A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fernanda Knecht Mestranda em Linguística PUCRS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fernanda Knecht Mestranda em Linguística PUCRS"— Transcrição da apresentação:

1 O PAPEL DO FEEDBACK CORRETIVO NA AQUISIÇÃO DE ESCRITA EM SEGUNDA LÍNGUA (L2)
Fernanda Knecht Mestranda em Linguística PUCRS Orientadora: Dr. Lilian Cristine Scherer

2 Objetivo A dissertação de mestrado em questão tem o objetivo de investigar o papel do feedback corretivo, fornecido pelos próprios alunos, a textos escritos em inglês como segunda língua (L2) por alunos da graduação em Letras.

3 Perguntas de pesquisa O feedback escrito fornecido por um aluno colega de curso ajuda o autor do texto a desenvolver sua habilidade de escrita em L2? Em que medida? O aluno que fornece o feedback apresenta melhoras em seus textos seguintes? Em que medida?

4 Metodologia Turma de graduação em Letras (Inglês);
Teste de nivelamento; Leitura de textos argumentativos e narrativos; Metade do grupo, além de escrever seus próprios textos, corrigirá os textos de um colega. A outra metade de alunos não corrigirá nenhum texto, apenas escreverá os seus. Além disso, todos os alunos terão seus textos corrigidos por um professor. O grupo que receber dois feedbacks (do colega e do professor) terá que trabalhar com as duas correções para reescrever seus textos, enquanto que o outro grupo reescreverá os textos apenas com base no feedback do professor; Corpus: 4 textos por aluno, totalizando 8 com as reescritas.

5 Resultados esperados A pesquisa visa a verificar se os resultados obtidos vão ao encontro de estudos recentes (LUNDSTROM e BAKER, 2009; ZHAO, 2010), que envolvem diferentes tipos de feedback a textos escritos, e que evidenciam que o fato de o aluno fornecer feedback ao texto do colega propicia àquele melhora na escrita de seus próprios textos.

6 Bibliografia BITCHENER, John. Evidence in support of written corrective feedback. Journal of second language writing, v. 17, p , 2008. BITCHENER, John; KNOCH, Ute. The relative effectiveness of different types of direct written corrective feedback. System, v. 37, p , 2009. BRUTON, Anthony. Designing research into the effects of grammar correction in L2 writing: Not so straightforward. Journal of Second Language Writing, v. 18 (2), p , LUNDSTROM, Kristi; BAKER, Wendy. To give is better than to receive: The benefits of peer review to the reviewer’s own writing. Journal of Second Language Writing, v. 18(1), p , 2009. ZHAO, Huahui. Investigating learners’ use and understanding of peer and teacher feedback on writing: A comparative study in a Chinese English writing classroom. Assessing writing, v. 15, p. 3-17, 2010.


Carregar ppt "Fernanda Knecht Mestranda em Linguística PUCRS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google