A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ano Europeu do Voluntariado 2011. “Ano Europeu das Actividades de Voluntariado que Promovam uma Cidadania Activa (2011)” Decisão do Conselho da União.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ano Europeu do Voluntariado 2011. “Ano Europeu das Actividades de Voluntariado que Promovam uma Cidadania Activa (2011)” Decisão do Conselho da União."— Transcrição da apresentação:

1 Ano Europeu do Voluntariado 2011

2 “Ano Europeu das Actividades de Voluntariado que Promovam uma Cidadania Activa (2011)” Decisão do Conselho da União Europeia de 27 de Novembro de

3 O que é o Voluntariado? 3 Um conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas (voluntários) ao serviço dos indivíduos das famílias e da comunidade. O Voluntário é: Um indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.

4 Alguns factos 4

5 94 milhões de pessoas ou seja, 23% dos Europeus com mais de 15 anos são voluntários 5

6 Objectivos do AEV Criar um ambiente propício ao voluntariado na União Europeia 2.Dar meios aos organizadores de actividades de voluntariado para melhorar a qualidade das mesmas 3.Reconhecer as actividades de voluntariado 4.Sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do voluntariado 6

7 7 O que vai acontecer durante o AEV-2011 Uma campanha extensiva nos 27 membros para que: Os Voluntários de toda a Europa se encontrem e conheçam as respectivas práticas. Os Voluntários de toda a Europa se encontrem e conheçam as respectivas práticas. As autoridades, as organizações de voluntários e as empresas aprendam mais sobre voluntariado. As autoridades, as organizações de voluntários e as empresas aprendam mais sobre voluntariado. As pessoas que nunca ouviram falar de voluntariado, possam conhecê-lo e tornarem-se voluntários um dia. As pessoas que nunca ouviram falar de voluntariado, possam conhecê-lo e tornarem-se voluntários um dia.

8 8 A Comunicação SLOGAN Sê voluntário! Faz a diferença LOGO

9 9 A “Volta” do Ano Europeu irá visitar cada um dos Estados Membros, animando um espaço na capital de cada País durante uma a duas semanas e tem como objectivo mostrar, de forma interactiva, actividades desenvolvidas por voluntários e organizações que integram voluntários. 27 jovens jornalistas voluntários farão reportagens de voluntariado em País diferente do seu. A “Volta” do AEV-2011

10 10 A “Volta” do AEV-2011 fim Valeta 28 Nov. a 4 Dez. Luxemburgo 16 a 19 Fev. Ljubliana 20 a 26 Mai. Tallin 3 a 7 de Mai. início Bruxelas 3 a 12/12/2010 Lisboa 3 a 9 Fev. Budapeste 8 a 14 Jan. Madrid 28 Fev a 05 Mar. Bucareste 9 a 15 Mai.

11 11 A Mensagem do AEV-2011 O desafio aos ¾ da população europeia ainda não envolvida nas actividades de voluntariado. O desafio aos ¾ da população europeia ainda não envolvida nas actividades de voluntariado. A celebração do empenho dos 94 milhões de voluntários europeus. A celebração do empenho dos 94 milhões de voluntários europeus. O Mundo seria mais desigual sem voluntários O AEV-2011 pretende ser simultaneamente:

12 12 E criar uma oportunidade para os voluntários: Mostrarem as suas actividades. Mostrarem as suas actividades. Encontrarem-se uns com os outros. Encontrarem-se uns com os outros. Discutirem os desafios e os pressupostos para o futuro. Discutirem os desafios e os pressupostos para o futuro. Descobrirem oportunidades de cooperação. Descobrirem oportunidades de cooperação. Comunicarem à população a energia e o entusiasmo do Voluntariado. Comunicarem à população a energia e o entusiasmo do Voluntariado.

13 13 Notas finais: Há acções idênticas e coordenadas para todos os 27 Estados Membros (toda a comunicação ligada à P.A.U. Education de Barcelona). Há igualmente acções diversificadas de acordo com as diferentes realidades de cada Estado Membro. A especificidade portuguesa: a CNA-2011 – RCM 25/8. Os planos nacionais de trabalho deveriam ser apresentados por cada Organismo Coordenador Nacional à C. E. até 15/09/2010. O plano de trabalho português foi já aprovado em 13/10.

14 14 As grandes linhas do Plano de Trabalho de Portugal: Seminário internacional sobre a identidade do Voluntariado nos Países do Mediterrâneo. Seminário internacional sobre a identidade do Voluntariado nos Países do Mediterrâneo. Actualização do Estudo de Caracterização do Voluntariado em Portugal, realizado em 2001, no decurso do AIV. Actualização do Estudo de Caracterização do Voluntariado em Portugal, realizado em 2001, no decurso do AIV. Estudo sobre a Actividade/ Funcionamento dos Bancos Locais de Voluntariado. Estudo sobre a Actividade/ Funcionamento dos Bancos Locais de Voluntariado. Documentário televisivo sobre Voluntariado para ser utilizado como instrumento de comunicação e promoção desta actividade, durante todo o AEV. Documentário televisivo sobre Voluntariado para ser utilizado como instrumento de comunicação e promoção desta actividade, durante todo o AEV. A replicação da “Volta”que pretendemos fazer nas Regiões Autónomas (Funchal e Ponta Delgada) – constantes do Plano já aprovado – bem como em todas as capitais de distrito. A replicação da “Volta”que pretendemos fazer nas Regiões Autónomas (Funchal e Ponta Delgada) – constantes do Plano já aprovado – bem como em todas as capitais de distrito. A “Marcha do Voluntariado ” no Porto – 19 de Março A “Marcha do Voluntariado ” no Porto – 19 de Março Início da “Volta” no concelho de Oliveira de Azeméis – 26 de Março Início da “Volta” no concelho de Oliveira de Azeméis – 26 de Março

15 15 Projectos Emblemáticos Aprovados no Âmbito das Candidaturas COMM/C2/ EYV  “Reintegrar no Voluntariado” – Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Bragança  “Jantares Comunitários” – Fundação Stela e Oswaldo Bonfim – Braga  “Volunteerbook” – Entreajuda - Lisboa

16 16 Coordenação do AEV-2011 Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV) Comissão Nacional de Acompanhamento Presidente – Fernanda Freitas ww.aev2011.eu


Carregar ppt "Ano Europeu do Voluntariado 2011. “Ano Europeu das Actividades de Voluntariado que Promovam uma Cidadania Activa (2011)” Decisão do Conselho da União."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google