A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aperfeiçoamento do Mercado Doméstico de Títulos Públicos Federais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aperfeiçoamento do Mercado Doméstico de Títulos Públicos Federais."— Transcrição da apresentação:

1 Aperfeiçoamento do Mercado Doméstico de Títulos Públicos Federais

2 Títulos Públicos Federais Diagnóstico  O mercado secundário de títulos públicos apresenta baixa liquidez, com impacto sobre a formação da estrutura de taxa de juros;  Os dealers têm um papel importante, e para que eles o cumpram é importante dar-lhes um conjunto de incentivos e obrigações, a exemplo do que é feito em outros países;  Não há instituições que exerçam o papel de market maker, ou seja, que garantam a existência de um mercado ativo.

3 Títulos Públicos Federais Alteração no Sistema de Dealers  OBJETIVOS Aumento da liquidez e da competitividade no mercado secundário de títulos públicos; Redução do custo de financiamento da dívida pública; Melhoria do perfil da dívida pública (composição e prazo médio); Maior eficiência nas operações de mercado aberto conduzidas pelo Demab; Mais informações para o Tesouro Nacional e Banco Central.

4 Títulos Públicos Federais Alteração no Sistema de Dealers – Experiência Internacional   As alterações propostas baseiam-se em experiências bem-sucedidas no mercado internacional, tanto do ponto de vista de direitos quanto de obrigações.   Países analisados: Inglaterra, França, Itália, Espanha, Holanda, Irlanda, Portugal, Suécia, Finlândia, Áustria, Bélgica, e Grécia (além dos Estados Unidos).

5 Títulos Públicos Federais Alteração no Sistema de Dealers – Implementação   Redução do número de participantes e criação de dois grupos de dealers: Dealers Primários: direcionados para o desenvolvimento dos mercados primário e de reservas bancárias; Dealers Especialistas: voltados para o desenvolvimento da liquidez no mercado secundário.   Flexibilização da exigência de capital mínimo.

6   Obrigações: Percentual mínimo de aquisição em ofertas públicas a cada mês; Intermediação nas operações de liquidez do BC; Prover o BC e o TN com informações e análises de mercado. Dealers Primários

7   Obrigações Participação mínima relativa ao total negociado dos títulos em que é especialista; Prover o BC e o TN com informações e análises de mercado. Dealers Especialistas

8   Benefícios Participação no leilão de 2a. Volta  Poder comprar pelo preço médio do leilão um lote proporcional ao lote comprado no leilão competitivo; Reuniões periódicas com o BC e o TN, possibilitando a troca de informações; Tornar-se contraparte no programa de recompra de títulos do TN (títulos predeterminados). Dealers Primários e Especialistas

9 Títulos Públicos Federais Outros passos em 2003   Estratégia de Atuação do TN Concentração de vencimentos; Redução do número de séries em mercado; Atuação ativa do TN (recompras e trocas);   Apoio às negociações de títulos no mercado secundário em ambiente eletrônico (SISBEX/BM&F)

10 Fim Aperfeiçoamento do Mercado Doméstico de Títulos Públicos Federais Fim TESOURO DIRETO Compre Títulos do Tesouro Hoje


Carregar ppt "Aperfeiçoamento do Mercado Doméstico de Títulos Públicos Federais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google