A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Identificar fontes de idéias para empreendimentos  Fontes de novas ideias: Consumidores 1.Prestar atenção no comportamento 2.Monitoramento informal de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Identificar fontes de idéias para empreendimentos  Fontes de novas ideias: Consumidores 1.Prestar atenção no comportamento 2.Monitoramento informal de."— Transcrição da apresentação:

1 Identificar fontes de idéias para empreendimentos  Fontes de novas ideias: Consumidores 1.Prestar atenção no comportamento 2.Monitoramento informal de idéias e necessidades em potencial 1.Formalização de oportunidades para que eles expressem sua opinião; Produtos e serviços existentes 1.Monitorar e avaliar produtos e serviços concorrentes 2. Maneiras de melhorar a oferta resultando em novo produto ou serviço;

2 Identificar fontes de idéias para empreendimentos  Canais de distribuição 1.Familiaridade com as necessidades do mercado 2.Sugestões de novos produtos e serviços 3.Defeitos e carências dos produtos/ serviços existentes 4.Podem ajudar na comercialização dos novos produtos e serviços  Governos 1. Pesquisar nos órgãos de registro de patentes 2. Produtos e serviços resultantes de novas leis e regulamentos 3. Outros governos 4.Vantagens para micro e pequenas empresas (simples)

3 Identificar fontes de idéias para empreendimentos  Pesquisa e desenvolvimento Do próprio empreendedor Em Universidades e centros de pesquisa (Spin- off = derivação)  Outras Internet Revistas, jornais e livros Observando as próprias necessidades ou do ambiente que vivemos

4 Método de Geração de Ideias

5 “Se uma idéia – à primeira vista – não lhe parece absurda -não gaste muito tempo com ela.” Einstein

6 Criatividade ORIGINALIDADERISCO!ORIGINALIDADERISCO!

7 CRIATIVIDADE

8

9 Não vai se ajustar à nossa operação,...

10 CRIATIVIDADE

11 Dicas para desenvolver a criatividade Faça anotações Desenvolva a sua curiosidade Procure escrever ao menos uma idéia por dia Armazene suas idéias Aprenda a escutar, ouvir e observar. Preste um pouco mais de atenção nas crianças e idosos Compreenda primeiro – depois julgue Aprenda a gostar de problemas Perca o medo de perguntar Coloque as idéias em ação Evite coisas que Enfraqueçam o cérebro Use o seu tempo ocioso com sabedoria Divirta-se trabalhando e trabalhe divertindo-se Mantenha –se sempre de bom humor Trabalhe duro

12 CRIATIVIDADE RE { Pensar o porquê Definir o quê Sequenciar o quando Alocar o onde Colocar o quem Inventar o como Duzir o quanto

13 Criatividade

14 Dicas para ser Criativo

15 Criatividade

16 seus pressupostos !!! Criatividade

17

18

19

20

21

22

23

24

25 Desenvolva a Intuição!

26 Criatividade

27

28 Métodos de Geração de Idéias  Grupos de discussão Até 14 pessoas Um moderador direcionador ou não  Brainstorming Maior parte não tem condições de desenvolvimento Aberta, mas concentrada em um produto ou mercado 4 regras: Nenhuma crítica, nem comentário negativo Improvisação, quanto mais fantástica melhor Maior número de idéias, maior probabilidade de sugestões úteis Reutilização, combinações e evoluções de idéias.

29 Métodos de Geração de Idéias Análise de inventário de problemas (PIA) de Tauber Método para obter novas idéias e soluções focalizando-se em problemas. São solicitados a identificar e discutir produtos dessa categoria que tenham um determinado problema, objetivando a chegar a uma idéia de um novo produto. Serve para testar a idéia de um novo produto.

30 Solução Criativa de Problemas Infelizmente a criatividade tende a declinar com a idade, educação, falta de uso e burocracia. A partir do momento que a pessoa começa a freqüentar a escola, na adolescência e nas idades de 30, 40 e 50 anos. Fatores perceptuais, culturais, emocionais e organizacionais também influenciam Ela pode ser desbloqueada com o emprego de alguma técnica de solução criativa de problemas.

31 Solução Criativa de Problemas Brainstorming Brainstorming inverso: permite críticas Brainwriting: escrito e com mais tempo para reflexão Método Gordon – Os participantes não sabem a natureza exata do problema, revelado na segunda fase da reunião. Método checklist: nova idéia é desenvolvida por meio de uma lista de questões ou sugestões relacionadas Livre associação: uma palavra ou expressão é escrita sobre o problema, seguindo-se mais palavras e expressões criando uma cadeia de idéias resultando em um novo produto, por exemplo.


Carregar ppt "Identificar fontes de idéias para empreendimentos  Fontes de novas ideias: Consumidores 1.Prestar atenção no comportamento 2.Monitoramento informal de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google