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O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4.7 – Definição das Diretrizes Organizacionais – (Missão e Objetivos) Prof. Wilter Furtado - 2013.

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1 O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4.7 – Definição das Diretrizes Organizacionais – (Missão e Objetivos) Prof. Wilter Furtado

2 Possibilidades e Exigências Estratégicas Análise dos ambientes Geral – Operacional - Interno Social M Objetivos Missão Diretrizes

3 Diretrizes Organizacionais

4 É a linha de conduta definida, para os caminhos que levam até os objetivos da organização. São normas de procedimentos, que determinam a meta a ser cumprida.

5 Missão Organizacional

6 É a declaração, da meta geral de uma organização, variando de uma para outra. É a visualização do horizonte de longo prazo, deve ser de natureza operacional, de forma que a contribuição de todos possa ser reconhecida e avaliada. É uma incumbência, obrigação, ou responsabilidade assumida com outrem, ou a meta a ser atingida, por um compromisso assumido.

7 Componentes da Missão Organizacional

8 Informa os tipos de produtos ou serviços que oferece aos usuários; Define o mercado – descreve clientes, onde eles estão, suas necessidades (objetivas e subjetivas); Relata as potencialidades em tecnologias, geralmente, instrumentos, máquinas, materiais, técnicas e processos usados na produção de bens ou serviços. Componentes da Missão Organizacional (Certo & Peter – 1993:76)

9 Define os objetivos da empresa, como a intenção de sobrevivência; Descreve a filosofia da organização –crenças, valores básicos, que devem guiar os membros da organização (servir, melhorar, agregar, liderar, valorizar equipes, crescer, preocupações sociais, etc,) Revela o auto-conceito – visão ou a impressão que a organização tem de si mesma, como resultado da análise dos seus pontos fortes e fracos, da concorrência e a sua capacidade de sobreviver no mercado; Revela a imagem pública – é a impressão, que está tentando passar para o público da organização. Ressalte-se que o importante, é a imagem formada pelo próprio público.

10 Exemplo de Análises para Definição da Missão Organizacional

11 Fatores Determinantes da Missão AspectosPontos Fortes (existentes)Pontos a serem trabalhados Negócio bem definido1. Construção civil de padrão popular 1. Agregação de valor 2. Novas linhas Tipos dos produtos e serviços. bem definidos 1. Casas populares e segurança 2. Cumprimento de prazos 3. Foco na saúde e segurança do cliente 1 Ampliar a linha 2 Nível de satisfação, segurança e saúde do usuário. 3 Confiança Mercado bem definido 1. Boa participação local; 2. Disposição em ampliar mercado e linhas de construção 1.Perspectivas de participações em outros mercados e produtos. 2. Valor das parcerias 3. Definição técnica sobre a liderança que quer exercer

12 Fatores Determinantes da Missão AspectosPontos Fortes (existentes)Pontos a serem trabalhados Potencialidad es Tecnológicas Posição relativa 1. Controle de qualidade padrão Auto nível de automação no setor de projetos e plantas 1. Predisposição para investir e acompanhar o desenvolvimento tecnológico 2. Investimentos em P&D Objetivos de Sobrevivência Posição relativa 1. Disposição de investimentos em P& D 2. Predisposição de expansão de mercados e de linhas de produtos 3. Busca de melhorias na lucratividade 1.Aumento produção e de investimentos. 2. Investimentos em P&D 3. Perspectivas novos mercados 4. Novas linhas de construção.

13 Fatores Determinantes da Missão AspectosPontos Fortes (existentes)Pontos s serem trabalhados Filosofia bem definida 1. Respeito à vida através do controle de qualidade das obras 2. Ética e transparência negócios 3. Desenvolvimento de pessoas e equipes 4. Preservação do meio-ambiente - RSE 5. Satisfação máxima e segurança da obra. 1.Valorização das pessoas, das parcerias e das equipes. 2. Preocupação com a sociedade e com o meio-ambiente. 3. Pesquisas; atualização de equipamentos; participação social mais ativa; valorização de pessoas 4. Preocupação com a saúde e segurança e com a ética.

14 Fatores Determinantes da Missão AspectosPontos Fortes (existentes)Pontos a serem trabalhados Auto- Conceito Visão Posição Relativa Disposição, para ser uma organização capaz de oferecer produtos e serviços, com qualidade superior; comprometida com o desenvolvimento próprio, dos parceiros e da sociedade; preocupada com a saúde e segurança consumidor; presente pela excelência de seu negócio através da RSE. 1.Preocupação com a saúde e segurança das pessoas 2. Preocupação com o desenvolvimento de pessoas, da sociedade; atualização tecnologia e RSE

15 Fatores Determinantes da Missão AspectosPontos Fortes (existentes)Pontos a serem trabalhados Imagem Pública Posição relativa Deseja participar a todos que pretende ser vista como uma organização que oferece produtos de qualidade superior, seguros e duráveis; que inspira confiança nos negócios e na marca; segurança no uso dos produtos; socialmente responsável, e; competitiva 1. Qualidade, satisfação e durabilidade e segurança nos produtos. 2. Confiança nos negócios 3. Responsabilidade social 4. Competitividade

16 Exemplo de Definição da Missão Organizacional

17 “ Suprir e ampliar o mercado nacional de construção civil em todos os padrões; com foco na satisfação e na segurança dos usuários; desenvolver processos e produtos acompanhando as tendências tecnológicas e às exigências do mercado, visando maior competitividade e defesa do meio ambiente; valorizar equipes, pessoas e instituições; servir e competir, fundada em princípios éticos e morais; consolidar-se como líder do mercado e como partícipe efetiva do desenvolvimento socioeconômico de sua região sede”

18 Proposta de Exercício sobre elaboração de Missão

19 Objetivos Organizacionais São os alvos ou os fins que se pretende atingir. São os resultados projetados para uma determinada missão; é onde se quer chegar. É o objeto de uma ação, ideia ou sentimento.

20 São as reduções (delimitações) da missão organizacional para enfoques específicos ou internos. Enquanto a missão reflete os objetivos gerais a serem atingidos, os objetivos (como específicos) são as ferramentas, os procedimentos, as ações e as metas específicas necessárias para se atingir a missão. São alvos de esforços concentrados (serviços, relações intra- organizacional, compromissos dos funcionários e da gerência) (tático e operacional) Objetivos Organizacionais

21 1. Posição no mercado – como está a organização em relação aos seus concorrentes (preços, tecnologias, custos, distribuição, produção, etc). 2. Inovação – quais são as mudanças possíveis para melhorar os processos administrativos e produtivos. 3. Produtividade – como está o nível da produção de bens e / ou serviços comparados com os recursos destinados ao processo produtivo. 4. Níveis de recursos – como são e estão os níveis de recursos explorados e mantidos (estoques, equipamentos, capital de giro, etc.) Áreas de abordagens para definição dos Objetivos Organizacionais

22 5.Lucratividade – qual é a capacidade de gerar riquezas e como melhorá-la. 6. Desempenho administrativo – qual é a taxa de desenvolvimento dos administradores, em termos pessoais; 7. Desempenho e atitudes da equipe – qual é o desenvolvimento e o sentimento do pessoal relacionado com a função. 8. Responsabilidade social – o que existe de política social, capaz de ajudar a melhorar o bem-estar da sociedade e preservar o meio-ambiente. Áreas de abordagens para definição dos Objetivos Organizacionais

23 Exemplo de Definição dos Objetivos Organizacionais

24 Objetivos Organizacionais - Posição no Mercado “Preço / Vendas / Marketing” Posição - Ponto forte – A empresa é líder no mercado local em quantidades de obras de construções “populares, absorvendo 10% deste mercado. - Ponto Fraco – Embora detenha a liderança quantitativa é apenas a terceira colocada em faturamento, nas construções populares. - Ponto fraco – A empresa é a 6ª colocada em vendas – quantidade e faturamento construções de médio padrão. - Ponto fraco - Os preços das construções de médio padrão estão acima da media do setor em torno de 6% - Ponto Fraco – Ainda não atua no mercado de construções de alto padrão - Ponto Fraco – Ausência de orçamento global e falta política de marketing institucionalizada.

25 Objetivos Organizacionais - Posição no Mercado “Preço / Vendas / Marketing” Objetivos Gerais - Liderar o mercado pelo custo, na linha de construções “populares” em quantidades e em faturamento; - Atingir em 5 anos o 3º lugar no mercado regional de construções de padrão médio. - Conquistar nos próximos 10 anos, 10% da demanda por construções de alto padrão. Objetivos Específicos - Reduzir os preços das construções populares em 5% das de padrão médio em 7 % no prazo de 6 meses; repassar as reduções para o preço. - Promover os investimentos para aumentar a produção e iniciar a produção das novas linhas de construção. - Lançar os novos empreendimentos no prazo máximo de 12 meses em todos os segmentos do mercado - Criar e implementar robusta política de Marketing para fixação da imagem e da marca.

26 Objetivos Organizacionais “Tecnologias (Inovação)” Posição - Ponto forte - As tecnologias usadas na área administrativa. - Ponto Fraco - Algumas áreas do setor de produção estão com máquinas e com tecnologias defasadas. - Ponto Fraco – Desintegração das informações ao longo dos processos de gestão da produção. Controles deficientes. - Ponto Fraco – Rede de informação subutilizada Objetivos Gerais - Despontar pelo uso de tecnologias em todos os setores (criação e produção) Objetivos Específicos - Substituir algumas caçambas e duas máquinas de produção de concreto por uma máquina de última geração que duplicará a produção e reduzirá custos - Substituir a pá carregadeira por outra mais moderna melhorando a produção, segurança e reduzindo os custos. - Fazer Up Grade em todas as máquinas, instalações e redes da área técnica e administrativa e otimizar o uso de todas as redes pela implantação de um SI

27 Objetivos Organizacionais - “Custos Fixos” Posição - Ponto fraco - Os custos fixos representam 32% das receitas enquanto a média do setor é de 27% - Ponto fraco - Enquanto a empresa tem um custo financeiro em torno de 0,08% das receitas e a média do setor é de 0,05% Objetivos Gerais - Racionalizar os custos fixos superando as médias do setor. Objetivos Específicos - Renegociar e melhorar o perfil das dívidas onerosas. - Terceirizar todos os serviços de transporte. - Terceirizar os serviços de manutenção preventiva. - Reduzir 8% no custo com o pessoal administrativo. - Desenvolver campanhas e ações para racionalizar os custos energia elétrica, diminuir os desperdícios e o retrabalho.

28 Objetivos Organizacionais - “Custos Variáveis” Posição - Ponto forte – São compatíveis com o setor em torno de 48% das receitas. - Ponto fraco – A produção própria de insumos não conseguiu ainda gerar vantagem competitiva. Objetivos Gerais - Racionalizar os custos variáveis para superar a concorrência e garantir a competitividade por preços. - Reduzir os custos variáveis em média, em 3% Objetivos Específicos - Reduzir o custo de mão-de-obra direta em 2,5% - Terceirizar a produção de alguns insumos básicos. - Selecionar melhor e buscar novos fornecedores de insumos e materiais; investir no atacado de materiais básicos. - Desenvolver campanhas de economia dos fatores e insumos; - Criar e institucionalizar programas de capacitação da mão-de-obra - Adquirir equipamentos e máquinas que maximizem a produção, diminua o desperdício, racionalize os custos. - Implementar com os fornecedores e pontos de obras a metodologia Jus-In- Time.

29 Objetivos Organizacionais - “Distribuição” Posição - Ponto forte – Boa carteira de clientes no poder público e contato direto com os mesmos. - Ponto fraco – Não possui entreposto ou representantes em outras praças da região. - Ponto fraco – Pouco conhecida no setor de construções de médio e alto padrão Objetivos Gerais - Abrir novos pontos de distribuição no sentido de avançar em mercados potenciais. - Abrir pontos de vendas com vendedores em mercados estratégicos. Objetivos Específico s - Abrir pontos de distribuição através de parcerias nos estados de Goiás e Mato Grosso. - Adquirir áreas - outras praças para implementar empreendimentos. - Terceirizar a venda de empreendimentos.

30 Objetivos Organizacionais - Produção” Posição - Ponto forte - A produção atende a demanda atual - Ponto fraco - A demanda corresponde hoje a 97% da produção não permitindo muita elasticidade ou novos empreendimentos no curto prazo. - Ponto fraco – Nível de desperdício de materiais de 8%, acima da média do setor que é de apenas 3,5% - Ponto Fraco – Nível relativamente alto de retrabalho em acabamentos - Ponto fraco – Produção lenta em comparação com o setor Objetivos Gerais - Consolidar a posição nas construções populares e ampliar a produção em 20% com os nos novos padrões de conquistar pelo menos 10 % da demanda regional - Tornar o processo produtivo mais ágil. Objetivos Específicos - Iniciar a produção de novos produtos num prazo máximo de 24 meses - Adquirir máquinas e equipamentos que permitam ampliar a produção de e atender a produção dos projetos; reduzir custos. - Investir na capacitação da mão de obra para melhorar os processos, reduzir os desperdícios e retrabalho.

31 Objetivos Organizacionais - Produtividade Posição - Ponto Fraco – O grau de utilização da capacidade instalada já atinge a 90% - não suportando aumentos significativos na produção. O setor atua com um grau de 80% - Ponto Fraco – A produtividade da mão-de-obra é inferior a do setor - Ponto forte – A capacidade instalada atende a demanda atual. Objetivos Gerais - Elevar a capacidade instalada para atender o agregado que terá na demanda inclusive para os novos produtos. Objetivos Específico s - Adquirir máquinas e equipamentos para absorver o aumento de produção necessário e principalmente que aumente a capacidade produtiva. - Capacitar a mão-de-obra para o uso de novas tecnologias e para o aumento do nível de satisfação no trabalho - Mudar o sistema de remuneração adotando remuneração por produtividade e criar programa de incentivos pessoais e á carreira

32 Objetivos Organizacionais - Lucratividade Posição - Ponto Fraco – Custos fixos acima da média do setor - Ponto Forte – Custos variáveis compatíveis com o setor - Ponto Forte - Boa evolução das receitas em quantidades - Ponto Fraco – Baixa evolução de receita em valores Objetivos Gerais - Melhoria da margem de contribuição praticada reduzindo os custos variáveis, superando o setor - Redução da absorção dos custos fixos em relação às receitas. - Aumento do giro via administração dos preços Objetivos Específicos - Capacitar a mão-de-obra para o uso de novas tecnologias e para o aumento do nível de satisfação no trabalho - Mudar o sistema de remuneração adotando remuneração por produtividade e criar programa de incentivos - Agregar maior valor às obras populares, assim como nos novos projetos.

33 Objetivos Organizacionais - Desempenho Administrativo “Aspectos Organizacionais” Posição - Ponto Forte – Embora de estrutura familiar percebe-se valores como o respeito entre os membros, aos cargos, dignidade e honestidade. - Ponto Fraco – Cargos distribuídos em função das experiências de cada sócio e / ou por herança familiar. O setor é mais profissionalizado. - Ponto Fraco - Acúmulo de funções em determinados cargos administrativos. - Ponto Forte – Baixa incidência de delegação nas áreas técnicas. - Ponto Fraco – Baixo nível de escolaridade dos dirigentes e da mão-de- obra operacional - Ponto Fraco – Comunicação esfacelada perdendo-se ao meio dos processos. - Ponto Fraco – Tempo limitado para a capacitação Objetivos Gerais - Melhorar a performance dos dirigentes e gerentes e da mão-de-obra como um todo

34 Objetivos Organizacionais - Desempenho Administrativo “Aspectos Organizacionais” Objetivos Específicos - Avaliar e investir no desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e a capacidade técnica e cognitiva dos dirigentes; - Adequar os cargos e as funções de acordo com as habilidades, capacidade técnica e cognitiva, e experiência de cada membro. - Promover palestras e cursos para a formação e capacitação dos dirigentes. Institucionalizar tais procedimentos - Contratar técnico para dar suporte às atribuições de todos os dirigentes. - Melhorar e condicionar os processos de informações para sustentar e direcionar as tomadas de decisão, circunstanciadas principalmente pelos cenários.

35 Objetivos Organizacionais – Níveis de Recursos “Maquinas, Instalações, equipamentos e frota” Posição - Ponto Forte – Móveis e Utensílios, instalações e equipamentos de informática suficientes em número e pequenas defasagens tecnológicas - Ponto Fraco – Algumas máquinas defasadas tecnologicamente falando, comprometendo a produtividade e os custos - Ponto Fraco – Frota insuficiente. - Ponto Forte – Imóveis próprios, boa estrutura e com área que permite ampliação. Objetivos Gerais - Adequar os recursos físicos para aumentar a capacidade produtiva, racionalizar custos; racionalizar processos de gestão e absorver novas linhas de produção. Objetivos Específicos - Adquirir máquinas e equipamentos novos e modernos para o aumento de de produção, racionalização de custos e processos - Fazer Upgrade nos equipamentos defasados e / ou adquirir novos - Atualizar e substituir a frota de acordo com os objetivos - Ampliar unidade de armazenamento para materiais básicos.

36 Objetivos Organizacionais – Níveis de Recursos “Desempenho e Atitude das Equipes” Posição - Ponto forte – Nível de comprometimento elevado em todas as equipes e grau de escolaridade alto nos elementos da equipe administrativa. Baixo nível de absenteísmo e rotatividade. Equipes dedicadas e de espírito colaborativo. - Ponto fraco – Baixo nível de escolaridade e capacitação nas equipes de produção e distribuição. - Ponto fraco – Nível de satisfação no trabalho desejável e alto nível de absenteísmo e rotatividade na equipe de produção. - Ponto fraco – Comunicação e relações extremamente verticalizadas, e meramente formais e profissionais. - Ponto fraco – Deficiência na descrição e no desempenho de funções, gerando acúmulo de trabalho e disfunções. - Ponto fraco – Falta de processo de avaliação de desempenho e quando se faz é baseado apenas na produtividade. Objetivo geral Otimizar a performance das equipes via treinamento, capacitação, aumento do nível de satisfação no trabalho e produtividade

37 Objetivos Organizacionais – Níveis de Recursos “Desempenho e Atitude das Equipes” Objetivos Específicos - Capacitar a mão-de-obra para o uso de novas tecnologias; para o aumento do nível de satisfação no trabalho; para a melhoria das relações no trabalho, responsabilidade social e atendimento aos clientes através de programas institucionalizados e permanentes. - Mudar o sistema de remuneração adotando remuneração por produtividade e participação nos resultados. - Criar e implementar um programa de benefícios diretos e indiretos, acordo com os valores e necessidades de cada equipe - Criar e implementar um programa de absorção de estagiários em todas as áreas da empresa através de parcerias com instituições de ensino e órgãos de fomento de mão-de-obra. - Criar programa de avaliação de desempenho mais flexível tendo com foco também o desempenho humano e profissional; - Descrever e implementar os cargos e as funções.

38 Objetivos Organizacionais – Níveis de Recursos “Recursos Financeiros” Posição - Ponto Forte – Nível de endividamento total baixo, (0,52) contra um nível do setor de 0,58. - Ponto Fraco – Capital de giro baixo para financiar maior volume de estoques, obras e fazer investimentos fixos, principalmente em caso de expansão. - Ponto Forte - Índice de liquidez corrente bom (0,98) contra um índice do setor de 0,91, e; de inadimplência em torno de 0,08; abaixo contra 0,10 do setor. - Ponto Forte – Giro das contas a receber razoável em média de 48 dias contra 45 praticado pelo setor. É compatível com o giro dos passivos operacionais que gira na média em 60 dias. - Ponto Forte – Ativos operacionais representam 69% dos ativos totais - Ponto Fraco – A qualidade do endividamento deixa a desejar - Ponto Fraco – Falta de orçamento global e orçamentos setoriais deficientes por falhas no sistema de informação.

39 Objetivos Organizacionais – Níveis de Recursos “Recursos Financeiros” Objetivos Gerais - Melhorar a posição financeira como instrumento de competitividade criando formas de financiar o mercado Objetivos Específicos - Recompor e negociar as dívidas onerosas no sentido de melhorar a sua qualidade. - Reestruturar o processo de financiamentos (cadastros, faturamento, carteira de cobrança) no sentido de melhorar a eficiência e a eficácia. - Propor chamada de capital para dar maior sustentabilidade ao capital de giro, quando dos novos investimentos. - Estudar e implementar política de descontos para pagamento antecipado. - Implantar e implementar orçamento global derivado dos orçamentos setoriais monitorados pelo SI

40 Objetivos Organizacionais – Responsabilidade Social Posição - Ponto Forte – Preocupação da diretoria quanto à necessidade de tais ações. - Ponto fraco – Falta de comunicação sobre tais preocupações seja através dos produtos, de programas próprios ou através de ações de terceiros. Falta de programas institucionalizados. Objetivos Gerais Criar a cultura interna de responsabilidade social, cumprir e mostrar a todos os clientes programas e ações que assegurem a fixação desta imagem. Objetivos Específicos - Criar programas internos de incentivo à prática de ações sociais envolvendo todas as equipes, premiando ações e atitudes individuais. - Explorar os conteúdos das placas nas obras como veículos para divulgar o conhecimento e o aprendizado sobre responsabilidade social, desenvolvimento do cidadão e proteção ao meio ambiente; - Orçar recursos para apoiar ações de RSE implementadas por 3ºs - Criar programa que promova a melhoria do grau de escolaridade do público interno.


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