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Catarina Neves Psicóloga do GAA/ESEC

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Apresentação em tema: "Catarina Neves Psicóloga do GAA/ESEC"— Transcrição da apresentação:

1 Catarina Neves Psicóloga do GAA/ESEC
MARKETING PESSOAL Catarina Neves Psicóloga do GAA/ESEC

2 OBJETIVOS Conhecer o conceito de Marketing Pessoal
Identificar os elementos fundamentais do MP Fazer um Plano de Marketing Pessoal

3 Conceito de Marketing Pessoal
MP uma estratégia individual para desenvolver contactos e relacionamentos importantes numa perspectiva pessoal e profissional. Envolve o planeamento de ações bem definidas a fim de dar visibilidade a características, habilidades e competências pessoais e profissionais relevantes. In

4 Conceito de Marketing Pessoal
É uma nova disciplina que aproveita os conceitos e instrumentos de marketing em benefício da carreira e da vida pessoal dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e complexa estrutura (Kotler, 2000).

5 Conceito de Marketing Pessoal
Marketing pessoal não é SÓ divulgar uma melhor imagem de nós mesmos, mas sim tornarmo-nos pessoas melhores, reconhecermos as nossas limitações e investirmos fortemente nas nossas qualidades. MP é um processo de desenvolvimento pessoal.

6 Elementos Fundamentais do MP
1. Qualidade do posicionamento emocional 2. Comunicação interpessoal 3. Rede de relacionamentos 4. Posicionamento da imagem 5. Prática de ações de apoio ao outro

7 Elementos Fundamentais do MP
1. Qualidade do posicionamento emocional. Forma como agimos e interagimos com os outros. Atitudes que remetam à atenção, simpatia, assertividade, ponderação, sinceridade e demonstração de interesse pelo próximo.

8 Elementos Fundamentais do MP
2. Comunicação interpessoal. A forma como comunicamos, seja verbal ou não verbal, demonstra tudo sobre nós. Articular um bom discurso. Usar Português correto (escrito/falado), adequado a cada contexto. Vencer a timidez. Usar diálogos motivadores e edificantes. Manter um fluxo de comunicação regular com as pessoas.

9 Elementos Fundamentais do MP
3. Rede de relacionamentos. Situar-se socialmente, quer nas relações verticais (com os superiores hierárquicos) quer horizontais (com os seus semelhantes). Redes sociais/Network. Manter o contacto, enviando mails, sms, participar em eventos sociais… Atenção e cordialidade.

10 Elementos Fundamentais do MP
4. Imagem/Postura Adequar o vestuário ao local, momento e contexto. Cuidados físicos fundamentais (o corte do cabelo, a higiene, a saúde dentária, etc) são importantes para uma composição harmoniosa e atrativa da imagem.

11 Elementos Fundamentais do MP
5. Prática de ações de apoio ao outro Apoiar e incentivar os outros. Atitudes de cooperação, praticadas de forma genuína e sincera, são uma ferramenta eficaz para o alcance do sucesso pessoal, social e profissional.

12 Elementos Fundamentais do MP
Posicionamento emocional Comunicação interpessoal Imagem M.P. Cooperação Rede de relacionamentos

13 Estou preparado para o desafio????
Marketing Pessoal Estou preparado para o desafio????

14 Análise do EU Interior Que princípios me orientam?
Quais são meus valores básicos? Qual é o meu talento? Quais são meus pontos fortes? Em que preciso melhorar? Onde estou? Onde quero chegar? Como quero chegar? O que procuro? (objetivo) O que alcancei até agora? Qual meu planeamento pessoal e profissional?

15 Análise do EU Exterior Que imagem têm os outros de mim?
Como as pessoas me recebem? Lembram-se de mim no meu aniversário, natal, ano novo e outras ocasiões festivas? Convidam-me para festas, receções, reuniões de amigos, da turma, dos colegas de trabalho? Sou respeitado pelas pessoas? O que as pessoas pensam de mim?

16 DETERMINANTES NA FORMAÇÃO DO PRODUTO “EU”
Qualificações Competências Habilidades Conhecimentos Disponibilidade Afetividade Equilíbrio Responsabilidade O que posso fazer O que quero ser Quem sou EU

17 Estou preparado para o desafio????
Marketing Pessoal Estou preparado para o desafio???? Estou decidido a mudar????

18 DECISÃO X AÇÃO P – Estão 5 sapos num tronco. 4 decidiram saltar. Quantos ficaram? R – 5! Porque só decidiram, nenhum saltou.

19 DECISÃO X AÇÃO Qual a melhor HORA para mudar?

20 Plano de Ação Meta/s Objetivo/s Ações Timing Controle
Conseguir 2 entrevistas de emprego, uma delas numa empresa multinacional, até ao final de 2013 Fazer um curso intensivo de inglês. - Procurar 1 curso reconhecido no mercado; Efetuar a matrícula; Organizar o horário de estudo. Set./2013 Nota final do curso Fazer o C.V. Fazer o levantamento dos certificados obtidos; Elaborar o CV Procurar/pesquisar instituições –alvo de interesse; Fazer cartas de motivação; Contactar as instituições. 15/Out./ 2013 CV Preparar a Entrevista de Emprego. Pesquisar curso de formação nas IES; Contactar o IEFP; Pesquisar dicas e conselhos na net; Recolher inf, acerca da Inst. Entrevistadora. 20/Out./ Manual com informação Criar Perfil nas redes sociais Pesquisar redes sociais indicadas na área de formação. Consultar perfis. Construir o perfil. Out./2013 Perfil

21 Marketing Pessoal LIFE = RISK

22 Plano de Ação Meta/s Objetivo/s Ações Timing Controle
Desenvolver competências ao nível do relacionamento interpessoal Fazer 2 cursos de Formação Pesquisar nas áreas de assertividade, gestão de conflitos… Inscrever no curso Set/2013 Certificado do curso Fazer voluntariado numa Inst. Procurar informação sobre V. Contactar instituições. Inscrever-se. 15/Out./ 2013 Horário de V. Marcar 5 saídas com amigos/colegas (café, cinema, jantar, etc) Dinamizar o perfil na rede social Procurar inf. acerca dos acontecimentos sociais da cidade. Enviar sms, mails. Dirigir convites. Ir aos locais frequentados pelas pessoas suas conhecidas 15/Nov/ Registos Melhorar a Imagem Pessoal Fazer um curso em maquilhagem pessoal Procurar sites, páginas de interesse, blogs… Procurar o curso Inscrever-se/treinar Dez/2013 Comprar 6 peças de vestuário até 100euros Procurar sites, páginas de interesse, blogs, etc, com dicas… Ir ao Centro comercial… Roupa

23 Marketing Pessoal SUPERAR OBSTÁCULOS

24 Marketing Pessoal - ESFORÇO INICIATIVA MOTIVAÇÃO

25 Marca – característica distintiva
Desafio do marketing Criar marcas

26 Mix de Marketing Pessoal
Conteúdo Produto Embalagem Preço Praça Promoção/Networking

27 Mix de Marketing Pessoal
Formação/Conhecimentos Competências Atitudes Currículo Conteúdo Produto Imagem / Postura Cuidados de Saúde Estilos de vida saudáveis Embalagem

28 Mix de Marketing Pessoal
Preço / Valor “O Homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio.” François Rabelais

29 Mix de Marketing Pessoal
Praça Estar no lugar certo, no momento certo. Definir a sua área de atuação. Fazer marketing.

30 Mix de Marketing Pessoal
Promoção / Networking Saia de casa. Participe em atividades Faça voluntariado Telefone, envie sms, mails Participe nas redes sociais Faça parte de associações

31 “Remix” de Marketing Pessoal
Invista no CV Invista na formação Tenha foco/objetivo Seja confiante Cuide/valorize a imagem Valorize o esforço Divulge o que faz bem/as suas qualificações Prepare-se para as atividades (comunicação em público) Estabeleça relações cooperativas Seja positivo Aumente o auto-conhecimento

32 Terminámos??? Vamos começar.


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