A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Inteligência Colaborativa como Ferramenta para Gestão de Redes e Análise de Patentes em Dengue: um estudo de caso aplicado à saúde pública Dr. Jorge.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Inteligência Colaborativa como Ferramenta para Gestão de Redes e Análise de Patentes em Dengue: um estudo de caso aplicado à saúde pública Dr. Jorge."— Transcrição da apresentação:

1 A Inteligência Colaborativa como Ferramenta para Gestão de Redes e Análise de Patentes em Dengue: um estudo de caso aplicado à saúde pública Dr. Jorge Magalhães Pesquisador em Saúde Pública. FIOCRUZ, RJ Pós-doc Aix-Marseille Université Dr. Luc Quoniam Professeur des Universités, France Aix-Marseille Université

2 Mapa de alerta da saúde global em Dengue – cenário em dezembro/2012 Fonte: (HealthMap | Global Health, Local Knowledge, 2013)

3 Cenário da Dengue no mundo Fonte: WHO | Control of Neglected Tropical Diseases, 2013.

4 Número de papers em Dengue na base PubMed Fonte: “Home - PubMed - NCBI”, 2013

5 Mapa mundial de localização das instituições dos cientistas em Dengue nos últimos 40 anos Fonte: “Home - PubMed - NCBI”, 2013

6 Números de publicações em Dengue Vs Anos Vs Países Vs Cidades Fonte: “Home - PubMed - NCBI”, 2013

7 Distribuição de patentes depositadas por países Fonte: Wipo

8 Número de patentes em Dengue por ano de depósito e quantidade por empresa Fonte: Wipo

9 Considerações finais Mais de 1/3 da população mundial não possui condições de adquirir medicamentos essenciais para tratar suas doenças e em situação pior para as DN, pois os remédios são muito antigos e tóxicos. Esse fato se agrava em populações negligenciadas onde as doenças de alto impacto (câncer, diabetes etc.), quando associadas, eternizam a condição de pobreza dessas pessoas. Algumas bases de dados aderiram à democratização da web com o acesso aberto e liberação de indicadores que podem ser usados para auxiliar na gestão de problemas de doenças que não são do interesse dos laboratórios farmacêuticos mundiais.

10 Considerações finais O uso da Web 2.0 para analisar a pesquisa em prospecção tecnológica em Dengue demonstrou-se efetiva, podendo- se visualizar o crescimento científico e tecnológico na área em questão, o número de patentes e seus respectivos detentores, bem como local de proteção e os desenvolvimentos de países na ciência e tecnologia. O mapeamento de autores ou localização das parcerias permite um melhor planejamento da P,D&I para a captação do conhecimento pelas empresas e instituições. Assim, é possível analisar cada cientista, seu desempenho e suas linhas de pesquisa.

11 Considerações finais Países desenvolvidos aparecem no ranking das pesquisas em DN. Contudo, evidencia-se a prevalência de problemas em nações menos desenvolvidas e em desenvolvimento, as quais não se destacam em P,D&I, onde a Web 2.0 poderia auxiliar na democratização de indicadores, favorecendo assim a pesquisa na área para esses países. Países pioneiros em pesquisa são os que mais depositam patentes na área (USA) seguido pelo BRIC (Brazil, Russia, India and China).

12 Obrigado atenção!


Carregar ppt "A Inteligência Colaborativa como Ferramenta para Gestão de Redes e Análise de Patentes em Dengue: um estudo de caso aplicado à saúde pública Dr. Jorge."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google