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Catarina Neves Psicóloga do GAA/ESEC
MARKETING PESSOAL Catarina Neves Psicóloga do GAA/ESEC
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OBJETIVOS Conhecer o conceito de Marketing Pessoal
Identificar os elementos fundamentais do MP Fazer um Plano de Marketing Pessoal
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Conceito de Marketing Pessoal
MP uma estratégia individual para desenvolver contactos e relacionamentos importantes numa perspectiva pessoal e profissional. Envolve o planeamento de ações bem definidas a fim de dar visibilidade a características, habilidades e competências pessoais e profissionais relevantes. In
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Conceito de Marketing Pessoal
É uma nova disciplina que aproveita os conceitos e instrumentos de marketing em benefício da carreira e da vida pessoal dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e complexa estrutura (Kotler, 2000).
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Conceito de Marketing Pessoal
Marketing pessoal não é SÓ divulgar uma melhor imagem de nós mesmos, mas sim tornarmo-nos pessoas melhores, reconhecermos as nossas limitações e investirmos fortemente nas nossas qualidades. MP é um processo de desenvolvimento pessoal.
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Elementos Fundamentais do MP
1. Qualidade do posicionamento emocional 2. Comunicação interpessoal 3. Rede de relacionamentos 4. Posicionamento da imagem 5. Prática de ações de apoio ao outro
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Elementos Fundamentais do MP
1. Qualidade do posicionamento emocional. Forma como agimos e interagimos com os outros. Atitudes que remetam à atenção, simpatia, assertividade, ponderação, sinceridade e demonstração de interesse pelo próximo.
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Elementos Fundamentais do MP
2. Comunicação interpessoal. A forma como comunicamos, seja verbal ou não verbal, demonstra tudo sobre nós. Articular um bom discurso. Usar Português correto (escrito/falado), adequado a cada contexto. Vencer a timidez. Usar diálogos motivadores e edificantes. Manter um fluxo de comunicação regular com as pessoas.
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Elementos Fundamentais do MP
3. Rede de relacionamentos. Situar-se socialmente, quer nas relações verticais (com os superiores hierárquicos) quer horizontais (com os seus semelhantes). Redes sociais/Network. Manter o contacto, enviando mails, sms, participar em eventos sociais… Atenção e cordialidade.
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Elementos Fundamentais do MP
4. Imagem/Postura Adequar o vestuário ao local, momento e contexto. Cuidados físicos fundamentais (o corte do cabelo, a higiene, a saúde dentária, etc) são importantes para uma composição harmoniosa e atrativa da imagem.
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Elementos Fundamentais do MP
5. Prática de ações de apoio ao outro Apoiar e incentivar os outros. Atitudes de cooperação, praticadas de forma genuína e sincera, são uma ferramenta eficaz para o alcance do sucesso pessoal, social e profissional.
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Elementos Fundamentais do MP
Posicionamento emocional Comunicação interpessoal Imagem M.P. Cooperação Rede de relacionamentos
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Estou preparado para o desafio????
Marketing Pessoal Estou preparado para o desafio????
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Análise do EU Interior Que princípios me orientam?
Quais são meus valores básicos? Qual é o meu talento? Quais são meus pontos fortes? Em que preciso melhorar? Onde estou? Onde quero chegar? Como quero chegar? O que procuro? (objetivo) O que alcancei até agora? Qual meu planeamento pessoal e profissional?
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Análise do EU Exterior Que imagem têm os outros de mim?
Como as pessoas me recebem? Lembram-se de mim no meu aniversário, natal, ano novo e outras ocasiões festivas? Convidam-me para festas, receções, reuniões de amigos, da turma, dos colegas de trabalho? Sou respeitado pelas pessoas? O que as pessoas pensam de mim?
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DETERMINANTES NA FORMAÇÃO DO PRODUTO “EU”
Qualificações Competências Habilidades Conhecimentos Disponibilidade Afetividade Equilíbrio Responsabilidade O que posso fazer O que quero ser Quem sou EU
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Estou preparado para o desafio????
Marketing Pessoal Estou preparado para o desafio???? Estou decidido a mudar????
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DECISÃO X AÇÃO P – Estão 5 sapos num tronco. 4 decidiram saltar. Quantos ficaram? R – 5! Porque só decidiram, nenhum saltou.
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DECISÃO X AÇÃO Qual a melhor HORA para mudar?
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Plano de Ação Meta/s Objetivo/s Ações Timing Controle
Conseguir 2 entrevistas de emprego, uma delas numa empresa multinacional, até ao final de 2013 Fazer um curso intensivo de inglês. - Procurar 1 curso reconhecido no mercado; Efetuar a matrícula; Organizar o horário de estudo. Set./2013 Nota final do curso Fazer o C.V. Fazer o levantamento dos certificados obtidos; Elaborar o CV Procurar/pesquisar instituições –alvo de interesse; Fazer cartas de motivação; Contactar as instituições. 15/Out./ 2013 CV Preparar a Entrevista de Emprego. Pesquisar curso de formação nas IES; Contactar o IEFP; Pesquisar dicas e conselhos na net; Recolher inf, acerca da Inst. Entrevistadora. 20/Out./ Manual com informação Criar Perfil nas redes sociais Pesquisar redes sociais indicadas na área de formação. Consultar perfis. Construir o perfil. Out./2013 Perfil
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Marketing Pessoal LIFE = RISK
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Plano de Ação Meta/s Objetivo/s Ações Timing Controle
Desenvolver competências ao nível do relacionamento interpessoal Fazer 2 cursos de Formação Pesquisar nas áreas de assertividade, gestão de conflitos… Inscrever no curso Set/2013 Certificado do curso Fazer voluntariado numa Inst. Procurar informação sobre V. Contactar instituições. Inscrever-se. 15/Out./ 2013 Horário de V. Marcar 5 saídas com amigos/colegas (café, cinema, jantar, etc) Dinamizar o perfil na rede social Procurar inf. acerca dos acontecimentos sociais da cidade. Enviar sms, mails. Dirigir convites. Ir aos locais frequentados pelas pessoas suas conhecidas 15/Nov/ Registos Melhorar a Imagem Pessoal Fazer um curso em maquilhagem pessoal Procurar sites, páginas de interesse, blogs… Procurar o curso Inscrever-se/treinar Dez/2013 Comprar 6 peças de vestuário até 100euros Procurar sites, páginas de interesse, blogs, etc, com dicas… Ir ao Centro comercial… Roupa
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Marketing Pessoal SUPERAR OBSTÁCULOS
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Marketing Pessoal - ESFORÇO INICIATIVA MOTIVAÇÃO
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Marca – característica distintiva
Desafio do marketing Criar marcas
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Mix de Marketing Pessoal
Conteúdo Produto Embalagem Preço Praça Promoção/Networking
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Mix de Marketing Pessoal
Formação/Conhecimentos Competências Atitudes Currículo Conteúdo Produto Imagem / Postura Cuidados de Saúde Estilos de vida saudáveis Embalagem
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Mix de Marketing Pessoal
Preço / Valor “O Homem vale tanto quanto o valor que dá a si próprio.” François Rabelais
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Mix de Marketing Pessoal
Praça Estar no lugar certo, no momento certo. Definir a sua área de atuação. Fazer marketing.
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Mix de Marketing Pessoal
Promoção / Networking Saia de casa. Participe em atividades Faça voluntariado Telefone, envie sms, mails Participe nas redes sociais Faça parte de associações
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“Remix” de Marketing Pessoal
Invista no CV Invista na formação Tenha foco/objetivo Seja confiante Cuide/valorize a imagem Valorize o esforço Divulge o que faz bem/as suas qualificações Prepare-se para as atividades (comunicação em público) Estabeleça relações cooperativas Seja positivo Aumente o auto-conhecimento
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Terminámos??? Vamos começar.
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