus iniciou no mundo, ressuscitando Jesus Cristo. Sentido: A Semana Santa é ocasião favorável para que cada um de nós possa meditar e reviver mais profundamente o que celebramos todos os dias na Eucaristia: o mistério central de nossa fé. Prática: Importa-nos acolher esse dom e participar ativamente da riqueza que as celebrações nos oferecem nesses dias. É condição para crescermos no amor a Deus e aos irmãos e assim renovarmos o jeito de viver da humanidade. Liturgia – 2011

3 Desde os primeiros séculos do cristianismo, o povo de Deus gosta de intensificar uma vez por ano a celebração da Páscoa do Senhor. A quaresma nos prepara para este grande sacramento. É um tempo dedicado à oração, jejum e caridade: gestos que glorificam a Deus. No Brasil, a Igreja Católica liga assunto atual, um problema que está sendo preocupante, para que a Páscoa celebrada realmente tome forma de transformação da morte para a vida. Trata-se da Campanha da Fraternidade, que este ano tem como lema “Fraternidade e a Vida no Planeta”. Liturgia – 2011

4 Domingo de Ramos Liturgia – 2011

5 Celebração de Ramos e da Paixão
O Domingo de Ramos abre as liturgias da Semana Santa. Ela é composta de dois marcos importantes da celebração: um é a questão da “entrada triunfal” de Jesus em Jerusalém, onde Ele é aclamado o Messias-Rei. O outro marco se revela no desfecho de “sua missão fracassada” em Jerusalém, ou seja, os confrontos que irão lhe conduzir à morte.

6 Somos convidados a nos colocar com Jesus nos seus últimos dias e gestos reveladores da aliança de fidelidade do Pai. Nesse evento, carregado de simbolismo salvífico, a natureza também se faz presente através de dois elementos, também eles carregados de simbolismo: o jumentinho e os ramos.

7 Partamos com nossos ramos, toalhas, hinos e cantos, mas, principalmente, com nossa determinação e fidelidade até a cruz. A celebração do Domingo de Ramos abre as portas dos Mistérios da Semana Santa, conferindo-nos o olhar com o qual devemos contemplar a paixão, morte e ressurreição do Senhor, com vistas a suscitar nos cristãos a alegria de participar da vitória da vida sobre a morte.

8 Segunda-feira / Terça-feira / Quarta-feira Santa
Estes três primeiros dias feriais da Semana Santa são marcados pela preparação mais imediata da Páscoa. A Liturgia usa o método vivo e envolvente da quase reconstituição dos acontecimentos que o Senhor viveu nestes dias últimos de sua vida terrena. Procissão da penitência Missãozinha Visitas Via Sacra Missa da saúde Liturgia – 2011

9 Tríduo Pascal Quinta-feira Santa Eucaristia: Sacramento do Amor
Liturgia – 2011

10 Com esta celebração, inicia-se o tríduo pascal, cujo centro é o mistério da redenção da humanidade pela morte e ressurreição de Cristo. A Quinta-feira Santa celebra, de modo especial, a Instituição da Eucaristia, o sacerdócio cristão (ordenado e comum dos fiéis) e o mandamento do amor. Eucaristia quer dizer ação de graças. Ação de graças ou agradecimento é a resposta que brota espontânea do homem diante da manifestação do amor de Deus na criação e na história humana. Liturgia – 2011

11 Jesus ensina a servir e amar
Jesus ensina a servir e amar. Participamos de sua Ceia, comendo de seu corpo doado e de seu sangue derramado, entregues por nós. Permitamos que Ele nos lave os pés e recebamos Dele o mandamento do amor, tornando-nos testemunhas de tudo o que Ele nos entregou e deixou “É a Páscoa da Ceia!” Liturgia – 2011

12 Sexta-feira da Paixão Na Cruz, o AMOR vence a dor

13 “Pai, perdoa-lhes: eles não sabem o que fazem” (Lc 23,34).
Na sexta-feira Santa, os cristãos celebram a Paixão e Morte do Senhor Jesus. No centro da nossa atenção está a Cruz. São três momentos: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão. Jesus está cravado na cruz. No meio das ofensas dos homens, brota dos lábios do Salvador uma palavra de perdão: “Pai, perdoa-lhes: eles não sabem o que fazem” (Lc 23,34).

14 “Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!”
Tudo se consuma na cruz e se resume em serviço e amor. Na cruz, Jesus, o justo e inocente, carrega as dores dos marginalizados, desprezados e injustiçados. A cruz da Sexta-feira não é de morte, é de vida, de esperança. “Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!”

15 Sábado Santo – Vigília Pascal
Fez-se a luz: Jesus Ressuscitou!

16 Celebramos a noite bendita, onde as trevas se convertem em luz pela ação do Deus libertador.
Em Jesus somos resgatados e iluminados para viver segundo a ordem divina e chamados a abandonar o caos da morte e do pecado. Nas águas do Batismo somos feito novo povo, renascidos pela esperança que Ele nos dá ao vencer a morte. Mortos e Ressuscitados em Cristo, os cristãos marcam em seu caminhar a fonte de sua nova vida: a Páscoa de Jesus.

17 Nesta noite de Páscoa, durante esta ceia, recebemos o Espírito de Deus.
Todos são criaturas novas, capazes de cumprir, com alegria, a vontade de Deus. Esta é a festa da nossa passagem para a VIDA. Viver a Páscoa é anunciar que Jesus vive e é o nosso único Senhor.

18 Domingo da Páscoa do Senhor
Ressurreição: vida nova para todos!

19 O anúncio da ressurreição é como uma luz a iluminar nosso entendimento.
Fomos batizados no mistério pascal de Jesus Cristo. Chegamos ao encontro com o Senhor Ressuscitado, inserindo-nos na comunidade, através do diálogo com os irmãos que partilham a mesma fé: na escuta comunitária da Palavra de Deus; no amor partilhado em gestos de fraternidade e de serviço.

20 justiça e paz. Solidária com os pobres, a comunidade anuncia
A festa da Páscoa de Jesus garante-nos que Ele continua a “sentar-se à mesa” conosco, partilhando nossas inquietações, anseios, dificuldades e esperanças, revelando-nos o sentido de nossa ressurreição. Solidária com os pobres, a comunidade anuncia uma sociedade de justiça e paz.


Carregar ppt "Liturgia – 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google