A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”"— Transcrição da apresentação:

1

2 “Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.” (Iamamoto, 1997:7)

3 Projeto Ético Político do Serviço Social

4 QUE RESULTADOS AS INTERVENÇÕES ESTÃO PRODUZINDO? QUE PROJETOS POLÍTICOS? QUE FORÇAS SOCIAIS? SERVIÇO SOCIAL PROFISSÃO INTERVENTIVA

5 CATEGORIA PROFISSIONAL COMPROMISSO PROJETO POLÍTICO: CÓDIGO DE ÉTICA DESAFIO DO SERVIÇO SOCIAL * RE-DESCOBRIR ALTERNATIVAS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO NO CENÁRIO ATUAL. * TRAÇAR HORIZONTES PARA A FORMULAÇÃO DE PROPOSTAS QUE FAÇAM FRENTE À QUESTÃO SOCIAL E QUE SEJAM SOLIDÁRIAS COM O MODO DE VIDA DAQUELES QUE A VIVENCIAM (SUJEITOS)

6 n APROXIMAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL ÀS CONDIÇÕES DE VIDA E DE TRABALHO DOS USUÁRIOS DOS SEUS SERVIÇOS => DECIFRAR FORMAS DE EXPLICITAÇÃO CULTURAL, SOCIAL E POLÍTICA, SUAS EXPERIÊNCIAS E SEUS INTERESSES ATUALMENTE EXPRESSÕES: ORGANIZAÇÕES COLETIVAS, POLÍTICO- PARTIDÁRIAS OU SINDICAIS, LUTAS POR MELHORIAS PARCIAIS DE VIDA E NO CONJUNTO DE SUAS EXPRESSÕES ASSOCIATIVAS E CULTURAIS QUE EXPRESSAM MODO DE VIVER E DE PENSAR, DE ENFRENTAR E RESISTIR A ESSAS DESIGUALDADES SOCIAIS.

7 CONDIÇÃO DO EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO (GRAMSCI) n CAPTAR OS REAIS INTERESSES E NECESSIDADES DAS CLASSES SUBALTERNAS, SENTIR COM ELAS SUAS PAIXÕES PARA QUE SE POSSA EFETUAR A CRÍTICA DO SENSO COMUM E DA HERANÇA INTELECTUAL ACUMULADA. FUNDAMENTAL MATERIALIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS ÉTICOS NA COTIDIANIDADE DO TRABALHO

8 LIBERDADE VALOR ÉTICO CENTRAL AUTONOMIA EMANCIPAÇÃO PLENA EXPANSÃO DOS INDIVÍDUOS SOCIAIS

9 DEFESA INTRANSIGENTE DOS DIREITOS HUMANOS x RECUSA DO AUTORITARISMO E DO ARBÍTRIO COMPROMISSO COM DIREITOS SOCIAIS, COM CIDADANIA IMPÕE A DEFESA DOS DIREITOS SOCIAIS, TANTO EM SUA NORMATIVIDADE OU EXPRESSÃO LEGAL, PRESERVANDO OU AMPLIANDO CONQUISTAS DA COLETIVIDADE JÁ LEGALIZADAS, QUANTO EM SUA REALIDADE EFETIVA.

10 FRENTE DE LUTA NAS MICRO AÇÕES COTIDIANAS DO SERVIÇO SOCIAL COLOCAR OS DIREITOS SOCIAIS COMO FOCO DO TRABALHO PROFISSIONAL, DEFENDÊ-LOS TANTO EM SUA NORMATIVIDADE LEGAL, QUANTO TRADUZI-LOS PRATICAMENTE, VIABILIZANDO SUA EFETIVAÇÃO SOCIAL.

11 OBJETIVO CONSTRUIR UMA CULTURA PÚBLICA DEMOCRÁTICA, EM QUE A SOCIEDADE TENHA UM PAPEL QUESTIONADOR, PROPOSITIVO, ATRAVÉS DO QUAL SE POSSA PARTILHAR PODER, DIVIDIR RESPONSABILIDADES. A.S. = EDUCAR POLÍTICO

12 CENÁRIO A.S. = PÚBLICO/ PRIVADO AS. = AMPLIAR A INTERFERÊNCIA DE SEGMENTOS SIGNIFICATIVOS DA SOCIEDADE CIVIL EM QUESTÕES QUE LHES SÃO CONCERNENTES, COMPARTILHANDO PROPOSTAS E DECISÕES, SEGREDOS, INFORMAÇÕES

13 PROFISSIONAL EXIGIDO INFORMADO, CULTO, CRÍTICO E COMPETENTE. ROMPER = TEORICISMO ESTÉRIL E COM PRAGMATISMO COMPETÊNCIA => * CRÍTICA * TEÓRICA * TÉCNICO E ÉTICO-POLÍTICA

14 PREOCUPAÇÃO QUALIDADE DE SERVIÇOS RESPEITO AO USUÁRIO MELHORIA DE PROGRAMAS INSTITUCIONAIS REDE DE SERVIÇOS PÚBLICOS CONTRA IMPOSIÇÃO DE SELETIVIDADE

15 FORMULAÇÃO DE PROPOSTAS DE TRABALHO, DE POLÍTICAS INSTITUCIONAIS CRIATIVAS E VIÁVEIS, ZELANDO PELA EFICÁCIA DOS SERVIÇOS PRESTADOS. REQUER NOVA NATUREZA DO TRABALHO PROFISSIONAL= CAPTAR AS INÉDITAS MEDIAÇÕES HISTÓRICAS QUE MOLDAM OS PROCESSOS SOCIAIS E SUAS EXPRESSÕES NOS VÁRIOS CAMPOS ONDE OPERA O SERVIÇO SOCIAL.

16 PROFISSIONAL BAGAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA QUE PERMITA ELABORAR: INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DO SEU CONTEXTO DE TRABALHO, ATENTO AO ACOMPANHAMENTO CONJUNTURAL, QUE POTENCIE SEU ESPAÇO OCUPACIONAL, O ESTABELECIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE AÇÃO VIÁVEIS, NEGOCIANDO PROPOSTAS DE TRABALHO COM A POPULAÇÃO E ENTIDADES EMPREGADORAS.


Carregar ppt "“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google