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IMS-LD e Padrões Pedagógicos. 2 Plataformas de EAD atuais  Paquette:  “Aplicações para web atuais consistem basicamente em ferramentas para distribuição.

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1 IMS-LD e Padrões Pedagógicos

2 2 Plataformas de EAD atuais  Paquette:  “Aplicações para web atuais consistem basicamente em ferramentas para distribuição de informação.  Koper & Olivier:  “Pedagogia pode ser resumida em: para aprender, um aprendiz isolado tem de percorrer uma seqüência objetos de aprendizagem”  “A hipótese fundamental é que o aprendizado é um processo de consumo de conteúdo.”  “O ensino é encarado como a arte de selecionar e oferecer conteúdo de uma forma estruturada e seqüenciada e de rastrear o progresso do aluno e avaliar o conhecimento adquirido.”

3 3 Porém… (1/2)  Boa parte do aprendizado não decorre do acesso a recursos educativos, mas das atividades dos alunos resolvendo problemas, manuseando dispositivos, interagindo em situações sociais e de trabalho …” Rob Koper  Plataformas existentes não facilitam os “planos de aula”,isto é, não permitem descrever e gerenciar seqüências de atividades pedagógicas colaborativas.

4 4 Porém… (2/2) “Cada vez mais educadores estão cientes da necessidade de ir além dessas tecnologias simples de informação e comunicação” (Djikstra)

5 5 Cenário Pedagógico Método Ator LOs, serviços Objetivos Atividade Ambiente(s) de Ensino Virtual

6 6 Algumas soluções  Interfaces de autoria em LD  RELOAD (Bolton Institute, UK)  LAMS (Macquarie University)  MISA (LORNET)   IMS-Learning Design (OUNL)   Padrões pedagógicos 

7 7 LAMS

8 8 Learning Design  Oriundo do EML (OUNL)  Único que é padrão industrial  Permite a modelagem de modelos pedagógicos  Centrado na atividade (construção do conhecimento)  Metáfora de uma peça de teatro

9 9 O que é Learning Design? (concepção/estratégia pedagógica)  Koper: “uma aplicação concreta de um modelo pedagógico para um público alvo com objetivos de aprendizagem, domínio de conhecimentos e instalações bem definidas.” De maneira geral, learning design especifica fluxo e conteúdo do processo pedagógico: “Que ator [aluno, professor, equipe, etc] tem de executar que atividades usando quais recursos e em que ordem, para alcançar os objetivos pedagógicos determinados”

10 10 O que é um modelo pedagógico?  Método que prescreve como uma categoria de alunos pode completar um conjunto de objetivos educacionais em um dado contexto e domínio do conhecimento.  Formal e informal:  Ex: PBL, Jigsaw, aprendizado ativo, etc.

11 11 IMS-LD: Fases de Desenvolvimento IMS-LD …. Diagrama de atividade (UML) Diagrama de atividade (UML) Narrativa « Em seguida, os alunos reunem-se em grupos de dois para discutir… »

12 12 IMS-LD por dentro: uma linguagem semântica Linguagem de apresentação (ex. HTML): Study Task Leia o problema e analise-o juntamente com seu colega Linguagem semântica: Tarefa Leia o problema e analise-o juntamente com seus colegas.

13 13 IMS-LD por dentro: Elementos Learning Design Metadado ComponentesPré-requisitos Método Objetivos

14 14 IMS-LD por dentro: Elementos(completo)

15 15 IMS-LD por dentro: uma peça de teatro Method RoleActivity Activity description Environment Learning objects Learning service Components Play Act 1Act 2Act 3Act 4 Act 5 Role-part 1 Role-part 2 Role-part 3 …

16 16 LD por dentro: Outros elementos  Condições:  São os « se » de um método:  « Se » aluno A tem conhecimento prévio do tópico B, saltar atividade C…  « Se » aluno X acertou menos de 50% das respostas…  Propriedades:  Armazena informações sobre papéis (roles) e o UoL:  Perfil do usuário  Dados sobre progressão (das atividades)  Resultado de testes  LO’s adicionados (relatórios, ensaios, links, etc)  Notificações:  Mecanismos que disponibilizam novas atividades de acordo com resultados (modificação de propriedades, término de atividades, etc)

17 17 Links interessantes sobre o IMS-LD  UNFOLD - Plone  Learning Networks - LN4LD - Moodle  CopperCore   RELOAD  CETIS Web Site

18 18 Vantagens do IMS-LD  É Padrão  Reusabilidade  Pode ser implementado progressivamente  Resolve problemas organizacionais complexos  Casa bem com outras especificações:  Content packaging (IMS-CP)  Question and Test (IMS-QTI)  Metadata (LOM, etc)  Competência e objetivos educacionais (IMS- RCDEO)

19 19 Desvantagens do IMS-LD  Complexidade: Envolve novos conceitos  Ainda recente  Em desenvolvimento  Bem documentado, porém de difícil interpretação


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