A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIGREweb Filomena Mimoso Paulo Sousa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIGREweb Filomena Mimoso Paulo Sousa"— Transcrição da apresentação:

1 SIGREweb Filomena Mimoso Paulo Sousa

2 Sumário  Enquadramento do SIGREweb  Acesso + Credenciais + Perfil  Arquitectura de Informação do SIGREweb  Postos de Recenseamento  Cadernos de Recenseamento  Inscrição de Eleitores  Pesquisa de Eleitores  Notificações  Exportação do Universo Eleitoral

3 O que é o SIGREweb? É uma aplicação que assegura às comissões recenseadoras o acesso online (via Internet, https://sigre.mai.gov.pt ) à BDRE, de acordo com as atribuições que lhe estão cometidas no âmbito do recenseamento eleitoral, nomeadamente (art.º 13.º, n.º 3 e art.º 21.º): Efectuar as inscrições que, nos termos da lei, são feitas presencialmente; Facultar o acesso dos eleitores aos seus dados; Proceder à impressão e emissão final dos cadernos de recenseamento e eleitorais; Emitir certidões de eleitor; Definir as áreas geográficas dos postos de recenseamento.

4 Como aceder ao SIGRE 1. Abra o seu programa de acesso à Internet; 2. Para cada sessão deve sempre digitar o endereço de acesso ao SIGRE https://sigre.mai.gov.pt. Nota: Não deve aceder ao SIGRE através de motores de busca, como por exemplo o Google; 3. Introduza as credenciais de nome de utilizador e a palavra- chave. Nota: As credenciais têm que ser introduzidas conforme foram definidas – em maiúsculas e/ou minúsculas. Têm também que ter em atenção a possível confusão entre 0 (zero) e O (letra O). Nestes casos aparece a mensagem de ‘Credenciais Inválidas’.

5 Acesso + Credenciais + Perfil

6 O que é a credenciação no SIGREweb? É a identificação do utilizador indicando o ‘Nome de Utilizador’ e ‘Palavra-Chave’ fornecidos a todas as comissões recenseadoras. Dá acesso à aplicação SIGREweb (https://sigre.mai.gov.pt), de forma segura, garantindo que a informação do recenseamento eleitoral só está acessível a utentes autorizados.

7 As credenciais podem ser utilizadas por várias pessoas dentro da comissão recenseadora? Não. A DGAI fornece três credenciais, uma para cada perfil de acesso (Administrador, Gestor e Consulta). Caso seja necessário, em comissões recenseadoras de freguesias de maior dimensão, poderão ser fornecidas credenciais adicionais por forma a que cada membro ou funcionário da comissão recenseadora tenha um acesso específico e individual à aplicação.

8 Modelo das credenciais por perfil Perfil de Acesso Administrador Gestor Consulta Código da freguesiaADM + password 16 Viana do Castelo 07 Ponte de Lima 38 Rendufe exemplo

9 O que faço se perder as minhas credenciais? Deve, de imediato, contactar a DGAI, para que seja cancelado o acesso através das credenciais perdidas e para que sejam geradas novas credenciais.

10 Posso alterar a palavra-chave de acesso ao SIGREweb? Para garantir a segurança da sua credencial, deverá, logo que a receba, aceder à secção ‘Área de Utilizador’ e proceder à alteração da sua palavra-chave.

11 O que faço se esquecer a minha palavra-chave? Deve contactar a DGAI, para que lhe seja atribuída nova credencial (nome de utilizador e palavra-chave).

12 Arquitectura de Informação do SIGREweb

13 Opções de Ajuda Fechar Sessão Credencial Autenticada Menu global – todas as opções surgem à direito deste menu Informação contextual direccionada ao utilizador

14 Postos de Recenseamento

15 Configuração dos Postos de Recenseamento

16 Se a minha freguesia não tem postos de recenseamento (só tem a sede) também tenho que fazer esta associação entre códigos postais e posto de recenseamento? Sim. Neste caso todos os códigos postais são associados à sede. Deverá ainda verificar se na lista de códigos postais disponíveis estão todos os códigos postais (moradas) pertencentes à sua freguesia e também se consta algum que não lhe pertença. Nesse caso deverá comunicar de imediato com a DGAI.

17 O que fazer se associar incorrectamente um código postal a um posto de recenseamento? Deve de imediato fazer a rectificação através do módulo ‘Postos de Recenseamento’ do SIGREweb. Atenção: a rectificação só afecta as inscrições efectuadas daí para a frente. Eleitores que tenham sido incorrectamente associados durante a fase em que o código postal estava incorrectamente associado ao posto, mantêm-se no posto ao qual já tinham sido associados. Deverá ser contactada a DGAI para corrigir estas inscrições incorrectamente associadas.

18 O que fazer se os postos na minha freguesia não foram criados de acordo com a distribuição geográfica? Essa é uma situação irregular na criação de postos. Deverá contactar a DGAI no sentido de analisar a sua situação específica e encontrar uma solução.

19 Cadernos de Recenseamento

20 Cadernos de Recenseamento e Eleitorais

21 Como procedem as C.R.’s para obter cadernos eleitorais? Os cadernos eleitorais são disponibilizados em formato electrónico pela DGAI, através do SIGRE, para serem impressos localmente e utilizados nos actos eleitorais ou Referendos (art.º 58.º, n.º 2).

22 Inscrição de Eleitor

23

24 Como é que o eleitor confirma e assina a sua inscrição? No acto de inscrição a C.R. imprime através do SIGRE a ficha de eleitor, para que o mesmo confirme a informação e a assine (art.ºs 38.º).

25 É necessário que as C.R.’s dupliquem esta ficha depois de assinada? Sim. É, ainda, conveniente arquivar a cópia da ficha de eleitor assinada, como prova não só da promoção da inscrição, como também das opções e declarações aí constantes.

26 Pesquisa de Eleitores

27 Pesquisa de Leitores https://sigre.mai.gov.pt/ SIGREweb Acesso pelas CR Recenseamento Eleitoral Acesso por qualquer cidadão

28 Como se sabe o número de eleitor? Através da Internet (http://recenseamento.mai.gov.pt); via SMS: escreva a seguinte msg: RE nº de Identificação civil sem check.digito data de nascimento AAAAMMDD exemplo: RE e marque Também a Comissão Recenseadora (C.R.) que funciona na Junta de Freguesia da área da sua residência pode facultar- lhe o seu número de eleitor (art.ºs 56.º e 57. º, n. º 5).

29 Notificações Ao verificar o universo eleitoral desta CR foi detectada a falta da inscrição nº … Podem consultar alguns exemplos de notificações na circular nº da DGAI, do dia

30 Exportação do Universo Eleitoral

31 Muito obrigado pela vossa atenção!


Carregar ppt "SIGREweb Filomena Mimoso Paulo Sousa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google