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ADAPTAÇÃO  Processo de transição ou de conversão de uma mídia para outra;  Adaptação implica mudanças e exige a compreensão de que a natureza do drama.

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1 ADAPTAÇÃO  Processo de transição ou de conversão de uma mídia para outra;  Adaptação implica mudanças e exige a compreensão de que a natureza do drama (encenação) é diferente da natureza de outros textos que não tem esse propósito;  Modalidades: a partir da literatura (conto, romance); de um fato (acontecimento ou biografia); refilmagem.

2  Idéia de diálogo entre o texto original e a adaptação realizada; o criador da história  na narrativa literária: autor (por meio do narrador)  na narrativa audiovisual: o roteirista e diretor  (diretor como “leitor” interfere na organização do contar, no modo como a história se transformará em filme)

3 como o contar se realiza:  na narrativa literária: signos verbais  na narrativa audiovisual: imagem e som  formatos audiovisuais (cinema, vídeo, telenovela seriado, filmes produzidos para TV)  o criador da narrativa audiovisual: roteirista, diretor + os demais profissionais envolvidos na realização do produto audiovisual  questão do ponto de vista ou foco narrativo:  relações entre o roteirista/diretor e o universo diegético  define a intencionalidade: rumos da história e as escolhas feitas

4 Procedimentos Condensação  perda de subplots;  fusão de personagens;  Corte de personagens;  deixar de fora alguns temas que podem estar presentes em um longo romance;  encontrar no material original o começo, o meio e o fim de uma linha dramática para a história. (subplots: histórias que compõem a linha secundária da ação) Expansão  exige acréscimos de subplots e personagens;  ampliação de cenas e linhas dramáticas (linhas de ação que possam expressar o tema);  acréscimo de cenas e situações novas (de acordo com a proposta do eixo dramático); (Ex.backstory: contar a história pregressa do personagem, ocorrida antes do início do livro ou do filme)

5 No processo de adaptação, é importante buscar a linha de ação dramática passível de ser trabalhada (não esquecer que trata-se de um processo de transformação da história em um filme que seja comercialmente viável, daí as implicações decorrentes desse propósito).

6 algumas estratégias  fortalecer a linha dramática (a história principal);  centrar a história no protagonista (personagem principal que desperta a empatia do público;  criar personagens positivos para contrabalancear com os negativos;  happy end;  saber como tornar emocionalmente satisfatório um final triste;  quando se mata um dos personagens principais, dar a outro personagem a possibilidade de continuação da história.

7 Linha de ação dramática História voltada para um objetivo História organizada em torno de um conflito História de transformação

8 1- história voltada para um objetivo: a personagem deseja alguma coisa e sai em busca daquilo que deseja (são as histórias mais simples de adaptar, porque é fácil encontrar o começo, o meio e o fim da história):  o que a personagem quer? (quando a personagem conseguir isso, teremos chegado ao fim da história);  o que a personagem faz para alcançar seu objetivo? (este é o meio da história);  quando o desejo ou necessidade começou? (este é o começo da história).

9 2- história organizada em torno de um conflito:  qual é o problema ou o conflito que precisa ser resolvido? (o fim da história acontecerá quando o conflito for solucionado;  o que a(s) personagem(s) faz(zem) para resolver esse conflito? (esse é o meio da história);  quando o conflito surgiu ou tornou-se perceptível? (este é o começo da história).

10 3- história de transformação:  para encontrar o começo da linha dramática da história: Quando começa essa trajetória de transformação da personagem? Qual é a sua motivação? Acontece alguma coisa que a force a começar o processo de transformação?  Para encontrar o meio da história: o que acontece à personagem na história? Como se dá a sua transformação? Que influências ela sofre no decorrer da história? Quem o ajuda nesta transformação? Existe alguém que tenta atrapalhar esse processo?  Para encontrar o desfecho: quando consigo perceber a mudança na personagem? Quais são os indícios de que ela de fato se transformou? Existe um momento específico, ou uma determinada cena na história que mostrem que a trajetória de transformação da personagem chegou ao fim?

11 O procedimento da adaptação  é sempre uma leitura seletiva, um ponto de vista, ou um outro olhar que transforma a narrativa escrita em narrativa audiovisual.  a leitura seletiva, em qualquer um dos momentos do filme ou do processo de adaptação, sempre desloca o sentido do original - da literatura - para um outro, a adaptação cinematográfica que opera através da seleção de marcas estruturais e semânticas.seleção

12  a natureza do procedimento de adaptação não diz respeito apenas à relação que se estabelece entre a literatura e o cinema, mas que seu ponto de partida é o próprio procedimento do contar, isto é a narratividade como eixo uma vez que está presente tanto no modo literário de contar uma história quanto no modo cinematográfico de contar uma história.  nessa passagem, temos pontos de contato e pontos de afastamento do original em relação ao texto adaptado.  nessa passagem, são estabelecidos vínculos de diferentes ordens entre a literatura e o cinema que são desencadeadores dos diversos modos de apropriação do texto literário.

13  não interessa buscar a fidelidade ao original, mas sim analisar o modo da construção narrativa, sob qual perspectiva a história é tramada e quais foram os recursos empregados para criar o mundo ficcional que vai ser contado com outros recursos materiais expressivos.

14  os procedimentos desse modos de contar são específicos: – transformação do original em roteiro, – transformação da personagem em ator, que é completado com o figurino, a maquiagem e a voz; – transformação de lugares e ambientes em espaços cenografados; – transformação da narração em encenação; – inclusão dos efeitos sonoros e de uma trilha musical.

15  ainda que os elementos convencionais entre o original e a obra adaptada sejam prontamente identificáveis, tais como personagens, intriga, situação dramática e temporalidade, os meios expressivos e as linguagens dos suportes são outros.  antes de se buscar identidades é preciso saber que a intenção de contar uma história a partir de uma história já contada sempre será a criação de novas possibilidades de sentido.  assim, o que o público assiste é sempre uma leitura seletiva, um ponto de vista, ou outro olhar que transforma a história escrita em história audiovisual.  no processo de adaptação estão presentes as noções de: releitura e tradução intersemiótica.

16 BIBLIOGRAFIA RODRIGUES, Elisabete Alfeld. Machado em novas versões: o conto no audiovisual. Revista Ângulo, nº 113, abril-junho. Lorena: CCTA, _________________________ & JOSÉ, Carmen Lúcia. Ouvir para ver a cena cinematográfica, in Espaços comunicantes, org. Lucrecia D’Alessío Ferrara. São Paulo: Annablume; Grupo ESPACC, RODRIGUES, Elisabete Alfeld. Quando a música é o argumento. Revista Comunicação Midiática: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, nº. 4. Bauru, São Paulo: UNESP, 2005.* RODRIGUES, Elisabete & JOSÉ, Carmen Lúcia. Histórias de Retirantes: ruínas literárias no cinema. Revista Mediação/Comunicação Social – Faculdade de Ciências Humanas, FUMEC, ano 9, n.8, Belo Horizonte, 2009.** SERGER, Linda. A arte da adaptação: como transformar fatos e ficção em filme. São Paulo: Bossa Nova, XAVIER, Ismail. Do texto ao filme: a trama, a cena e a construção do olhar no cinema. In Literatura, cinema e televisão. São Paulo: SENAC, (complemento da bibliografia apresentada no conteúdo programático) *disponível em: ** searchField=&searchMatch=&search=&track=31 searchField=&searchMatch=&search=&track=31


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