A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira 1 – O que consideramos cidade? 2 – População urbana, rural e agrícola. 3 – A rede urbana brasileira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira 1 – O que consideramos cidade? 2 – População urbana, rural e agrícola. 3 – A rede urbana brasileira."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira 1 – O que consideramos cidade? 2 – População urbana, rural e agrícola. 3 – A rede urbana brasileira. 4 – As metrópoles brasileiras. 5 – O Plano Diretor e o Estatuto da Cidade. UNIDADE VII – O ESPAÇO URBANO E O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO Prof. Mirian Loregian. M.Sc Geografia

2 1 – O que consideramos cidade? Várias diferenças:  Tamanho;  Condições socioeconômicas;  Condições ambientais;  Atividades;  Características sociais; Tudo isso se reflete na organização do espaço urbano e são visíveis na paisagem.

3 No Brasil o IBGE considera:  POPULAÇÃO URBANA – as pessoas que residem no interior do perímetro urbano (81,2% - IBGE 2000);  POPULAÇÃO RURAL – as que residem fora desse perímetro (18,8%); 1 – O que consideramos cidade?

4 2 – População urbana, rural e agrícola Atualmente a distinção entre população urbana e rural tornou-se mais complexa. Muitas pessoas que trabalham em áreas rurais residem nas cidades, e moradores da área rural trabalham no meio urbano. Além da cidade, os municípios podem conter outros núcleos urbanos, chamados vilas ou distritos, que são subdivisões administrativas. As vezes, esses distritos crescem e se tornam maiores que a cidade, incentivando movimentos de emancipação. Atualmente, 65% dos habitantes da Grande São Paulo e Grande Rio de Janeiro moram em favelas, loteamentos clandestinos, cortiços ou imóveis irregulares.

5 2 – População urbana, rural e agrícola

6 Palmas – cidade planejada. (Belo Horizonte e Brasília também) 2 – População urbana, rural e agrícola

7 3 – As metrópoles brasileiras Em 2003 o Brasil possuía 26 regiões metropolitanas, envolvendo 413 municípios e cerca de 69 milhões de habitantes (40% da população total do país). A classificação das metrópoles está associada à escala geográfica de sua polarização.  Rio de Janeiro – nacional.  São Paulo – nacional (além disso é considerada cidade global).  As outras 24 são metrópoles regionais.

8 4 – O Plano Diretor e o Estatuto da Cidade Plano Diretor é um conjunto de leis que estabelece as diretrizes para o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental dos municípios, regulamentando o uso e a ocupação do território municipal, especialmente o solo urbano. O Estatuto da Cidade fornece as diretrizes a serem aplicadas nos municípios do país, por exemplo: regularização da posse dos terrenos e imóveis, sobretudo em áreas de baixa renda que tiveram ocupação irregular, organização das relações entre a cidade e o campo, garantia de preservação e recuperação ambiental, entre outras.

9 4 – O Plano Diretor e o Estatuto da Cidade

10 QUESTÕES PG – Como são coletados os dados estatísticos de urbanização no Brasil? Que problemas essa metodologia apresenta? 2 – Como era a rede urbana brasileira antes do processo de industrialização? Como ela se apresenta hoje? 3 – Por que o espaço urbano, quando não oferece oportunidades para todos, multiplica a pobreza? 5 – Cite dois exemplos de alteração na organização espacial das cidades que podem ser provocadas por mudanças no Plano Diretor.


Carregar ppt "Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira 1 – O que consideramos cidade? 2 – População urbana, rural e agrícola. 3 – A rede urbana brasileira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google