A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL Geografia/Professora Carol.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL Geografia/Professora Carol."— Transcrição da apresentação:

1 MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL Geografia/Professora Carol

2 Economia  Principal produto de exportação: petróleo – Golfo do México;  Maquiladoras: indústrias estrangeiras que produzem mercadorias variadas no território mexicano: mão de obra barata, impostos baixos, etc.;  Utilizam basicamente componentes comprados de suas matrizes, geralmente dos Estados Unidos.

3 NAFTA  Acordo de livre comércio entre Estados Unidos, Canadá e México;  Eliminar as barreiras comerciais entre os países membros;  Não prevê a livre circulação de pessoas;

4  Há análises que acusam o NAFTA de rebaixar o México e o Canadá a meros fornecedores e consumidores dos Estados Unidos, cujas gigantescas e modernas corporações empresariais são imbatíveis como concorrentes.

5 População  Cerca de 60% dos mexicanos são mestiços de indígenas com europeus;  Sua população tem elevado percentual de jovens e altas taxas de analfabetismo e de mortalidade infantil.  Graves problemas sociais: carência de serviços básicos como, rede elétrica, de água, esgoto, coleta de lixo, construção de escolas e hospitais.

6 América Central Pode ser dividida em:  Continental (ou istmo) – restrita faixa de terras imersas: Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.

7  Insular (também chamada de Caribe ou Antilhas)  A América Central Insular pode ser subdividida em:  Grandes Antilhas: Cuba, Jamaica, Haiti, Porto Rico e Bahamas;  Pequenas Antilhas: Trinidad e Tobago, Antígua e Barbuda, Barbados e outras.

8

9 Cuba  Estados Unidos impuseram aos cubanos um embargo (bloqueio) econômico, que perduram até hoje.  Com a dissolução da União Soviética, em 1991, a situação econômica de Cuba tornou-se extremamente delicada, uma vez que os principais laços comerciais do país eram mantidos com o regime soviético.  Os aliados dos Estados Unidos foram proibidos de manter relações com Cuba.  Gerou uma crise econômica no país.

10  Nesse cenário de crise, o governo de Fidel Castro flexibilizou a economia, permitindo, dentro da estrutura socialista, a abertura para atividades capitalistas.  A principal delas é o turismo.

11  Obteve excelentes indicadores em educação e saúde -taxa de alfabetização de 99,8% e expectativa de vida de 77,64.  Porém sem modernizar o país e sem assegurar a liberdade de imprensa e voto.

12  O regime socialista já dura mais de quarenta anos.  Em 24 de fevereiro de 2008, com a renúncia do irmão devido a problemas de saúde, Raúl Castro assumiu o comando da ilha.

13 Fidel Castro

14

15 Panamá  Em 1914 foi aberto à navegação comercial no Panamá, um canal que faz a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico.  O canal tem 80 quilômetros de comprimento, e sua profundidade varia entre 12 e 30 metros.

16

17  Por ano, 14 mil embarcações passam pelo canal.  Sem o canal os grandes navios cargueiros dos Estados Unidos tinham que contornar o continente, gastando mais tempo e dinheiro.

18

19

20 Haiti É o país mais pobre da América:  A expectativa de vida é de apenas 50 anos;  Menos de 2% da população tem acesso a água potável e saneamento básico;  47% das pessoas sofrem de desnutrição crônica.

21

22  A base da economia é do Haiti é a agricultura – café.  População predominantemente composta por negros.  Idiomas: Francês e o Crioulo (língua que mistura elementos do espanhol, francês e de dialetos africanos).

23  Em 2004, ocorreu uma guerra civil no país;  Tropas de Paz da ONU, sob o comando do Brasil, foram enviadas ao Haiti para garantir tranquilidade à população e a transição de governo, já que os conflitos resultaram da revolta contra o governo do presidente Jean Aristide, acusado de corrupção e conivência com o narcotráfico.

24 Em janeiro de 2010, um forte terremoto de grande magnitude, atingiu a capital Porto Príncipe causando muita destruição e deixou mais de 200 mil mortos, entre estes, brasileiros que atuavam em ações humanitárias, e o número de desabrigados pode chegar aos três milhões.

25

26

27 Paraísos Fiscais  Alguns países da América Central Insular recebem o nome de “paraíso fiscal”;  Facilidades para a abertura de empresas por investidores estrangeiros;  Baixo impostos;  Não há necessidade de comprovar a procedência do dinheiro investido;  Comum o crime de lavagem de dinheiro;  Traficantes, políticos corruptos, criminosos em geral e sonegadores de impostos.

28


Carregar ppt "MÉXICO E AMÉRICA CENTRAL Geografia/Professora Carol."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google