A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COERÊNCIA E COESÃO TEXTUAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COERÊNCIA E COESÃO TEXTUAL"— Transcrição da apresentação:

1 COERÊNCIA E COESÃO TEXTUAL
Roseane Araújo

2 Um dos problemas encontrados com mais frequência nos textos é a falta de coesão e de coerência. É comum encontrarmos textos que iniciam com um tema e terminam com outro, mostrando falta de unidade e de coerência. Além da falta de coerência, há falta de coesão, o que torna, muitas vezes, os períodos ininteligíveis Mas, o que é coerência e o que é coesão?

3 O que é coerência? O conceito de coerência refere-se ao nexo entre ideias, acontecimentos, circunstâncias. A coerência é um resultado da não contradição entre as partes do texto e do texto em relação ao mundo. É um instrumento que o autor vai usar para conseguir encaixar as "peças" do texto e dar sentido completo a ele.

4 Organização textual Todo texto é composto por uma macroestrutura e uma microestrutura. A macroestrutura refere-se à coerência, ou seja, à manutenção da mesma referência temática em toda extensão. Para que ela exista é necessário:

5 a) harmonia de sentido de modo a não ter nada ilógico, nada desconexo; b) relação entre as partes do texto, criando uma unidade de sentido; c) as partes devem estar inter-relacionadas; d) expor uma informação nova e expandir o texto; e) não apresentar contradições entre as ideias; f) apresentar um ponto de vista, uma nova visão de mundo.

6 Mas, a coerência é uma característica textual que depende da interação do texto, do seu produtor e daquele que procura compreendê-lo. Muito depende do receptor, de seu conhecimento de mundo, da situação de produção do texto e do grau de domínio dos elementos linguísticos constantes do texto.

7 Veja no exemplo abaixo a falta desse domínio, o que parece tornar o texto incoerente.
Eu gosto tanto de frango, mas tenho medo de gripe aviária. - Ah, mas só dá na Ásia, responderam. - Justo na parte de que eu mais gosto!? (Folha de São Paulo, 18 de março de 2006, p. E13)

8

9 Tipos de Coerência - Coerência semântica (relação dos significados dos elementos das frases em sequência) - Coerência sintática (refere-se a conectivos, pronomes) Ex: Educação, problema universal que por direito todo indivíduo deve ter acesso.

10 Coerência estilística (mistura de registros linguísticos)
Ex:Uso de gírias em textos acadêmicos. - Coerência pragmática (sequência de atos de fala) Os atos da fala devem satisfazer as condições presentes em uma dada situação comunicativa. Ex: -Você pode me emprestar seu livro do Guimarães Rosa? - Hoje eu comi um chocolate que é uma delícia.

11 Exemplo de um texto incoerente
O quarto-zagueiro Edinho Baiano, do Paraná Clube, foi entrevistado por um repórter da rádio Cidade. O Paraná tinha tomado um balaio de gols do Guarani de Campinas, alguns dias antes. O repórter queria saber o que tinha acontecido. Edinho não teve dúvidas sobre os motivos: - Como a gente já esperava, fomos surpreendidos pelo ataque do Guarani.

12 Exemplos de textos incoerentes em anúncios
Será que eles descansam trabalhando? Em uma campanha publicitária, um anúncio, propaganda, placa ou outdoor é de extrema importância prestar atenção ao que você está anunciando e como o fazer, para que seu anúncio não seja contraditório ao seu produto.

13 Na semana dele domingo não é dia!

14 Pérolas do Vestibular A fé é uma graça através da qual podemos ver o que não vemos. O objetivo da Sociedade Anônima é ter muitas fábricas desconhecidas. O Ateísmo é uma religião anônima. O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades. "A diferença entre o Romantismo e o Realismo é que os românticos escrevem romances e os realistas nos mostram como está a situação do país." "O Chile é um país muito alto e magro." "Em Esparta as crianças que nasciam mortas eram sacrificadas."

15 A microestrutura refere-se à coesão
Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Diz respeito às articulações gramaticais existentes entre as palavras, orações, frases, parágrafos e partes maiores de um texto que garantem sua conexão sequencial.

16 Para que o texto seja coeso, deve seguir pelo menos um dos mecanismos de coesão:
a) Retomada de termos, expressões ou frases já ditas. b) Encadeamento de segmentos do texto, feito com conectores ou operadores discursivos, tais como então, portanto, mas, já que, porque...

17 Tipos de Coesão - Coesão por referência (são elementos de referência os pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos e os advérbios de lugar.)Ex: Foi à Europa e lá foi feliz. - Coesão lexical: . por sinônimo . por hiperônimos (palavras que correspondem ao gênero do termo a ser retomado) . por repetição do mesmo item . por substituição (colocação de um item num lugar de um outro segmento)

18 Exemplo de texto coeso Observe a coesão presente no texto a seguir: “Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra.” JORDÃO, R., BELLEZI C. Linguagens. São Paulo: Escala Educacional, 2007, 566 p

19 Exemplo de texto coeso

20 Texto sem elementos de coesão
“...É só isso, não tem mais jeito, acabou, boa sorte não tem o que dizer, são só palavras, saiba que o que eu sinto não mudará...” (composição: Vanessa Da Mata feat. Ben Harper)

21 Se é só isso, então não tem mais jeito, por isso acabou, desejo-lhe boa sorte e não se preocupe não tem nada o que dizer, isso são só palavras, mas saiba que e o que eu sinto por você não mudará...”

22 Referências Bibliográficas
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001 PLATÃO e FIORIN. Lições de texto: leitura e redação. 5 ed. São Paulo: Ática, 2006. GARCIA, Othon Moacyr.Comunicação em prosa moderna.Rio de Janeiro:Fundação Getúlio Vargas,2006. HOUAISS, Antônio et al. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa.São Paulo: Objetiva,2001.[CD-ROOM].


Carregar ppt "COERÊNCIA E COESÃO TEXTUAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google