A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

P41 A VISÃO DA CORTE Como Nos Relacionamos Para O Casamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "P41 A VISÃO DA CORTE Como Nos Relacionamos Para O Casamento."— Transcrição da apresentação:

1 P41 A VISÃO DA CORTE Como Nos Relacionamos Para O Casamento

2 P12 A VISÃO DA CORTE - INTRODUÇÃO  INTRODUÇÃO - A importância dos relacionamentos  Em Mt 22:35-40, vemos que Deus valoriza os relacionamentos a ponto de “resumir” a Lei e os mandamentos a dois: “amar a Deus sobre todas as coisas” e “amar ao próximo como a si mesmo”.

3 P13 A VISÃO DA CORTE - INTRODUÇÃO  O Senhor está trazendo para nossa geração uma mudança de mentalidade em relação aos relacionamentos. (Rm 12;2) Ler Porém, os caminhos de Deus não seguem a mesma lógica que os caminhos do mundo. O Senhor nos convida, portanto, a uma mudança radical

4 P14 A VISÃO DA CORTE - INTRODUÇÃO  Deus não está interessado em restringir e acabar com os nossos prazeres. Na verdade, Ele quer ensinar-nos um caminho mais excelente. O Senhor deseja que você experimente o melhor de Deus no casamento Mas, se quisermos trilhar o caminho de Deus, precisamos compreender claramente onde está a porta de entrada, que é o amor.

5 P15 A VISÃO DA CORTE - INTRODUÇÃO  Amar é escolher o melhor para o outro. Todavia, vemos que muitos se casam porque estão procurando alguém para fazê- los felizes. Mas esse é um conceito egoísta.  O conceito correto do amor para o casamento é querer encontrar alguém para fazê-lo feliz. Quando você se casa pensando em alguém que irá fazê-lo feliz, você está se casando baseado no “amor” egoísta.

6 P16 A VISÃO DA CORTE - INTRODUÇÃO  Relacionamento é algo muito sério. E, depois de Deus, o seu encontro com o sexo oposto já foi, é, ou será um dos acontecimentos mais marcantes da sua vida. (Resto da sua Vida)  Estatística de divorcio no Brasil (26%) 1 em cada 4 casamentos.  900 mil jovens solteiras engravidam entre 18 e 20 anos Esses dados nos levam a uma conclusão: a Bíblia diz que é pelos frutos que se conhece uma árvore.  Casamentos sem realidade (aparência)

7 P17 A VISÃO DA CORTE - INTRODUÇÃO  Deus tem uma árvore melhor, um caminho mais excelente, que possa nos levar a colher casamentos Maravilhosos.  Porém, no meio desse conceito, encontraremos um outro pensamento que não é a vontade de Deus: “O namoro cristão”, que é apenas um ajuste do namoro mundano. Mais de 60 % dos jovens cristãos solteiros tem vida sexual ativa. O seu final é tão trágico e até pior do que o namoro mundano, pois muitos deles terminarão com uma gravidez indesejada.

8 P18 I - O CAMINHO MARAVILHOSO DE DEUS  I - O CAMINHO MARAVILHOSO DE DEUS  Os frutos do namoro são conhecidos. Aqueles que optam por esse caminho têm trocado momentos de prazer no pecado por uma “eternidade” de vida e paz com a esposa e família.

9 P19 I - O CAMINHO MARAVILHOSO DE DEUS  A essa altura você talvez esteja triste por se ver perder o sexo e o prazer. Mas você não deve acreditar nisso. Ao contrário do que você imagina, você está começando a ver um caminho que o levará a momentos inesquecíveis de sexo, paz e prazer com o seu futuro cônjuge.

10 P110 I - O CAMINHO MARAVILHOSO DE DEUS  Falando em sexo, precisamos dizer que esta é outra palavra que foi distorcida pelo diabo na nossa cabeça, mas que Deus quer renovar. Quando simplesmente falamos isoladamente a palavra “sexo”, a primeira coisa que nos vem à mente é que se trata de pecado, sujo e imoral.  Isto, porém, é uma mentira.

11 P111 I - O CAMINHO MARAVILHOSO DE DEUS  Sexo é algo divino, santo e maravilhoso, porque foi criado por Deus. O diabo simula ser um especialista em sexo, mas não é, e nem nunca foi.  Uma mentalidade mundana e diabólica sobre Deus. “Deus é um desmancha prazeres!”, alguns podem pensar. Deus é bom e foi Ele quem criou o sexo, e como autor, Ele sabe tudo sobre o assunto e, portanto, é o único que pode nos levar a desfrutarmos dessa bênção na sua plenitude.

12 P112 I - O CAMINHO MARAVILHOSO DE DEUS  Somos pressionados pela sociedade, família e pelos amigos, para darmos provas da nossa sexualidade. No entanto, você não deve ceder a estas pressões. Deus não errou ao criar o sexo.  Mentalidade distorcida sobre sexualidade. “Deus os criou macho e fêmea, homem e mulher”.

13 P113 I - O CAMINHO MARAVILHOSO DE DEUS  ”Não precisamos provar nada para ninguém porque já está escrito e isso é suficiente. A verdade não é o que você sente, pensa ou o que disseram para você. A verdade é o que está escrito na Palavra de Deus: “E DEUS OS FEZ HOMEM E MULHER.”  A atração sexual não é algo do diabo. Ela foi criada por Deus. O pecado, por sua vez, perverteu o dom da atração em lascívia e fornicação.

14 P114 I - O CAMINHO MARAVILHOSO DE DEUS  A paixão é o fogo que Deus criou para culminar no ato sexual. Ela funciona como uma bateria, e a cada vez que você a usa se agarrando e se envolvendo em fornicação, essa bateria vai se descarregando.  O dom da atração está sujeito a nossa vontade e por isso ela deve estar sujeita à Palavra de Deus. A paixão não é indomável e descontrolada. Se algo aconteceu, é porque certamente você deu oportunidade, abrindo o seu coração por outra pessoa. Gn 3;16 Ler (o teu desejo será para o teu marido)

15 P115 I - O CAMINHO MARAVILHOSO DE DEUS  Os caminhos eternos de Deus e das veredas antigas do Senhor - Jr6:16 ler  Deus tem o caminho sobremodo excelente para o romance, a corte. No entanto, quando vamos falar desse assunto, a primeira coisa que vem à mente das pessoas é um conjunto de regras e leis dos “podes” e “não podes”.

16 P116 I - O CAMINHO MARAVILHOSO DE DEUS  Não estamos falando de regras, estamos falando de um caminho — o caminho eterno de Deus para os relacionamentos. A corte não é uma regra, é o caminho de Deus para quem está cansado de sofrer e se decepcionar com o padrão mundano de relacionamento — o namoro.  Deus criou suas leis para o perfeito funcionamento da vida humana, na terra, nos céus, nos mares, no universo inteiro. Ele jamais exigiu que o homem as seguisse. Ele nos fez com livre-arbítrio.

17 P117 I - O CAMINHO MARAVILHOSO DE DEUS  A “lei” de Deus para o romance. Sl 119:10 ler Se você não quiser obedece-la e prefere seguir a lei do namoro instituída pelo diabo, no mundo, você poderá continuar fazendo. Porém, você colherá as conseqüências de sua decisão.

18 P118 I - O CAMINHO MARAVILHOSO DE DEUS  Seja sábio e ande pelos caminhos eternos de Deus. Deixe de sofrer! Encontre os caminhos de Deus e encontre os padrões de pensamento, que o levarão a uma vida plena e abundante.  A proposta de Deus é um bom caminho, prazeroso, amável, seguro, próspero e deleitável. “O meu povo perece porque lhe falta conhecimento.” Os4:6

19 P119 I - O CAMINHO MARAVILHOSO DE DEUS  Os caminhos do diabo possuem suas portas largas e seus caminhos espaçosos. Mt 7;13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), Os caminhos de Deus levam à vida e os caminhos do diabo conduzem sempre à morte. Há caminhos que para o homem parecem ser bons, mas ao final, são caminhos de morte. Livremo-nos dessa geração ansiosa, do tipo fast food, que não suporta esperar.

20 P120 I - O CAMINHO MARAVILHOSO DE DEUS  Se eu não namorar não beijar não agarrar, ele não vai me querer! Se um homem consegue esperar por você um ano inteirinho sem beijar e abraçar, você pode se casar com ele. Ele realmente quer se casar com você e não com seu corpo.  Muitos querem o caminho de Deus, mas não querem obedecer às suas ordens. Querem o resultado, mas não querem seguir as instruções.

21 P121 I - O CAMINHO MARAVILHOSO DE DEUS  A Bíblia fala que devemos observar quais são as veredas de Deus. A palavra antiga não significa velha, mas eterna e sempre nova.

22 P122 I - O CAMINHO MARAVILHOSO DE DEUS  Para cada área da nossa vida, existem princípios que Deus quer nos ensinar. Eu fui um jovem que vivi intensamente no mundo, não conhecia os caminhos de Deus - os prejuízos foram muitos. Como jovem tomei a decisão de submeter e obedecer e caminhar em Santidade.  Valeu a pena (Deus me honrou)

23 P123 II - O AMOR QUE PENSA  II - O AMOR QUE PENSA Precisamos avaliar: será que haveria alguma outra maneira, que não o namoro, de nos envolvermos romanticamente num relacionamento que leve ao casamento? Será que Deus nos reserva algo assim?  O amor é sábio. “E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o dia de Cristo.” Fl1:9-10

24 P124 II - O AMOR QUE PENSA  Você precisa usar a cabeça para avaliar o tipo de relacionamento e de sentimento, a fim de que seu amor seja sincero e íntegro e não apenas uma paixão desenfreada. Paixões exageradas impedem avaliações corretas. De tudo o que se deve guardar, o mais precioso é o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida. (Pv 4:13)  Portanto, o seu coração é a fonte da sua vida.

25 P125 II - O AMOR QUE PENSA  O namoro é um relacionamento de curto prazo, que visa somente à auto- satisfação. (sangue-suga) O que importa é satisfazer os próprios desejos. Eu lhe pergunto: será que a base do amor é fazer sexo com uma mulher, mesmo sabendo que irá ferir o seu coração e atrapalhando o relacionamento dela com Deus? Será que uma moça que se envolve com um rapaz apenas até o momento em que encontra um melhor foi movida pelo amor?

26 P126 II - O AMOR QUE PENSA  O amor inteligente vê na frente. Além de glorificar a Deus no relacionamento, o amor consiste em servir e abençoar a pessoa amada.  Quando descansamos no Senhor, podemos ter a alegria de desfrutar do tempo que Deus reservou pra cada um estar solteiro. Há tempo pra tudo na vida. Existe o tempo de se casar, mas também existe o tempo de se estar solteiro.

27 P127 II - O AMOR QUE PENSA  Para nós, santidade é muito mais do que não transar. A santidade deve fazer parte da sua mente, do seu coração, dos seus pensamentos e das suas atitudes.  A pressões dos amigos e o juízo de Deus No dia do juízo, você não terá que dar satisfação às pessoas sobre quem você arrebentou, com seus relacionamentos de curto prazo, e sim a Deus. Que haja temor em nosso coração.

28 P228 III - PONTOS NEGATIVOS DO NAMORO  III - PONTOS NEGATIVOS DO NAMORO  O namoro é como um carrinho de supermercado com a roda torta. Há pastores que orientam jovens sob o mesmo padrão do mundo – é lamentável Eles dizem que podem namorar e fazer o que quiserem e, que, na hora “H”, o Espírito Santo irá ajudá-los. Isso é o mesmo que mandar alguém andar com um carrinho desalinhado num supermercado cheio de porcelanas e cristais caríssimos nas prateleiras. Vai acontecer um acidente!

29 P229 III - PONTOS NEGATIVOS DO NAMORO  Hábitos errados do namoro – Joshua Harris - Eu disse Adeus ao Namoro Vejamos esses pontos, juntamente com algumas experiências também compartilhadas por nós.  1º- O Namoro Leva À Intimidade, Mas Não Necessariamente A Um Compromisso. Qual é a idéia principal na maioria dos namoros? Geralmente o namoro estimula a intimidade pela própria intimidade

30 P230 III - PONTOS NEGATIVOS DO NAMORO Duas pessoas se aproximam sem nenhuma real intenção de um compromisso de longo prazo. É como escalar uma montanha com uma parceira sem saber se ela quer a responsabilidade de segurar a sua corda, e lá em cima desiste do acordo.  Um relacionamento intimo é uma experiência linda que Deus deseja que experimentamos. Em nossos dias amor e romance passaram a ser aproveitados pelas pessoas apenas pelo seu valor de entretenimento.

31 P231 III - PONTOS NEGATIVOS DO NAMORO  A intimidade sem compromisso desperta desejos – emocionais e físicos – que nenhum dos dois podem satisfazer se agirem corretamente. Em 1Ts4:6 a bíblia chama isso de “defraudar”  Roubar alguém ao criar expectativas mas não satisfazendo o que foi prometido – “despertando uma fome que não podemos satisfazer justamente”. Intimidade sem compromisso é semelhante a cobertura sem o bolo, pode ser gostoso, mas no final passamos mal.

32 P232 III - PONTOS NEGATIVOS DO NAMORO  2. O namoro tende a pular a fase da amizade. Quando você é amigo de alguém, você não se preocupa em ser outra pessoa que não você mesmo. Na amizade, você é o que é, e pronto.  Quando você entra no namoro, você usa máscaras Ficamos três horas em frente ao espelho ensaiando o que dizer. Ex.: Cesta de basquete mais baixa.

33 P233 III - PONTOS NEGATIVOS DO NAMORO  Quando nos maquiamos, estamos apenas tentando ganhar o outro. Ele deve saber como é a pessoa no trabalho, em casa, ou seja, deve saber do que ele gosta e quando fica contrariado.  Conheço muitos casais e, freqüentemente, vejo mulheres chorando e dizendo: “Não foi com este homem que eu me casei. Ele não era assim antes.” Perderam o tempo precioso que tiveram para se conhecer.

34 P234 III - PONTOS NEGATIVOS DO NAMORO  3. O namoro confunde relacionamento físico com amor. “É tão óbvio que nós nos amamos” pensa alguém que prematuramente se relacionou intimamente. Mas será que isso é verdade? Só porque lábios se encontraram, não quer dizer que corações se uniram.

35 P235 III - PONTOS NEGATIVOS DO NAMORO  O relacionamento físico não é igual ao amor. A nossa cultura como um todo entende as palavras “amor” e “sexo” como sinônimas Confundem atração física e intimidade sexual com verdadeiro amor.

36 P236 III - PONTOS NEGATIVOS DO NAMORO  4. O namoro isola o casal de outros relacionamentos. Quando nos envolvemos no namoro nem percebemos que, egoisticamente e de forma tola, nos privamos de outros relacionamentos tais como, pais, irmãos e amigos. O resto do mundo vira um pano de fundo esmaecido; os que já saíram de vela sabem disso.  Esse é um dos piores problemas do namoro Pv15:22 – “Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros, há bom êxito.”

37 P237 III - PONTOS NEGATIVOS DO NAMORO  5º- O Namoro, Em Muitos Casos, Tira A Atenção Dos Jovens Adultos De Sua Principal Responsabilidade, Que É De Preparar-Se Para O Futuro. Uma das tendências mais tristes do namoro é desviar os jovens adultos do desenvolvimento dos seus talentos e habilidades dadas por Deus.

38 P238 III - PONTOS NEGATIVOS DO NAMORO  6º- O Namoro Pode Causar Desgosto Com O Dom De Permanecer Solteiro Dado Por Deus. Penso que Deus vê a nossa paixão por relacionamento de curta duração da mesma maneira que uma criança que ganhou um bicicleta novinha, mas prefere brincar com a caixa de papelão que embalava a bicicleta.

39 P239 III - PONTOS NEGATIVOS DO NAMORO  7º- O Namoro Cria Um Ambiente Artificial Para Avaliar O Caráter De Outra Pessoa.  O namoro cria um envolvimento artificial para duas pessoas interagirem. Cada pessoa pode facilmente apresentar uma imagem igualmente artificial. É necessário ver o outro nas situações reais da vida com familiares e amigos.

40 P240 III - PONTOS NEGATIVOS DO NAMORO  Hábitos Antigos São Duros De Matar. Não desperdice o seu tempo lutando contra o carrinho “desalinhado” do namoro. Chegou a hora de uma nova atitude.

41 P241 IV - TOMANDO DECISÕES PARA VENCER OS PROBLEMAS DE RELACIONAMENTOS  IV - TOMANDO DECISÕES PARA VENCER OS PROBLEMAS DE RELACIONAMENTOS  Alguns princípios que os ajudarão até depois do casamento.  1- Renovando a mente pela Palavra de Deus. Se vamos mudar o padrão mundano do namoro, precisamos ter uma atitude nova com relação à maneira de se relacionar.

42 P242 IV - TOMANDO DECISÕES PARA VENCER OS PROBLEMAS DE RELACIONAMENTOS  Uma mentalidade errada sobre a cruz. (Corte é cruz pastor!!) A cruz é a vontade de Deus para cada um de nós, e Deus é bom. Se você conheceu a pessoa e não a tocou, não agarrou, então, você poderá encontrá-la depois sem acusação, sem culpa, sem constrangimentos. Ex.: 2 casais na igreja que casaram com o “Ex” do outro (a) Um grande problema que vejo no meio da igreja é que existem muitas pessoas nascidas de novo, mas suas maneiras de pensar ainda são antigas, são “mundanas”.

43 P243 IV - TOMANDO DECISÕES PARA VENCER OS PROBLEMAS DE RELACIONAMENTOS  A mente mundana do diabo para nossas roupas. Roupa foi feita para cobrir. Homens de Deus não casam com mulheres mundanas.

44 P244 IV - TOMANDO DECISÕES PARA VENCER OS PROBLEMAS DE RELACIONAMENTOS  2- O amor sempre busca o melhor para o outro. Há padrões errados e a Bíblia diz que temos que mudar. O relacionamento para nós, radicais, não é um pequeno ajuste que os crentes fizeram no namoro tirando o sexo e continuando com tudo mais que envolve a lascívia, como beijos, abraços e amassos; É conversão total a essa mentalidade, é corte completo em todo e qualquer contato físico que nos leva à impureza, é uma amizade comprometida com um possível casamento debaixo da benção, acompanhamento e permissão dos nossos pais e líderes.

45 P245 IV - TOMANDO DECISÕES PARA VENCER OS PROBLEMAS DE RELACIONAMENTOS  Um relacionamento é uma oportunidade para se viver o amor genuíno de Deus. A bíblia fala que o mundo vai nos conhecer quando amamos uns aos outros de verdade. Uma mentalidade mundana que temos é que os homens não olham pra mulher como ser feminino da criação, mas sim como uma namorada em potencial.  1 tm 5:2 (respeitar as irmãs da Igreja)

46 P346 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  A nossa alma, nossas emoções quando feridas, nos marcam, nos machucam, nos prendem. Ex.: Maçã estragada, se não cortar a parte podre, apodrece toda. Ex.: Somos como uma árvore e durante nossa existência sofremos muitas coisas. Os ventos forte que nos tentam arrancar, o sol causticante que nos queima, as tempestades que tiram nossas folhas (Beleza), as pestes (demônios) que vem nos destruir e o pior deles, os homens que são como machados que nos golpeiam com palavras duras, insultos, traições e abandonos.

47 P347 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  Uma árvore afetada não poderá dar frutos bons – não poderá ter uma vida que vale a pena. Sua raiz está consumida e contaminada por ódio, mágoa, ressentimentos, amargura, raiva, dor e tristeza.  A água viva vai operar um milagre na sua vida hoje e você será como uma boa árvore – uma vida que vale a pena ser vivida (Jó14:7-8). ler Deus nos criou para sermos felizes!

48 P348 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  O meu desejo é que cada uma de vocês sejam tão feliz como nós somos em nosso casamento.  O projeto de Deus sempre foi a vida em abundância (Jo.10:10) O projeto do diabo sempre foi roubar, matar e destruir (Jo.10:10)

49 P349 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  Muitos de nós tivemos experiências de relacionamentos no mundo antes de nos convertermos. Quantos namoraram no mundo? E quantas não namoraram? Quantas foram feridas, tiveram decepções, desilusões, se entregaram de corpo e alma para alguém e foram frustradas, trocadas, usadas?

50 P350 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  SOMOS ESPÍRITO, POSSUIMOS UMA ALMA E HABITAMOS NUM CORPO 1Ts5:23 ESPÍRITO: Foi recriado, nascemos de novo; CORPO: Será glorificado; ALMA (vontade, mente e emoção): Deve ser transformada.

51 P351 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  No mundo o nosso espírito estava distante de Deus, o nosso corpo e a nossa alma foram os mais afetados em nós. Nesses dias o Senhor restaurará a nossa alma (SL19:7) e endireitará as nossas veredas, os nossos caminhos (Pv3:6) ler O Senhor quer renovar nossos sonhos, restaurar a nossa alma, o nosso coração para aquilo que ele tem para cada uma de nós.

52 P352 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  Você acredita que o Senhor tem coisas boas para você? Planos de um futuro tremendo? Um casamento abençoado, santo, sem costuras, sem remendos, sem separações. Deus quer manifestar a glória Dele através da sua vida, do seu casamento e amanhã você vai estar aqui testemunhando a bênção para muitos outros jovens... Para Ele realizar esses planos precisamos ROMPER COM O NOSSO PASSADO.

53 P353 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  O diabo sempre vai querer roubar o que Deus tem para nós, nos lembrando do nosso passado e muitas vezes existem brechas que não foram fechadas e por isso ele tem a legalidade para agir e nos resistir. Esses são dias de fecharmos as portas para o diabo e abri-las para Deus.  Quando nos envolvemos com relacionamentos no mundo, nos ligamos aos outros através da nossa alma. Laços de alma são formados.

54 P354 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  LAÇO DE ALMA:  É um forte vínculo entre a alma de duas pessoas. Ele pode ser bom como também pode cooperar para o mal; Ex.: Jhonatas e Davi.  Quanto mais forte o vínculo ou o laço de alma, mais profundo e mais duradouro o relacionamento e as lembranças.;

55 P355 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  Um laço de alma pode ser descrito pela palavra UNIR ou GRUDAR EM ALGUÉM COMO COLA. O Senhor nos uniu à Ele, nos grudou à Ele para sempre – I Co6:17.  Uma das formas mais importantes de laços de alma é a estabelecida de um relacionamento entre um homem e uma mulher.

56 P356 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  A UNIÃO É UM MANDAMENTO DE DEUS: Gn2:24 (Deixa o homem pai e mãe e se une...tornando-se os dois uma só carne) Ef5:31Deixará o homem...e se tornarão os dois numa só carne)

57 P357 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  A mulher foi feita de um membro do corpo do homem (costela) para depois se unir à Ele (Gn2:18,21-24) O ato sexual é a consumação final de duas pessoas unindo-se na carne e na alma em uma única pessoa!

58 P358 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  IMPLICAÇÕES DE UM ENVOLVIMENTO SEXUAL OU DE UM RELACIONAMENTO COM INTIMIDADES:  1 –GERA LAÇOS DE ALMA DIFÍCEIS DE ROMPER: Mesmo se o ato sexual não tenha sido consumado, mas a fornicação e a intimidade existiu Ex.: “Não consigo tirar aquela pessoa da minha cabeça”. EX. DUAS FOLHAS DE PAPEL COLADAS

59 P359 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  2 – O DESEJO DA MULHER FICA VINCULADO À PRIMEIRA RELAÇÃO Gn3:16 - “O teu desejo será para o teu marido...”; O teu marido na bíblia seria supostamente para o único homem de uma única mulher e não o primeiro homem de vários que a mulher teria (o mesmo com os homens)

60 P360 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  O primeiro homem que tem relações sexuais com uma mulher assume uma forma de domínio sobre ela, motivo de depois de anos a mulher se lembrar com saudades e apego e os homens idem. Ex.:... de uma mulher casada que durante um período de crise no casamento sonhava, se lembrava do seu ex - namorado;

61 P361 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  É por isso que as pessoas do mundo se separam, ou vivem uma vida de traição... E nós que temos o Senhor, não teremos este futuro. Nós temos o sangue de Jesus que nos lava e é por isso que estamos aqui para sermos livres de toda cadeia na nossa alma.

62 P362 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  3 – GERA CORAÇÕES FRAGMENTADOS, DISPERSOS EM CADA PESSOA QUE SE TEVE RELAÇÃO: ICo6:15-17 / Ef5:31 / Gn2:24 – Nos tornamos um com cada pessoa que nos relacionamos sexualmente; Distribuímos o nosso coração entre vários homens e mulheres, nos encontramos divididos  Depois do casamento se torna tão difícil nos entregar-mos plenamente ao nosso cônjuge, não estamos inteiros para ele.

63 P363 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  4 – HÁ A TRANSFERÊNCIA DE ESPÍRITOS: ICo6:16 - Ao nos unirmos, tornarmos um só corpo; Os demônios são espíritos, mas se alojam e se manifestam no corpo; Nós recebemos as influências espirituais dos nossos parceiros sexuais; Ex.: Irmão que voltou para o Pr. Aluízio orar com ele, porque tinha se relacionado sexualmente com a namorada incrédula que ficou possessa.

64 P364 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  Muitos casos de endemoniamento acontecem por transferência de espíritos pelo ato sexual; Mas o Senhor nestes dias irá nos libertar de toda cadeia espiritual que nos foi transferida.

65 P365 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  5- GERA A FRIGIDEZ SEXUAL NOS CASAMENTOS  Deus nos manda voltar as veredas antigas dos seus mandamentos (Jr6:16); O padrão para o relacionamento que o Senhor nos ensina é a corte, com o envolvimento dos pais, Os irmãos serão protegidos como muros e não mais por si mesmo. Os irmãos poderão ser ajudados nas definições e no vencer as tentações.

66 P366 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  Muitas vezes no mundo nos entregamos aos relacionamentos para “não ficar de fora da moda” ou para “não ser careta” ou “para não ficarmos sozinhos” No mundo hoje não existe relacionamento sem sexo. A conseqüência é que terminamos com as nossas emoções em frangalhos

67 P367 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  Ao chegarmos no casamento estamos cheios de barreiras de medo e inseguranças, e então não conseguimos nos entregar totalmente ao nosso cônjuge Algumas pessoas desenvolvem até antipatia pela relação sexual. E alguns acabam se enveredando para o homossexualismo ou lesbianismo. Será que é isso que Deus tem para nós?

68 P368 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  Deus tem para cada uma de nós um caminho sobremodo excelente!!!  O NOSSO CORAÇÃO COMO A NOVA TERRA QUE O SENHOR NOS DEU Ex3:8 - Quando nos convertemos, saímos do Egito e caminhamos para Canaã, para um lugar que mana leite e mel, que dá prazer, que é delicioso, maravilhoso...;

69 P369 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  A essência do homem é o coração; O Senhor nos mudou de posição, do Egito para Canaã e de um coração de pedra para um de carne; Ez36:26 – “Dar-vos-ei um coração novo...”

70 P370 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  O nosso coração é a terra que o Senhor nos deu para guardar; Dela depende toda a nossa vida, o nosso futuro, o nosso casamento - AS FONTES DA VIDA... Pv4:23 ler – “guardar o coração...” – cuidar, proteger... Você quer Canaã para a sua vida emocional, para o seu futuro casamento?

71 P371 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  O QUE FAZER PARA ENTRAR NA CANAÃ DE DEUS PARA NÓS?  1- DEVEMOS EXPULSAR OS ANTIGOS MORADORES DA TERRA (do nosso coração) Nm33:50-52a. (BLH) Devemos expulsar os antigos moradores do nosso coração:

72 P372 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  Ex-namorados; Pessoas, as quais tivemos relacionamentos sexuais ou não; Pessoas que nos envolvemos emocionalmente; Pessoas que, de alguma maneira nos envolvemos com laços de alma, inclusive do mesmo sexo Quando criança ou adolescente; abusos sexuais.

73 P373 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  2 – DEVEMOS DESTRUIR TODOS OS NOSSOS ÍDOLOS E SEUS LUGARES DE ADORAÇÃO EM NOSSO CORAÇÃO: Nm33:52b - Ídolo é tudo o que nos separa de Deus; Ídolos de metal e pedra: Algo resistente, duro, que não sai do lugar, que está arraigado na nossa mente, nossas lembranças e memórias e você não consegue esquecer...

74 P374 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  Ídolo é todo apego para trás Toda paixão que incendiou o seu coração e que ainda existem algumas brasas que tem te feito relembrar e isso tem te impedido de prosseguir; É tudo o que te faz lembrar e muitas vezes pecar e até se masturbar;  Ídolos são lugares de adoração: Pessoas que veneramos, que admiramos e que comparamos. Não devemos comparar pessoas do mundo com irmãos...

75 P375 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  3- TEMOS QUE PERDOAR Mt18:23-35 – A parábola do perdão. Mt6:14,15 – Perdoar para ser perdoado. Pv5:22 – Somos atados com as cordas do nosso pecado de mágoa 1Co7:23 – Não nos tornemos escravos de homens.

76 P376 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  4 – DEVEMOS TOMAR POSSE DA TERRA QUE O SENHOR NOS DEU: Nm33:53 A qualidade da terra é boa (Êx3:8)

77 P377 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  Tomar posse é se apropriar; é fé É declarar que você não abre mão da bênção que Deus te deu; Do homem segundo o coração de Deus, comprometido, abençoado, próspero, bom (A terra é boa!!!!!!!!!); Independente da sua idade, da sua espera, das sua decepções, do seu passado, Deus já te deu!

78 P378 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  CONSEQUÊNCIAS DE NÃO EXPULSARMOS ESSES ANTIGOS MORADORES DO NOSSO CORAÇÃO  Nm.33:55 Espinhos nos olhos - Não veremos o nosso marido como o melhor de Deus para nós;  O diabo sempre vai trazer comparações. Ex.: Recém casada, crise financeira, comparações...

79 P379 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  Problemas: Lembranças, traições, comparações ( mas o outro fazia isso, ele era mais atencioso, mais romântico,...) Sugestões de ligar para o ex., cair em ciladas do diabo para te fazer pecar e perder o que Deus já te deu; Traições, lembranças que resistirão, que te impedirão de desfrutar do BOM relacionamento que o Senhor te deu!!!

80 P380 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  OBEDECENDO AO SENHOR E ENTRANDO NAS SUA BÊNÇÃO: 2Co5:17 – Quem está em Cristo aqui?  Somos nova criação, fomos criados novamente. As coisas antigas ficaram para trás e tudo se fez novo no seu coração!!!!!!!! GL2:19a e 20b. – Estou crucificado com Cristo, Ele vive em mim...por isso Rm6:4 b (andemos nós em novidade de vida!!!!!!) Mt18:18 – O que desligarmos terá sido desligado no mundo espiritual... Pv28:13 – O que confessa e deixa alcançará misericórdia... Ef5:25b-26, 27

81 P381 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo) Cristo se entregou por nós para nos santificar, nos purificar, por meio da lavagem de água pela Palavra, para que o nosso leito seja sem mácula, sem mancha... para sempre;  O Senhor está liberando a sua palavra para mudar o curso do seu futuro... Usando o precioso sangue de Jesus e crendo na cruz de Cristo, podemos exercer autoridade sobre todas as alianças anteriores e destruí-las, removendo-as de nós, liberando o nosso controle sobre os parceiros de alianças anteriores e o controle deles sobre nós.

82 P382 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo) Mesmo se você teve algum contato com pessoas do mesmo sexo, com outras mulheres em alguma fase da sua vida, ou se você foi estuprada, você deve quebrar estes laços sobre a sua vida;  Apelo para perdão e renuncia.

83 P383 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  Vá se entregando a Ele...vai sendo lavado pela palavra que você ouviu e vai pondo para fora, o que confessa e deixa alcançará misericórdia; Se você sente mágoa ou algum ressentimento dessa pessoa, libere o perdão sobre ela, se você sentir dificuldade em confessar, em perdoar, nós vamos orar com você.

84 P384 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  ORAÇÃO DE QUEBRA DOS LAÇOS DE ALMA E ENTREGA AO SENHOR Você deve orar com fé e receber a cura e a libertação para sua vida.

85 P385 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  Pai, em nome de Jesus, eu submeto minha alma, meus desejos e minhas emoções ao Teu Espírito. Eu confesso, como pecado, todos os meus relacionamentos sexuais passados. O que eu ligar será ligado e o que eu desligar será desligado. Em nome de Jesus, eu me desligo de todos os laços de alma com meus antigos parceiros sexuais, de meus relacionamentos impuros e de pessoas que eu estabeleci laços fortes de alma (mesmo sem relação sexual).

86 P386 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  Eu amarro, renuncio e resisto a todo espírito maligno que tem fortalecido estes laços de alma ou que podem ter sido transmitidos a mim através de relacionamentos passados. Purifica minha alma e me ajuda a esquecer de todas as uniões ilícitas. Que eu seja livre para entregar minha alma totalmente a Ti e ao meu cônjuge. Pai, eu recebo Teu perdão por todos os meus pecados sexuais do passado. Eu creio que estou totalmente perdoada.

87 P387 V- QUEBRANDO OS LAÇOS DE ALMA (A Liberdade Em Cristo)  Graças Te dou, por não Te lembrares mais de meus pecados. Graças Te dou por me purificares de toda injustiça. Agora eu estou livre para ser uma só carne com meu marido, escolhido no teu tempo perfeito. Eu recebo a minha libertação de toda culpa e condenação por causa das alianças anteriores. No nome de Jesus eu me separo de toda pessoa com a qual entrei em aliança pela relação sexual e destruo os seus direitos de aliança sobre mim e o meu direito de aliança sobre eles (citar todos os nomes que lembrar em uma folha). Eu me entrego totalmente a Ti. Por Tua graça, mantém-me santa em meu espírito, alma e corpo. Eu Te louvo. Em nome de Jesus. Amém!!!

88 P488 VI - A bênção de se estar solteiro.  Como impedir que a impaciência lhe roube o presente de estar solteiro.

89 P489 VI - A bênção de se estar solteiro.  Verdades simples que podem nos ajudar a ajustar atitudes erradas em relação à questão do tempo nos relacionamentos.

90 P490 VI - A bênção de se estar solteiro.  1- A coisa certa no tempo errado é a coisa errada. A nossa cultura nos ensina que se algo é bom devemos buscar aproveita-la imediatamente. (aproveitar p namorar) Perdemos de vista o princípio bíblico das épocas (Ec3:1-8) “há tempo para todo propósito na vida...”.

91 P491 VI - A bênção de se estar solteiro.  Quando cometemos o erro de tirar uma coisa boa da sua época para aproveita-la no momento em que desejamos, nós perdemos o melhor de Deus e temos problemas. É como uma fruta colhida antes de amadurecer ou uma flor colhida antes de abrir, tira toda a beleza do plano de Deus para nossa vida. (BANANA VERDE) A coisa certa no tempo errado é a coisa errada.

92 P492 VI - A bênção de se estar solteiro. 2- Qual época da vida em que se está solteiro é um presente de Deus? O estar solteiro é apenas uma época na vida da maioria de nós e por isso a vemos como um presente de Deus.  Deus nos dá as linhas gerais para uma atitude apropriada em relação a estar solteiro em 1Co7:32. A tradução do The Message diz: “Eu quero que vocês vivam as suas vidas o mais livre de complicações que for possível. Quando estão solteiros, vocês ficam livres para se concentrarem em simplesmente agradar o mestre. O casamento o envolve em todas as tarefas da vida doméstica e em querer agradar ao cônjuge, levando a tantas outras demandas da sua atenção. O tempo e a energia que pessoas casadas gastam cuidando e nutrindo um ao outro, os solteiros podem gastar se tornando inteiramente em instrumentos santos para Deus.”

93 P493 VI - A bênção de se estar solteiro.  Não faça nada a respeito de estar solteiro – faça algo com o estar solteiro. Pare por um minuto e avalie se você está usando o presente de Deus de estar solteiro como Ele gostaria. Estou usando essa época da minha vida para me tornar um instrumento santo para Deus? Ou estou enchendo a minha vida com complicações e preocupações desnecessárias de um namoro?. Não amaldiçoe o seu tempo de solteiro

94 P494 VI - A bênção de se estar solteiro.  Essas verdades estão baseadas na obediência e espera. Esperar pelo tempo de Deus requer confiar na bondade de Deus. Nós desenvolvemos paciência ao confiar que Deus nos nega coisas boas no presente somente porque Ele tem algo melhor para nós no futuro.

95 P495 VI - A bênção de se estar solteiro.  Não pense que Deus se esqueceu de você e que se em determinado momento Ele não fizer nada você perderá a pessoa da sua vida

96 P496 VIII - OCULPADO OU RESERVADO?  VIII - OCULPADO OU RESERVADO?  Existe uma diferença entre ocupado e reservado. Existem pessoas que estão ocupadas, estão casadas, com a aliança.  Mas aquele que não está casado, está reservado. Ex.: Exemplo da BOLSA (Abençoar com o que não é seu, isso é roubo)

97 P497 VIII - OCULPADO OU RESERVADO?  Você tem um dono. O seu dono é o Senhor Jesus. Mas de quem é o seu coração? Em 1Co 7:4 (LER) diz - “A mulher não tem poder sobre seu próprio corpo, e, sim, o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e, sim, a mulher”. Ex.: DUAS CADEIRAS – Ocupado ou Reservado, não Disponível.

98 P498 VIII - OCULPADO OU RESERVADO?  RESERVADO - Quando você nasceu, Deus bateu um carimbo em você com a marca “reservado”! Você acha que porque é solteiro Você pode fazer o que quiser. Este comportamento deixa o coração das pessoas destruídos.

99 P499 PRATICANDO A PUREZA  Antes de entramos em um relacionamento precisamos nos fazer algumas perguntas; “Qual a minha razão real para me envolver romanticamente com essa pessoa? O que estou procurando que não encontraria em uma amizade? Estou egoisticamente procurando a minha própria realização?

100 P4100 PRATICANDO A PUREZA. O que estou comunicando a ela (ou a ele)? Estou despertando emoções que nos estou pronto para atender? Será que vou ferir essa pessoa se permitir que esse relacionamento prossiga agora? Esse relacionamento irá ajudar ou dificultar o andar dela com Deus?  Precisamos começar a fazer essa perguntas.

101 P4101 PRATICANDO A PUREZA.  O verdadeiro amor espera, mas não apenas pelo sexo. Ele espera pelo tempo certo para assumir um compromisso com o tipo de amor de Deus  Uma simples conclusão: Não podemos amar como Deus ama e namorar como o mundo namora.

102 P4102 PRATICANDO A PUREZA.  A DIREÇÃO DA PUREZA.  Como achar o caminho para a retidão. Queremos a pureza, mas tomamos, muitas vezes, atitudes que nos afastam dela.  Sansão viveu próximo das vinhas. Caímos através de um pequeno passo de cada vez. Davi não caiu de uma vez, e olha que era um homem “segundo o coração de Deus” (At13:22).

103 P4103 PRATICANDO A PUREZA.  Temos que entender a pureza como uma busca da retidão e não apenas como uma “linha da fronteira”.  A direção da pureza começa no íntimo. Você deve apoiá-la em decisões práticas do dia- a-dia a respeito de onde, quando e com quem você escolhe estar.

104 P4104 PRATICANDO A PUREZA.  A pureza não é uma linha. É o princípio, de uma estrada. Muitos acreditam que esta linha é o sexo. Ora, então que diferença faz em beijar e abraçar? É por este caminho que a pureza vai para o ralo. Esta é uma mentalidade mundana e maligna.  Hoje coloco diante de vós a bênção e maldição, a vida e a morte. o caminho do namoro e o caminho da pureza.

105 P4105 PRATICANDO A PUREZA..  O SUPER PADRÃO.  Defina os seus padrões muito alto. Ex.: Billy Graham Para muitos é radicalismo exagerado, para ele foi o seu padrão muito elevado, e até hoje colhe os seus frutos.

106 P4106 PRATICANDO A PUREZA.  Apenas conseguimos alcançar a retidão fazendo duas coisas Destruindo o pecado no seu estágio embrionário Fugindo da tentação. Deus diz: “Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” (2Tm2:22).

107 P4107 PRATICANDO A PUREZA.  Deus não se impressiona com a minha habilidade de enfrentar o pecado, e sim com a minha obediência ao fugir dele. Talvez você diga: “Um beijinho não me levará a um determinado pecado.”

108 P5108 X - PREPARANDO-SE PARA A PRÁTICA.  Acertando as contas passadas.  Quatro passos importantes para ajustar-se aos planos de Deus. Há algumas ocasiões em que precisamos derrubar algo para construí-lo bem.  1- Em alguns casos isso significará terminar com relacionamentos errados. Incrédulo Intimidade exagerada Não tem convicção que é a pessoa e já se vai muito tempo

109 P5109 X - PREPARANDO-SE PARA A PRÁTICA. Sem perspectiva de quando casar – sem condições financeiras Sem as bênçãos dos pais e líderes. Sem maturidade natural, espiritual ou os dois.  Arrependimento é uma mudança de direção baseada na mudança do coração. Mas nem sempre passar a limpo significa terminar um relacionamento, as vezes é apenas uma questão de ajustar o foco.  Se você tiver que terminar, Não tente ajustar o foco quando não é possível.

110 P5110 X - PREPARANDO-SE PARA A PRÁTICA.  2- Faça de seu pais seus parceiros.  Duas coisas em relação aos relacionamentos: 1- Sabedoria 2- Prestação de contas.  É ideal que estas qualidades venham de seus pais.

111 P5111 X - PREPARANDO-SE PARA A PRÁTICA.  3- Estabeleça seus limites de proteção. Faça compromissos com seus pais ou com os irmãos responsáveis  4- Verifique quem está sussurrando em seu ouvido. Finalmente, fique de olho em suas influências. A quem ou o que você ouve, lê ou assiste, irá encoraja-lo ou conflitar com seu compromisso de buscar o melhor de Deus nos relacionamentos.  “APENAS AMIGOS” (Ainda que por em quanto).

112 P5112 X - PREPARANDO-SE PARA A PRÁTICA.  Chaves para cultivar relacionamentos com o sexo oposto fora do “Terreno Romântico”. Se você tomou a decisão de deixar o romance de lado até que esteja pronto para se casar, o que você faz numa situação como esta? A resposta simples é ser apenas amigos. Fácil, certo? Não exatamente. Sabemos que não é fácil – “Apenas amigos”. Vejamos três passos importantes que envolvem uma amizade saudável com o sexo oposto.

113 P5113 X - PREPARANDO-SE PARA A PRÁTICA.  1º- Compreendendo a diferença entre amizade e intimidade. A amizade está relacionada a alguma coisa e não com as duas pessoas envolvidas no relacionamento Não estou dizendo que temos que evitar a intimidade, não devemos. A intimidade é algo maravilhoso. Mas não devemos buscar uma intimidade sem compromisso.

114 P5114 X - PREPARANDO-SE PARA A PRÁTICA.  2º- Inclua, não exclua. O segundo passo para ser apenas amigos do sexo oposto é incluir outras pessoas ao invés de se isolar com aquela única pessoa.  3º- Procure oportunidade para servir e não para ser entretido. O que você pode aprender sobre alguém, sentados lado a lado num cinema? Por outro lado, o que você pode aprender sobre alguém servindo lado a lado com essa pessoa?

115 P5115 X - PREPARANDO-SE PARA A PRÁTICA. Como fazer isto? Respeitando as limitações das amizades entre rapazes e garotas E nos relacionando com outros dentro dos parâmetros dados na palavra de Deus.  A Côrte e o Cavalheirismo Na côrte, nós devemos evitar o ambiente romântico, a fim de não cairmos em envolvimento emocional fora de hora. Mas não nos tornando secos e ásperos com as irmãs. O cavalheirismo deve fazer parte do nosso meio.

116 P5116 XI - UM CORAÇÃO PROTEGIDO  Nosso cristianismo não é tolo. Ele é inteligente. Mas é importante que guardemos o coração. Três coisas devemos guardar: Como lutar contra os poluentes da 1-luxúria,2-paixão e 3-auto-piedade. Pv4:23 nos diz: “Acima de tudo, guarde o seu coração...” Como devemos fazer isso?

117 P5117 XI - UM CORAÇÃO PROTEGIDO  1º- Imagine-se guardando seu coração como se ele fosse um criminoso amarrado em uma cadeira pronto para se libertar e socar sua cabeça.  2º- Imagine guardando o seu coração como uma fonte de água fresca que você deseja beber diariamente.

118 P5118 XI - UM CORAÇÃO PROTEGIDO  Os poluentes.  1- Paixão. Todas as vezes que alguém tirou Deus do foco, caímos na paixão. A paixão está fundamentada na ilusão.  2º- Luxúria Luxúria é desejar algo sexualmente a que Deus nos proibiu.

119 P5119 XI - UM CORAÇÃO PROTEGIDO  3º- Auto-piedade Quando sentimos pena de nós mesmos e mantemos os nosso olhos nos nosso problemas, então tiramos o foco de Deus que é a nossa única fonte de esperança.

120 P5120 XII - A CÔRTE COM OS PAIS.  XII - A CÔRTE COM OS PAIS.  Em Êxodo 20, Deus mostrou os 10 mandamentos. O primeiro mandamento com promessas diz respeito aos pais. A Bíblia diz: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que prolonguem os seus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Jesus diz em Mateus 15:4: “Porque Deus ordenou: honra a teu pai e tua mãe e quem maldisser a teu pai ou tua mãe seja punido de morte.”  “Ouça o que foi dito: honra o teu pai e tua mãe.” O Senhor quer abrir os nossos olhos. Ex.: Festa da honra para o meu pai.

121 P5121 XII - A CÔRTE COM OS PAIS.  Ora, se a bênção do meu pai e da minha mãe tem a promessa de que a minha vida será longa eu penso que o meu casamento estará incluso nisso. Como jovens inteligentes queremos entrar por esse caminho. Precisamos colocar nossos pais nas nossas escolhas. A côrte é um compromisso no qual pais e filhos se unem para buscar em Deus a sua vontade em relação ao seu parceiro de casamento.

122 P5122 XII - A CÔRTE COM OS PAIS.  Guardando as portas do coração. Em provérbios ha advertências contra a mulher adultera  Porem todas essas advertências são para os homens e nunca para as mulheres.  Naquela cultura, nas veredas antigas de Deus do povo Judeu, as jovens eram guardadas por seus pais.

123 P5123 XII - A CÔRTE COM OS PAIS. Essa é uma vereda antiga. A razão é para que o coração da jovem deveria ser preservado, protegido para seu marido. Para que pudesse se entregar totalmente para seu marido.

124 P5124 XII - A CÔRTE COM OS PAIS.  OS PRINCÍPIOS DA MULHER ADÚLTERA DE PROVÉRBIOS – Pv5 e 7.  1- Os caminhos do mestre Em provérbios 5:13-14 Deus está falando de HOJE, dessa veredas que o “mestre” está te ensinando, para que teus anos não sejam arruinados.

125 P5125 XII - A CÔRTE COM OS PAIS.  2- Habilidade de atração.  Em provérbios 7:6-27 a mulher adúltera tem habilidades para atrair aos jovens. Quem deu essa habilidades a ela? Deus deu essas habilidade para ela, não o diabo. Deus a capacitou com habilidades femininas naturais – destinadas ao futuro marido. Mas porque então, quando os crentes se casam as irmãs não usam essas habilidades que os irmão tanto desejam. Os jovens vêem o que a mulher adúltera faz e deseja que sua esposa fizesse – mas ela não consegue fazer.

126 P5126 XII - A CÔRTE COM OS PAIS.  Porque não conseguem? Porque não usam as habilidades femininas dadas por Deus para com seu esposo? Ninguém protegeu seu coração na adolescência e juventude.  Seu pai estava ausente e por isso precisa se proteger do jovem lascivo e cria uma grande barreira de proteção no seu coração.

127 P5127 XII - A CÔRTE COM OS PAIS.  Quando se casa a barreira está lá – NÃO, NÃO, NÃO SIM, SIM, SIM...diz o esposo.  É assim que os casamentos cristãos funcionam – o homem querendo e a mulher negando  Fale com o seu pai – peça cartões de visita a ele.  Faça uma aliança com seu pai de não se relacionar sem sua benção, proteção e concordância.  Isso trará grande benção no seu casamento.

128 P5128 XII - A CÔRTE COM OS PAIS.  EXEMPLO BÍBLICO DE NAMORO.  SANSÃO Ele viu aquela mulher e ela lhe agradou – atração física “A quero como esposa”. Seus pais não concordaram – não era crente, judia.  EXEMPLO DE CORTE - A Vereda De Deus Para O Relacionamento. (Um caso) Muitos estão perdendo décadas de vida por se recusarem a aprender com seus pais ou líderes, lições de caráter, enquanto jovem. São ocupados sendo rebeldes.

129 P5129 XII - A CÔRTE COM OS PAIS.  Quando não aprendemos com pais ou líderes, temos que aprender com o cônjuge nos próximos dez anos após o casamento. Comunicação Submissão Honra Autoridade.

130 P5130 XII - A CÔRTE COM OS PAIS.  Qualidades de caráter que devem existir em um cônjuge em potencial e que você deve acertar com seus pais para futuras avaliações. 1- Deve ser realmente crente, nascido de novo – 2Co6: De preferência que tenha mais de um ano de fé e ter feitos os cursos da Igreja. 3- Deve ser uma pessoa que se aceite a si mesmo (a Bíblia nos manda amar ao próximo como a nós mesmos – se a pessoa não se ama, não amará você também) – Sl139:14-16

131 P5131 XII - A CÔRTE COM OS PAIS. 4- Deve ser submisso aos pais e as autoridades (é necessário ter a bênção dos pais e líderes) – Rm13:1 5- Uma vida livre de segredos – At24:16 6- Alguém que aprendeu a se entregar a Deus – 1Co6:19 7- Livre do pecado – Jo8: Saber claramente para que foi chamado por Deus – Gl1; Vida financeira controlada (o rapaz deve estar trabalhando) – Rm13:8

132 P6132 XIII - A HORA DA VERDADE  XIII - A HORA DA VERDADE  “VOCÊ NÃO NAMORA? ESTÁ DOIDO?”  O que fazer quando as pessoas perguntarem por que você não entra no jogo do namoro. A pressão dos outros para que sejamos iguais. Todos nós enfrentamos este empurrão para que nos conformemos com as expectativas de nossa cultura em relação aos relacionamentos.  A nossa visão não deve ser comunicada com cinismo, nem de um modo sarcástico ou defensivo. “Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, respondemos amavelmente.” (1Co4:12-13).

133 P6133 XIII - A HORA DA VERDADE  E AGORA?  APROVEITANDO O TEMPO Tirando maior proveito da vida de solteiro.  Casamento em mente No sentido de que se encontrar o alguém, está capacitado para assumir as responsabilidades do casamento.

134 P6134 XIII - A HORA DA VERDADE  O que faço agora? Chego o momento que essa é uma realidade e se Deus traz a pessoa certa na sua vida, você estará em condição de fazer algo. Mas será que o fato de eu já poder me casar signifique que deva ter prioridade em buscar alguém? Será que devo agir como se fosse me casar agora ou como se nunca fosse me casar? O que devo fazer agora?

135 P6135 XIII - A HORA DA VERDADE  Mexa-se enquanto espera. Em Ef5:15 a bíblia nos dá uma orientação para esse tempo “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus...” Enquanto esperamos pelo o que não sabemos, como por exemplo com quem ou quando nos casaremos, devemos nos mexer em relação ao que sabemos.

136 P6136 XIII - A HORA DA VERDADE  Pratique agora. Não desperdice seu tempo sonhando com o casamento e os filhos e deixe de fazer o que pode fazer hoje. Aprenda a servir e amar os que vivem próximo de você como um preparo para o casamento Vejamos algumas áreas que podemos preparar enquanto estamos ainda solteiros:  1- Pratique a intimidade. Aproveite para conversar, é uma oportunidade de treinar essa habilidade que precisará.

137 P6137 XIII - A HORA DA VERDADE  2- Pratique buscar a Deus com os outros. Você precisará saber como buscar a Deus junto como sua esposa  3- Pratique a responsabilidade financeira. Não só precisamos aprender a ganhar dinheiro e nos sustentar  4- Pratique a paternidade / Maternidade. Aproveite a oportunidade com seu irmãos mais novos e seus sobrinhos para se preparar.  5- Procure praticar habilidades práticas da vida compras, planejar a organização da casa e das finanças

138 P6138 XIV - CHECANDO A MATURIDADE PARA O CASAMENTO.  XIV - CHECANDO A MATURIDADE PARA O CASAMENTO.  Como ter uma visão bíblica e realista do casamento. Infelizmente muitos jovens tem uma visão editada do casamento, como a dos vídeos dos casamentos irreais e limitados.  O casamento é muito mais do que uma cerimônia religiosa. A cerimônia é um evento, mas o casamento é um estado. Podemos desejar que estas garotas pensem melhor sobre o que vem depois das festividades do casamento. Será que estarão preparadas para o desenvolvimento e manutenção que o casamento exige?

139 P6139 XIV - CHECANDO A MATURIDADE PARA O CASAMENTO.  Posso estar preparado para ir para a cama, mas estarei preparado para o sacrifício da vida de casado?  O que é o casamento? Gostaríamos de encerrar este capítulo com um poema especialmente para os homens a respeito do casamento chamado “Uma pergunta de Mulher”.

140 P6140 XIV - CHECANDO A MATURIDADE PARA O CASAMENTO.  Você sabe que me pediu a coisa mais cara já feita pelas Mãos acima? O coração de uma mulher e a vida de uma mulher, e o maravilhoso amor de uma mulher. Você sabe que me pediu algo que não tem preço, assim como uma criança pede um brinquedo exigindo o que os outros morreram para obter,com o ímpeto descuidado de um garoto? Você definiu meus deveres,como homem, questionou- me. Agora fique nas grades de minha alma de mulher até que eu o questione. Você exigiu que sua comida estivesse sempre quente, suas meias e sua camisa sempre impecáveis;

141 P6141 XIV - CHECANDO A MATURIDADE PARA O CASAMENTO.  eu exijo que seu coração seja verdadeiro como as estrelas de Deus e sua alma pura como Seu céu. Você exigiu uma cozinheira para sua comida eu exijo algo bem maior; Uma costureira você quer para suas meias e camisas - Eu procuro um homem e rei. Um rei para a maravilhosa esfera chamada Lar, e um homem cujo Criador, Deus, observe como fez com o primeiro e diga: "É muito bom.“ Sou formosa e jovem, mas o tom rosa pode desbotar desta face jovem algum dia; Você me amará quando as folhas caírem, assim como me amou no desabrochar da primavera? Seu coração é tão forte e verdadeiro, que posso me lançar em sua maré?

142 P6142 XIV - CHECANDO A MATURIDADE PARA O CASAMENTO.  Uma mulher amorosa pode encontrar céu ou inferno no dia em que se toma uma noiva. Exijo tudo o que é grandioso e verdadeiro, tudo o que um homem pode ser; se você me der tudo isto, darei minha vida para ser tudo o que exige de mim. Se você não pode ter isto; uma lavadeira e cozinheira pode contratar por baixo preço; Mas o coração de uma mulher e a vida de uma mulher não podem ser obtidos desta maneira. Lena Lathrop.

143 P6143 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO.  XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO.  O que você faz quando acha que encontrou a pessoa com quem quer se casar? Vejamos alguns estágios que podem nos ajudar a desenvolver relacionamentos românticos santos.

144 P6144 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO.  Estes estágios são: Amizade casual Amizade profunda Intimidade significativa com integridade Noivado.

145 P6145 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO.  alguns princípios úteis para nos orientar nas perguntas: “E agora?” dos relacionamentos.  1º- Lembre-se de suas responsabilidades de relacionamento. (estágio 1- amizade casual) Ex.: A diferença entre sair para apostar corrida sozinho e acompanhado. Antes de nos relacionarmos temos que lembrar da nossa responsabilidade de uns para com os outros.

146 P6146 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO.  2º- Busque uma amizade mais profunda (estágio 2 – amizade profunda) Ir direto ao romance é como arrancar as flores antes que elas floresçam totalmente. Os casamentos fortes são construídos em uma fundação sólida de respeito mútuo, consideração e camaradagem de uma amizade.  Como podemos fazer isso? a. Não abandonem suas rotinas para passarem tempo juntos.  Incluam um ao outro em suas vidas reais.

147 P6147 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO.  b. O que evitar?  Enquanto a amizade progride, evite dizer ou fazer coisas que expressem o amor Romântico. Não se preocupe em ter que dizer nada sobre isso para ele – estará óbvio o seu interesse de conhece-la melhor. Se a pessoa lhe perguntar – seja apenas sincero a respeito do interesse sobre a amizade Esse contexto de amizade não é uma ocasião para conversar sobre o seu possível futuro juntos

148 P6148 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO. Não encorajem a seus amigos falarem ou tratarem vocês como casal, quanto fizerem isso, inclua outras pessoas em suas atividades. Precisamos de paciência e auto-controle para não expressarmos sentimentos prematuramente, mas vale a pena. “Eu as faço jurar...” fala a moça de Cântico dos cânticos 8:4 “não despertem, nem incomodem o amor enquanto ele não quiser”. Pv29:20 – “Você já viu alguém precipitado no falar? Há mais esperança para o insensato do que para ele.”

149 P6149 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO.  c. Observe, espere e ore. É sempre mais sábio ter mais tempo extra para conhecer a pessoa melhor como amigo e buscar a orientação de Deus.  d. Faça perguntas. “Baseado no caráter que observei em nossa amizade, eu consideraria me casar com esta pessoa? Estou preparado para ir adiante no relacionamento de amizade e pensar em casamento?

150 P6150 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO.  e. Avalie os quatro sinais verdes:  1. A palavra de Deus. Ex.; Se a pessoa em que você está pensando não é crente ou tem fé questionável, pare por aí.  2. Você está pronto para o casamento? Você tem a visão realista e equilibrada da vida de casado sobre a qual falamos anteriormente? Você está preparado financeiramente?

151 P6151 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO.  3. Há aprovação e apoio de seus pais ou guardiões, mentores cristãos e amigos cristãos maduros. Se você acha que está preparado para o casamento, mas ninguém que o conheça e ame concorda, reconsidere.  4. A Paz de Deus. Normalmente você sentirá a paz de Deus quando os três primeiros sinais estiverem verdes.

152 P6152 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO.  3º- Defina o propósito do relacionamento: Buscando o casamento (estágio 3 – intimidade significativa com integridade).  Em fim como isso deve ocorrer?  Creio que um homem precisa dizer algo como: “Estamos ficando cada vez mais amigos e preciso ser honesto sobre os meus motivos. Com a permissão de seus pais, gostaria de explorar a possibilidade de casamento. Não estou interessado em participar do jogo do namoro. Estou pronto para ser testado por você, sua família e aqueles que são responsáveis por você. Meu desejo é conquistar seu coração.”

153 P6153 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO.  Se você tiver os mesmos sinais verdes em sua vida, a honestidade talvez seja dizer: “Estou pronta para testar e ser testada!” É uma via de mão dupla. Você está preparada para este homem especial se aproximar de seu coração e ser testada pela família dele?

154 P6154 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO.  Honre seus pais.  Antes de entra em ação, decida honrar adequadamente seus pais. Peça a permissão deles para se aproximar mais de sua filha com o propósito de casamento.  Quando a benção não ocorrer, você deve avaliar duas coisas e tomar duas atitudes.

155 P6155 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO.  a. Avalie se de fato é de Deus – volte aos sinais verdes. Caso não seja de Deus, desista. Após avaliar, você percebe que é de Deus, mas há obstinação, ciúmes possessivo dos pais e outros do tipo.  Aguarde respeitando o momento, porém, não desista de conquistar com sabedoria e oração o coração dos seus pais.  Deus inclina o coração do Rei segundo o seu querer.

156 P6156 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO.  b. Teste e edifique o relacionamento em ambientes da vida real. É uma hora de intimidade crescente, mas ao contrário da intimidade de muitos relacionamentos, esta intimidade tem um propósito.  Durante este estágio de teste/conquista devemos procurar atividades que nos permitem servir a outros e aprendermos juntos.  Embora não temos uma cartilha para esse momento podemos observar algumas diretrizes para esclarecer o propósito e o foco desse estágio.

157 P6157 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO. A. O rapaz deve ganhar a confiança da moça. B. Comece a edificar um relacionamento íntimo. Conversem sobre muitos assuntos. C. Discutam os sentimentos, visões, desejos e sonhos. D. Aprendam as convicções básicas do outro.

158 P6158 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO.  E. Tentem compreender o outro: As diferenças entre homens e mulheres, objetivos e papéis, o que o outro pensa e como reage à vida.  D. Tentem compreender as coisas que o outro valoriza e detesta.  E. Comece a investir no outro em oração, serviço e dons. Exemplos: carta, telefonemas e flores.

159 P6159 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO.  F. Passem tempo juntos principalmente em família, mas também tempo a sós. caminhem juntos, sentem-se juntos. Por favor, evitem a “mentalidade do namoro”. Esta é uma época de aprender a se comunicar.  Pronto para o “para sempre”. O período de teste de conquista de coração precisa durar quanto tempo? Somente o tempo que levar para se sentirem confiantes em relação ao casamento.

160 P6160 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO.  4º. A hora da grande pergunta, ESTÁGIO 4 (Noivado). Nesta hora, ela não deve ser surpresa, mas mesmo assim será um momento especial.  Pergunta extra: Como ter a certeza de me relacionar somente com o meu cônjuge?  Não há certeza – os “Sinais Verdes” nos ajudaram a chegar o mais próximo disso.

161 P6161 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO.  Reserve a paixão para o casamento. Finalmente, em seu relacionamento que honra a Deus, defina diretrizes claras para a afeição física. A pureza é uma direção uma estrada que tomamos, não uma linha que cruzamos de repente “indo longe de mais”. O inimigo da alma adoraria arruinar a beleza do amor desabrochando, levando-o ao caminho do desejo e comprometendo-o sexualmente.  Por favor, não dê chance a ele. “Tire suas mãos, mas não tire suas roupas”.

162 P6162 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO.  Um alerta:  A progressão amizade casual à amizade mais profunda à intimidade com propósito e integridade ao noivado não resolverão os problemas de relacionamentos do mundo. Enquanto pecadores como você e eu estivermos envolvidos, sempre encontraremos um meio de estragar tudo! Esperamos que este novo padrão possa lhes trazer um grande necessidade da renovação da pureza, ousadia e romance verdadeiro para as histórias de amor moderna.

163 P6163 XV - DA CÔRTE AO CASAMENTO PASSO A PASSO.  Algum dia você terá uma história de amor para contar. Como irá reagir quando um dia olhar para trás e vir sua história de amor? Ela trará lágrimas de alegria ou de remorso?

164 P6164 XVI - Temor e Tremor.  XVI - Temor e Tremor. Lv27:1, 28 e 29 – O voto não pode ser quebrado, sob pena de morte. Dt23:21-23 – Trate de cumprir – Deus cobrará – caso contrário estará em pecado. Ec5:4 – Deus não se agrada de votos de Tolo. Pv20:25 – Voto precipitado é laço. Gl6:7 – “De Deus não se zomba”

165 P6165 XVI - Temor e Tremor.  A escolha é sua.  Quem é apto para admitir, admita e venha fazer um voto de pureza até o casamento diante de Deus. Eu o encorajo a escrever uma história de amor com sua vida que o fará orgulhoso. Deus já escreveu essa história de amor sobre você – venha entrar nela e seja uma voz profética do casamento entre CRISTO E A IGREJA.

166 P6166 XVII - 50 DICAS PARA UM RELACIONAMENTO DE SUCESSO:  Condições para a côrte: 1-Ser crente 2.Ter mais de um ano de fé e ter feito os cursos da Igreja 3.Começar o relacionamento quando tiver condições financeiras, espirituais e emocionais para se casar pelo menos em um ano.  Cuidados na corte: 4. Diferença de idade muito acentuada. 5. Diferenças sociais muito acentuadas. 6. Disparidade Cultural 7. Enfermidade grave.

167 P6167 XVII - 50 DICAS PARA UM RELACIONAMENTO DE SUCESSO:  Motivos errados para a corte: 8. Pressão dos pais. 9. Pressão da sociedade ou do grupo 10.Só para passar o tempo. 11.Só porque o outro quer e você está com pena de dizer não. 12.Para sair da casa dos pais. 13.Por causa da pressão sexual.

168 P6168 XVII - 50 DICAS PARA UM RELACIONAMENTO DE SUCESSO:  Côrte com bases erradas: 14.Flert (namorico) 15.Amor Platônico.  Estabelecendo o relacionamento: 16.Uma moça não deve ficar ofendida por um irmão ter se interessado nela.

169 P6169 XVII - 50 DICAS PARA UM RELACIONAMENTO DE SUCESSO: 17.Não seja demasiadamente preocupado com a parte física. Esqueça o padrão de Hollywood 18.Não aceite que outros fiquem comentando sobre o interesse de alguém por você. 19. O homem deve ter a iniciativa quando chegar a hora.

170 P6170 XVII - 50 DICAS PARA UM RELACIONAMENTO DE SUCESSO:  Como saber se é a vontade de Deus para você. 20.Cumpre as condições básicas? 21.Pela oração. (Cuidado com profecias) 22.Pela oração. (Na dúvida desista) 23.Pelas circunstâncias – Veja Deus nelas. 24.Pela Palavra de Deus. 25.Por aconselhamento com seus líderes.

171 P6171 XVII - 50 DICAS PARA UM RELACIONAMENTO DE SUCESSO:  Perguntas que podem ajudá–lo a se decidir: 26.Vocês se ajudam mutuamente a se aproximarem de Deus? 27.Vocês conversam a respeito de coisas espirituais? 28.Vocês brincam juntos? 29.Vocês trabalham juntos na obra de Deus?

172 P6172 XVII - 50 DICAS PARA UM RELACIONAMENTO DE SUCESSO: 30.O rapaz tem alvos na vida? 31.O rapaz ou a moça trabalha ou estuda? 32.Ele (a) é comprometido(a) com a igreja? 33.A aparência dele (a) me atrai? 34.Ele (a) se submete a liderança? 35.Como é a relação dele (a) com os pais? (observa o relacionamento com pais)

173 P6173 XVII - 50 DICAS PARA UM RELACIONAMENTO DE SUCESSO:  Dentro do relacionamento: 36.A única maneira de ter um relacionamento santo é com uma vela cheia de luz. 37.As carícias são ótimas, mas somente no casamento. (Tire as mãos, mas não tire as roupas). 38.O sexo é de Deus e é maravilhoso, mas somente depois do casamento. 39.Fuja dos ambientes e das oportunidades de pecado.

174 P6174 XVII - 50 DICAS PARA UM RELACIONAMENTO DE SUCESSO:  Atitudes: 40.Tire as máscaras – seja você mesmo. 41.Mantenha a atitude de abençoar. 42.Não diminua o seu ritmo para com Deus e sua obra. 43.Analise constantemente as suas motivações. 44.Plante na côrte o que você quer colher no casamento.

175 P6175 XVII - 50 DICAS PARA UM RELACIONAMENTO DE SUCESSO: 45.Definitivamente, esqueça-se e renuncie a todo e qualquer relacionamento do passado. O velho homem morreu. 46.Lembre-se de que você não está disponível e, sim, reservado para o seu futuro cônjuge. 47.Não permita pessoas que não temem a Deus aconselhar em relação ao seu relacionamento.

176 P6176 XVII - 50 DICAS PARA UM RELACIONAMENTO DE SUCESSO: 48.Evite comparações do (a) seu (a) côrte com outras pessoas. 49.Não hesite em terminar o relacionamento caso as dúvidas apareçam. 50.Ore todos os dias pelo seu relacionamento.

177 P6177 XVI - Temor e Tremor.  XVI - Temor e Tremor. (fazendo um voto com Deus) O voto não pode ser quebrado, sob pena de morte. Dt 23:21-23 – Trate de cumprir – Deus cobrará – caso contrário estará em pecado. Ec 5:4 – Deus não se agrada de votos de Tolo. Gl6:7 – “De Deus não se zomba”

178 P6178 XVI - Temor e Tremor.  A escolha é sua.  Quem é apto para admitir, admita e venha fazer um voto de pureza até o casamento diante de Deus. Eu o encorajo a escrever uma história de amor com sua vida que o fará orgulhoso. Deus já escreveu essa história de amor sobre você – venha entrar nela e seja uma voz profética do casamento entre CRISTO E A IGREJA.


Carregar ppt "P41 A VISÃO DA CORTE Como Nos Relacionamos Para O Casamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google