A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Carol - Geografia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Carol - Geografia"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Carol - Geografia
Meio Rural Professora Carol - Geografia

2 Vídeo – Discovery

3 Rural - Agrário Rural diz respeito ao campo, ao espaço não urbano.
Agrário se refere às atividades chamadas primárias: agricultura, pecuária e extrativismo. Ver - página 115 – 1º parágrafo

4 O espaço rural nos dias de hoje, não sedia apenas atividades agrárias
O espaço rural nos dias de hoje, não sedia apenas atividades agrárias. Nele também se localizam outras atividades, que vêm se multiplicando nas últimas décadas: hotéis- fazenda, turismo rural e ecológico, clínicas de repouso (spas)

5 Propriedade Sr. Ango Kersten

6 Mabu Capivari Resort

7 Agronegócio Consiste numa integração entre as atividades primárias e o setor industrial. Toda uma cadeia e um sistema integrado de produções (adubos, fertilizantes, cereais, máquinas agrícolas, criações de animais, etc.) que dependem uma das outras.

8

9

10 Ocupação da terra pela agropecuária

11 Produtos agrícolas “Culturas de pobre” – feijão, milho, mandioca, arroz. Produção de alimentos voltada principalmente para o consumo da população. Pequenas propriedades. Agricultura familiar - 70% da produção de alimentos do Brasil.

12 “Culturas de rico” – cana-de-açúcar, café, soja algodão, trigo, etc.
Desde o período colonial ocupam os melhores solos. Grandes propriedades rurais.

13 Principais produtos Café Uva Soja Fumo Cana-de-açúcar Cacau Laranja
Arroz Trigo Algodão Feijão

14 Pecuária

15 Estrutura Fundiária Forma como as propriedades agrárias de uma área ou país estão organizadas. Maior parte das terras ocupadas e os melhores solos encontram-se nas mãos de pequeno número de proprietários – chamados de latifundiários.

16 Concentração das terras
As terras no Brasil foram desigualmente distribuídas já nos primórdios da colonização. Daí em diante sempre estiveram concentradas nas mãos de poucos. Brasil – colônia de exploração.

17 Lei de Terras de 1850 – visava organizar a posse e o uso das áreas agrícolas.
Favoreceu os ricos proprietários de fazendas e excluiu pequenos agricultores, trabalhadores rurais e escravos libertos que não tinham dinheiro para adquirir essas áreas.

18 Latifúndio Propriedade agrária caracterizada pela concentração desequilibrada de terras: grandes extensões pertencentes a poucos proprietários, com pouco ou nenhum aproveitamento agropecuário.

19 Censo Agropecuário Os minifúndios e as pequenas propriedades rurais correspondiam a 88,7% do total de imóveis rurais, mas somavam apenas 22,2% da área agrícola total;

20 As grandes propriedades representavam somente 2,9% do total de imóveis rurais, mas abrangiam nada menos que 57,3% da área agrícola do país Existiam 21 mil megalatifundiários, que representavam menos de 1% do total de imóveis rurais, mas respondiam por 36% da área agrícola do país.

21

22 Reforma Agrária Redistribuição das propriedades do meio rural, ou seja, melhor distribuição das terras. Estado (INCRA) desapropria grandes fazendeiros com propriedades improdutivas e distribui lotes de terras a famílias camponesas.


Carregar ppt "Professora Carol - Geografia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google