A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O nosso trabalho fala de uma ONG (Organização não governamental), que actua na zona de Lisboa. O objectivo do trabalho é dar a conhecer A Comunidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O nosso trabalho fala de uma ONG (Organização não governamental), que actua na zona de Lisboa. O objectivo do trabalho é dar a conhecer A Comunidade."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 O nosso trabalho fala de uma ONG (Organização não governamental), que actua na zona de Lisboa. O objectivo do trabalho é dar a conhecer A Comunidade Vida e Paz, uma instituição de solidariedade social, que auxilia as pessoas sem- abrigo e famílias carenciadas da zona de Lisboa.

4 Acolhe e vai ao encontro de pessoas sem-abrigo ou em situação de vulnerabilidade social, ajudando-as a (re)obter estabilidade social e profissional, através de uma ação integrada de prevenção, reabilitação e reinserção.

5 Inspira-se e rege-se pela Doutrina Social da Igreja, sustentando-se nos seguintes valores: Esperança Comunidade Equidade Solidariedade Verdade Comprometimento Tolerância Espiritualidade

6 Equipas de Rua Consiste numa intervenção nocturna, direta e permanente com os sem-abrigo que se destina a manter o contacto com os mesmos. O principal objetivo é motivar as pessoas sem-abrigo a mudar de vida. Há equipas de rua por toda a cidade de Lisboa. Como meio de aproximação, os voluntários distribuem alimentos e mantas.

7 Equipa de Intervenção Direta Dá continuidade ao sucesso da missão das equipas de rua. Tem em vista principalmente a integração e inserção social de pessoas toxicodependentes.

8 Espaço Aberto ao Diálogo É uma intervenção complementar diurna à intervenção na rua Inscreve-se na estratégia de motivar as pessoas sem-abrigo para a mudança. Fornece um apoio às necessidades básicas (higiene pessoal, alimentação, regularização da situação legal, procura de emprego) e ocupação dos tempos livres.

9 Comunidades Terapêuticas Consiste no fornecimento de terapia maioritariamente direccionada a pessoas sem-abrigo alcoólicas e/ou toxicodependentes.

10 Comunidades de Inserção Direcciona-se aos homens sem-abrigo em idade ativa que necessitem de apoio na adaptação tanto à vida numa sociedade como profissional. Existem duas casas de inserção – uma na Venda do Pinheiro e outra no Sobral de Monte Agraço.

11 Apartamentos de (re)inserção Dirigido a pessoas que, após o Programa Terapêutico, não tenham autonomia suficiente para viverem sozinhos nem um suporte psicossocial transitório que lhes permita uma inserção bem sucedida na sociedade e no mercado de trabalho. Existem dois apartamentos: um em Leiria e outro na Venda do Pinheiro

12 Apartamentos Partilhados Destinado a pessoas que, após a conclusão do Programa Terapêutico, não tenham condições para se instalarem autonomamente e necessitem de acompanhamento. Para se inserirem nesta unidade, os utentes devem possuir um projeto de vida (emprego, curso ou qualquer outro indício de estabilidade profissional). Existe um apartamento na Damaia e outro em Odivelas.

13 Unidade de vida autónoma Consiste numa unidade de apoio residencial que acolhe pessoas que se encontram em situação de dependência mental e que não tem apoio familiar.

14 Empresa de Inserção – COVIPAZ A COVIPAZ é uma empresa de inserção social destinada a ex- residentes com dificuldade de integração. Tem como principais objectivos: -combater a pobreza e exclusão social, através da inserção profissional; -incentivar a conquista de competências pessoais, socias e profissionais; -criar postos de trabalho para pessoas com dificuldade de inserção profissional.

15 Programa de Apoio Pós-Alta O programa de Apoio Pós-Alta acompanha os utentes atendidos no espaço aberto ao diálogo e das pessoas que concluíram os programas de reabilitação. Este programa procede: - O apoio no alojamento, onde se inserem os Apartamentos de Reinserção, a Unidade de Vida Autónoma e o Alojamento Autónomo Partilhado; - O acompanhamento no trabalho; - O apoio psicossocial.

16 Apoio a famílias carenciadas : Consiste no apoio a Famílias carenciadas e surge como um prolongamento da ação das Equipas de Rua.

17 Festa de natal com pessoas sem-abrigo : A Festa de Natal proporciona momentos de conforto às pessoas sem-abrigo através de serviços básicos para as famílias carenciadas.

18 Projecto escolas : Dirige-se a escolas que solicitem e queiram interagir com a Comunidade Vida e Paz e tem como objectivo sensibilizar os jovens para os ploblemas socias.

19 Serviço de Apoio Espiritual e Religioso Consiste num acompanhamento dado aos utentes de acordo com a fé cristã e os seus valores, que coexistem com os valore já referidos da comunidade.

20 Com este trabalho apercebemo-nos da realidade com que nos deparamos involuntariamente todos os dias, em que há pessoas sem abrigo e compreendemos o processo necessário para as ajudar.


Carregar ppt "O nosso trabalho fala de uma ONG (Organização não governamental), que actua na zona de Lisboa. O objectivo do trabalho é dar a conhecer A Comunidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google