A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR Trabalho desenvolvido com os alunos do 4º ano 2 Professora: Aparecida Madalena de Andrade Escola Estadual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR Trabalho desenvolvido com os alunos do 4º ano 2 Professora: Aparecida Madalena de Andrade Escola Estadual."— Transcrição da apresentação:

1 ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR Trabalho desenvolvido com os alunos do 4º ano 2 Professora: Aparecida Madalena de Andrade Escola Estadual Padre Antônio Corrêa 2014

2 JUSTIFICATIVA O Projeto Pedagógico “ Arte e Geometria num contexto interdisciplinar” tem a Arte como âncora para desenvolver a leitura de imagens; trabalhar os conceitos geométricos; valorizar a linguagem oral e a produção de textos; contextualizar a arte e acontecimentos históricos e, principalmente, criar na escola um espaço favorável para trabalhar as competências e habilidades dos alunos. Para que os conteúdos de geometria e a produção de textos ficassem mais interessantes e despertassem o interesse dos alunos, a arte visual foi trazida para a sala de aula nas obras de grandes pintores do século XX, como Picasso, Tarsila do Amaral, Mondrian,KandiNsky e outros.

3 O BJETIVOS GERAIS : Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando a arte de modo sensível. Valorizar o saber escolar e o letramento adquiridos, para o exercício da cidadania e a busca constante de uma melhor qualidade de vida.

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, espaços geográficos e a sua relação com as diferentes áreas do conhecimento (Arte, História, Geografia, Português e Matemática). Produzir textos escritos coesos e coerentes fazendo uma intertextualidade entre obras de arte e as vivências cotidianas (Arte, Português). Identificar os conhecimentos matemáticos (Geometria) presentes nas obras visuais (Matemática e Arte). Adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, respeito esse necessário ao convívio numa sociedade democrática e pluralista (Temas Transversais). Utilizar sucatas (artes de designs em embalagens) de forma tridimensional na criação de jogos que estimulam o uso das terminologias geométricas (Matemática e Educação Física). Produzir a releitura das telas dos pintores famosos.

5 Nesse momento em que a humanidade passa por diferentes conflitos: culturais, políticos, econômicos, sociais, psicológicos, etc, onde nosso bem-estar físico depende de muitos fatores, o aluno precisa conhecer e compreender o mundo que o cerca, tornando-se um sujeito ativo na construção do seu conhecimento. DEMO (2001) afirma: “A vida cooperativa na sala de aula ajuda o professor a sair da sua solidão, pois ele passa a compartilhar tarefas, a co-produzir estratégias pedagógicas, a criar e a aprender novos temas”. Pensando em incluir todos “nós alunos”, o desenho, a leitura, a produção de texto, a pintura, os jogos, a linguagem oral, a cooperação, foram os instrumentos usados para valorizar as competências. Para complementar, ANTUNES (2001) reforça: “A vida é uma escola e o mundo uma sala de aula que se renova a cada dia. E é nessa sala de aula que o homem é avaliado por suas múltiplas competências e não só àquelas que a escola considera válidas”. Para trabalhar a geometria, tão importante para o trabalho em outras áreas da Matemática (frações, gráficos, perímetro, área, volume, etc) – e tornar o trabalho divertido e atraente, o segundo olhar sobre uma obra de arte foi importante. Primeiro foi o olhar de apreciação, trabalhar com Tangran. a leitura da obra de acordo com a emoção e os possíveis conhecimentos que o aluno trazia. Na Geometria, observou-se a compreensão dos conteúdos trabalhados.

6 . Em História e Geografia, foi possível dar sentido ao trabalho dos artistas na linha do tempo, no contexto histórico revelando a linguagem universal da Arte, porque artistas que nasceram em diferentes países como Espanha, Brasil, Holanda e EUA mesclaram seus estilos e se tornaram eternos em suas obras. O professor deverá trabalhar de acordo com os recursos de que dispõe e de acordo com a realidade de seus alunos.

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANTUNES, Celso. A inteligência emocional na construção do eu. 10º ed. Petró polis: Vozes (2001). DEMO, Pedro. Conhecimento moderno: Sobre ética e intervenção do conheci mento. Petrópolis. Vozes (2001). MESTRES DAS ARTES, Pablo Picasso. Tradução Valentim Rebolsas. Consultoria: MONDRIAN e a pintura Abstrata. Tradução: Sheila Mazzolenis. 1ª ed. São Paulo (1991). PARÂMETROS, Curriculares Nacionais: Arte, Matemática, Língua Portuguesa e Temas Transversais. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Funda mental. 3ª ed. Brasília.MEC. (2001)

8 “EDUCAR NÃO É UMA FÓRMULA DE ESCOLA,MAS UMA OBRA DE VIDA”.


Carregar ppt "ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR Trabalho desenvolvido com os alunos do 4º ano 2 Professora: Aparecida Madalena de Andrade Escola Estadual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google