A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALUNO: MICHELLE DE SOUZA PEREIRA MATRICULA:10116080164 PÓLO: ITAPERUNA: CURSO: PEDAGOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALUNO: MICHELLE DE SOUZA PEREIRA MATRICULA:10116080164 PÓLO: ITAPERUNA: CURSO: PEDAGOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 ALUNO: MICHELLE DE SOUZA PEREIRA MATRICULA: PÓLO: ITAPERUNA: CURSO: PEDAGOGIA

2 Há inúmeras abordagens para se definir o que é inteligência, diferentes formas de expressa-la, mais ela é única: * Capacidade de se adaptar ao ambiente; * está relacionada ao pensamento abstrato * ou ao simples fato de se solucionar problemas com rapidez e originalidade. Francis Galton foi um grande teórico na história da psicologia, ele acreditava que a inteligência é uma função do aparelho sensorial do indivíduo e elaborou uma série de testes para medir a capacidade mental das pessoas, e acreditando que a inteligência poderia ser desenvolvida por meio da educação adequada. Alfred Binet dedicou-se ao estudo do raciocínio e da inteligência. Binet juntamente com Theodore Simon, acreditavam que a inteligência se manifestava na capacidade de fazer juízos corretos (Escala de Inteligência). ATENÇÃO: TESTES QI FAVORECEM ROTULAÇÃO Teoria das Inteligências Múltiplas ( Howard Gardner), acreditava- se que as inteligências funcionavam sempre combinadas, e com isso destacava sete tipos de inteligência: Linguística, Lógica-matemática, Espacial, Musical, Corporal-cinestésica, Interpessoal e Intrapessoal.

3 Os fatores determinantes interagem na construção do desenvolvimento cognitivo do aluno. *Hereditariedade: a inteligência tem um componente genético, estabelecendo limites, e que através dele outros fatores irão influenciar na vida do indivíduo. * Meio: é um aspecto importante que influi na vida da criança, o lugar onde ela cresce, os estímulos, conhecimentos obtidos através de experiências, podem ser determinantes para a inteligência. *Tempo: ambientes desfavoráveis podem causar prejuízos nos primeiros anos de vida, já um meio favorável terá influência máxima no desenvolvimento intelectual. Vários são os fatores que podem ser desfavoráveis a inteligência: Gênero: a sociedade acaba “taxando” os homens como mais inteligentes, discriminando as mulheres. Desnutrição: a desnutrição infantil acarreta alterações desastrosas, tanto no crescimento das crianças como no desenvolvimento intelectual. Pobreza: quanto mais pobre for o ambiente em que a criança nasce, mais dificuldades ela terá para sobreviver em condições de nutrição e estimulação.

4 A Plasticidade Neuronal é a capacidade em que os neurônios em estabelecer conexões entre si quando recebe, estímulos que podem vir do ambiente externo ou do próprio organismo, essas conexões são responsáveis por nossa personalidade, modo de agir, por tudo o que somos, pela forma que nosso corpo vai adquirindo no transcorrer da vida. O cérebro muda durante a vida e essa mudança é benéfica, o psiquismo humano tem uma plasticidade de em que na maioria das vezes, pode superar ou minimizar histórias de condições difíceis ou até adversas. A plasticidade é geralmente limitada e está relacionada à importância da localização e extensão da lesão. Os neurônios estão divididos em três partes: corpo da célula, que contém o núcleo, os dendritos e o axônio. As ações mentais é o resultado da atividade coordenada de neurônios agrupados em certas regiões do cérebro, que é responsável pelas emoções, reações, pensamentos e pela linguagem, é um órgão extremamente complexo, delicado e tem uma importância indiscutível para o indivíduo. histórico e socialmente determinado.

5 O crescimento e o desenvolvimento físico da criança é controlado por processos internos de maturação ( programas genéticos que produzem padrões semelhantes de crescimento e mudanças), ela só irá conseguir emitir alguns comportamentos e desenvolver algumas capacidades quando tiver o componente maturacional suficientemente desenvolvido para tal. O processo de maturação estabelece limites sobre o ritmo de crescimento físico e desenvolvimento motor, mas o ritmo pode ser retardado pela ausência de práticas ou experiências adequadas. Jean Piaget]]]]] analisou o processo de desenvolvimento de crianças deficientes,É VYGOTSKY e constatou que os princípios gerais que regem esse processo são semelhantes tanto para crianças normais como para as deficientes, considerando os conceitos básicos de sua Teoria e seus estágios propostos. Sobre a visão de Vygotsky a deficiência não pode ser entendida como um problema e sim como um desafio, na medida em que superar limitações impostas pelo defeito pode se tornar um processo criativo no qual a criança poderá encontrar PRÓPRIOS novos caminhos de desenvolvimento (isotrópico). PELA MEDIAÇÃO E OS ESTÍMULOS RECEBIDOS

6 De acordo com os conteúdos apresentados, todas as aulas se complementam, são de grande importância para a compreensão do desenvolvimento cerebral, principalmente de crianças com deficiências. Falar sobre a inteligência, que ela pode ser expressada de várias formas e que há fatores que podem determiná-la, é um conhecimento valioso para o docente em sua prática educacional, assim como é preciso conhecer o seu aluno, sua vida, antes de utilizar de meios para o seu processo de aprendizado. O cérebro sofre mudanças durante toda a vida e os primeiros anos de vida da criança são muito importantes na formação e desenvolvimento do cérebro humano. O estudo sobre o processo de maturação, e sobre as possibilidades de se criar novos caminhos NO EDUCANDO, AO FAVORECER O SEU desenvolvimento e aprendizagem, a partir de dificuldades impostas pelas deficiências, oferece a oportunidade para que as pessoas deficientes também possam tentar encontrar formas alternativas de superação, ou pelo menos, formas de minimizar as condições instaladas. O professor deverá buscar ALTERNATIVAS PARA PROPICIAR novos caminhos de desenvolvimento e de aprendizagem, PRATICAR novas formas, para fazer com que seus alunos possam obter uma aprendizagem significativa e valiosa para a vida.


Carregar ppt "ALUNO: MICHELLE DE SOUZA PEREIRA MATRICULA:10116080164 PÓLO: ITAPERUNA: CURSO: PEDAGOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google