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Agrupamento Escolas D. Dinis BOAS PRÁTICAS 2010/2014.

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Apresentação em tema: "Agrupamento Escolas D. Dinis BOAS PRÁTICAS 2010/2014."— Transcrição da apresentação:

1 Agrupamento Escolas D. Dinis BOAS PRÁTICAS 2010/2014

2 O êxito escolar não passa apenas pelo esforço dedicado dos professores e pelo espírito de missão da Direcção da Escolas. É necessário apostar em referenciais de excelência, reconhecidos nacional e internacionalmente, assim como em processos de melhoria contínua. OBSERVATÓRIO DE QUALIDADE Um processo de auto-avaliação, além de necessário, tem que envolver toda a comunidade em que ele é aplicado, sendo este um dos maiores benefícios deste processo. BOAS PRÁTICAS – MELHORAR AS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS 2

3 O Plano de Ação para implementação do exercício de Auto-Avaliação teve inicio no ano letivo de 2006/2007, com o Observatório da Qualidade. Desde então passámos a proceder ao levantamento de dados, respetiva análise e elaboração de planos de melhoria, de forma regular e sistemática. Os resultados são publicitados entre a comunidade educativa. Técnicas e instrumentos de Avaliação: No PEA foram adotados os indicadores e as metas do sucesso por disciplina, assim como dos procedimentos disciplinares. Para uma melhor compreensão do Projeto, foram envolvidos todos os agentes educativos tendo sido criados mecanismos de monitorização e avaliação nos vários níveis de execução (comparação a nível concelhio e nacional). 3

4 O processo de avaliação das aprendizagens, depois de sujeito a tratamento estatístico, é debatido nas diferentes estruturas educativas, incluindo ao nível turma/aluno. Os alunos e respetivos Encarregados de Educação são assim chamados a participar ativamente no processo ensino-aprendizagem, quer nos aspetos que dizem respeito à auto- avaliação mas também ao processo cooperativo da auto-correcção. PRIORIDADES:  Formulação de metas anuais e plurianuais (mais e melhor sucesso, novos bons alunos redução do abandono);  Redução dos comportamentos infratores do Regulamento Interno;  Monitorização de resultados internos e externos, através do Observatório de Qualidade;  Análise SWOT;  Planos de Melhoria;  Planificações curriculares e das atividades a desenvolver;  Articulações curriculares (Vertical/horizontal);  Reforço do envolvimento /responsabilização dos docentes, alunos,famílias e da restante Comunidade Educativa, nomeadamente a Autarquia, Associações de Pais, Segurança Social, CPCJ, Empresas, Estabelecimentos do Ensino Superior, ONGs, entre outras. 4

5 BOAS PRÁTICAS – MELHORAR O SUCESSO E A INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS Horário dos alunos: Ensino articulado, CEFs e anos de provas de final de ciclo nos turnos da manhã; Inclusão nos horários dos tempos de Apoio e Reforço, assim como das atividades de Enriquecimento Curricular; Estabelecer em PEA metas claras de sucesso e de disciplina; Planificação das unidades programáticas ; Continuar a apostar na diversificação da oferta educativa; Articulações curriculares - vertical e horizontal critérios de avaliação claros e coerentes; Apoio /reforço/diversificação de estratégias para os grupos de alunos com níveis negativos nos objetivos mínimos – coadjuvação, tutoria, GAF e comunicação aos alunos e famílias, através de informação no próprio teste e na caderneta dos itens a consolidar a fim do aluno atingir as metas de sucesso e disciplina traçadas no PEA; Envolvimento/responsabilização dos docentes, alunos e famílias na ultrapassagem das dificuldades – Ex: reforço do empenho e cooperação na elaboração das fichas de melhoria; (a proposta para nova avaliação dos objetivos mínimos pode partir dos alunos e/ou das famílias – via caderneta). Tutorias; aulas de apoio e reforço; Continuar a apostar no reforço do sentimento de pertença (através dos “Latinhas”, “Rufiões”, “Trovadores”, “Estrelinhas”, coros e desporto escolar); Integração pelas artes e desporto; Participação em concurso e projetos regionais e nacionais (IAPMEI, MONTEPIO, DECO, INOVA, FUDAÇÂO ILIDIO PINHO) Enfatizar projetos de empreendedorismo social e voluntariado; Animação de eventos da comunidade (CMO, JFO, GRENFEST, e outras) 5

6 Atualização do site facebook e Google+; Partilha de informação e reforço do envolvimento das estruturas intermédias através de plataformas WEB; Gabinete de Apoio ao Aluno e Família; Tutoria; Coadjuvação em sala de aula / prática letiva; Promoção do trabalho de equipa e cooperativo entre docentes: Quadros de Honra (alunos com nível 5 a todas as disciplinas e Satisfaz Bem nas ACND); Prémios de Mérito (alunos que revelaram maior empenho e concretização na ultrapassagem das dificuldades; com bom comportamento; que se salientaram pela sua assertividade, mediação de conflitos, cooperação nas atividades de enriquecimento curricular, projetos, clubes e atividades diversas); Integrar no Plano de Melhoria 2013/2014 melhores turmas por ciclo de ensino: 1º CEB - média de todos os níveis atribuídos por turma > 3,5; 2º CEB – média de todos os níveis atribuídos por turma > 3,3; 3º CEB - média de todos os níveis atribuídos por turma > 3,2; Entrega de Diplomas de Mérito aos docentes que evidenciam boas práticas letivas, assim como em clubes/projetos/atividades que potenciam a identificação/pertença e projeção da Escola; Divulgação dos critérios de classificação, regras do R.I (direitos e deveres dos alunos),meta do Projeto Educativo, horário do aluno, horário de atendimento do D.T., contatos do Agrupamento e do D.T., site, blog, facebook, no dia de receção dos alunos e Encarregados de Educação. 6

7 No final de cada período, reflexão dos resultados por docente de cada turma; Cooperação sistemática entre a Escola e as Família: presencialmente, por telefone, , facebook; Publicitação dos resultados escolares, planos de melhoria e autoavaliação do Agrupamento; Manutenção do Edifício escolar e recreios recorrendo a mecenas (doação de tintas, materiais de construção, outros,…). 7

8 Otimização da comunicação Interna via Plataformas Web - Gestão e controle de tarefas e qualidade Vantagens: As tecnologias de informação constituem de facto uma vantagem na organização e gestão e controle de tarefas e qualidade. Os programas de gestão são uma mais valia nas organizações. No entanto as aplicações on- line para Internet agrupam um maior leque de vantagens. Centralização de dados com a garantia que a informação chega a todos: Toda a informação do Agrupamento está acessível a partir de qualquer computador com acesso à Internet: Comunicação: Através das áreas reservadas, a comunidade pode comunicar entre si de forma eficiente; 8

9 Acessibilidade: Os vários atores da complexa comunidade educativa podem acessar a informações diversas, fazer consultas de documentos, inscrições em atividades através do seu computador; Atualização: Ao invés de se atualizar múltiplos sistemas, a atualização do sistema central funciona para todos os membros em simultâneo; Melhoramento constante : A aplicação pode ser maximizada através da melhoria dos seus módulos ou através da inclusão de outros com novas funções. A aplicação pode ser melhorada constantemente, adequando- se às necessidades crescentes dos seus utilizadores; Redução de custos: Uma única aplicação serve múltiplos utilizadores; redução de custos em papel; a utilização do Windows Live (Skydrive) não exige quaisquer custos de alojamento. 9

10 BOAS PRÁTICAS - ADMINISTRATIVAS Proposta de Orçamento baseada em: Estudos de caso: “Mapa de custos com electricidade, água e comunicações; Propostas concretas de controlo e redução de custos com gastos de papel.

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