A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Propagação de erros Como estimar incertezas de uma medida indireta Como realizar propagação de erros? Exemplo: medimos A e B e suas incertezas. Com calcular.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Propagação de erros Como estimar incertezas de uma medida indireta Como realizar propagação de erros? Exemplo: medimos A e B e suas incertezas. Com calcular."— Transcrição da apresentação:

1 Propagação de erros Como estimar incertezas de uma medida indireta Como realizar propagação de erros? Exemplo: medimos A e B e suas incertezas. Com calcular a incerteza de C, se C =A+B?

2 Propagação de ERROS O resultado de uma medida está sempre sujeito a erro aleatórios Medidas realizadas em condições idênticas Valores diferentes!

3 Já vimos que: N medidas de uma grandeza física: x1, x2, x3,... xn Definimos: Média Desvio padrão

4

5 Como expressar o resultado de um conjunto de medidas?

6 Mas como saber a incerteza de uma medida indireta? Imagine que medimos uma quantidade x e calculamos outra quantidade f. f depende de x segundo uma função matemática. Como podemos calcular o erro de f? f = f(x)

7 Teoria de erros Teoria na qual estuda-se o comportamento dos erros de medidas, como eles influenciam outras medidas, bem como propagá-los no caso de uma medida indireta. Propagação de erros –Método para calcular a incerteza de uma medida indireta

8 Propagação de erros: fórmula geral Seja uma grandeza G, dependente de duas variáveis, A e B. O valor da incerteza em G,  G, pode ser expressa em termos das incertezas em A e B (  A e  B, respectivamente) através da fórmula: Derivada parcial de G em relação à A

9 Vamos fazer um exemplo simples Volume de um cilindro O Volume depende tanto do raio R, cuja incerteza é  R, e da altura H, com incerteza  H. Assim, a incerteza do volume é dada por:

10 Como calcular as derivadas Suponha que todo o resto da expressão é uma constante....

11 Desse modo... Incerteza do volume do cilindro

12 Na prática, com o tempo, desenvolve-se técnicas que simplificam a nossa vida Quatro casos muito comuns: Soma e subtração Multiplicação e divisão

13 Casos comuns Soma: Subtração:

14 Casos comuns Multiplicação: Divisão:


Carregar ppt "Propagação de erros Como estimar incertezas de uma medida indireta Como realizar propagação de erros? Exemplo: medimos A e B e suas incertezas. Com calcular."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google