A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cursos de Nivelamento e Apoio Pedagógico - EAD I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cursos de Nivelamento e Apoio Pedagógico - EAD I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Cursos de Nivelamento e Apoio Pedagógico - EAD I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP 2013

2 Ações de Nivelamento e Apoio Pedagógico:  Parte do programa de contenção da evasão proposto pela Pró-Reitoria de Ensino.  Um projeto piloto para ser desenvolvido no segundo semestre de 2013 e implementado durante o primeiro semestre de 2014, com oferta inicial das disciplinas elencadas (matemática, português, física, química e outras).

3 Objetivo Geral:  Contribuir para a redução da evasão com a implementação de uma estrutura na plataforma Moodle, com ferramentas e conteúdos de disciplinas nas quais os alunos tenham maior dificuldade de aprendizado.

4 Objetivos Específicos  Tornar o estudante com dificuldade de acompanhamento do curso apto a desempenhar as ações previstas no plano de curso;  Evitar a sobrecarga do professor com conteúdos não previstos;  Institucionalizar as discussões sobre criações de cursos a distância dentro da plataforma para preservar o conhecimento.

5 Público-Alvo:  discentes dos cursos técnicos e superiores com dificuldade em acompanhar as disciplinas do curso devido às deficiências do ensino fundamental e ensino médio, respectivamente (nivelamento).  discentes dos cursos técnicos e superiores com dificuldade em acompanhar as disciplinas correntes do 1º semestre/ano do curso (apoio pedagógico).

6 Infraestrutura:  Nova plataforma no Moodle chamada Ensino - disponível no endereço: ensino.ifsp.edu.br  Discussões da comissão e documentação via ambiente Moodle;  Capacitação dos envolvidos para utilização do Moodle e criação de material.  Criação de tutorial de utilização da plataforma para os alunos.  Um administrador Moodle por campus, responsável pelo cadastro de alunos e suporte técnico;

7 Discussões propostas: fase de elaboração do material  Oferta inicial para 05 campi;  Comissão docente por ação, disciplina e nível de ensino:  Responsável pelo material e decisão quanto aos formatos disponibilizados na plataforma;  presidida por um professor da área, que será o moderador das discussões presenciais e do fórum na plataforma.  Atribuição em horas-aula para os professores dedicados a essa ação de contenção de evasão - projeto institucional (de 5 a 6 horas-aula);

8  Curso autoinstrucional (sem tutoria online);  Teste diagnóstico inicial para os alunos  Estrutura linear ou não linear (não existe sequência estabelecida);  Opcional ou obrigatório ao aluno;  Professor em cada campus responsável pelo plantão de dúvidas (presencial) das disciplinas oferecidas;  Bolsa discente de ensino, para alunos que auxiliarão professores no conteúdo e plantão de dúvidas. Discussões propostas: Estrutura dos cursos/material

9 Cronograma (Sujeito a alterações): AçõesPrazo Definição dos Campi participantesAté 05/08/13 Indicação dos membros e presidente das comissões (ação, disciplina e nível de ensino) Até 07/08/2013 Cadastro dos participantes do fórum/MoodleDe 02/08/2013 a 09/08/2013 Discussões do conteúdo e distribuição da elaboração das unidades De 09/08/2013 a 09/09/2013 Capacitação em Moodle:Até 30/08/2013 Capacitação em elaboração de materiais didáticos para a modalidade EaD Até 13/09/2013 Produção, inserção e revisão do materialAté 29/11/2013 Validação dos materiais produzidosAté 13/12/13 Testes e ajustesJan/2014 Início do projeto piloto17/02/14

10 O que faremos agora? Próximos passos Passo 1 – 20 minutos  Com o pessoal do seu campus, reflita em relação aos seus cursos:  Fraquezas (maiores desafios)  Forças (maiores contribuições/oportunidades)  Cada campus pensar em 2 frentes de trabalho -listar

11 O que faremos agora? Passo 2  Divisão em grupos de trabalho por:  Ação: nivelamento ou apoio pedagógico  Nível de ensino: ensino técnico ou superior  Disciplina: Português, Matemática, Química, Física,  Modalidade (Superior): Licenciatura, Tenologia, Bacharelado (Engenharias)  12 grupos de trabalho

12 Organização espacial no auditório Palco Nível Técnico: Nivelamento MATEMÁTICA Nível Técnico: Nivelamento PORTUGUÊS Nível Superior: Nivelamento LICENCIATURAS Nível Superior: Apoio Pedagógico LICENCIATURAS Nível Superior: Nivelamento TECNOLOGIAS Nível Superior: Nivelamento BACHARELADO Nível Técnico: Apoio Pedagógico MATEMÁTICA Nível Técnico: Apoio Pedagógico PORTUGUÊS Nível Técnico: Apoio Pedagógico QUÍMICA Nível Técnico: Apoio Pedagógico FÍSICA Nível Superior: Apoio Pedagógico TECNOLOGIAS Nível Superior: Apoio Pedagógico BACHARELADO

13 O que cada grupo irá fazer?  Definir (pensando em seus cursos e desafios enfrentados):  Que campi irão participar?  Quem presidirá a comissão?  Quem serão os membros? Quantos?  Qual será a metodologia de trabalho? Dias, horário das reuniões (via Moodle), etc.  Quais campi implantarão projeto piloto?  Fazer lista com os nome, campus, e tel para contato

14 CONTATO EQUIPE EAD (11)

15 Perguntas???  Acesse o site e faça sua pergunta online  https://docs.google.com/forms/d/ 1FNmZPa5TKHYcs9GGv9DkanpQ9BgV 15WCWzK9fjXge1c/viewform.https://docs.google.com/forms/d/ 1FNmZPa5TKHYcs9GGv9DkanpQ9BgV 15WCWzK9fjXge1c/viewform.


Carregar ppt "Cursos de Nivelamento e Apoio Pedagógico - EAD I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google