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© Material de uso exclusivo HGM Consultores Empresa de consultoria, especializada em pessoas, com foco em soluções empresariais de alta complexidade e.

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2 © Material de uso exclusivo HGM Consultores Empresa de consultoria, especializada em pessoas, com foco em soluções empresariais de alta complexidade e impacto, com a missão de promover a paz nas relações no trabalho.

3 A HGM CONSULTORES TEM ORGULHO DE MERECER A CONFIANÇA E FIDELIDADE DE SEUS CLIENTES

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5 Liderança em canteiros de obras A comunicação como ferramenta de gestão

6 © Material de uso exclusivo HGM Consultores PALESTRA Cenário Econômico / Trabalhista Impactos Riscos Soluções A Força da Liderança

7 © Material de uso exclusivo HGM Consultores PALESTRA Cenário Econômico / Trabalhista Impactos Riscos Soluções A Força da Liderança

8 © Material de uso exclusivo HGM Consultores CENÁRIO ECONÔMICO/TRABALHISTA PIB brasileiro – queda acentuada e em ligeira recuperação Queda acentuada da produção industrial – recuperação do setor automotivo Crise na Europa – prolongada, afetando o nível de exportação Políticas governamentais de incentivo à produção não estão gerando os resultados esperados Desoneração da Folha de Pagamento para alguns setores da indústria, tais como: calçados, têxtil, móveis, celulose e papel etc. Redução da taxa básica de juros Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil continuam oferecendo crédito a juros reduzidos A taxa de desemprego baixa (6%) tendência de manutenção em 2012 Falta de mão de obra qualificada/ treinada, especialmente na construção civil

9 © Material de uso exclusivo HGM Consultores Praticamente todas as categorias profissionais continuam obtendo ganhos reais em 2012 – Sindicatos mais eficazes nas negociações Política de Valorização do Salário Mínimo: reajuste de 14,13% em Janeiro de 2012 influenciando processos de negociação de categorias menos qualificada (limpeza, vigilância, construção civil) INPC em ritmo de ligeiro crescimento – maior pressão por aumento real Salário médio real crescendo mais que a produtividade (Ex. na indústria de transformação entre 2008 e 2009 o salário médio real cresceu 12,4% enquanto a produtividade avançou apenas 4.7%) Constantes paralisações do trabalho em grandes obras Greves generalizadas nos setores de transporte coletivo urbano (ônibus, metro e trens urbanos) – movimento estruturado CENÁRIO ECONÔMICO/TRABALHISTA

10 © Material de uso exclusivo HGM Consultores PALESTRA Cenário Econômico / Trabalhista Impactos Riscos Soluções A Força da Liderança

11 © Material de uso exclusivo HGM Consultores IMPACTOS ATUAIS NAS EMPRESAS Lideranças despreparadas e com “medo”. Dificuldade para entender o seu papel. Falta de definições claras sobre responsabilidades e autoridade Dificuldade de acesso à informação. Não participação nas decisões e soluções com relação à mão de obra. Deficiência nos processos de comunicações internas. Liderança sendo tratada como trabalho, e não Capital.

12 © Material de uso exclusivo HGM Consultores PALESTRA Cenário Econômico / Trabalhista Impactos Riscos Soluções

13 © Material de uso exclusivo HGM Consultores RISCOS PARA AS EMPRESAS Acidentes Paralisações Desmotivação Custos elevados não previstos Atrasos nas obras Fiscalizações Espaço para ações sindicais

14 © Material de uso exclusivo HGM Consultores PALESTRA Cenário Econômico / Trabalhista Impactos Riscos Soluções A Força da Liderança

15 © Material de uso exclusivo HGM Consultores 1 Boas políticas de recursos humanos Cumprimento rigoroso da legislação Boas condições de trabalho CRENÇAS HGM 2 Plena confiança dos colaboradores Garantia de relações harmoniosas no ambiente de trabalho Condições necessárias, entretanto insuficientes, para prevenir conflitos no ambiente de trabalho. Prática de comunicação aberta e estruturada Lideranças preparadas e comprometidas.

16 © Material de uso exclusivo HGM Consultores 3 A mudança de cultura da gestão tradicional de pessoas é um processo gradual e lento, mas que pode ter sua maturação acelerada 4 Apesar de todos os esforços de gestão, as motivações e pressões externas podem provocar conflitos coletivos Diálogo franco, aberto e permanente Percepção das lideranças que a prática da comunicação aberta produz resultados muito melhores que os anteriores. A empresa deve estar permanentemente preparada por meio de um Plano de Contingências CRENÇAS HGM

17 © Material de uso exclusivo HGM Consultores ESTUDO DE CASO Bom operador maquina II 3 anos de casa Bom relacionamento Ficha limpa Operador maquina III Oportunidade de crescimento Sem maiores explicações Dando a entender que era por 30 dias 30 dias depois, sem qualquer feedback Líder já havia definido que o operador não estava apto Sem explicações, operador se sentiu aprovado Devido a 2 afastamentos (operador Maq. III, Líder teve a necessidade de manter o operador na função por mais 30 dias Novamente sem maiores explicações) Após retorno dos afastados Líder informou da necessidade do retorno para Maq. II Operador chamou de SAFADO na frente dos demais colegas

18 © Material de uso exclusivo HGM Consultores ESTUDO DE CASO Reflexões Líder Papel e responsabilidade Postura Intenção Atitude Operador Papel e responsabilidade Postura Intenção Atitude

19 © Material de uso exclusivo HGM Consultores ESTUDO DE CASO E AGORA... Com relação ao Líder Treinar Advertir Suspender Demitir Transferir Ignorar Dialogar Com relação ao Operador Treinar Advertir Suspender Demitir Transferir Promover Ignorar Dialogar Com relação a Equipe Ignorar Dialogar (Líder com Equipe) Dialogar (Líder, Equipe e Operador)

20 © Material de uso exclusivo HGM Consultores ESTUDO DE CASO VISÃO HGM Com relação ao Líder Promover um diálogo franco e aberto entre o líder e o operador e na sequencia com a equipe. Com relação ao Operador Dependendo do resultado da conversa, dar uma nova oportunidade ao operador, sem maiores consequências (sem qualquer tipo de punição). Acompanhar a atuação e postura do operador. Com relação a Equipe Promover o diálogo com a equipe, com a participação do operador. COMPORTAMENTOS: Empatia, Humildade, Justiça e Maturidade

21 © Material de uso exclusivo HGM Consultores GESTÃO DE CRISE CICLOS DO DIÁLOGO VALORIZAÇÃO DO EMPREGO AVALIAÇÃO DAS LIDERANÇAS DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE DE TRABALHO COMUNICAÇÃO ESTRUTURADA ORGULHO DE SER GESTÃO DE TERCEIROS REGIME DE TRABALHO EM TURNOS DIAGNÓSTICO DO CENÁRIO SINDICAL PLANO DE CONTINGÊNCIAS PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA RELAÇÕES COM ÓRGÃOS PÚBLICOS FISCALIZADORES RELAÇÕES COM A COMUNIDADE MAPEAMENTO POLÍTICO SINDICAL REGIONAL MODELO ESTRATÉGICO SISTEMA DE RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS

22 © Material de uso exclusivo HGM Consultores CAPITAL X TRABALHO C T

23 © Material de uso exclusivo HGM Consultores Problemas do cotidiano CLIMA INTERNO TEMPO t0 t1 ∆ t1 ∆ t2 ∆ t3 t2 t3 Da PAZ ao CONFLITO Um caminho reversível Desvio da Normalidade

24 © Material de uso exclusivo HGM Consultores DATA-BASE CLIMA ORGANIZACIONAL TEMPO

25 © Material de uso exclusivo HGM Consultores Força Tempo 1 - AGITAÇÃO 2 - MOBILIZAÇÃO 3 - DEFLAGRAÇÃO 4 - SUSTENTAÇÃO 5 - ESVAZIAMENTO 6 - ENCERRAMENTO 7 - RETORNO ? CICLO DE VIDA DE UMA GREVE

26 © Material de uso exclusivo HGM Consultores O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO/ GERÊNCIA DEFINIÇÕES E ATIVIDADES DE SUPORTE Comportamentos Assertivos Ações do Cotidiano Objetivos O PAPEL DO LÍDER/EQUIPE Prevenir e Corrigir Problemas e Conflitos Alcançar Resultados Planejados Atuação em Causas e Efeitos Trabalho com Harmonia Melhoria Contínua de Processos MODELO DE LIDERANÇA EFICAZ PARTICIPATIVA

27 © Material de uso exclusivo HGM Consultores Ouvir Registrar Assumir Analisar Decidir Responder

28 © Material de uso exclusivo HGM Consultores O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO/ GERÊNCIA DEFINIÇÕES E ATIVIDADES DE SUPORTE Comportamentos Assertivos Ações do Cotidiano Objetivos O PAPEL DO LÍDER/EQUIPE Prevenir e Corrigir Problemas e Conflitos Alcançar Resultados Planejados Atuação em Causas e Efeitos Trabalho com Harmonia Melhoria Contínua de Processos Assumir Decidir Comunicar Responsabilidade Autoridade Preparo Apoio Técnico Acesso a Informações Autoridade Preparo Apoio Técnico Acesso a Informações Estratégia de Comunicação Interna MODELO DE LIDERANÇA EFICAZ PARTICIPATIVA

29 © Material de uso exclusivo HGM Consultores

30 Ciclo do Diálogo Detectar insatisfações Praticar marketing interno Evitar conflitos Controlar atuação da liderança Prevenir / corrigir problemas Evitar concorrência Definir responsabilidades e autoridade Resolver problemas Fórum de reclamações internas Fórum Livre Líder e equipe Apoio Alta Direção © Material de uso exclusivo HGM Consultores

31 MEIOS OBJETIVOS Oficializar Entender Motivar Entender Oficializar Escrito Verbal Audiovisual Eletrônico ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO INTERNA

32 © Material de uso exclusivo HGM Consultores HABILIDADES REQUERIDAS DAS LIDERANÇAS Saber Ouvir Feedback e Reconhecimento Comunicação Interna Relações Trabalhistas e Sindicais Básico em Negociação Coletiva Assédio e Dano Moral

33 © Material de uso exclusivo HGM Consultores HABILIDADES REQUERIDAS DAS EMPRESAS Políticas claras de gestão de pessoas Atender as necessidades básicas dos seus trabalhadores (serviços e benefícios) Processo eficaz de comunicação Ascendente e Descendente Investimento na capacitação das lideranças Cumprir minimamente / básico da legislação trabalhista Plano de Contingência

34 © Material de uso exclusivo HGM Consultores PLANO DE CONTINGÊNCIAS O Plano de Contingências é composto pelos seguintes itens: Filosofia - aspectos legais e morais, políticas e diretrizes para tempos de crise Foco - o que o Plano deve proteger prioritariamente (Ex.Naufrágio) Estrutura - montagem de uma estrutura supra hierárquica para coordenar a contingência (Exs.: Corpo Bombeiros / Comandante Aeronave) Processo - o que fazer, antes, durante e depois de um conflito coletivo, com relação aos aspectos operacionais, comerciais, administrativos, comportamentais etc. Principais aspectos estratégicos e táticos Aspectos Comportamentais (Posturas da Liderança – Antes, Durante e Depois) Aspectos Jurídicos (instrumentos de proteção – Exs. Interditos, Mandatos, Liminar etc.)

35 © Material de uso exclusivo HGM Consultores PALESTRA Cenário Econômico / Trabalhista Impactos Riscos Soluções A Força da Liderança

36 © Material de uso exclusivo HGM Consultores

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38 A FORÇA DO LÍDER

39 © Material de uso exclusivo HGM Consultores CAPITAL X TRABALHO C T ENCARREGADO

40 © Material de uso exclusivo HGM Consultores Muito obrigado pela atenção. Agostinho B. Moraes Ser reconhecida como uma consultoria moderna, inovadora e presente, capaz de despertar nos clientes uma admiração que vai além da razão. Nossa Visão

41 © Material de uso exclusivo HGM Consultores O2O2

42 CAUSAS DOS CONFLITOS COLETIVOS Ideológicas Latentes Estruturais Conjunturais Difícil eliminação; Demandam disposição, tempo e investimento; Estão atreladas a fatores culturais (ex.: falta de recursos de infra estrutura). Interesses político partidário; Incentivos e financiamentos do exterior; Ideais autêntico – ex. ONGs. Estão na ordem do dia/momento (ex.: Falta de mão de obra qualificada); Como apareceram, desaparecem Ocorrem no cotidiano das relações no trabalho; Acumulam-se ao longo do tempo; Demandam muita disposição, pouco tempo e algum investimento em ações (ex.: alojamento, valor para cobrir folgas, condições de trabalho).

43 © Material de uso exclusivo HGM Consultores Ideológicas Latentes Estruturais Conjunturais

44 © Material de uso exclusivo HGM Consultores ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO ESTRUTURADA Interna e Externa ROTINA Faz a Empresa andar DE CIMA PRA BAIXO Determina a direção e orienta DE BAIXO PRA CIMA Gera a Confiança e o Comprometimento PARA SITUAÇÕES DE CRISE Restaura e mantém a autoridade

45 © Material de uso exclusivo HGM Consultores CICLOS DE GREVES NO BRASIL Inconscientes AgressivasPacíficas Conscientes 1º Período 5º/6º/7º Período 2º/3º Período 4º/6º/7º Período 1º /1981 2º /1985 3º /1989 4º /1997 5º /2002 6º /2010 7º PERÍODOS De fácil controle e solução Controle exige uso da força Uso da força não é suficiente De controle e solução complexa Diálogo

46 © Material de uso exclusivo HGM Consultores Muito obrigado pela atenção. Agostinho B. Moraes Ser reconhecida como uma consultoria moderna, inovadora e presente, capaz de despertar nos clientes uma admiração que vai além da razão. Nossa Visão


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