A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação e Missão Tudo a ver ….. ILUMINAÇÃO “No princípio era a palavra” (Jo 1,1), quer dizer, a comunicação. Deus se comunica, em Jesus Cristo. A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação e Missão Tudo a ver ….. ILUMINAÇÃO “No princípio era a palavra” (Jo 1,1), quer dizer, a comunicação. Deus se comunica, em Jesus Cristo. A."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação e Missão Tudo a ver ….

2 ILUMINAÇÃO “No princípio era a palavra” (Jo 1,1), quer dizer, a comunicação. Deus se comunica, em Jesus Cristo. A missão da Igreja é comunicar, ad intra e ad extra. Enviados por Cristo ao mundo para comunicar a Boa Notícia a toda criatura (cf. Mc 16,15).

3 Paralelo histórico 1: Comunicação: Decreto Inter Mirifica, (Entre as maravilhosas invenções técnicas) 4/12/63, (Dia Mundial Comunicação) Assegura, pela primeira vez, num documento oficial a obrigação e o direito de usar os MCS. Missão: Decreto Ad Gentes considera os MCS indispensáveis na Evangelização. Criar uma consciência missionária.

4 Ad Gentes “Para que todos os fiéis conheçam perfeitamente a situação atual da Igreja no mundo e ouçam a voz das multidões gritando: ‘Ajuda-nos’, forneçam-se notícias missionárias, também mediante os meios modernos de CS, de forma que, sentindo sua atividade missionária, abram o coração a tão imensa e profunda necessidade dos povos e a elas possam socorrer” (AG, 36).

5 Medellín (1968) dedica o último capítulo, sobre os “MCS” (n.16). “No mundo de hoje a Igreja não pode cumprir a missão que Cristo lhe confiou de levar a Boa-Nova até os confins da terra, se não emprega os MCS, únicos capazes de chegar efetivamente a todos os homens” (n.7).

6 Paralelo histórico 2: Comunicação: Instrução Pastoral Communio et Progressio (1971)Paulo VI. A comunhão e o progresso da convivência humana são os fins primordiais da comunicação social e dos meios. Missão: A Encíclica Evangelii Nuntiandi, (1975),Paulo VI, sobre a ação missionária da Igreja, uma continuação do Decreto Ad Gentes, faz várias referências aos mass media no Cap.IV, dedicado aos métodos e meios de Evangelização

7 Puebla (1979), Cap. III - destaca a importância dos meios para a comunicação e a participação. A comunicação está colocada entre os meios de evangelização, como a Evangelli Nuntiandi (n.45) havia já feito com os mass media.

8 “(...) a evangelização não pode prescindir, hoje em dia, dos meios de comunicação” (1064). “A evangelização, anúncio do Reino, é comunicação: portanto, a comunicação social deve ser levada em conta em todos os aspectos da transmissão da Boa Nova” (Puebla 1063).

9 Parelelo histórico 3 Missão: Encíclica Redemptoris Missio (1990) sobre o mandato missionário da Igreja. João Paulo II aponta o mundo das comunicações como “o primeiro areópago dos tempos modernos (...) a própria evangelização da cultura moderna depende da sua influência. Não é suficiente usá-lo para difundir a mensagem cristã e o Magistério da Igreja, mas é necessário integrar a mensagem nesta nova cultura, criada pelas modernas comunicações” (RM 37c).

10 Comunicação: vigésimo aniversário da Communio et Progressio (1971), o Pontifício Conselho para as C.S. lança a Instrução Pastoral Aetatis Novae, (1992) que trata os MC como serviço à cultura e à evangelização, propõe planos de Pastoral da Comunicação. O desenvolvimento da comunicação audiovisual e eletrônica não pára, mas se acelera e a Igreja é chamada a acompanhá-lo e a utilizá-lo para o bem da evangelização.

11 Santo Domingo (1990) A teologia da Comunicação “A evangelização, anúncio do Reino, é comunicação, para que vivamos em comunhão (Puebla,1063): Isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo (1Jo 1,3) (n.279).

12 Meta: O Anúncio do Reino de Deus A Redenção do Ser Humano O fio condutor do pensamento da Igreja na AL e Caribe tem sido sublinhar que a Evangelização é Comunicação a serviço da transmissão da Boa Nova para que em Jesus Cristo nossos povos tenham Vida.

13 A imprensa missionária no Brasil, conta hoje com apenas meia dúzia de publicações. As revistas “Sem Fronteiras” e “Alô Mundo”, saíram de circulação em 2002. Evangelizamos por uma rede de rádio e pela mídia eletrônica – digital As TVs católicas já somam oito

14 Imprensa Missionária Boletim SIM das POMs Revista Missões, missionários (as) da Consolata Revista Mundo e Missão do PIME Jornal Missão Jovem do PIME Jornal Vida Missionária, do Verbo Divino e Imãs Servas do Espírito Santo Jornal Porantim do CIMI Comunidade Missionária de Villaregia Cresce a Mídia Eletrônica ou digital

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28 Redes Sociais Missionárias Orkut Facebook Twitter Blogs @comiresul1 @revistamissoes @cnbb

29 www.pom.org.br www.alemfronteiras.org.br www.ccm.org.br www.cimi.org.br www.missiologia.org.br www.revistamissoes.org.br www.mundomissao.com.br www.pimenet.org.br www.missaojovem.com.br


Carregar ppt "Comunicação e Missão Tudo a ver ….. ILUMINAÇÃO “No princípio era a palavra” (Jo 1,1), quer dizer, a comunicação. Deus se comunica, em Jesus Cristo. A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google