A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METAIS EM GERAL AULA 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METAIS EM GERAL AULA 1."— Transcrição da apresentação:

1 METAIS EM GERAL AULA 1

2 OBTENÇÃO Encontra-se a jazida, mina é a jazida na extensão concedida pelo governo. O modo como o metal se encontra na natureza, juntamente com as impurezas se chama minério. Após a obtenção o metal pode ser separado da impureza por mineração e metalurgia.

3 MINERAÇÃO E METALURGIA

4 LIGA É a mistura, de aspecto metálico e homogêneo, de um ou mais metais entre si ou com outros elementos. Deve ter constituição cristalina e comportamento de metal. Exemplos.

5 LIGA Obtenção de ligas: o processo mais simples de obtenção de ligas é a fusão. Existem ainda os processos de pressão, aglutinação, eletrólise e a metalurgia associada.

6 PROPRIEDADES IMPORTANTES E ENSAIOS
APARÊNCIA: todos os metais comuns são sólidos, pouca porosidade e brilho característico. DENSIDADE: nos metais varia de 2,56 a 11,45 (21,30-platina). DILATAÇÃO E CONDUTIBILIDADE TÉRMICA: a dilatação dos metais varia de 0,10-0,03mm/m/°C. A condutibilidade térmica situa-se entre 1,006 e 0,080 calorias gramas/s/cm²/cm/°C.

7 PROPRIEDADES IMPORTANTES E ENSAIOS
CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA: o cobre e o alumínio são utilizados inclusive para transmissão de energia. RESISTÊNCIA À TRAÇÃO: Esta é a principal propriedade dos metais na construção civil, vê-se o concreto armado. RESISTÊNCIA AO CHOQUE: é a resistência que o metal opõe à ruptura sob a ação de uma carga considerada instantânea.

8 PROPRIEDADES IMPORTANTES E ENSAIOS
DUREZA: é medida pela resistência que o metal opõe ao ser penetrado através da pressão superficial de uma carga com uma esfera de aço temperado. FADIGA: ocorre quando o metal é solicitado repetidas vezes por cargas menores ou em sentidos variados. ENSAIO DE DOBRAMENTO: pode ser de dois tipos, o simples onde se dobra até um ângulo máximo de 180°, o alternado faz o metal ser dobrado até um ângulo de 90° com incrementos nos esforços aplicados até o rompimento ou fissuração.

9 PROPRIEDADES IMPORTANTES E ENSAIOS
DURAÇÃO: depende do ambiente, das proteções e solicitações as quais o metal se submete.

10 CORROSÃO Deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica, pode ou não estar associada a esforços mecânicos. Não é nada mais do que a tendência de o metal voltar a ser o que era.

11 CORROSÃO A corrosão pode ser classificada em:
Química: ocorre em altas temperaturas, sem presença de água líquida, o metal tem contato direto com o meio corrosivo. Eletroquímica: necessita de água líquida para ocorrer, há migração de elétrons de um meio negativo para um positivo.

12 TIPOS DE CORROSÃO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO
Corrosão Uniforme Característica: Afeta o elemento por completo. Tratamento: Limpeza superficial com jato de areia e renovar a pintura antiga. Em corrosões avançadas, deve-se optar pelo reforço ou substituição dos elementos danificados. Prevenção: uso de ligas com aço inoxidável ou manutenção preventiva.

13 TIPOS DE CORROSÃO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO
Corrosão Galvânica Característica: Ocorre quando se unem metais diferentes. Tratamento e prevenção: Isolamento dos metais, ou utilização de metais próximos na série galvânica.

14 TIPOS DE CORROSÃO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO
Corrosão por Tensão Característica: Esse problema é resultante da soma de tensão de tração e um meio corrosivo. Essa tensão pode ser proveniente de encruamento, solda, tratamento térmico, cargas, etc. Tratamento e prevenção: pode ser diminuída pelo reforço do revestimento protetor no local da tensão

15 TIPOS DE CORROSÃO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO
Corrosão por Erosão Característica: ocorre em locais onde o agente corrosivo se move em altas velocidades aumentando o desgaste da superfície protetora do metal. Tratamento e prevenção: Ela pode ser diminuída por revestimentos resistentes, redução do meio agressivo e materiais resistentes à corrosão.

16 TIPOS DE CORROSÃO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO
Corrosão por Pontos Característica: Pode ser ocasionada pela deposição concentrada de material nocivo ao aço, por pequenos furos que possam permitir a infiltração e o alojamento de substâncias líquidas na peça. Tratamento e prevenção: Para se evitar esse ataque, as peças não devem acumular substâncias na superfície e todos os depósitos encontrados devem ser removidos durante as manutenções.

17 TIPOS DE CORROSÃO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO
Corrosão por Frestas Característica: Riscos, gretas, pontos parafusados entre outros são enquadrados nesse tema e recebem uma solução semelhante à corrosão por frestas. Tratamento e prevenção: É importante a limpeza da superfície danificada, removendo-se todas as impurezas do local. Por não serem em geral muito degradantes, essas ranhuras podem ser pintadas garantindo a interrupção da corrosão.

18 TIPOS DE CORROSÃO, TRATAMENTO E PREVENÇÃO
Corrosão por Ranhuras Característica: Ocorre em locais que duas superfícies estão em contato ou muito próximas (0,025 a 0,1 mm). Devido a tensão superficial da água, esta se aloja nas fendas disponíveis . Tratamento e prevenção: Se a corrosão estiver em estágio inicial, pode-se recorrer à limpeza superficial, secagem do interior da fenda e vedação com um líquido selante, aplicando-se posteriormente um revestimento protetor.

19 ESTUDO PARTICULAR DO ALUMÍNIO
A principal vantagem do alumínio está no fato de ele não enferrujar, e, portanto, estar livre de problemas com a umidade e maresia. A desvantagem é a dificuldade de soldagem, e quando se solda, perde 50% de suas propriedades mecânicas. Para superar isso, apareceram no mercado colas sintéticas especiais, mas que perdem a resistência a temperaturas elevadas e que não têm boa coesão na tração.

20 FORMAS ADOTADAS PELO ALUMÍNIO
Pode ser: Laminado ou Extrudado. Laminado chamados de lâminas ou chapas (as lâminas com 6mm de espessura, e as chapas com mais). Há os esticados ( mais polidos) e os laminados propriamente ditos ( mais foscos). As chapas podem ser lisas ou lavadas. Extrudados são de três tipos : -Sólido: quando totalmente abertos; Tubulares: quando totalmente fechados e Semi-tubulares: intermediário entre os dois anteriores. Também podem ser fabricados em forma de fios, barras redondas, quadradas ou chatas.

21 Ligas de Alumínio Quanto mais puro o alumínio, maior a resistência à corrosão e menor a resistência mecânica. Ligado ao magnésio, ou ao magnésio e silício, aumenta-se a resistência à corrosão, mas a resistência mecânica continua pequena. Ligado ao cobre - magnésio (ex: duralumínio), aumenta a resistência mecânica, mas permanece a resistência inicial à corrosão. Ligado ao zinco - magnésio, tem elevada resistência mecânica e ótima resistência à corrosão (onde apresenta melhores condições). Uma grande vantagem das ligas de alumínio é a massa específica baixa, o que dá uma relação resistência/ peso elevada com vantagens para emprego em estruturas.

22 Ligas de Alumínio – TRATAMENTOS
Não têm função protetora. São adotados os seguintes tratamentos superficiais: acabamento mecânico, limpeza, tratamento químico, polimento, anodização, e pintura. Acabamentos mecânicos: são processos para alterar a textura ou polimento lisos iniciais (acabamentos martelados, mate, acetinado, raiado). Limpeza: lavagem simples ou desengorduramento, ou às vezes, de limpeza química, com a finalidade de tirar manchas do metal. Tratamentos químicos de proteção: servem para aumentar a camada de óxido ou para base de pintura. Consistem em imersão em soluções, como a de carbonato de sódio e cromato de potássio. Polimento químico: tem a finalidade de aumentar a reflexão e brilho. É obrigatório antes da anodização. Caso esta não venha a ser feita, a superfície deverá ser protegida, ou a mesma perderá rapidamente o polimento (químico ou eletroquímico). Anodização: depois de polido o metal sofre eletrólise e funciona como ânodo. Pintura: pode ser direta desde que seja feito um tratamento prévio com ácido fosfórico, ou como é feita a anodização e tratamento químico.

23 EMPREGO DO ALUMÍNIO Na construção, é usado em transmissão de energia elétrica, coberturas, revestimentos, esquadrias, guarnições, elementos de ligação, etc... Transmissão de energia elétrica, na forma de fios e cabos, que apresentam sobre os de cobre, maior leveza, permitindo maiores afastamentos entre os postes e suportes. É mais barato. Possui, porém, o inconveniente de ser menos maleável para efeitos de dobramento. Ë ótimo para ponteiras de pára-raios. É muito eletrolítico, por isso, em especial, não deve ficar em contato direto com ferro ou aço; ou com outros metais. Os elementos de conexão devem ser de alumínio também. Se isso não for possível, que estes sejam de aço zincado ou cadmiado, para formar película isolante. Em coberturas é usado na forma de chapas onduladas para telhados e lâminas para impermeabilização ( ligas finas ou corrugadas - para aumentar a aderência ao impermeabilizante e compensar efeitos de dilatação).

24 ESTUDO DO CHUMBO E DO ESTANHO
O chumbo é um metal cinza-azulado, muito maleável e macio, mas pouco dúctil; É empregado em tubos e artefatos para canalizações, em arremates, coberturas, absorventes de choque e na indústria de tintas; O estanho é bastante utilizado em ligas e proteção superficial de outros metais, devido à sua estabilidade; A liga de estanho e chumbo na proporção 2/3 de chumbo para 1/3 de estanho (2:1), forma a solda de encanador, e em outras proporções pode ser usada em fusíveis de segurança.

25 ESTUDO PARTICULAR DO COBRE
Cobre é metal de cor avermelhada, muito dúctil e maleável, embora duro e tenaz. Pode ser reduzido a lâminas e fios extremamente finos;

26 FIOS E CABOS ELÉTRICOS Na transmissão de energia elétrica, são usados fios e cabos de alumínio ou de cobre. Na instalação domiciliar é quase só usado o cobre, por ser este o mais flexível. Geralmente nos fios e cabos, o cobre é capeado por uma camada delgada de estanho, para evitar a oxidação. Observação: FIOS: São condutores de um só elemento CABOS: São formados por diversos fios enrolados entre si.

27 LIGAS DO COBRE As ligas mais importantes do cobre são os bronzes (cobre e estanho), latões (cobre e zinco), metal monel (cobre e níquel). O estanho é duro e resistente. Essas ligas podem ser trabalhadas a frio e o uso de 0,2% a 0,4% de fósforo melhora muito a resistência, principalmete de bronze trabalhado a frio. O zinco proporciona uma ductibilidade alta, até um determinado teor (5% a 37%); além disso, aparece uma nova fase mais frágil que torna o latão menos trabalhável. Os latões são semelhantes aos bronzes quanto ao comportamento, mas a resistência é menor. Os latões com um pouco de estanho ou alumínio são mais resistentes à corrosão por água do mar. Ligas de metal monel têm resistência mecânica elevada e boa resistência à corrosão. Podem ser tratadas a frio. O uso de um pouco de silício, 3% a 4%, melhora as propriedades de endurecimento por envelhecimento.

28 FERRAGENS PARA ESQUADRIAS
FECHOS SÃO DISPOSITIVOS EM QUE UMA BARRA METÁLICA LIGA DUAS PARTES MÓVEIS, DEIXANDO-AS SOLIDÁRIAS.

29 FERRAGENS PARA ESQUADRIAS
FECHADURAS – é composta de fecho simples e lingueta. Pode ser de cilindro, de segurança ou gorges, e normais.

30 FERRAGENS PARA ESQUADRIAS
DOBRADIÇA – funcionam para que as peças se movimentem ao redor de um eixo.

31 FERRAGENS PARA ESQUADRIAS
PUXADORES – ajudam no momento de movimentar as peças

32 ESPECIFICAÇÃO DE ESQUADRIAS
TIPO: (porta, janela, basculante, portão) Material: alumínio, madeira, ferro DIMENSÕES: base x altura Lado: direito, esquerdo. Descrição: Exemplos: Porta de alumínio 2,10x0,80m direita de correr Janela basculante de metalon 0,60x0,60m

33 ESPECIFICAÇÃO DE ESQUADRIAS
TIPO: (porta, janela, basculante, portão) Material: alumínio, madeira, ferro DIMENSÕES: base x altura Lado: direito, esquerdo. Descrição: Exemplos: Porta de alumínio 2,10x0,80m direita de correr Janela basculante de metalon 0,60x0,60m


Carregar ppt "METAIS EM GERAL AULA 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google