A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HINARI Curso básico. Sumário Introdução; Regras de uso Estratégias de pesquisa & Operadores Boleanos Procedimento de acesso Características do website.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HINARI Curso básico. Sumário Introdução; Regras de uso Estratégias de pesquisa & Operadores Boleanos Procedimento de acesso Características do website."— Transcrição da apresentação:

1 HINARI Curso básico

2 Sumário Introdução; Regras de uso Estratégias de pesquisa & Operadores Boleanos Procedimento de acesso Características do website HINARI Características dos websites das editoras parceiras Pesquisa no PubMed através do HINARI Visão geral do website do PubMed Limites e pesquisa avançada My NCBI Materiais de formação

3 MÓDULO 3

4 PubMed - Introdução A partir da página principal do HINARI é possível aceder ao PubMed clicando em "Procure artigos na plataforma HINARI através do PubMed (Medline)”. Nota: Se não seguir as regras do processo de registro não terá acesso aos artigos completos da base de dados HINARI/PubMed.

5 Desde outubro de 2009 que as páginas do PubMed foram atualizadas para ser mais simples e intuitivas. Deverá aceder ao PubMed através do HINARI, caso contrário não terá acesso aos artigos em texto completo.

6 A parte inferior da página inicial do PubMed contém links para numerosas bases de dados e ferramentas produzidas pelo U.S. National Center for Biotechnology Information (NCBI). A opção Bookshelf dá acesso a um grande número de e-books.

7 A caixa de pesquisa do PubMed está ativa. Insira os termos da sua pesquisa nesta caixa. Neste exemplo, para efetuar a pesquisa "malaria infections AND Africa" clique no botão Search (Pesquisar).

8 Os resultados da pesquisa são apresentados no corpo da página no formato Summary (Sumário), 20 per page (20 itens por página) e Sorted by Recently Added (ordenados pelos mais recentemente adicionados). Esta é a definição padrão quando se realiza uma pesquisa. Existem dois filtros adicionais para Free Full Text (texto completo gratuito) e HINARI articles. Estes filtros foram criados nas pesquisas HINARI/PubMed e guardadas em My NCBI (ver módulo 4.5). Dos 3562 artigos encontrados, 1471 estão disponíveis via filtro HINARI e 1091 através do filtro Free full text (existe alguma sobreposição).

9 Neste caso, é utilizada a apresentação dos Abstracts (resumos) nos resultados (a ser discutido nos slides subsequentes). Ao clicar no ícone HINARI, na segunda citação aqui listada, é possível aceder ao artigo completo.

10 Desde agosto de 2008 que o PubMed destaca a visualização dos Abstracts (resumos). Nos resumos estruturados, os títulos estão listados no início de cada parágrafo (BACKGROUND (contextualização), OBJECTIVE (objectivos), METHODS (métodos), FINDINGS/RESULTS (resultados), CONCLUSIONS (conclusões). Aproximadamente 25% das citações no PubMed utilizam este formato.

11 Repare no link adicional para o Free article (artigo gratuito). Ao clicar neste link será redirecionado para a página de visualização do Abstract, onde terá acesso ao texto completo.

12 Vamos agora definir o menu de opções relativas à configuração da página para os formatos "Abstract", "20 Items per Page" e "Sorted by Recently Added". Para ativar qualquer uma destas opções deverá clicar no botão "Apply".

13 As opções Abstract Format with 20 Items per page (formato de resumo com 20 itens por página) e Sorted by Recently added (ordenados pelos mais recentemente adicionados) são apresentadas em Display Settings, dispostos acima do abstract (resumo). É de destacar a presença dos filtros Free Full text (texto completo gratuito) e HINARI.

14 Por baixo de cada citação no formato Abstract consta informação sobre o tipo de publicação, termos MeSH e apoio financeiro. Para visualizar esta informação basta clicar no menu que se encontra disponível.

15 Neste ecrã está visível o menu com os formatos de visualização com as opções formato Medline, 20 Items per Page (20 itens por página) e Sort by Recently Added (ordenar pelos recentemente acrescentados). Para selecionar uma delas basta clicar em Apply (aplicar).

16 Repare na lista de termos MeSH (Medical Subject Headings) na opção Medline. Estes termos MeSH são designados pela National Library of Medicine para a indexação no PubMed. Podem ser utilizados para realizar pesquisas mais alargadas ou mais precisas.

17 Neste ecrã está visível o menu com os formatos de visualização com as opções Summary Format (formato de resumo), 200 Items per Page (200 itens por página) e Sort by Recently Added (ordenar pelos recentemente acrescentados). Para selecionar uma delas basta clicar em Apply (Aplicar).

18 Uma lista de referências mais extensa é útil quando a largura de banda é baixa.

19 Neste ecrã está visível o menu com os formatos de visualização com as opções Abstract Format (formato de resumo), 50 Items per Page (50 itens por página) e Sort by Title (ordenar por título).

20 A partir do menu Send to (enviar para), é possível escolher entre as opções File (ficheiro), Collections (coleções), Order (encomendar), Clipboard, e My Bibliography (a minha bibliografia). As opções Collections e My Bibliography estão incluídas no My NCBI.

21 A partir do menu Send to (enviar para), é possível escolher entre as opções File (ficheiro), Collections (coleções), Order (encomendar), Clipboard e .

22 Deve-se selecionar as caixas à esquerda de cada artigo se deseja guardá-los ou enviá-los por , clipboard, collections, order e My Bibliography Note que o PubMed irá listar o número de citações que foram selecionadas

23 A partir do menu Send To (enviar para) selecionamos enviar um ficheiro por e- mail, com as opções Summary (resumo) e Recently added (recentemente acrescentados) selecionadas. Este documento será enviado para o endereço de introduzido no recipient (recipiente).

24 A partir do menu Send To (enviar para) clicamos em Create File (criar ficheiro), com as opções Abstract (resumo) e Pub Date (data de publicação). Poderá descarregar este documento a partir do seu browser.

25 Os resultados do PubMed são apresentados em um ficheiro.txt no canto inferior do seu browser. Clique no ficheiro e abra-o no Notepad. Nota: Dependendo do browser que está a usar, esta indicação poderá surgir em locais diferentes.

26 Este é o texto do ficheiro.txt no Notepad. Pode guardar este ficheiro no disco C:/ do seu computador, numa flash drive ou num CD-Rom. Depois de guardado, é possível imprimir este documento.

27 A partir do menu Send To (enviar para), clicamos em a file (enviar ficheiro por ), com as opções Summary (resumo) e Recently added (recentemente acrescentados). Este documento será enviado para o endereço de introduzido no recipient (recipiente).

28 Na mensagem assinalada a verde, o PubMed indica que foi enviado um e- mail para o endereço do destinatário.

29 Complete os exercícios 9 a 12

30 As pesquisas podem ser limitadas restringindo os termos a campos específicos, indicando datas específicas ou ainda escolhendo etiquetas pré-definidas. Até janeiro de 2010, os Limites faziam parte das opções da Advanced Search (pesquisa avançada). Iremos discutir esta ferramenta no final do módulo.

31 No menu Published in the Last (limite por data de publicação), as opções vão desde Any date (qualquer data) (surge como padrão) até 10 anos e intervalo entre datas. Vamos clicar na opção 1 ano e depois no botão Search (pesquisar).

32 Ao usar a opção 1 year Limits (limite 1 ano) obtivemos 488 resultados de pesquisa. Os limites ativados (Limits Activated) estão destacados na caixa amarela e têm as opções Change (alterar) e Remove (eliminar). Vamos clicar em Change para voltar a Limits.

33 Clicamos no botão Reset, que tem a mesma função do botão Remove da página anterior, ou seja, anula os limites que estavam selecionados para que possa definir outros. Nota: Se não usar as opções Reset ou Remove, na próxima pesquisa continuará a usar os limites que estavam definidos; neste caso, o limite Published in the Last 1 year (publicado no último ano).

34 Vamos completar uma pesquisa por data, especificando o intervalo 2008 a 2010 na opção Specify date range (definir intervalo de tempo) e clicando em Search (Pesquisar).

35 Ao usar o limite Publication Date from 2008 to 2010 (Data de publicação entre 2008 e 2010) obtemos uma pesquisa com 1218 referências - os artigos mais recentes sobre HIV AND pregnancy. Voltamos à página Limits clicando em Change e depois em Reset para anular os limites pré-definidos.

36 Usando a pesquisa "HIV AND pregnancy" vamos agora acrescentar o limite Languages (Idioma), selecionando English (Inglês) e clicando em Search (Pesquisar). Nota: É possível selecionar mais do que um idioma.

37 Usando o limite English obtivemos referências; este valor não é significativamente mais baixo que o obtido na pesquisa inicial. Vamos clicar em Change e voltar à página Limits.

38 Usando a mesma pesquisa e mantendo o limite English (Inglês), vamos selecionar agora dois limites Ages (Idade): Adolescent years (Adolescente de anos) e Young Adult years (Adulto jovem de anos). Depois clicamos no botão Search (Pesquisar). As opções de limites Species (Espécies), Gender (Sexo) e Subsets (Subconjuntos) não serão abordados nesta apresentação.

39 Usando os limites English, Adolescent years e Young Adult years obtivemos 2259 referências. Vamos clicar em Change e voltar à página Limits.

40 Depois de clicar no botão Reset e de anular os limites pré-definidos, vamos clicar nas caixas Type of Article (Tipo de Artigo), em Practice Guideline (Orientação Prática) e Review (Revisão), e em Ages Limits, em Adolescent years e Young Adult years. Depois clicamos no botão Search (Pesquisar). Repare que é possível selecionar mais do que um tipo de artigo (Type of Article).

41 Os limits activated (limites que foram ativados) e os 268 resultados estão listados na caixa assinalada.

42 Vamos agora discutir os Text Options Limits (Limites de Opções de Texto). Recomendamos que NÃO utilize estes limites. Ao clicar em "Links to free full text" (links para texto completo gratuito) irá eliminar todas as citações HINARI que também não são textos completos de acesso livre. Isto irá limitar os resultados de pesquisa obtidos.

43 Vamos agora analisar o Search Field Tags Limits (limite por campo de pesquisa). Depois de clicar no botão Reset, inserimos nature biotechnology na Search Box (caixa de pesquisa), clicamos na Search Field Tag Journal e depois em Search (Pesquisar). Repare na longa lista de opções disponíveis na caixa de seleção.

44 O limite nature biotechnology Journal resultou em 6207 referências, ou seja, todos os artigos publicados nesta revista. Vamos voltar à página dos Limites e usar outra opção Search Field Tags.

45 Depois de clicar na caixa Reset escreva “Ribeiro” em Search (Pesquisar) e clique em Author (Autor) na Search Field Tag. Depois clique no botão Search (Pesquisa).

46 O Limite Author (Autor) "Ribeiro” resultou em 6678 referências. Vamos agora ver a página da Advanced Search (Pesquisa Avançada). Nota: na caixa da seleção da Search Field Tags existem as opções First Author (primeiro autor) e Last Author (último autor).

47 Lembrete: Ao trabalhar com Limites reparou, provavelmente, nas opções ‘Links to full text’ (Links para texto completo), ‘Links to free full text’ (links para texto completo gratuito) e ‘Abstracts’ (Resumos). Ao selecionar as três opções, iria limitar a sua pesquisa a todos os artigos em texto completo AND artigos que estão disponíveis como texto completo de acesso aberto por várias editoras AND artigos com resumos. Consequentemente, a sua lista HINARI seria limitada aos artigos em texto completo de acesso aberto e do HINARI - um número significativamente menor.

48 Complete os exercícios 13 a 16


Carregar ppt "HINARI Curso básico. Sumário Introdução; Regras de uso Estratégias de pesquisa & Operadores Boleanos Procedimento de acesso Características do website."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google