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Catarina Neves Psicóloga do GAA/ESEC MARKETING PESSOAL 1.

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Apresentação em tema: "Catarina Neves Psicóloga do GAA/ESEC MARKETING PESSOAL 1."— Transcrição da apresentação:

1 Catarina Neves Psicóloga do GAA/ESEC MARKETING PESSOAL 1

2 OBJETIVOS  Conhecer o conceito de Marketing Pessoal  Identificar os elementos fundamentais do MP  Fazer um Plano de Marketing Pessoal 2

3 Conceito de Marketing Pessoal  MP uma estratégia individual para desenvolver contactos e relacionamentos importantes numa perspectiva pessoal e profissional. Envolve o planeamento de ações bem definidas a fim de dar visibilidade a características, habilidades e competências pessoais e profissionais relevantes. In 3

4 Conceito de Marketing Pessoal  É uma nova disciplina que aproveita os conceitos e instrumentos de marketing em benefício da carreira e da vida pessoal dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e complexa estrutura (Kotler, 2000). 4

5 Conceito de Marketing Pessoal Marketing pessoal não é SÓ divulgar uma melhor imagem de nós mesmos, mas sim tornarmo-nos pessoas melhores, reconhecermos as nossas limitações e investirmos fortemente nas nossas qualidades. 5 MP é um processo de desenvolvimento pessoal.

6 Elementos Fundamentais do MP 1. Qualidade do posicionamento emocional 2. Comunicação interpessoal 3. Rede de relacionamentos 4. Posicionamento da imagem 5. Prática de ações de apoio ao outro 6

7 1. Qualidade do posicionamento emocional.  Forma como agimos e interagimos com os outros.  Atitudes que remetam à atenção, simpatia, assertividade, ponderação, sinceridade e demonstração de interesse pelo próximo. Elementos Fundamentais do MP 7

8 2. Comunicação interpessoal.  A forma como comunicamos, seja verbal ou não verbal, demonstra tudo sobre nós.  Articular um bom discurso.  Usar Português correto (escrito/falado), adequado a cada contexto.  Vencer a timidez.  Usar diálogos motivadores e edificantes.  Manter um fluxo de comunicação regular com as pessoas. Elementos Fundamentais do MP 8

9 3. Rede de relacionamentos.  Situar-se socialmente, quer nas relações verticais (com os superiores hierárquicos) quer horizontais (com os seus semelhantes).  Redes sociais/Network.  Manter o contacto, enviando mails, sms, participar em eventos sociais…  Atenção e cordialidade. Elementos Fundamentais do MP 9

10 4. Imagem/Postura  Adequar o vestuário ao local, momento e contexto.  Cuidados físicos fundamentais (o corte do cabelo, a higiene, a saúde dentária, etc) são importantes para uma composição harmoniosa e atrativa da imagem. Elementos Fundamentais do MP 10

11 5. Prática de ações de apoio ao outro  Apoiar e incentivar os outros.  Atitudes de cooperação, praticadas de forma genuína e sincera, são uma ferramenta eficaz para o alcance do sucesso pessoal, social e profissional. Elementos Fundamentais do MP 11

12 Elementos Fundamentais do MP Posicionamento emocional ImagemComunicação interpessoal Rede de relacionamentosCooperação M.P. 12

13 Marketing Pessoal Estou preparado para o desafio???? 13

14 Análise do EU Interior Que princípios me orientam? Quais são meus valores básicos? Qual é o meu talento? Quais são meus pontos fortes? Em que preciso melhorar? Onde estou? Onde quero chegar? Como quero chegar? O que procuro? (objetivo) O que alcancei até agora? Qual meu planeamento pessoal e profissional? 14

15 Análise do EU Exterior Que imagem têm os outros de mim? Como as pessoas me recebem? Lembram-se de mim no meu aniversário, natal, ano novo e outras ocasiões festivas? Convidam-me para festas, receções, reuniões de amigos, da turma, dos colegas de trabalho? Sou respeitado pelas pessoas? O que as pessoas pensam de mim? 15

16 DETERMINANTES NA FORMAÇÃO DO PRODUTO “EU” Qualificações Competências Habilidades Conhecimentos Disponibilidade Afetividade Equilíbrio Responsabilidade O que posso fazer O que quero ser Quem sou EU 16

17 Marketing Pessoal Estou preparado para o desafio???? Estou decidido a mudar???? 17

18 DECISÃO X AÇÃO P – Estão 5 sapos num tronco. 4 decidiram saltar. Quantos ficaram? R – 5! Porque só decidiram, nenhum saltou. 18

19 DECISÃO X AÇÃO Qual a melhor HORA para mudar? 19

20 Plano de Ação Meta/sObjetivo/sAçõesTimingControle Conseguir 2 entrevistas de emprego, uma delas numa empresa multinacional, até ao final de 2013 Fazer um curso intensivo de inglês. - Procurar 1 curso reconhecido no mercado; -Efetuar a matrícula; - Organizar o horário de estudo. Set./2013 Nota final do curso Fazer o C.V.-Fazer o levantamento dos certificados obtidos; - Elaborar o CV - Procurar/pesquisar instituições – alvo de interesse; - Fazer cartas de motivação; - Contactar as instituições. 15/Out./ 2013 CV Preparar a Entrevista de Emprego. -Pesquisar curso de formação nas IES; - Contactar o IEFP; -Pesquisar dicas e conselhos na net; -Recolher inf, acerca da Inst. Entrevistadora. 20/Out./ 2013 Manual com informação Criar Perfil nas redes sociais -Pesquisar redes sociais indicadas na área de formação. - Consultar perfis. - Construir o perfil. Out./2013Perfil 20

21 Marketing Pessoal LIFE = RISK 21

22 Plano de Ação Meta/sObjetivo/sAçõesTimingControle Desenvolver competências ao nível do relacionamento interpessoal Fazer 2 cursos de Formação -Pesquisar nas áreas de assertividade, gestão de conflitos… - Inscrever no curso Set/2013 Certificado do curso Fazer voluntariado numa Inst. -Procurar informação sobre V. - Contactar instituições. - Inscrever-se. 15/Out./ 2013 Horário de V. Marcar 5 saídas com amigos/colegas (café, cinema, jantar, etc) - Dinamizar o perfil na rede social - Procurar inf. acerca dos acontecimentos sociais da cidade. - Enviar sms, mails. - Dirigir convites. - Ir aos locais frequentados pelas pessoas suas conhecidas 15/Nov/ 2013 Registos Melhorar a Imagem Pessoal Fazer um curso em maquilhagem pessoal -Procurar sites, páginas de interesse, blogs… -Procurar o curso -Inscrever-se/treinar Dez/2013Registos Comprar 6 peças de vestuário até 100euros - Procurar sites, páginas de interesse, blogs, etc, com dicas… - Ir ao Centro comercial… Dez/2013Roupa 22

23 Marketing Pessoal SUPERAR OBSTÁCULOS 23

24 Marketing Pessoal - ESFORÇO - INICIATIVA - MOTIVAÇÃO 24

25 Marca – característica distintiva Desafio do marketingCriar marcas 25

26 Mix de Marketing Pessoal Produto 26 Preço Praça Promoção/Networking Conteúdo Embalagem

27 Mix de Marketing Pessoal Produto 27 Conteúdo Embalagem Imagem / Postura Cuidados de Saúde Estilos de vida saudáveis Formação/Conhecimentos Competências Atitudes Currículo

28 Mix de Marketing Pessoal 28 Preço / Valor “O Homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio.” François Rabelais

29 Mix de Marketing Pessoal 29 Praça Estar no lugar certo, no momento certo. Definir a sua área de atuação. Fazer marketing.

30 Mix de Marketing Pessoal 30 Promoção / Networking Saia de casa. Participe em atividades Faça voluntariado Telefone, envie sms, mails Participe nas redes sociais Faça parte de associações

31 “Remix” de Marketing Pessoal - Invista no CV - Invista na formação - Tenha foco/objetivo - Seja confiante - Cuide/valorize a imagem - Valorize o esforço - Divulge o que faz bem/as suas qualificações - Prepare-se para as atividades (comunicação em público) - Estabeleça relações cooperativas - Seja positivo - Aumente o auto-conhecimento 31

32 32 Terminámos??? Vamos começar.


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