A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A descoberta do benzeno Michael Faraday (1791 - 1867) Newington, Surrey, subúrbio de Londres Prêmio Nobel, pelos trabalhos em conjunto com Maxwell na unificação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A descoberta do benzeno Michael Faraday (1791 - 1867) Newington, Surrey, subúrbio de Londres Prêmio Nobel, pelos trabalhos em conjunto com Maxwell na unificação."— Transcrição da apresentação:

1 A descoberta do benzeno Michael Faraday ( ) Newington, Surrey, subúrbio de Londres Prêmio Nobel, pelos trabalhos em conjunto com Maxwell na unificação das teorias da Eletricidade e do Magnetismo.

2 Alguns anos mais tarde, o benzeno foi isolado da resina balsâmica de algumas árvores, conhecida por "benzoina" Eilhard Mitscherlich (1794 – 1863)

3 O Grande Enigma: quem se liga a quem? O fato de o benzeno possuir o mesmo número de átomos de carbono e de hidrogênio colocava uma questão intrigante aos cientistas do Século 19: Qual a estrutura do composto? Suspeitava-se que ele possuía a estrutura de um polieno, ou seja, um composto com as duplas ligações conjugadas, como no butadieno ou no hexatrieno, por exemplo: Algo ainda estava errado! Polienos de cadeia aberta: muito reativos! Benzeno: pouco reativo!

4 Outras estruturas propostas...

5 “...Estava sentado escrevendo meu manual, mas o trabalho não progredia; meus pensamentos estavam dispersos. Virei minha cadeira para a lareira e adormeci. Novamente os átomos saltavam à minha frente. Desta vez os grupos menores permaneciam modestamente no fundo. Meu olho mental, aguçado pelas repetidas visões do gênero, discernia estruturas mais amplas de conformação múltipla; longas fileiras às vezes mais estreitamente encaixadas, todas rodando e torcendo-se em movimentos de cobra. Mas veja só! O que é aquilo? Uma das cobras havia agarrado a própria cauda e a forma rodopiava de modo a debochar ante meus olhos. Como se à luz de um relâmpago, despertei; e desta vez, também passei o resto da noite tentando estender as consequências da hipótese....” Devaneios de um cientista? Kekulé ( ),

6 Logo depois,no ano seguinte, Kekulé propôs a hipótese da existência de um par de estruturas em equilíbrio, com a alternância de ligações duplas:

7

8

9

10


Carregar ppt "A descoberta do benzeno Michael Faraday (1791 - 1867) Newington, Surrey, subúrbio de Londres Prêmio Nobel, pelos trabalhos em conjunto com Maxwell na unificação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google