A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOS DE IMUNIDADE Enfª Jamilie Sena

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOS DE IMUNIDADE Enfª Jamilie Sena"— Transcrição da apresentação:

1 TIPOS DE IMUNIDADE Enfª Jamilie Sena
Aula 02 TIPOS DE IMUNIDADE Enfª Jamilie Sena

2 IMUNIDADE A imunidade nada mais é do que a capacidade de resistir a organismos ou toxinas que tendem a lesar os tecidos e órgãos do ser humano. A imunidade divide-se em: Inata, Adquirida e Humoral.

3 Células do Sistema Imune

4 INATA A destruição de microrganismos deglutidos pelas secreções ácidas do estômago e pelas enzimas digestivas; a resistência da pele à invasão por microrganismos; a presença no sangue de certos compostos químicos que se fixam aos microrganismos estranhos ou às toxinas, destruindo-os.

5 ADQUIRIDA Imunidade humoral ou imunidade das células B, onde o organismo forma anticorpos circulantes, que são moléculas de globulina capazes de atacar o agente invasor. Imunidade celular ou imunidade das células T, onde ocorre a formação de um grande número de linfócitos ativados, produzidos especificamente para atacar o agente invasor.

6 HUMORAL É uma subdivisão da imunidade adquirida onde a resposta imunológica é realizada por anticorpo.

7 Tipos de Imunidade humoral:
Ativa natural:  Adquirida através de doença clínica ou subclínica (Infecção) Ativa artificial:  Adquirida por meio de vacinas; Passiva natural:  Passagem de IgG por meio da placenta (Congênita e Colostro); Passiva artificial:  Passagem de anticorpos prontos (Soro Antitetânico e Antiofídico );

8

9 FUNÇÃO DOS LINFÓCITOS NA IMUNIDADE ADQUIRIDA
Ambos os tipos de linfócitos originam-se no embrião a partir de células- tronco hemopoéticas. São responsáveis pela imunidade celular. Linfócitos T – TIMO São responsáveis pela imunidade humoral Linfócitos B- MEDULA ÓSSEA

10 Autotolerância E o mecanismo imune normalmente “reconhece” os tecidos da própria pessoa como totalmente distintos dos tecidos dos invasores, de modo que seu sistema de imunidade forma poucos anticorpos e células ativadas contra seus próprios antígenos. Falhas no mecanismo de tolerância causam as chamadas doenças auto-imunes.

11   VACINAÇÃO A vacinação é um processo que provoca imunidade adquirida contra doenças específicas. Microrganismos mortos- doenças bacterianas; Toxinas previamente tratadas- doenças tóxicas; Microrganismos vivos previamente “atenuados”- doenças causadas por vírus.

12 IMUNOGLOBULINA Há cinco classes de imunoglobulina com função de anticorpo: IgA,  IgD, IgE, IgG e IgM.

13 IgA é a imunoglobulina predominante nas secreções mucosserosas como saliva, colostro, leite e secreções traqueobronquiais e geniturinárias; IgD  perfaz menos de 1% do total de imunoglobulinas; IgE é encontrada nas membranas superficiais e é uma imunoglobulina que sensibiliza as células nas superfícies das mucosas conjuntiva, nasal e brônquica, ainda ter papel importante na imunidade contra os helmintos; IgG  é a imunoglobulina mais abundante no soro e está distribuída uniformemente entre os espaços intra e extravasculares, atravessam a barreira placentária e conferem um alto grau de imunidade passiva ao feto e ao recém- nascido; IgM  é a primeira imunoglobulina a ser expressa na membrana do linfócito B durante seu desenvolvimento.

14 Fagocitose - quando algumas proteínas ativadas do complemento unem- se bactérias, opsonizando-as para ingestão pelos fagócitos portadores de raceptores do complemento. Reação inflamatória - quando os pequenos fragmentos de proteínas promovem eventos vasculares e recrutam fagócitos ao local da atividade Inflamatória. Lise - quando uma vez desencadeada a cascata, os componentes terminais do complemento lesam certas bactérias, vírus e células com a formação de poros na membrana celular.

15 Diga-me eu esquecerei, ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei. Benjamin Franklin


Carregar ppt "TIPOS DE IMUNIDADE Enfª Jamilie Sena"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google