A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Empresa de consultoria, especializada em pessoas, com foco em soluções empresariais de alta complexidade e impacto, com a missão de promover a paz nas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Empresa de consultoria, especializada em pessoas, com foco em soluções empresariais de alta complexidade e impacto, com a missão de promover a paz nas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Empresa de consultoria, especializada em pessoas, com foco em soluções empresariais de alta complexidade e impacto, com a missão de promover a paz nas relações no trabalho.

3 A HGM CONSULTORES TEM ORGULHO DE MERECER A CONFIANÇA E FIDELIDADE DE SEUS CLIENTES

4 A HGM CONSULTORES TEM ORGULHO DE MERECER A CONFIANÇA E FIDELIDADE DE SEUS CLIENTES

5 Liderança em canteiros de obras
A comunicação como ferramenta de gestão

6 PALESTRA Cenário Econômico / Trabalhista Impactos Riscos Soluções
A Força da Liderança

7 PALESTRA Cenário Econômico / Trabalhista Impactos Riscos Soluções
A Força da Liderança

8 CENÁRIO ECONÔMICO/TRABALHISTA
PIB brasileiro – queda acentuada e em ligeira recuperação Queda acentuada da produção industrial – recuperação do setor automotivo Crise na Europa – prolongada, afetando o nível de exportação Políticas governamentais de incentivo à produção não estão gerando os resultados esperados Desoneração da Folha de Pagamento para alguns setores da indústria, tais como: calçados, têxtil, móveis, celulose e papel etc. Redução da taxa básica de juros Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil continuam oferecendo crédito a juros reduzidos A taxa de desemprego baixa (6%) tendência de manutenção em 2012 Falta de mão de obra qualificada/ treinada, especialmente na construção civil

9 CENÁRIO ECONÔMICO/TRABALHISTA
Praticamente todas as categorias profissionais continuam obtendo ganhos reais em 2012 – Sindicatos mais eficazes nas negociações Política de Valorização do Salário Mínimo: reajuste de 14,13% em Janeiro de 2012 influenciando processos de negociação de categorias menos qualificada (limpeza, vigilância, construção civil) INPC em ritmo de ligeiro crescimento – maior pressão por aumento real Salário médio real crescendo mais que a produtividade (Ex. na indústria de transformação entre 2008 e 2009 o salário médio real cresceu 12,4% enquanto a produtividade avançou apenas 4.7%) Constantes paralisações do trabalho em grandes obras Greves generalizadas nos setores de transporte coletivo urbano (ônibus, metro e trens urbanos) – movimento estruturado

10 PALESTRA Cenário Econômico / Trabalhista Impactos Riscos Soluções
A Força da Liderança

11 IMPACTOS ATUAIS NAS EMPRESAS
Lideranças despreparadas e com “medo”. Dificuldade para entender o seu papel. Falta de definições claras sobre responsabilidades e autoridade Dificuldade de acesso à informação. Não participação nas decisões e soluções com relação à mão de obra. Deficiência nos processos de comunicações internas. Liderança sendo tratada como trabalho, e não Capital.

12 PALESTRA Cenário Econômico / Trabalhista Impactos Riscos Soluções

13 RISCOS PARA AS EMPRESAS
Acidentes Paralisações Desmotivação Custos elevados não previstos Atrasos nas obras Fiscalizações Espaço para ações sindicais

14 PALESTRA Cenário Econômico / Trabalhista Impactos Riscos Soluções
A Força da Liderança

15 CRENÇAS HGM 1 Boas políticas de recursos humanos
Cumprimento rigoroso da legislação Boas condições de trabalho Condições necessárias, entretanto insuficientes, para prevenir conflitos no ambiente de trabalho. 2 Plena confiança dos colaboradores Garantia de relações harmoniosas no ambiente de trabalho Prática de comunicação aberta e estruturada Lideranças preparadas e comprometidas.

16 CRENÇAS HGM 3 A mudança de cultura da gestão tradicional de pessoas é um processo gradual e lento, mas que pode ter sua maturação acelerada Diálogo franco, aberto e permanente Percepção das lideranças que a prática da comunicação aberta produz resultados muito melhores que os anteriores. 4 Apesar de todos os esforços de gestão, as motivações e pressões externas podem provocar conflitos coletivos A empresa deve estar permanentemente preparada por meio de um Plano de Contingências

17 ESTUDO DE CASO Bom operador maquina II 3 anos de casa
Bom relacionamento Ficha limpa Operador maquina III Oportunidade de crescimento Sem maiores explicações Dando a entender que era por 30 dias 30 dias depois, sem qualquer feedback Líder já havia definido que o operador não estava apto Sem explicações, operador se sentiu aprovado Devido a 2 afastamentos (operador Maq. III, Líder teve a necessidade de manter o operador na função por mais 30 dias Novamente sem maiores explicações) Após retorno dos afastados Líder informou da necessidade do retorno para Maq. II Operador chamou de SAFADO na frente dos demais colegas

18 ESTUDO DE CASO Reflexões
Líder Papel e responsabilidade Postura Intenção Atitude Operador Papel e responsabilidade Postura Intenção Atitude

19 Dialogar (Líder, Equipe e Operador)
ESTUDO DE CASO E AGORA ... Com relação ao Operador Treinar Advertir Suspender Demitir Transferir Promover Ignorar Dialogar Com relação ao Líder Treinar Advertir Suspender Demitir Transferir Ignorar Dialogar Com relação a Equipe Ignorar Dialogar (Líder com Equipe) Dialogar (Líder, Equipe e Operador)

20 Empatia, Humildade, Justiça e Maturidade
ESTUDO DE CASO VISÃO HGM Com relação ao Líder Promover um diálogo franco e aberto entre o líder e o operador e na sequencia com a equipe. Com relação ao Operador Dependendo do resultado da conversa, dar uma nova oportunidade ao operador, sem maiores consequências (sem qualquer tipo de punição). Acompanhar a atuação e postura do operador. Com relação a Equipe Promover o diálogo com a equipe, com a participação do operador. COMPORTAMENTOS: Empatia, Humildade, Justiça e Maturidade

21 SISTEMA DE RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS
MODELO ESTRATÉGICO CICLOS DO DIÁLOGO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE DE TRABALHO PLANO DE CONTINGÊNCIAS AVALIAÇÃO DAS LIDERANÇAS DIAGNÓSTICO DO CENÁRIO SINDICAL COMUNICAÇÃO ESTRUTURADA REGIME DE TRABALHO EM TURNOS RELAÇÕES COM ÓRGÃOS PÚBLICOS FISCALIZADORES VALORIZAÇÃO DO EMPREGO RELAÇÕES COM A COMUNIDADE GESTÃO DE TERCEIROS GESTÃO DE CRISE MAPEAMENTO POLÍTICO SINDICAL REGIONAL ORGULHO DE SER SISTEMA DE RELAÇÕES TRABALHISTAS E SINDICAIS

22 CAPITAL X TRABALHO C T Reflexão importante: Em algum momento você se sente trabalho? E o que você faz neste momento? Reclama para sua equipe?

23 Gerente/ Supervisor Diretor CONFLITO PROBLEMA PAZ Encarregado
Da PAZ ao CONFLITO Um caminho reversível CLIMA INTERNO TEMPO Gerente/ Supervisor Diretor CONFLITO Encarregado PROBLEMA Desvio da Normalidade ∆ t1 t0 PAZ ∆ t2 Problemas do cotidiano t1 ∆ t3 t2 t3

24 GREVE QUEBRA DE AUTORIDADE CONFLITO PROBLEMA PAZ CLIMA ORGANIZACIONAL
TEMPO GREVE QUEBRA DE AUTORIDADE PAZ PROBLEMA CONFLITO DATA-BASE

25 CICLO DE VIDA DE UMA GREVE
1 2 3 4 5 6 7 Força Tempo 1 - AGITAÇÃO 2 - MOBILIZAÇÃO 3 - DEFLAGRAÇÃO 4 - SUSTENTAÇÃO 5 - ESVAZIAMENTO 6 - ENCERRAMENTO 7 - RETORNO ?

26 MODELO DE LIDERANÇA EFICAZ
PARTICIPATIVA O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO/ GERÊNCIA DEFINIÇÕES E ATIVIDADES DE SUPORTE Comportamentos Assertivos Ações do Cotidiano Objetivos O PAPEL DO LÍDER/EQUIPE Prevenir e Corrigir Problemas e Conflitos Alcançar Resultados Planejados Melhoria Contínua de Processos Atuação em Causas e Efeitos Trabalho com Harmonia

27 Decidir Assumir Comunicar Registrar Ouvir Assumir Decidir Analisar
De acordo com o tempo disponível, o consultor pode fazer a leitura dos conceitos na apostila, seguindo a animação. Decidir Analisar Responder

28 MODELO DE LIDERANÇA EFICAZ
PARTICIPATIVA O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO/ GERÊNCIA DEFINIÇÕES E ATIVIDADES DE SUPORTE Comportamentos Assertivos Ações do Cotidiano Objetivos O PAPEL DO LÍDER/EQUIPE Responsabilidade Assumir Prevenir e Corrigir Problemas e Conflitos Alcançar Resultados Planejados Autoridade Preparo Apoio Técnico Acesso a Informações Decidir Melhoria Contínua de Processos Atuação em Causas e Efeitos Estratégia de Comunicação Interna Comunicar Trabalho com Harmonia

29 © Material de uso exclusivo HGM Consultores

30 Ciclo do Diálogo Fórum Livre Líder e equipe Apoio Alta Direção
Detectar insatisfações Praticar marketing interno Evitar conflitos Controlar atuação da liderança Prevenir / corrigir problemas Evitar concorrência Definir responsabilidades e autoridade Ciclo do Diálogo Resolver problemas Fórum de reclamações internas Fórum Livre Líder e equipe Apoio Alta Direção © Material de uso exclusivo HGM Consultores

31 ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
INTERNA MEIOS Escrito Verbal Audiovisual Eletrônico OBJETIVOS O que é comum em todos? O entendimento da comunicação. Oficializar Entender Motivar Oficializar Entender Motivar Entender Entender

32 HABILIDADES REQUERIDAS
DAS LIDERANÇAS Saber Ouvir Feedback e Reconhecimento Comunicação Interna Relações Trabalhistas e Sindicais Básico em Negociação Coletiva Assédio e Dano Moral O que é comum em todos? O entendimento da comunicação.

33 HABILIDADES REQUERIDAS
DAS EMPRESAS Políticas claras de gestão de pessoas Atender as necessidades básicas dos seus trabalhadores (serviços e benefícios) Processo eficaz de comunicação Ascendente e Descendente Investimento na capacitação das lideranças Cumprir minimamente / básico da legislação trabalhista Plano de Contingência O que é comum em todos? O entendimento da comunicação.

34 PLANO DE CONTINGÊNCIAS
O Plano de Contingências é composto pelos seguintes itens: Filosofia - aspectos legais e morais, políticas e diretrizes para tempos de crise Foco - o que o Plano deve proteger prioritariamente (Ex.Naufrágio) Estrutura - montagem de uma estrutura supra hierárquica para coordenar a contingência (Exs.: Corpo Bombeiros / Comandante Aeronave) Processo - o que fazer, antes, durante e depois de um conflito coletivo, com relação aos aspectos operacionais, comerciais, administrativos, comportamentais etc. Principais aspectos estratégicos e táticos Aspectos Comportamentais (Posturas da Liderança – Antes, Durante e Depois) Aspectos Jurídicos (instrumentos de proteção – Exs. Interditos, Mandatos, Liminar etc.) O que é comum em todos? O entendimento da comunicação.

35 PALESTRA Cenário Econômico / Trabalhista Impactos Riscos Soluções
A Força da Liderança

36

37

38 A FORÇA DO LÍDER

39 ENCARREGADO C T CAPITAL X TRABALHO
Reflexão importante: Em algum momento você se sente trabalho? E o que você faz neste momento? Reclama para sua equipe?

40 Muito obrigado pela atenção.
Nossa Visão Ser reconhecida como uma consultoria moderna, inovadora e presente, capaz de despertar nos clientes uma admiração que vai além da razão. Muito obrigado pela atenção. Agostinho B. Moraes

41 O2

42 CAUSAS DOS CONFLITOS COLETIVOS
Conjunturais CAUSAS DOS CONFLITOS COLETIVOS Estruturais Estão na ordem do dia/momento (ex.: Falta de mão de obra qualificada); Como apareceram, desaparecem Latentes Ocorrem no cotidiano das relações no trabalho; Acumulam-se ao longo do tempo; Demandam muita disposição, pouco tempo e algum investimento em ações (ex.: alojamento, valor para cobrir folgas, condições de trabalho). Difícil eliminação; Demandam disposição, tempo e investimento; Estão atreladas a fatores culturais (ex.: falta de recursos de infra estrutura). Interesses político partidário; Incentivos e financiamentos do exterior; Ideais autêntico – ex. ONGs. Ideológicas

43 Conjunturais Estruturais Latentes Ideológicas

44 ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO ESTRUTURADA Interna e Externa
ROTINA Faz a Empresa andar DE CIMA PRA BAIXO Determina a direção e orienta DE BAIXO PRA CIMA Gera a Confiança e o Comprometimento PARA SITUAÇÕES DE CRISE Restaura e mantém a autoridade

45 CICLOS DE GREVES NO BRASIL
Inconscientes De fácil controle e solução Controle exige uso da força 1º Período 2º/3º Período Pacíficas Agressivas 5º/6º/7º Período 4º/6º/7º Período De controle e solução complexa Uso da força não é suficiente Diálogo Conscientes 1º /1981 3º /1989 5º /2002 2º /1985 4º /1997 6º /2010 PERÍODOS

46 Muito obrigado pela atenção.
Nossa Visão Ser reconhecida como uma consultoria moderna, inovadora e presente, capaz de despertar nos clientes uma admiração que vai além da razão. Muito obrigado pela atenção. Agostinho B. Moraes


Carregar ppt "Empresa de consultoria, especializada em pessoas, com foco em soluções empresariais de alta complexidade e impacto, com a missão de promover a paz nas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google